Teclado + Sequencer ou Workstation ?

    Autor Mensagem
    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12


    Pessoal, eu estava dando uma olhada no que há nesse mundo dos teclados e acabei por conhecer o Sequencer.

    Eu comprei um Juno Di que não possui tal função. Mas vi que há aparelhos vendidos separadamente como Sequecer.

    A minha pergunta é: É melhor comprar um Sequencer, ex: Yamaha QY100, ou um Workstation que já tenha essa função ?

    Outra coisa é que também encontrei os Samplers (ex: Roland SP-555) e os Mid Pad Controllers (ex:Akai Professional MPD32) . Há algum workstation que já tenha tudo isso ? É melhorar comprar separado ?

    Eu imaginava que daria pra fazer tudo isso com um Juno Di, mas realmente não dá. Achei uma pena pois até no Casio CTK-6000, que custa a metade do preço, é possível !

    Obrigado.

    J.Dionatan
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu já passei por isto na época do Juno D, e só sosseguei com um Work (juno g)

    waltercruz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ehhehe

    Cara, Workstations são uma boa pedida. É muito prático ter um faz-tudo à mão.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu juro que li o nick dele como viadimVladimir kkkkk

    Mas enfim... cara tenta levantar grana pra uma Work mesmo, é muito mais prático. Até lá você fica brincando com o Juno Di e qualquer DAW no seu computador que já vai da para começar a fazer muita coisa legal!

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ThyagoAmaral
    puts cara... tenta ser discreto...kkkkkkk

    os works são bons "all in ones".... principalmente os tops de linha...
    mas acho que um notebook+DAW seja o suficiente...

    mas você quer gastar quanto com o Work?

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Tears, por enquanto eu só estou estudando a melhor possibilidade. Se seria o atual Juno Di + algum aparelho do tipo Sampler + Computador. Ou eu substituo tudo por um workstation.

    Eu só vou ao EUA no meio do ano que vem, mas preciso entender o que cada coisa proporciona e como funcionam.

    abraços.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    vadimVladimir

    Um bom teclado workstation que faz de tudo não substitui uma boa DAW mais um bom computador.
    Na verdade as duas formas de gravar se completam.
    Por melhor que seja o teclado workstation sempre vai ocorrer a busca de novas timbres e outras necessidades de edição que só podem ser feitas num computador.
    Usar só o teclado/sequencer/modulo fica limitado.
    Ao meu ver o uso de uma DAW para sequenciar é sempre a melhor opção.
    Diria até que o uso da DAW é imprescindível.
    E sobre o Juno DI não é um uma Workstation.
    E a qualidade dos timbres também não é lá grande coisa.
    O complemento a meu ver seria um módulo de samplers que tivesse capacidade de sequenciar.
    Assim deve pesquisar mais e analisar com mais profundidade outros produtos , considerando os custos dos impostos a pagar na entrada do produto no Brasil.

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Adler obrigado pelas informações, muito esclarecedoras.

    Mas vc poderia me indicar algum DAW gratuito ? Os mais utilizados no mercado são pagos e muito caros !

    Há também as versões mais limitadas desses produtos mais famosos, e que são mais baratas, será que vale a pena comprar essas versões simples ? Nelas também há os sequenciadores ou isso é função das versões mais completas ?

    obrigado.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    vadimVladimir

    DAWs
    Existe dezenas de DAWs pagas e gratuítas, e depende também do sistema operacional a utilizar.
    O ambiente linux contempla as melhores opções gratuítas.
    Já no Windows o que prevalece são as DAWs pagas.

    Uma boa opção é o Reaper, que tem um custo benefício muito bom, e funciona mesmo sem registro de forma completa.
    E o Reaper roda bem tanto no Windows como no Linux.

    Eu não consigo usar somente uma DAW, uso diversas.
    A minha preferida é o Mixcraft.
    Muito bom e fácil de usar, e a versão em português é mantida pela empresa D'Accord de Pernambuco.
    É muito flexível e objetivo.
    Nele consigo fazer um projeto em menos tempo do que nas outras Daws tradicionais.

    E assim procuro incentivar as empresas nacionais.
    Tem também um bom custo benefício, e dá para parcelar o valor da compra.
    E vem com uma extensa biblioteca de loops com acesso por download.

