O Roland A-800 Pro é muito difícel de mexer ?

Autor Mensagem
marlindoskeys
Veterano
# nov/12


Eu estava usando vsts e agora estou precisando de um controlador bom, que possa trocar de sons rapidamente...* Me falaram que o A-800 Pro tem a função de controlar o volume de cada Vst separadamente;* Não consegui ver isso não (ainda ñ comprei, mas não vejo isso nos videos do Youtube). Esse controlador é complicado de usar ? E Pelo jeito, não vem com manual em Pt;*
O que me dizem ?

Jeff.gomes
Veterano
# nov/12
· votar


marlindoskeys
Nivel de dificuldade para manusear um equipamento é meio relativo, depende da pessoa se adaptar com ele.. dá uma procurada no manual em portugues, deve ter, se não tiver, tenta pegar alguma coisa que não seja em Pdf para pode traduzir no google, não fica otimo, mas voce conseguirá enteder bastante coisas..

Caso não seja possivel usar o manual. Vai pesquisando, aos poucos você domina ele.

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


não acho que seja mais difícil que os outros..... acho que se pegar o jeito do midi cc fica bem mais fácil...

André Luiz Keys
Veterano
# nov/12
· votar


Você tem que ter conhecimentos básicos em MIDI, principalmente Control Changes, que é o que é necessário para inserir funções nos controles dele.

Ele possui vários mapas de controle prontos para uso em softwares de gravação.

Ele vem com manual em português.

Eu uso e recomendo.

marlindoskeys
Veterano
# nov/12
· votar


Pro meu caso, o que vocês acham: um M-audio oxygen (direct link e mais simples de mexer) ou um Roland A-800 Pro ?

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


A-800 pro. As teclas do M-audio são bem ruinzinhas. Eu tenho um A-800 pro e recomendo.

Berg Varela
Veterano
# nov/12
· votar


waltercruz

As teclas do M-audio são bem ruinzinhas

De onde vc tirou isso.experiencia própria,ouviu falar,pois tenho o teclado e já vi que meu nível de exigência caiu muito.
pois na minha opinião não são as melhores,perde pra Behringer UMX 610,(a linha KX da Yamaha eu nunca testei)mas melhores que a do A800 Pro que parece as do JUNO-G,Gi,Di, se não forem as mesmas.

Esse foi uns dos principais motivos que troquei meu JUNO-G no JUNO-STAGE.

Sobre a configuração,os dois pra mim são iguais,pois o AXIOM é só ligar que já ta tudo configurado não precisando fazer mais nada(DIRECT LINK)com as DAWs NUENDO4,CUBASE5,PROTOOLS,ABLETON LIVE 8,9 e tem mais umas duas que não me recordo.
O A800 Pro tem um software no PC que vc pode mapear qualquer DAW,muito intuitivo mostrando os gráficos do painel do teclado com a suas respectivas CCs,é só trocar.

Qualquer um que o amigo escolher,ele estará bem servido.

A minha escolha pesou as teclas,a facilidade do Direct Link e a aparência de teclado com display no meio,pois a finalidade dele seria uso ao vivo,mesmo eu pagando mais caro.

Pra estúdio,só basta comprar um de 49 teclas mesmo,vou comprar um Behringer UMX490 mesmo,pois não preciso da praticidade e agilidade pra trocar timbres na hora,dá pra fazer com mais calma e pelo PC.
É muita tralha em cima da mesa,PC,2 Monitores LCD,Monitor de Audio,MIxer,Amplificador de fone,teclado de 25 teclas,Pre amplificado Valvulado pra MIc e tudo com seus respectivos fios.

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


Eu tive durante mais de um ano o Axiom61. Troquei feliz pelo A800pro :)

Berg Varela
Veterano
# nov/12
· votar


waltercruz
Parabéns pela troca,o A800 Pro é um ótimo controlador,mas se eu já tivesse ele, não trocaria pelo o M-AUDIO AXIOM 61 G2 e como eu tenho o AXIOM não trocaria pelo o A800 Pro,pois pra mim seria trocar 6 por meia duzia.

Mas cada cabeça,uma sentença,não estou forçando o amigo que estar em dúvida a comprar nenhum e nem o outro,estou falando justamente que qualquer um dos dois eles estará bem servido.

Sobre as teclas,cada um tem seu gosto,eu não gosto deste estilo de teclas que a Roland colocou no JUNO-G,GI,Di,A800,mas tem gente que não dar importância pra isso.

