Autor |
Mensagem |
Jabijirous Veterano |
# fev/13
· votar
Ken Himura
Tu não acha muita firula para uma simples tríade?
|
Greenwood Veterano |
# fev/13
· votar
Senhores,
Sem dúvidas, este é o melhor tópico já criado aqui! Parabéns a todos! Hoje sou um aprendiz do Sonar 8.5, usei Cubase há uns dez anos e parei. Este hiato fez-me enferrujar bastante. Gostei muito de saber que ainda tem gente usando o bom e velho caderninho... não me sinto tão antiquado... B-)
|
Adler3x3 Veterano |
# fev/13
· votar
Greenwood
Voltei a usar o caderno. O duro foi encontrar um caderno novo nas papelarias e supermercados. A maioria vem tudo com capas de temas em inglês que não tem nada a haver comigo. Como não gosto, foi difícil encontrar um caderno decente, mas depois de muita procura encontrei. Tá difícil, os gringos tomaram conta do pedaço. E o Ministério da Educação não faz nada. Não gosto de fazer propaganda gratuita de produtos principalmente em inglês. A maioria dos cadernos vem com motivos em inglês, um mais ridículo que outro, até o Neymar tem caderno. Cacilda!
|
Jabijirous Veterano |
# fev/13
· votar
Adler3x3
Você pode comprar o papel almaço e mandar encadernar
|
Ken Himura Veterano |
# fev/13
· votar
Jabijirous A teoria neo-riemanniana?
Achei sim, pra falar a verdade. mas a parte de transformações me chamou a atenção.
Tá certo que os alemães gostam de complicar a porra toda (hahaha), mas acho que dá um caldo este estudo ainda, principalmente quando tem aqueles acordes cheios de notas sendo encadeados.
|
Ken Himura Veterano |
# fev/13
· votar
waltercruz Interessante a entrevista, vou lê-la com calma mais tarde.
É engraçado pensar nesta questão - tanto a levantada na entrevista quanto a 'reversa'. Conheço gente que só compõe pro que "tem" (tanto em instrumentos quanto em softwares) e sente uma dificuldade enorme em pegar coisas novas. E, por falar em software ditando estética, logo me lembro da "ditadura do ProTools" e do onipresente autotune na música pop atual - até quem sabe cantar direito tem usado pra entrar na estética e deixar a voz com aquele timbre meio artificial.
Bem curioso isso. Não faço ainda um juízo de valor sobre a questão - prefiro pensar que a limitação tá na criatividade de quem usa a ferramenta, e não nela em si.
|
waltercruz Veterano |
# fev/13
· votar
Dia desses, um produtor me disse o seguinte: 'Não existe disco atual que não tenha pelo menos uns 30% de autotune'.. Como fiquei na dúvida do que seria esses '30%' eu tentei uma analogia, e perguntei se seria algo do tipo.... aplicar autotune como a gente aplica compressão.. pra 'corrigir' algumas coisas de dinâmica - no caso, corrigir algumas coisas de afinação e ele afirmou que sim.
|
Scrutinizer Veterano |
# fev/13
· votar
Eu escrevo umas linhas de códigos e vejo se soam bem, aí eu corrijo, escrevo mais, e ouço de novo, e assim ad infinitum (literalmente, por isso que não tenho nada completado)
|
Shadad Veterano |
# fev/13
· votar
waltercruz
'Não existe disco atual que não tenha pelo menos uns 30% de autotune'.. Como fiquei na dúvida do que seria esses '30%'
A tendência atual do áudio (principalmente em músicas pop) é ser achatado, comprimido e com muito tratamento nas trilhas (ovedub, replacer, trilhas duplicadas com tratamentos diferenciados...). O efeito Autotune ajuda a voz a aparecer na mixagem desses estilos de música mais "carregados". Por isso que a afinação automática está sendo muito usada (singelamente), mesmo quando não há necessidade de afinar a voz. Se deixarmos a voz totalmente "solta" em uma música eletrônica ou em um heavy metal ou outro estilo musical que tenha "pressão" sonora por exemplo, a voz se perde na mixagem e fica parecendo que está faltando algo. Diferente da voz nos discos de jazz ou bossanova, que deve ser "solta" mesmo.
|
Jabijirous Veterano |
# fev/13
· votar
Ken Himura
Exatamente. Eu li e vou te falar que não chamou minha antenção. Muita filosofia para uma simples tríade hehehehe
Diferente do Tintinabuli onde ele faz miséria só com uma tríade.
|
Greenwood Veterano |
# mai/13
· votar
Greenwood
Já evolui pro Sonar X1... tou com uma porrada de VSTi (me rendi)... mas o bom e velho caderninho persiste!!!
Não existe composição ou arranjo sem caderninho... não pra mim!!!
|
Adler3x3 Veterano |
# mai/13 · Editado por: Adler3x3
· votar
O caderno tem inúmeras vantagens. Rapidamente você anota uma ideia , uma sequência de acordes, e dá até para montar rapidamente uma partitura. Lembretes de coisas para ver depois, o computador, uma planilha um editor de texto por melhor que seja nunca vai substituir o velho e bom caderno. No computador tem que esperar inicializar, abrir o aplicativo, e daí de repente neste tempo a ideia que estava na mente foi embora. E dá para razurar sem perder o fio da meada, dá para colar (de verdade) emendar e muito mais. Escrever as letras que vem por inspiração, e para isto basta pegar o caderno e anotar. Colo por exemplo uma imagem que contém o alcance das oitavas dos instrumentos, o que posso consultar rapidamente, virando as páginas, basta organizar um pouco, páginas para consulta e páginas para anotações diversas. Inúmeras vantagens.
