61, 73 / 76 ou 88 teclas ?

Autor Mensagem
jeffersonbf
Veterano
# nov/12 · Editado por: jeffersonbf


Olá amigos, gostaria de entender quando é necessário ou importante que o teclado tenha 61 , 73/76 ou 88 teclas ?
A impressão que tenho é que a mudança de um teclado de 61 para 73/76 teclas seja insignificante, pois parece que a diferença entre eles são apenas 3 ou 4 teclas de perdidas de cada lado do teclado, diferentemente da mudança de um teclado de 61 para 88, pois há mais 2 oitavas completas. Isso confere ?

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


então mano, esse caso de 61 para 76 keys, acho que é mais necessidade, tem gente que usa vários splits... e esse 76 pode ser um apoio a quem faz isso... ou, em alguns modelos, há 76 teclas e H.A. ... para quem não precisa de 88 teclas, ou não tem toda essa grana...

jeffersonbf
Veterano
# nov/12 · Editado por: jeffersonbf
· votar


Mas Tears, mas para esses splits não seria melhor ter mais uma oitava inteira ? pois os teclados com 73/76 tem 2 ou 3 teclas de cada lado, ou seja, para um split aumenta apenas mais 2 ou 3 teclas.
Realmente os benditos 88 teclas parecem ser feitos de ouro por causa de umas teclas a mais cobram muito....

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


61+12=73... é uma oitava a mais....

quanto ao preço, bem... também acho que não deveria ser tão caro assim...
mas pense... teclas leves e teclas pesadas são muito diferentes, e essa opção de Hammer Action também... essa ultima é uma tecnologia que "copia" as ações das teclas de piano... e também tem o fato de que o teclado de 88 teclas precisa ter um material bem mais resistente... senão o bichin' quebra em 2!

Shadad
Veterano
# nov/12 · Editado por: Shadad
· votar


jeffersonbf

Olá amigos, gostaria de entender quando é necessário ou importante que o teclado tenha 61 , 73/76 ou 88 teclas ?

Isso é mais necessário e importante do que voce imagina. Existe músicas (principalmente pianísticas) que exigem uma extensão de notas maior do que um teclado com 61 teclas pode oferecer. Ainda existe o fato de termos mais espaço para tocar quando "splitamos" o teclado com timbres diferentes ou poder fazer mais regiões úteis de splits. Para quem toca a diferença é enorme. Se voce passasse muito tempo tocando em teclado com 61 teclas e depois tivesse que ficar tocando somente em teclados 61 teclas, com certeza perceberia essa diferença.

mas para esses splits não seria melhor ter mais uma oitava inteira ? pois os teclados com 73/76 tem 2 ou 3 teclas de cada lado, ou seja, para um split aumenta apenas mais 2 ou 3 teclas.

Quem foi que te ensinou que só podemos considerar que uma oitava é inteira se for de contada de dó a dó?

Se um teclado começa em um mí e acaba em outro mí (ou em um sol) 6 oitavas acima (ou 6 oitavas a direita de quem está tocando) esse teclado terá 6 oitavas.

O dó não é mais importante que nenhuma outra nota.

Se informe melhor! Nem todos os teclados que possuem 6 oitavas começam na tecla mi. Vide os Korgs M3 e o M50, que tem 6 oitavas de dó a dó.

http://files.musictirso.com/200000171-58b4e59aee/Korg%20M50%20-%2073%2 0Teclas.jpg

Esse é como voce deseja? rsrsrs

jeffersonbf
Veterano
# nov/12 · Editado por: jeffersonbf
· votar


ah sim Tears Of Fire, nisso do material ser resistente vc tem razão, mas não ligaria se houvesse um sintetizador de 88 teclas do mesmo material de um psr ou juno di.
Quando vc diz 61 + 12 = 73, não é bem assim.... note que nos teclados de 88 teclas vc tem realmente duas oitavas a mais, enquanto que nos de 73 ou 76 essa oitava a mais foi dividida, e parte da oitava está de um lado, e a outra parte está do outro lado do teclado , ou seja, há duas meia oitavas... isso parece meio inutil, só pra dizer que tem mais teclas...

jeffersonbf
Veterano
# nov/12
· votar


ah sim...Shadad, obrigado pela explicação... realmente esse teclado é o dos meus sonhos rsrsrsrs. Mas eu tinha essa impressão que a oitava dividida (meia oitava de cada lado) era meio inutil, pela falta de conhecimento, por isso tinha essa impressão e queria tirar essa dúvida, ficava me perguntando "Pq a Roland deu esse tiro no pé ? criando um teclado com metades de oitava de cada lado", mas sua resposta ajuda a entender melhor, mas ainda continuo achando estranho rsrsrs