Seja feliz com A800 Pro que eu acho um controlador fenomenal,compraria e usaria com gosto.

Queria mesmo era CME UF-7 pois queria um controlador de 76 teclas,mas na minha região é muito difícil encontrar e quando tem é muito caro.

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


Pois é, as teclas são um pouco pequenas, as do Axiom são mais próximas do tamanho regulamentar.

Ouvi falar bem das teclas do AxiomPro, mas o preço é bem acima do que eu podia!

Ah, uma coisa que senti falta foram os knobs infinitos do Axiom.

marlindoskeys
Veterano
# nov/12
· votar


Pra mim pouco importa as teclas (é questão de costume) o que importa são os controles, ( controlar o volume de cada VST separadamente, tecla mute e solo, assign)... ! O Problema é aprender a usar o A-800 Pro.

marlindoskeys
Veterano
# nov/12
· votar


Alguém sabe como ele funciona ? Aquele ''monte'' de botões tem que ser configurado para controlar o volume de cada som ? Pelo o que eu entendi, os botões servem para várias coisas, é só atribuir valor para cada um;* É isso mesmo ?

Edson Caetano
Veterano
# nov/12
· votar


marlindoskeys
Tudo depende do programa que for usar, não é tão fácil assim, e não é só com o apro, e sim com qualquer controlador, usando um bom host, poderia estar fazendo configurações mais avançadas

Não são todos os softs que tem midi learn, e muito menos os que respondem a CCs, para funcionar inclusive individualmente o soft deveria ser multitimbral respondendo em canais midi diferentes

Explica melhor, porque ter o controle de volume individual e nao ativo apenas no instrumento em execução? Nunca precisei fazer assim...

Resumindo, controladores são ótimos, o apro tem muitas possibilidades, muitas mesmo, mas ainda sao completamente dependentes de softs de terceiros e de sua configuração

mauropsouza
Veterano
# nov/12
· votar


mas e esse axion geração 2, com esse direct link não ja viria com os faders controlando os 8 primeiros tracks por exemplo???e o botão de rec, play etc???no sonar no cubase bastaria escolher a daw e ele mapeia automaticamente..é isso mesmo??

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


no Roland acontece o mesmo.... e eu acho que até mais fácil usa-lo com um Sonar, já que feitas pela mesma empresa....

Edson Caetano
Veterano
# nov/12
· votar


Tears Of Fire
Acontece o mesmo o que?? Negativo bro, para de achismos por favor...
Isso cansa meu, então compra um Apro, instala o Sonar, e liga tudo e espera sentado a magica dele se mapeando sozinho...

mauropsouza
Sim, o direct link faz isso com as DAWs compatíveis, veja bem compatíveis, tem a lista na empresa, mas não é para todo soft não

mas criar um mapa midi de Daw é fácil, mas por exemplo o apro, que pode ter 19 mapas midi salvos na memória, ou seja controlar por completo 19 softs diferentes, na verdade até mais, porque voce acaba criando um default compativel com as funções populares, montando isso através de editor próprio, ou do arquivo .INS para o Sonar, ele vira um control surface de Daw, alem das teclas vai ter play, rec, faders para o mixer etc.., etc... Excelente né

Mas o cara quer controles de volume individuais para cada instrumento virtual, aí que o buraco é mais embaixo, minha primeira pergunta é, para que isso? Bastaria deixar o CC7 controlando um fader qualquer, pronto tem o volume master pronto, alterando os valores do vst ativo

Agora o meu control surface é o KX25 e o Apro virou Lower do Kronos, mas todo controlador cheio de controles funciona basicamente igual, são dependentes do software, se ele não permitir que role, só vai funcionar as teclas e olhe lá...

Para fechar, o controle de tracks nos faders pode ser uma saída sim, boa a sua idéia, mas é limitado ao número de controles

Berg Varela
Veterano
# nov/12
· votar


marlindoskeys
Vou te dizer como eu uso o M-AUDIO AXIOM 61 G2
Uso com o CUBASE 5 com o DIRECT LINK

Pronto ele virou um controle de SURFACE,os fades no lado esquerdo são os volumes dos 8 primeiros canais e nono do master,apertando o botão patch pra baixo ele passa para os canais 9 a 16 lembrando que o ultimo sempre será o master F9 e F18.
Cada botão embaixo dos fades já são programados pra virarem o SOLO da SURFACE,ou seja apertou,acendeu a luz, funciona só aquele canal.
O botão do embaixo do Fade do MASTER se apertado faz com que virem um HOLD,ou seja se vc quiser usar vários canais ao mesmo tempo,vai apertando que vai ligando os canais para trabalharem juntos.