    Um programa gratuíto é o LMMS (Linux Multimedia Studio), que muito embora tenha o Linux no Nome, tem versão para rodar no windows.
    e o link é:
    http://lmms.sourceforge.net/

    Agora você tem razão, normalmente a maioria das DAWs mais tradicionais no mercado, tem várias versões mais quase todas com sérias limitações.
    E assim o que parece barato na verdade não é.
    Das tradicionais a que mais compensa no meu entender é o Sonar.
    E outro ponto importante a considerar, é que quando você for comprar uma hardware, normalmente vem com uma versão le destas DAWs, e possibilita depois fazer um upgrade com um custo menor.
    Outra boa opção é o Band in a Box.
    O produto é pago, mas vem com o Band in a Box e mais uma DAW, com um custo relativamente baixo.
    E o Band in a Box é um excelente complemento para fazer arranjos. (tem milhares de estilos)

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Vou testar os que vc me recomendou, e realmente o Mixcraft tem um preço muito bom. Vou testar e ver no que vai dar.

    Obrigado.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    vadimVladimir

    Experimente também o band in a box.
    A combinação Juno Di x Band in a Box (Biab) deve ficar muito boa.
    Usaria o Juno Di como modulo de som controlado pelo Biab)
    Ficaria como se tivesse uma workstation como muitos recursos de arranjadores tipo PSR.
    Primeiro experimente nem que obtenha uma versão alternativa para testar.
    O Mixcraft fica também funcional por vários dias.
    E no conjunto das possibilidades o Mixcraft supera as versões iniciais de muitas outras DAWs.
    É óbvio o Mixcraft não é top, mas tem muitos recursos e o principal é a objetividade.

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Adler por ora é bastante informação, estou ficando um pouco perdido :)
    Estou baixando tudo o que vc recomendou. Só não entendi o que vc quis dizer com "Usaria o Juno Di como modulo de som controlado pelo Biab".

    Mas me diga uma coisa, como é que se chama a utilização de teclado + um daw para fazer um loop, por exemplo ? (Eu já vi que ao invés da pessoa usar o mixcraft por exemplo e ir clicando e montando a batida, ela utiliza o próprio teclado para fazer a batida e o programa gera o loop).

    obrigado.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Biab + Di

    As trilhas do Biab (bateria, baixo, guitarra, strings, solo etc.) teriam como saída um instrumento do Juno DI, isto é os sons sairiam no DI.
    E você pode controlar as mudanças de instrumentos e uso de efeitos no Biab(computador)

    Teclado +Daw
    Na verdade não tem um termo para designar, pois este processo é uma simples gravação.
    Que você pode fazer por midi gravando as trilhas na DAW, e
    Usando os sons do Di gravar na DAW e Wav criando trilhas inteiras ou pequenas partes (loops)
    Na DAW quando grava em mid você tem que escolher um instrumento virtual, seja um instrumento interno da própria DAW ou um VST.
    Na DAW você pode ter uma trilha (track) em midi e depois pelos recursos da Daw transformar em Wav, salvando em um arquivo, ou criando o loop ou a parte musical em wav dentro do próprio projeto.
    A melhor experiência é a prática, fazendo isto você vai aprender rápido.

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Esse vídeo mostra exatamente o que eu perguntei sobre como criar os loops.

    http://www.youtube.com/watch?v=PaZ3ZW0QzpA&feature=related

    abraços.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Sim é assim mesmo.
    Por exemplo:
    01- Com timbres do próprio teclado
    Conecta cabos de áudio (da saída do teclado) com a entrada de áudio da placa de som do computador;
    Abre a DAW e indica nas trilhas os inputs;
    E faz a gravação.
    02- Midi
    Usa o Teclado na forma de controlador, e através de um cabo midi (ou cabo usb) e envia as instruções midi para a DAW;
    Na DAW tem que configurar a entrada midi (input);
    E escolher o instrumento midi que se deseja.
    Depois de gravado na DAW fica uma trilha midi, que pode ser editada para corrigir eventuais erros de perfomance.
    Aí basta transformar a trilha midi em wav.
    Loops são repetições, por exemplo de uma batida da bateria, da linha de um baixo, de uma guitarra etc, tem o tamanho que variam por compasso.
    Loop é uma gravação normal, o que caracteriza o loop é a repetição, depois na daw você pode repetir colando o arquivo novamente, ou criando um loop pelo recurso da própria daw
    E pode-se ter também loops de midi.
    Se você for testar o Mixcraft, vai observar que existem milhares de loops, que pode ser baixados gratuitamente, contendo até partes de músicas.

    Espero ter esclarecido

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ok, em relação ao uso dos timbres do teclado ou como controlador eu entendi 100%, valeu.

    O que o rapaz faz nesse vídeo é utilizar o pequeno teclado como controlador, certo ? Só que ele seleciona o timbre no DAW e grava uma sequência utilizando o teclado.

