61, 73, 76 ou 88 teclas leves ou pesadas, qual vce se adapta melhor?

    Autor Mensagem
    mauropsouza
    Veterano
    # set/11


    Olá, estou meio sem sono, dai....to criando esse post aqui,rsrsr ...brincadeira....ja vou dizer a razão desse post.
    Qual o teclado que vce se adapta melhor?

    No meu caso é o 76 teclas semi-pesadas, como no meu antigo Tr -76, buááá... ja me desfiz dele, na verdade eu ja tive S-08, Motif Xs-8, 01W, Xp-80 entre outros, agora tô com Tr-61+P95, mas a verdade é que tanto tempo usando synth não me reacostumei com as 88 teclas pesadas, embora as vezes eu mudo de idéia, rsrsr, principalmente com timbre de Rhodes, ô bixinho viciante para se brincar esse tal de Rhodes, parece até que as teclas pesadas foram criadas para ele - perfeito....
    No caso do acústico ( a galera vai me matar, aqui) prefiro as semi-pesadas ou então o piano acústico mesmo......

    mauropsouza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    porquê aquelas notinhas bem pianíssimos mesmo até o fortíssimo, não ficam tão legais no synth de 88 teclas pesadas, e eu exploro muito isso na minha musicalidade, me acostumei, a improvisar assim, a ação de synth permite isso bem, ou então o instrumento acústico mesmo, além dos synhs, strings e órgãos etc.....voces discordam?

    Agora 2 protestos:

    porque a Korg não manteve os 76 teclas semi pesadas nessa linha nova gente? será que só eu gosto desse perfil de instrumento

    Porque a Yamaha não lançou o Mo7 nem o Mox7 gente, será que ter um gosto um pouco refinado (convencido...) é luxo, porque tem Mox8 e não tem o de 76 teclas?

    Comentem....me ajudem a lançar o Kronos 76,rsrsr....

    mauropsouza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    As 88 teclas pesadas,tem a desvantagem de ser muito ruim pra carregar, eu sei o que é isso....com 61 teclas vce sente falta de alguma coisa na hora dos arpegios, será com 73 teclas não vai faltar um pouco não...

    Shadad
    Veterano
    # set/11
    · votar


    mauropsouza

    Eu prefiro teclas leves para órgãos e synths, para facilitar os glissandos e as fritações. :Þ

    Para todo o resto eu prefiro as teclas pesadas. Na falta de teclas pesadas, as semipesadas, como as dos SP76/88 e as do Prokeys 88SX (tenho um) quebram um galho. Mas chego a brochar quando tenho que tocar timbres de pianos em teclados com teclas leves.

    No meu caso é o 76 teclas semi-pesadas, como no meu antigo Tr -76...

    Voce classifica as teclas do TR-76 (tenho um) como semipesadas? É isso?

    Quanto a quantidade de teclas, pra mim deve haver o maior número possivel. Faz tanto tempo que não tenho contato com teclados 61 que até fico meio perdido quando preciso tocar em algum.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    mauropsouza
    Tava sem sono mesmo heim hehe

    Quer minha humilde opinião, você é tecladista, organista, pianista, o que for, ou seja, um músico completo das teclas... tem que se dar bem em qualquer tecla, seja ela leve, semi, pesada, 25, 49, 61, 73, 76, 88

    Para piano Erudito, tem que ter as 88 pesadas, ou seja um piano, ou algo Hammer Action Real, para Synths pra que mais de 61, para brincar no computador algumas composiçoes, as 25 servem, e o órgão? 49 em cada teclado

    Eu tive a oportunidade de ter todas as teclas possíveis, posso então falar com muita certeza o que estou colocando aqui

    Mas e quanto a preferencia? aí sim, gosto pessoal, disparado 88 teclas pesadas

    Uma curiosidade, a Korg lançou o teclado com 73 teclas em homenagem ao piano mecanico-eletrico, no tópico do Korg Kronos, o Aureo Galli aparece em uma foto fazendo uma performance em cima de tal teclado, e fica tranquilo, que músico e brasileiro que somos, nos acostumamos com o que tiver em mãos, é só se acostumar