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


jeffersonbf
mas não ligaria se houvesse um sintetizador de 88 teclas do mesmo material de um psr ou juno di.
me fale isto quando ele quebrar no meio quando você por num Stay em X...

note que nos teclados de 88 teclas vc tem realmente duas oitavas a mais, enquanto que nos de 73 ou 76 essa oitava a mais foi dividida,
como nosso amigo Shadded falou, oitava não é de C a C, pode ser de A a A, etc...

mas não é só a Roland não amigo...
vários teclados de 88 teclas iniciam na nota Lá por exemplo, lembro de ter visto um de 61 teclas que começava na nota Fá...etc...

jeffersonbf
Veterano
# nov/12
· votar


Então Tears Of Fire, pelo q eu me lembre da aula de teoria musical, realmente os pianos começam mesmo no La....(ou pelo menos era assim antes) , mas ainda assim o La tá bem colado ali no Do... mas os de 76 teclas da Roland começam do MI se eu não me engano, por isso acho estranho.
Mas pelo jeito então cada marca tem o seu padrão, umas começam do Mi, outras do La, outras do Dó, é o verdadeiro "samba da crioulo doido", ou como dizem "O bom de padrão é que tem muitos" e cada um segue o seu....

Berg Varela
Veterano
# nov/12
· votar


Eu só injusto um teclado de 73/76 custar $1000,00 a mais que um de 61,essas teclas são feitas marfim de elefantes africanos pra custar tão caro.

KORG M3 73=$8100,00
KORG M3 61=$7000,00

KORG M50 73=$4500,00
KORG M50 61=$3700,00

ROLAND E-50=$2500,00
ROLAND E-60=$3500,00 tem o D-Beam a mais

e etc...

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


nunca tinha reparado nesta diferença (entre os 61 e 76)... temq ue ver o tipo de tecla que é feito, claro que não é com todos (provavelmente é com nenhum) mas as teclas podem mudar entre um key e outro (na verdade o mesmo... bem... você me entendeu lol)... e isso+um suporte mais fortinho para ter certeza que o key não quebrara ao vivo+capitalismo selvagem=essa pequena diferença....

pedmig
Veterano
# nov/12
· votar


Eu entendo que teclados de 73 ou 76 teclas são necessários quando se toca em modo performance/layer/split, etc... É necessário, nessas situações, ter uma extensão maior de teclado porque você precisa "de espaço" para fazer sua configuração. Outra situação que merece teclados mais extensos é quando você, mesmo usando apenas um timbre, precisa atender determinado estilo musical ou música que necessita de um alcance maior de notas. Mas, se você não se enquadra nessas situações, é bão demais poder precisar apenas de um 5/8. É mais leve, prático. É, enfim, apenas questão de necessidade.

Edson Caetano
Veterano
# nov/12
· votar


jeffersonbf
Existem teclas leves, semi e pesadas... Normalmente os 61 são leves e os 88 pesadas, os de 73/76 ficaram no meio, ou semi ou pesadas, mas apareceram para aqueles que querem ter um pouquinho dos dois mundos, a portabilidade dos 61 e as teclas dos 88

Eu particularmente, para quem nao toca piano, 61 teclas sao suficientes, e para o outro lado as 88 sao essenciais,mas e os 7... Eu nunca compraria este produto a nao ser em uma oportunidade muito grande Hehe

Mas vejo diariamente muitos optarem pelas versões de setenta e poucas teclas... Ou seja, o mercado oferece produtos porque existe demanda, você pode achar meio inútil, provavelmente porque nao precisa destas teclas extras, mas certamente existem aqueles que acham útil pra caramba, então ainda bem que existem varias versões de um mesmo key

Maestron
Veterano
# nov/12
· votar


Nunca tive um teclado de 88 teclas, só usei as 88 quando estudava piano regularmente. Tenho um xp-80, com 76 teclas semi-pesadas e sinto muita diferença quando passo para 61, talvez por força do hábito... 3 ou 4 teclinhas para cima e para baixo parece pouco, mas só na hora de tocar é que sentimos falta... Outra questão importante, além dos splits, a portabilidade...

jeffersonbf
Veterano
# nov/12 · Editado por: jeffersonbf
· votar


Berg Varela
Eu só injusto um teclado de 73/76 custar $1000,00 a mais que um de 61,essas teclas são feitas marfim de elefantes africanos pra custar tão caro.