Os Knobs infinitos no lado direito do display são os PAN dos 8 primeiros canais,apertou o patch pra baixo vira os PAN dos outros 9 a 16 canais.

Embaixo dos Knobs infinitos tem os botões que já são configurados para a barra de TRANSPORT ou seja PLAY,REC e etc...

Ex eu uso o The Grand 2 no Canal 1,tenho volume pelo Fade e controle de liga e desliga pelo botão F1.
No Canal 2 eu uso um Strings VSTi do SONAR,muito bom por sinal.
Canal 3 ao 8 uso o KONTACT 5 para metais,com 8 camadas,e acordeons com 3 camadas,e em outro canal,um acordeon que ligo os registro de acordo com o que quero e eles vão se sobrepondo.
Uns Eps no Kontact,no canal 9 o B4,no 10 um FM7,um True piano no 11,no 16 uso BFD Drums que já sai configurado pra sair as principais peças no PADs P1 a P4

Se quiser mais de 16 canais,vou apertando o patch pra baixo que ele vira os canais 17 ao 25,mais ai meu NOTE não aguenta.então só uso os 16 canais ou seja 16 instrumentos.
Num teclado com timbres te dar mais possibilidade de vc usar quantos quiser.

Ai vc me pergunta,como no B4 eu configuro os DRAWBAR nos FADES para funcionarem,ai vc infelizmente tem de desligar o DIRECT LINK e usar o AXIOM exclusivo para o B4 e configurar as CCs de cada Fade.
Conclusão,vc perde o controle de SURFACE do CUBASE 5 e vc só vai usar o AXIOM para o B4.

Vc pode trabalhar por ZONE também ele usa 4 ZONE,deixe 4 canais ligado e especifique aonde acaba e começa cada uma com a mudança de oitava,muito útil quando trabalhamos só com o AXIOM ao vivo.
Ex:ligo o canal do Piano com a oitava para cima e um Acordeon com a oitava normal e dar pra tocar junto o piano com a mão esquerda e o acordeon com a direita.

Se tiver alguma duvida,diz que posso tentar tirar.

Berg Varela
Veterano
# nov/12
· votar


E se quiser algum efeito em MP3 é só abrir um canal de AUDIO e ir colocando musicas,vinhents,assinaturas em sequencia programandos as paradas pela barra de TRANSPORT.
É so da PLAY,ouvir que ele para sozinho e se quiser a proxima é só dar PLAY de novo.
e com FADE e tudo é só fazer antes.

Edson Caetano
Veterano
# nov/12
· votar


Berg Varela
No Apro, não tem o direct, mas dá para fazer o que você escreveu, basta configurar, mas nem é isso a questão, por exemplo, posso deixar o Control Surface para o Mapa midi 01, e posso deixar o B4 para o Mapa Midi 02, aí quando entro dentro do B4 poderia trocar de 01 para 02 e ter os controles do instrumento virtual e não mais da DAW, certamente isso tem no seu? correto

O hyper control é fera demais, porem... é bom para quem tem e usa os produtos abaixo, para o Sonar, a configuração tem que rolar na raça, como no Apro (que também tem algo similar, mas muito rudimentar comparado que é o ACT)

Compatibilidade
•Ableton Live 7.0.15 and later
•Apple Logic Pro 8.02 and later*
•Pro Tools SE 8.0.3
•Pro Tools M-Powered 7.4 and higher
•Pro Tools LE 7.4 and higher
•Pro Tools MP9
•Pro Tools 9
•Pro Tools 10
•Propellerhead Reason 4.x
•Propellerhead Reason 5.0.1
•Propellerhead Reason 6**
•Propellerhead Record 1.0.1***
•Propellerhead Record 1.5.1
•Sibelius 7
•Steinberg Cubase 4.x
•Steinberg Cubase 5.5.3****
•Steinberg Cubase 6.0.5****

waltercruz
Veterano
# nov/12
· votar


O que deveria ser o meu control surface aqui é o BCR-2000, mas tenho de parar de ter preguiça de usá-lo

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


Edson Caetano
não falei que isso acontecia sozinho (mas confesso que eu esperava que existisse uma espécie de "alto-mapeamento" )...
mas quando eu usava o Sonar 8.X o treco tinha uns trocentos mapeamentos prontos, a maioria para esses controllers da empresa....