    Bons sonhos aogra hehe

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/11
    · votar


    qual vce se adapta melhor?

    eu só não me entendi com o M3-73 de Dó a Dó, sempre parece que tem tecla a mais de um lado e falta no outro

    Tiago Teclas
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ja Tive 88 (Otimas para Tocar Piano - Mais Teclado Pesado e Grande para Transportar)
    Ja Tive 76 (Bom nada a reclamar - um pouco chato para transporte tbm)
    Agora to com 61 (cabe no porta malas do carro - e da pra tocar legal)

    Mas prefiro um 76...

    mauropsouza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eles classificam as teclas ao estilo TR, sp76 etc...como semi-pesadas...mas a pergunta é se tivesse que escolher um synth ideal pra vce seria qual, de 76, 73,88.....

    a questão de todas as teclas possíveis, ja gravei em um ensaio tocando em teclas do pc controlando um pad no FM7 que tal?

    Mas eu me desfiz do Motif xs8 pela dificuldade de transportar etal...
    Edson Caetano
    Veterano

    eu to falando é que se tivesse que escolher um só, o que escolheria.....se existisse um Kronos 76 com ação de synth pra mim acho que seria o bicho....
    A Roland nesse quesito ganha em lançar syhts só com com 76 teclas como os Xp-80 ou o esse Jupiter 80 ....

    Wagner S910
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Vamos lá:
    Talvez soe estranho o que vou dizer, mas eu gosto das 61 teclas. Já tive um piano digital de 88 (DGX-630), tinha um peso relativamente bom em toda a extensão do teclado, me dava muito bem com ele, mas não sei se minha mão é que é um pouco leve, ou se em alguns dedos a força era menor, mas quando fazia algumas passagens eu não conseguia executar com muita destreza.
    É claro que hoje em dia já me acostumei com as 88, pois faço aula de piano popular, tocando muita bossa nova, jazz, blues, e nesses gêneros musicais a improvização é bem explorada, daí a importância das 88 teclas.
    Ou seja, gosto muito das 61 teclas, e aprendi a gostar também das 88 do piano acústico. E já toquei em 73 e 76 também, e não tenho do que reclamar. Agora quanto ao peso, acho que eu ficaria no meio termo, tipo teclas semipesadas. Acredito que essa configuração é a ideal pra tocar tanto como um teclado de 61, quanto um piano de 88, pois permite fazer bastante coisa na extensão do teclado, e pra isso, umas 73 ou 76 estão de bom tamanho, até pela questão da portabilidade e facilidade no manuseio, não?
    Essa é minha opinião, claro.
    Estou adorando cada vez mais esse fórum, a medida em que vou conhecendo um pouco de tudo. Sou novato aqui, mas espero aprender e compartilhar conhecimento com muita gente, ajudando da melhor forma que puder.
    Abraço, pessoal.

    Maestron
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Na minha opinião, acho melhor as semi-pesadas, me dou melhor com elas. Tenho um XP-80 e parece que toco melhor quando estou com ele só por causa das teclas.

    Talvez o ideal seja evitar os extremos, nem um teclado muito extenso e teclas muito pesadas, como os de 88 teclas, nem muito curto (61 pra baixo) e com teclas leves... Por isso concordo com o amigo aí acima que defende que todo teclado deveria ter a versão de 76 teclas semi-pesadas.

    Mas claro que isso é relativo as circunstâncias de cada um.

    bravo57
    Veterano
    # set/11 · Editado por: bravo57
    · votar


    Gosto das 76 semi pesadas pela possibilidade de fazer splits mais livres, tocar piano com um pouco de dinâmica e ser melhor para transporte do que os 88 teclas. Mas para um uso tranquilo sem stresse, o 61 teclas manda bem, fácil de carregar. 88 teclas é mais para quem já se adaptou, pois sempre sentirá falta de alguma coisa em um teclado com menos teclas, fora o fato de serem grandes trambolhos.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu prefiro 88 pesadas para quando for tocar só piano. Já quando tem que se tocar de tudo, as 73 leves para mim abrangem melhor todas as regiões.