É Berg, os preços são altos mesmo, minha vontade era de comprar um sintetizador de 88 teclas, mas qdo vejo os preços....dói...aí acordo e acabo chegando num DGX 640 q tem as 88 teclas, mas não é sintetizador...

jeffersonbf
Veterano
# nov/12
· votar


pedmig
Eu entendo que teclados de 73 ou 76 teclas são necessários quando se toca em modo performance/layer/split, etc... É necessário, nessas situações, ter uma extensão maior de teclado porque você precisa "de espaço" para fazer sua configuração. Outra situação que merece teclados mais extensos é quando você, mesmo usando apenas um timbre, precisa atender determinado estilo musical ou música que necessita de um alcance maior de notas. Mas, se você não se enquadra nessas situações, é bão demais poder precisar apenas de um 5/8. É mais leve, prático. É, enfim, apenas questão de necessidade.


Obrigado Pedmig, sua explicação também ajudou para eu compreender melhor porque existem esses teclados de 73/76 teclas, também concordo que só mesmo um bom negócio para fazer eu comprar um de 76 que não seja no estilo do M50, pois pra mim uma oitava a mais faz falta, sempre tenho q ficar ativando a função no meu teclado atual PSR ( :'( ) e isso é irritante, fora que quando ativo mudo a primeira voz, a voz do Dual volta a voz padrão....mas isso já é outra história...

jeffersonbf
Veterano
# nov/12
· votar


Edson Caetano
Existem teclas leves, semi e pesadas... Normalmente os 61 são leves e os 88 pesadas, os de 73/76 ficaram no meio, ou semi ou pesadas, mas apareceram para aqueles que querem ter um pouquinho dos dois mundos, a portabilidade dos 61 e as teclas dos 88

Obrigado Edson pela explicação, realmente esse meio termo, pra mim deixa a desejar, a menos no caso do M50 rsrsrs. Era justamente a opinião de quem usa essas 76 teclas (meia oitava de cada lado) que eu precisava para tentar entender.
Eu também achava que todo mundo que usava 61 teclas era doido pra meter os 5 dedos do pé no teclado para ter um com mais teclas, mas você falou que 61 são suficientes, então pelo que vejo é uma questão de gosto mesmo.

fernando tecladista
Veterano
# nov/12
· votar


a mudança de um teclado de 61 para 73/76 teclas seja insignificante, pois parece que a diferença entre eles são apenas 3 ou 4 teclas de perdidas de cada lado do teclado
é a mesma coisa de pensar de 76 para 88

eu também achava bobeira ter um de 76 até o dia que tive um
hoje parece que não vivo mais sem, tocar com timbre de piano em 5 oitavas parece que falta alguma coisa

quanto a 88 deve ser lindo eu tenho um piano aqui, mas quando vejo esses teclados de 88 são enormes, aumenta muito o peso, nem todo carro dá pra levar de boa, pega mais espaço no palco, tem que ser um esquema legal pra usar ele

jeffersonbf
Veterano
# nov/12 · Editado por: jeffersonbf
· votar


fernando tecladista
a mudança de um teclado de 61 para 73/76 teclas seja insignificante, pois parece que a diferença entre eles são apenas 3 ou 4 teclas de perdidas de cada lado do teclado
é a mesma coisa de pensar de 76 para 88


Concordo Fernando, pois a mudança visualmente parece ser insignificante, mas nos teclados de 76, a disposição das teclas, para mim, parece estranha, mas conforme nossos amigos estão explicando logo acima, parece que é util em determinados tipos de música. Pra mim não parecia porque, por exemplo, quando eu vou tocar Imagine do John Lennon, tenho que ficar mexendo na bendita oitava do teclado, e eu queria não ter que fazer isso com frequência, daí então um teclado com 76 teclas como o M50 que começa do Dó seria útil para isso, mas eu nem sabia que existia esse M50 para mim todos começavam de outra tecla que não era próxima do Dó como o Roland Juno Stage, deixando a oitava a mais dividida (meia oitava para cada lado do teclado).

fernando tecladista
Veterano
# nov/12
· votar


jeffersonbf

M-50 e o M3 também

pra ver como é gosto pessoal
nestes dois eu já acho que tem teclas demais de um lado e falta no outro
:)

eu já entendo os nords com 73 que são de Fá a Fá
muito guitarrista gosto de tocar blues em Mí e nesse caso não vou ter um "mizão" na hora que eu quero