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


mas quando eu usava o Sonar 8.X o treco tinha uns trocentos mapeamentos prontos, a maioria para esses controllers da empresa....
kkk falando assim, até me parece que sei mexer nessas coisas..kkk

Edson Caetano
Veterano
# nov/12
· votar


Tears Of Fire
Então, é isso, não sabe, está longe de saber, nunca viu, não opina, simples não? Porque alem de não ajudar suas colocações nesta maneira atrapalham e muito, andei lendo umas pérolas que nem vale a pena comentar... Triste viu

Mas voltando...

De que adianta ter o mapeamento pronto, se não sabe como usa-los e não, não é de forma automática, te garanto, precisa acionar dentro da DAW, no caso o Sonar que tem o Act compatível com o Act do Apro

Jonathas Lacerda
Veterano
# nov/12 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


omfg!

Poder ver as patadas que o Edson Caetano dá no Tears Of Fire é um dos motivos de ainda ler o FCC8. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas pega leve com o moleque, Edson Caetano. Ele é novo e se empolga rápido com as coisas. Daqui a pouco ele pega o jeito. kkkkk. Brinks! pode malhar o boy pra eu continuar frequentando o fórum =)

Em relação ao tópico, eu gosto bastante do A-800 Pro. Os Axiom nunca me empolgaram e realmente eu não sei o motivo. Talvez seja preconceito com a marca mesmo. Apesar de eu ter um Prokeys 88sx que também não é lá essas coisas.

Mas de todos os controladores MIDI hoje no mercado, eu fico com os MPK da Akai. http://www.akaipro.com/mpk61

Maestron
Veterano
# nov/12
· votar


Também gosto do MPK da Akai, o único problema dele são as teclas muito pesadas, mas para quem gosta... Ainda não vi o novo controlador da Akai (o MAX), aquele vermelho, com fitas no lugar de faders (!!!) nas lojas daqui...

Não podemos esquecer do Arturia Laboratory, que vem com uma grande biblioteca (Minimoog, Jupiter 8, Arp 2600 entre outros)... Minha escolha ficaria entre o A-800 Pro e o Arturia.

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


Jonathas Lacerda
kkk
pelo menos aprendo...
mas bem... tem um curso de áudio rolando por aqui... estou tentando me informar sobre ele... acho que isso deve me ajudar a sair menos roxo do FCC8...kkkkkkkkk

Em relação ao tópico, eu gosto bastante do A-800 Pro. Os Axiom nunca me empolgaram e realmente eu não sei o motivo. Talvez seja preconceito com a marca mesmo. Apesar de eu ter um Prokeys 88sx que também não é lá essas coisas.
mano... eu só tenho um medo com esse Roland.... as teclas deles são do mesmo tamanho que as dos Junos? tipo, quando toquei no Di, não tive problema algum quanto as teclas... mas percebi que elas eram um pouco menores em relação ao meu PSR... ai eu fico com o pensamento igual ao do iPad... me parece ser bom... mas fica algo me falando que não.... acho que é só frescura mesmo....

Mas de todos os controladores MIDI hoje no mercado, eu fico com os MPK da Akai.
não sei porque... mas ele me parece ser meio frágil... mas tinha visto um vídeo em alemão (hiláriamente, estava querendo saber sobre os timbres dele...kkkkkkk), o cara mexia nos controles... e eles me pareciam estar bem fixados.... bem... acho que ele pode ser algo legal, é o teclador controlador com mais faders que eu já vi... isso pode ser útil quando faz som de strings, orquestras, orgãos, Pads, etc.....

Maestron
Não podemos esquecer do Arturia Laboratory, que vem com uma grande biblioteca (Minimoog, Jupiter 8, Arp 2600 entre outros)...
opa, achei que ele só vinha com aquele AU do the laboratory! esse key é muito lindo, vei...