    DuduXP
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Como o negócio é escolher apenas um, eu prefiro 76 semi-pesadas como as do SP76, são mais versáteis, mais facil transporte por causa do peso/tamanho.

    mauropsouza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Gosto muito das teclas do Sp também acho que a Kurzweil acertou num peso bem legal, já o Xp-80, teve aquele problema das borrachas derreterem dai perde um pouco o peso......

    A ação do piano da uma pequena latência do tempo em que as teclas levam para acionar o martelo e percutir a corda, nas teclas de synth voce corrige isso na programação, piano tem que ter uma latenciazinha mesmo quase imperceptível, mas quando vce pega esses novos samples de piano como no Kronos e no fantom G, fica estalado, dai o pessoal ta regulando pela síntese mesmo ou pela regulagem da curva de sensibilidade.

    Artref
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Artref
    · votar


    Se não houvesse problema do transporte, minhas favoritas seriam 88 hammer-action. Considerando o transporte, 76 pesadas seria ideal, e 73 pesadas dá pra passar.

    E o mecanismo do TR76 não é semipesado, é leve...semipesado seria o PC3 da Kurzweil, e ele é bem diferente do TR. A Korg também chama o mecanismo do M3 de semi-pesado mas aquilo não é semi-pesado nem aqui e nem na China.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    mauropsouza
    O Piano do Kronos sem o teclado pesado, realmente precisa de ajuste da curva de sensibilidade, fica muito bom, mas para ter a pegada somente mesmo com o controlador Kurzweill SP88x, ou com o próprio em versão 73 e 88

    Mas te respondendo, é o que eu prefiro disparado, se tivesse que escolher, com certeza, antes de qualquer coisa, compraria um 88 teclas pesadas de qualidade, como o que eu tenho, que em 2006 quando comecei frequentar o fórum paguei 4500,00, metade de um Kronos por apenas 32 timbres, teclas muito boas, boa resposta no PA e funçoes de controle bem completas

    Mas voltando uma coisa que hoje eu levo bem em consideraçao, quanto ao número de teclas e do proprio instrumento... PORTABILIDADE e REVENDA

    Portabilidade, ser pratico para levar para cima, pra baixo, instalar, tocar na noite, e se mandar, leve e compacto, algo que somente um 61 com teclas de synth podem proporcionar

    Revenda, normalmente um 61 vende muiiiiito mais rapido, seja pelo valor mais baixo, seja porque as teclas leves e semi pesadas são as mais procuradas disparadas, meu Kurzweill não consigo repassar nem por 1800,00, por 1,5k talvez aparecesse alguem, ou seja perde muito

    É isso aí até mais

    Shadad
    Veterano
    # set/11
    · votar


    fernando tecladista

    eu só não me entendi com o M3-73 de Dó a Dó, sempre parece que tem tecla a mais de um lado e falta no outro[2]

    mauropsouza

    ja gravei em um ensaio tocando em teclas do pc controlando um pad no FM7 que tal?

    huahauhuahauhau

    Tenho uma escaleta a uns 3 anos e até hoje eu não consegui me adaptar. Tenho medo de usá-la para algo sério.

    rsrsrsrsrsrsrs

    mauropsouza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    O teclado que fiquei mais tempo,rsrs foi o Korg 01w, ai me acostumei, peguei um Sp em troca mas passei logo pra frente mas gostei muito das teclas....LEVE mesmo são as teclas de um Rs-9 que tive ai sim levíssimas, tive um K2500 que deve ser tipo o Sp tb. gostei

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11
    · votar


    mas gostei muito das teclas....LEVE mesmo

    Esse é o pensamento da maioria, arrisco 70% de todos os tecladistas, os demais são pianistase ou simpatizantes das pesadas

    mauropsouza
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Eu disse que o Sp é boa. semi-pesada, as do 01W e Tr gostei tb., acho que a maioria tb....por isso eu acho absurdo eles não lançarem o Kronos 76 ou o M3 76 ou o Moxs com 76...
    levinha é a do Rs-9 ruim....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 61, 73, 76 ou 88 teclas leves ou pesadas, qual vce se adapta melhor?