    O que quero saber se o Mixcraft aceita essa entrada pelo teclado e transformar isso em um loop, como ele faz no vídeo em questão de segundos ! (Ou é só no Reason que ele usa ?! Imagino que não)

    obrigado pela força.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    O Loop é uma gravação de áudio normal.
    Só que mais curta, destinada a repetição.

    Sim no Mixcraft dá para fazer isto rapidamente.

    Faça download e experimente a versão sem comprar.
    No Mixcraft o Reason pode ser acessado via Rewire.

    Agora tem que ver se você tem os cabos certos para conectar o teclado no computador, verifique no manual de instruções do Juno DI.

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Adler, eu descobri que não tenho o cabo e hoje já não dá mais tempo para comprar. Já baixei e instalei vários programas, amanhã eu vou fazer os testes.

    Mas eu encontrei um vídeo com o que eu tinha em mente em fazer, sem computador: http://www.youtube.com/watch?v=RhWD-9_CvP8

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem este produto da Roland não conheço e assim não posso opinar.
    Mas o certo é que existem inúmeras opções.
    Como a compra no exterior vai ser só no ano que vem, você pode pesquisar com calma, e até lá novos produtos podem ser lançados.

    Quanto ao cabo compre o de usb, que é bem parecido com o cabo de uma impressora normal (se não for igual)

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Companheiro, eu consegui instalar os programas, mas o que deu menos latência foi o Reason, nos demais ficou muito ruim. Mas ainda não tentei no notebook.

    Mas em relação a criação dos loops eu assisti vários videos mas não encontrei como fazer, no reason.

    Eu quero fazer isso: http://www.youtube.com/watch?v=7-lieaiuMa8

    Tocar uma parte o software grava, toco outra ele grava e toca junto a primeira enquanto toco uma terceira etc.

    abraços.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    o problema do Reason, é que ele não aceita VSTs, só os feitos para o próprio programa...talvez seja por isso que a latência dele seja menor...

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Consegui fazer o Mixcraft funcionar, latência 0 !!! muito legal.

    Agora estou apanhando pra tentar fazer os loops.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    gzz!
    não sei como se faz um loop também..kkk mas vou tentar lhe ajudar....
    deve ter algo no Youtube..

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar




    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Tears, obrigado pela força, mas nesse vídeo ele usa arquivos prontos para fazer os loops, inclusive ele diz que os loops ficam perfeitos devido a qualidade dos arquivos.

    O que quero fazer é tocar, gravar e o loop está pronto. Tem um monte de gente que faz isso em vídeos, mas não encontrei alguém ensinando a fazer isso - acredito que seja a coisa mais simples do mundo já que ninguém nem perde tempo ensinando.

    No Mixcraft 6 estou tentando assim:
    - Menu Track / Add Track / Virtual Instrument Track
    Assim eu tenho uma trilha com o meu teclado reconhecido, seleciono o timbre e etc.

    No menu Mix / Metronome and Count-In Settings eu atribuo o metronomo para gravação.

    Então eu clico em gravar e na quinta batida do metronomo eu começo a tocar uma sequência. Paro a gravação e está lá o que toquei. Só que as quatro batidas iniciais do metronomo que foram usadas apenas como guia para começar o compasso ficam e não consigo remover, se removo na mão o loop fica todo errado - não fica um loop certinho, sempre dá um atraso ou avanço.

    abraços.

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Consegui !!!

    No MixCraft é só habilitar as opções:
    - Mix / Loop playback mode
    - Mix / Automatically Beat match new sounds

    Para remover as partes em branco ou desnecessárias no loop é colocar a linha de execução no ponto em que se quer separar, clicar com o direito, selecionar split e depois remover a parte que foi dividida.

    Pronto, era exatamente o que eu queria. E realmente é muito simples já estou criando alguns sons muito legais.

    Agora a diversão realmente começou >:)

    abraços.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    gzz
    vai praticando que, quem sabe, você consegue criar uma JAM...kkkkk

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Que bom que deu certo.
    No mixcraft dá para se divertir muito com a biblioteca de samplers.
    E também criar novos é claro.
    E dá também para cortar partes do loop e modificar o tom.

    Quando gravar a sua primeira música post no fórum.

    vadimVladimir
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Adler, muito obrigado pela sua ajuda. Valeu mesmo, eu não teria concluído tudo isso sozinho em pouco tempo. Achei que apanhei pouco.

    Em relação a biblioteca de samplers... Eu consegui utilizar os sons do Reason, através do Rewire, que deixa tudo mais fantástico e o melhor, sem atrasos.

    Essa é uma brincadeira realmente divertida, estou achando o máximo, era isso que eu queria fazer há tempos.

    Muitíssimo obrigado pela força.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado + Sequencer ou Workstation ?