Edson Caetano
Veterano
# nov/12
· votar


Tears Of Fire
Jonathas Lacerda
O Felipe não é mais novato aqui no Fcc, se não me engano já está com a gente pelo menos um ano, já deu tempo suficiente para saber exatamente o que precisa, um dos motivos para as minhas "férias" é a enxurrada de tópicos e posts de baixíssima qualidade, para não dizer inúteis

Não me leve a mal, peço desculpas adiantadas, você é um excelente rapaz, quer ajudar, está correndo atrás, diferente da grande maioria, mas... Se controle meu filho Hehe, , tenho certeza que vai aprender, não precisa chutar como fez neste tópico... Mas é isso, nem precisa treplicar, escrevi só para saberem que não é "patada" e sim uma dica de amigo


Ainda gostaria de saber quais utilidades você atribui a faders usando timbres como strings, orquestras e pads ( o órgão não precisa Hehe), devo ser muito antiquado Hehe

------

Sobre controladores, a nossa mania de ir para longe do foco é grande Hehe
Nem sei mais se o dono do post quer um Apro, mas só para focar, ele é fácilmde mecher sim, tem manual em português, tem uma grande quantidade de colegas do fórum que tem um, incluindo eu, sidinho, peter bull, waltercruz, entre outros.

Vai encontrar rapidinho informações valiosas se escolher mesmo este modelo

-----

Divagando sobre controladores novamente Hehe

As melhores teclas leves que já vi em um produto deste tipo são as do UMX da Behringer, pena ele não ter faders, só 8 botões e 8 knobs, e umas das piores, e certamente é o pior keybed que tenho aqui em casa é o da linha KX da yamaha, mas como control surface ele é fera, estava pensando até em remover as teclas, cortar o excesso de plástico e usar apenas os controles que é o que me interessa, também sem faders

E um trauma da Akai, a linha destinada a produtos Apple, as teclas são horríveis, tipo mini, mas de curso muito curto, brinquedao mesmo

Mas é isso, opções de controladores hoje não falta mais Hehe

Jonathas Lacerda
Veterano
# nov/12 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


Edson Caetano

Pois é man! Tenho um UMX 610 aqui e as teclas dele são muito boas, especialmente se considerar o custo dele, ele bate a maioria dos controladores de sua faixa de preço e dos superiores a ele.

Mas como o Maestron, as teclas do MPK61 são fera! Me lembram bastante as teclas do SP76, que são as teclas semipesadas mais gostosas de se tocar, na minha humilde opinião.

Agora tem esses Arturia. São realmente lindos. Se não me engano, as teclas são da Fatar. E a biblioteca de timbres dele, pra synth é fantástica. Lembrando que é um software que se integra facilmente ao hardware: vc liga o notebook e esquece que está usando. Tudo acessível pelo painel.

marlindoskeys
Veterano
# nov/12
· votar


Aiai Galera.* Está difícel de entender. Acho que não vou comprar um controlador até eu conseguir alguém que me explique pessoalmete.
Hoje eu uso o Kontakt 5, tenho bastante Vst's Akie e são de boa qualidade.
Pelo jeito, eu vou de Umx 610 mesmo, parece ser o mais simples.... Dando pra ligar no Pc, controlar o volume e mudar de canal, já tá bom pra mim, pelo menos por enquanto.
O UMX faz isso (muda de canal, botões mute e solo,) ?? ??

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


Edson Caetano
O Felipe não é mais novato aqui no Fcc, se não me engano já está com a gente pelo menos um ano
realmente, meu 1º nick foi feito em dezembro... mas, no dia seguinte, ela foi banida (queria saber o porque...) e na época eu não fazia a menor ideia que o teclado era algo a mais que um simulador de sons com reprodutor de algum formato de música....
só comecei a estudar essa parte lá pra Março.... e como você pode perceber, ficou meio vago em certos assuntos...kkk

tenho certeza que vai aprender, não precisa chutar como fez neste tópico... Mas é isso, nem precisa treplicar, escrevi só para saberem que não é "patada" e sim uma dica de amigo
blz mano... vou me controlar... como eu disse, tem um curso de áudio vagando por aqui, vou tentar me informar... acho que isso vai me dar uma ajuda...

e certamente é o pior keybed que tenho aqui em casa é o da linha KX da yamaha, mas como control surface ele é fera, estava pensando até em remover as teclas, cortar o excesso de plástico e usar apenas os controles que é o que me interessa, também sem faders
:O me da a placa que fica em baixo da 5ª oitava??? kkkkk

Jonathas Lacerda
Agora tem esses Arturia. São realmente lindos. Se não me engano, as teclas são da Fatar. E a biblioteca de timbres dele, pra synth é fantástica. Lembrando que é um software que se integra facilmente ao hardware: vc liga o notebook e esquece que está usando. Tudo acessível pelo painel.
meu único medo desse Arturia é que eu li que ele não tinha aquele programinha para o Windows... essa informação está correta?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Roland A-800 Pro é muito difícel de mexer ?