---------------------------------------------------
quase que meu primeiro teclado de 76 foi um EXR-7 no dia que fui seco na loja pra comprar o vendedor comentou que tinha acabado de entrar um G-1000

jeffersonbf
Veterano
# nov/12
· votar


bem...eu queria mesmo um sintetizador com 88 teclas , Yamaha ou Roland, não fui muito com a cara dos teclados Korg e Kurzweil , achei q os sons deles soam meio computadorizados demais... Mas querer é uma coisa, poder é outra rsrsrs... Vou acabar tendo que me contentar ou com um sintetizador de 76 teclas ou com um teclado arranjador de 88... não acho justo pagar tão caro em uma coisa que vou usar pra diversão, e também porque não tenho toda a grana rsrsrs

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


Yamaha- MoX8 ou Motif XF8 (Workstation),
Roland- Fanton G8 (Workstation)

cara... espera lançarem o Krome, da Korg, aqui no Brasil...
mas se você não se importar em não ter teclas pesadas, temos o MX61/49 que ta vindo... eu acho que ele vai sair por até R$2.500,00....

jeffersonbf
Veterano
# nov/12
· votar


Tears Of Fire
Yamaha- MoX8 ou Motif XF8 (Workstation),
Roland- Fanton G8 (Workstation)


Tears, dei uma olhada no MoX8 , no Motif XF8, no Roland Fanton, se eu comprar um desses, meu bisneto vai terminar de pagar as parcelas pra mim rsrsrsrs, meio carinho esses "brinquedos" hein ?

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pois é... mas esses são os mais TOPs que conheço destas marcas...
da uma procurada no MO8, Motif Classic/ES8 e Roland Fantons mais antigos...
também temos a opção do módulo... não acho tão interativo... mas é uma solução interessante... esse módulos, usados, podem ser achados por 2k, 3k.... ai você compra um key de 88 teclas (sei lá... um P95, ou um Privia mesmo...) deve dar algo...
você também pode usar um notebook/iPad como módulo.. ai o papo é um pouco mias complicado.. mas depois que você pega o jeito, fica de boa :D

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


ah! não sei o quanto você acha das teclas dele, mas o S08, da Yamaha, custa uns 2k e 2.5k!
o único problema, encontrado também em sua versão de 61 teclas, o S03, você tem que modificar os timbres que vem com ele para ter algo bom... mas o pessoal fala bem dele quando é feito uma modificação nos timbres de fábrica!

jeffersonbf
Veterano
# nov/12 · Editado por: jeffersonbf
· votar


Tears Of Fire
ah! não sei o quanto você acha das teclas dele, mas o S08, da Yamaha, custa uns 2k e 2.5k!
o único problema, encontrado também em sua versão de 61 teclas, o S03, você tem que modificar os timbres que vem com ele para ter algo bom... mas o pessoal fala bem dele quando é feito uma modificação nos timbres de fábrica!


Então Tears, olhei esse S08 pareceu bem interessante, apesar de descontinuado pela Yamaha, mas tem um preço bom qdo se encontra, tem 88 teclas... parece bem interessante. Só não entendi muito bem a diferença dele em relação ao sucessor S90 ( q é bem carinho), mas o S08 parece ser bom, vi uns videos achei interessante mesmo.

Tears Of Fire
Veterano
# nov/12
· votar


jeffersonbf
eu to no meio do shopping agora só para analisar ele...kkkkk é o que da ser pobre....

bem... é provável que no S90, tenha mais polifonia, tenha timbres melhores, entre outros recursos novos ou melhorados..... agora, o porque dele ser tão caro eu ainda não entendi... é mais caro que MoX8 se não me engano! talvez seja as teclas dele....sei lá...

mauropsouza
Veterano
# nov/12 · Editado por: mauropsouza
· votar


88 é muito? Que tal 96 teclas?
bosendorfer imperial

eu até já criei um tópico sobre esse tema, mas perguntando quem gosta de qual teclas:

mauropsouza
Veterano
# nov/12
· votar


aqui tem explicações sobre esses tem e porque eu prefiro as de 76 teclas semi-pesadas...justamente pelos splits e pela tocabiliadade...

Shadad
Veterano
# nov/12
· votar


jeffersonbf

Só não entendi muito bem a diferença dele em relação ao sucessor S90

O S90 não é o sucessor do S08. O S08 é um teclado (capado) derivado do S90. O S08 tem muitos recursos e memória rom a menos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 61, 73 / 76 ou 88 teclas ?