|
Adler3x3 Veterano |
# mai/13
· votar
Todos
O final da música. Gostaria de ler as opiniões. Me parece mais fácil fazer uma introdução e o desenvolvimento da música do que o final. Muitas músicas não tem final, o final fica com a música tocando os compassos e o som diminuindo (fade-out). Por que isto acontece? dificuldade de sair da sequencia de acordes do compasso, e encontrar um final decente. Não encontrar os motivos certos para montar o final de acordo/nível da peça. Muitas músicas são grandiosas, mas tem um final abrupto que não esta no mesmo nível da música. Ou a música esta aberta para uma continuação? e o compositor não soube terminar. Muitos estilos musicais tem formas padrão de terminar, por exemplo o rock. Como fazer um final original? Quais seriam as melhores técnicas para fazer um final, ou grande finale.
|
Greenwood Veterano |
# mai/13
· votar
Adler3x3
Muito bom o tema. Aconteceu conosco esta semana. O final da música estava indefinido, então, instintivamente fomos para a harmonia... quando deveríamos voltar para a tônica, acrescentamos mais dois compassos variando para a 5ª (invertida, mais grave) e depois voltamos para a tônica, para terminar... soou perfeito!
|
Ken Himura Veterano |
# jul/13
· votar
Vou dar um up aqui porque venho mais tarde com outra "aula".
Se preparem, rapazes!
|
makumbator Moderador
|
# jul/13
· votar
Ken Himura
Legal! Vamos aguardar!
|
waltercruz Veterano |
# jul/13
· votar
Adler3x3 Acredita que só vi sua msg hoje?
Bom, como eu trabalho principalmente com música eletrônica, esse tipo de música tem um formato meio próprio para intro e outro.
A coisa segue mais ou menos essa imagem do guia do Tarekith:
http://tarekith.com/images/arranging_guide/EnergyChart.jpg
http://tarekith.com/assets/arranging.html
A track começa com poucos elementos (até porque presume-se que ela vai ser mixada com a música anterior), vai construindo até atingir o clímax, e depois do clímax, elementos e camadas vão sendo retirados, para formar uma base mais vazia que será mixada na intro da próxima música. Basicamente é assim que trabalho, mas isso em contexto de músicas eletrônicas.
Mas claro, nem toda música eletrônica precisa necessariamente ser assim.
|
waltercruz Veterano |
# jul/13
· votar
Essa forma que eu coloquei de terminar é praticamente a forma padrão para música eletrônica 'de pista'.
|
Adler3x3 Veterano |
# jul/13 · Editado por: Adler3x3
· votar
waltercruz Interessante esta mais para a transição entre as músicas. Mas acredito que possa também ser utilizada em músicas ambiente.
|
waltercruz Veterano |
# jul/13
· votar
Adler3x3 Sim, sim. Mesmo quando não faço algo voltado pra pista, acabo usando essa mesma forma de distruibuição da 'energia' da música.
Vc pode ver o mesmo padrão nesse remix que eu fiz no fim de semana: https://soundcloud.com/waltercruz/tosca-looking-walter-cruz
|
TG Aoshi Veterano |
# jul/13
· votar
Ken Himura Nossa, só hoje que fui ler esse tópico!
Sensacional o post-aula! Extremamente proveitoso, até pra mim que manja quase nada de teoria e experiência quase nula em composição! =p
Parabéns!
|
Ken Himura Veterano |
# ago/13
· votar
Galera, peço desculpa pela demora em postar. Mas é que meu laptop sofreu um acidente nesta época aí e tô até agora sofrendo pra arrumar. Meu carregador da bateria queimou e eu não acho em loja nenhuma um compatível, tá foda.
Assim que voltar - ou eu conseguir lembrar de tudo que tava anotado lá e os conteúdos - eu posto!
|
mark_valey Veterano |
# ago/13
· votar
Ken Himura
Cara, eu tenho é que agradecer por você ter upado esse tópico. Estou na mesma situação do Aoshi: quero começar a gravar algumas coisinhas mas estou completamente perdido em meio à tantas possibilidades e sem saber qual o melhor "workflow" para isso.
Dei uma passada rápida pelos posts e vi que vou poder extrair muita coisa útil. Quando chegar em casa vou ler com mais calma.
Abçs!
|
Ken Himura Veterano |
# ago/13
· votar
mark_valey Obrigado! =D
A intenção era essa mesma, dar um help pros amigos que querem adentrar pelo ramo da composição; uma desmistificação das coisas. Compor, como tudo na vida, é técnica aliada à criatividade.
|
mark_valey Veterano |
# ago/13 · Editado por: mark_valey
· votar
Só agora consegui dar uma lida com mais calma nesse tópico. A discussão sobre trilhas sonoras me fez lembrar do nerdoffice sobre James Horner:
|
Jabijirous Veterano |
# set/13
· votar
Galera, finalmente meu site está no ar. michaelmachado.com.br
Tem um post no blog que eu falo exatamente sobre o assunto inicial complementando a grande aula do mestre Ken Himura.
Abração
|
Ken Himura Veterano |
# set/13
· votar
Jabijirous Boa! Gostei do blog! Parabéns! :D
|
Jabijirous Veterano |
# set/13
· votar
Valeu mestre. Vou colocar mais músicas em breve. Sabe como é essa falta de tempo. kkkkk
|
Ken Himura Veterano |
# set/13
· votar
Jabijirous Sei sim! hehehe
O bicho tá pegando aqui também, não compus quase mais nada...
|
mark_valey Veterano |
# set/13 · Editado por: mark_valey
· votar
Jabijirous
Ótimo blog, já adicionei aos meus favoritos.
|