Teclado com LAG no sequencer (micro), alguém me socorre!!!

    Autor Mensagem
    danalchemist2
    Veterano
    # ago/05


    Oi!!

    Liguei o meu teclado (Roland RS-70) no micro através da sua interface USB. Porém, ao tocar, o som sai com atraso (LAG).

    Alguém já passou por isto? Tem dica do que pode ser?

    mano_a_mano
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    danalchemist2
    Como você ligou o RS-70, via cabo MIDI/Joystick, através de porta serial, ou USB?

    danalchemist2
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Liguei via USB, pois nao tenho cabo mid. Será que o problema pode ter alguma ligacao com a minha placa de som, que é amadora ?

    mano_a_mano
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    danalchemist2
    Usa um cabo MIDI/Joystick. É a conexão mais confiável que existe. USB costuma dar muitos problemas, pois tem que ficar instalando drivers, além do que é mais lento (taí o atraso que acontece).

    danalchemist2
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Valeu mano_a_mano, vou comprar este cabo e digo aqui se funcionou para valer de experiencia.

    Abracos

    mazza
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    a latência no som é sempre causada pela placa de som, é ela que dá esse atraso, pode tentar trocar o cabo, mas acredito que só com uma placa de áudio melhor você vai conseguir tocar sem latência. Em todo caso, deixe aqui sua impressão sobre a experiência, também estou curioso pra saber, na verdade já utilizei um cabo Midi/joystick e só resolvi o problema de latência quando troquei de placa de som.

    guismarquesrj
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Discordo do amigo mano_a_mano,

    Na realidade a latência (ou delay) é causado unica exclusivamente (no seu caso) pela deficiência da sua placa de som, que provavelmente não possui um dispositivo de processamento de áudio (DSP por exemplo) capaz de processar o som em tempo real.

    Há soluções para tal, como reduzir o tamanho do buffer de saída de áudio, porém isso acarreta na perda de qualidade sonora, já que o sinal fica menos tempo sendo "processado" na sua placa de som.

    Recomendo que compre uma placa PCI (caso utilize Desktop PC) ou então, se houver vasta disponibilidade financeira, que compre uma interface de áudio externa. Existem alguns bons fabricantes, como E-MU (da Creative), M-Audio (DigiDesign, a mesma do ProTools) e ainda outras. Essas placas são bem mais caras (uma boa não irá lhe custar menos de R$500,00), porém possuem processadores próprios para o tratamento e geração do som. A E-MU 1212M por exemplo possui um DSP (processador de áudio) somente para efeitos, os quais já acompanham a placa nativamente.

    Eu acabei de comprar uma Interface Firewire 410 da M-Audio, que está custando algo em torno de R$2000,00 aqui no Brasil, ou U$400,00 nos Estados Unidos.

    Esse padrão de placas de som já é algo bastante avançado, possuem múltiplas saídas de áudio em qualidade extrema (24bits/192kHz por exemplo na Firewire 410) e outros recursos interessantes, como entrada e saída Digital S/PDIF, saídas 1/4" (plugue P10) balanceadas e não balanceadas, em RCA também.

    Vale a pena investir, é um equipamento incrível para edição de áudio e processamento em tempo real. Vou utilizá-la em conjunto com dois teclados controladores MIDI. Lembrando que a placa é Firewire, Interface Externa, e fica ligada ao Notebook (no meu caso o Ibook G4) por um cabo Firewire de 4 pinos, 400mb/s!

    Se precisar de ajuda na escolha de uma nova placa de som, fique a vontade de me consultar!

    Abraço,

    GuiS

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    danalchemist2
    o amigo guismarquesrj deu uma ótima explicação e eu a reforço. Investir numa placa de som de qualidade seria ótimo, não só pra MIDI mas pra gravação (especialmente). Recomendo uma M-Audio Audiophile 2496 que tem bons conversores A/D nos 2 canais de entrada e MIDI.

    Abraço!

    danalchemist2
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Obrigado pelas esplicacoes.

    E existe alguma placa mais barata (uma soundblaster da vida), que eu poderia já começar a obter algum resultado, a nível amador?

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    além do que é mais lento
    Na verdade é o contrário.

    A USB é Infinitamente mais rápida do que a serial. O Problema é da placa de som, que não tá agüentando o tranco...

    guismarquesrj
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: guismarquesrj
    · votar


    A USB é Infinitamente mais rápida do que a serial. O Problema é da placa de som, que não tá agüentando o tranco...

    Rapaz, a explicação é a seguinte:

    USB surgiu em 1995, com suporte e criação por diversas empresas como a Microsoft, Intel, Philips e etc. Essa versão do USB se chamou USB 1.1 e tem como velocidade padrão 1,5Mbps a 12 Mbps, o que convertido para Megabytes por segundo, daria algo em torno de 190k a 1,5mb por segundo. A grande questão do Firewire (cuja maior incentivadora foi a Apple) foi a velocidade de 400Mbps, o que dá em média 50mb por segundo, e competiu diretamente com o USB1.1, e ganhou (logicamente). Logo depois, surgiu o USB2.0, que barrou o Firewire 400, pois oferecia 480Mbps, o que dá 60mb por segundo. Para finalizar, o Firewire acabou revolucionando de novo para o padrão Firewire 800, o que dá algo em torno de 100mb por segundo.

    Logo, a conclusão final é: Firewire 800 é mais rápido que USB2.0 (quase duas vezes mais rápido).

    Abraços,

    Gui

    EDIT: ops, achei que tava falando da USB!!! =/ mas tudo bem, fica aí uma historinha feliz da USB =] *risos*

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado com LAG no sequencer (micro), alguém me socorre!!!