Consumado: comprei um Roland FP 4F!

    Autor Mensagem
    perkyba
    Veterano
    # set/12


    É isso aí pessoal, depois de uma semana perguntando pra galera qual teclado era melhor eu me decidi pelo Roland FP 4F. Foi o kokada quem me deu a dica. Obrigado cara!
    Se alguém estiver na dúvida e quiser uma opinião é só falar.
    Depois eu coloco algum vídeo para se ter ideia do som. Deixa eu aprender os recursos primeiro...rsrsrs
    Valeu galera!

    masterpro
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Ola perkyba

    Parabéns cara bela aquisição...
    Diz aí pra gente suas impressões, teclas, timbres, o que levou a optar pelo modelo...tem muita gente em dúvida com pianos digitais aqui no forum.

    catamilho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eu sou um dos que tem curiosidade de saber como ele é dentro de casa.

    Abraços a todos.

    pirovani_es
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Parabéns pela aquisição! Gostaria de saber melhor das teclas dele...

    expedifer
    Veterano
    # set/12
    · votar


    perkyba
    Parabéns. Perguntas:
    1-quanto pagou?
    2-é do modelo com estante?
    3-Como são essas novas teclas "ivory feel"? Pesadas ou semi como do 300NX?
    4-Serão melhores que as "Hammer Action ALPHA II" do 700NX?

    Uma coisa é certeza: vem com o belíssimo piano sampleado "supernatural" (o FP7F tem um pouco mais samples). Agora tem um P... SP nas mãos.
    Parabéns novamente e divirta-se!

    perkyba
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Olá galera,
    Eu não vou poder escrever muito hoje mas amanhã eu respondo a todas as perguntas. Só entrei no fórum agora pra vocês não pensarem que eu estou esquecendo dos amigos.
    Amanhã respondo a todos!
    Abraços!

    bravo57
    Veterano
    # set/12
    · votar


    perkyba
    Cara, parabéns pelo piano novo... Com certeza uma bela escolha, a qualidade de pianos da Roland é indiscutível.

    catamilho
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Parabéns!!

    Eu esqueci de parabenizar.

    kokada
    Veterano
    # set/12 · Editado por: kokada
    · votar


    perkyba
    eu sou meio suspeito de falar sobre pianos da Roland, que gosto muito. Pagou quanto? Ele é um "híbrido" de piano digital com recursos de arranjador, dispara áudios pelas teclas tb, cheio de perecoteco rs quando vc pesquisou, por qto vc achou o P155 tb?

    Posta uns áudios dele aí pra gente ouvir!

    perkyba
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Olá pessoal, vamos lá:
    Eu estava atrás de um piano digital que fosse o mais próximo possível do piano acústico, tanto no mecanismo de teclas quanto no timbre. As melhores opções para mim pareciam o Yamaha P155 e o Roland RD 300/700 NX. O 700 eu descartei logo de cara porque estava muito caro (ou eu que tinha pouca grana, rsrsrs). Como o 300 precisava de um amp, comecei a ver se não achava outras opções. Foi quando vi o Korg SP 250. A relação custo/benefício dele era ótima, então resolvi pesquisar no blog oficial da Korg e vi que tinha muita gente reclamando da qualidade do bichinho. Mesmo assim ele entrou na minha lista de 'pianos a testar'. A lista então continha o P155 e o Korg SP 250, que foram objeto de um post que eu coloquei aqui. Nesse post o kokada disse que o Roland FP 4F estava rivalizando de preço com o P155, então eu fui atrás para ver como ele era. E vi que era muito parecido com os RD e não precisava de amp! Entrou na lista na hora!
    No dia seguinte (ontem) eu estava na porta da Playtech da Teodoro às 9 horas e quando entrei na seção de teclados lá estavam o Korg e o Roland (4F e 7F) lado a lado. O resultado dos testes foi o seguinte:
    Timbre:
    4F e 7F iguais (ou com pouquíssima diferença entre eles) e excelentes
    P155 excelente
    Korg 250 ótimo
    Teclas:
    7F - melhor de todos. Simula um piano com perfeição! O material das teclas é igual ao do piano acústico.
    4F - ótimo. Mesmo material do 7F mas o 'escapement' é mais sutil, não dá aquela 'pancadinha' que o martelo do piano dá. Mesmo assim fiquei muito bem impressionado com esse mecanismo. Melhor do que o do 300 NX. Similar ao do 700 NX.
    P155 - ótimo. Parecido com o 4F, só que com o nome diferente (GH). O material das teclas é bom mas não tanto quanto o da Roland.
    Korg - bom. Mas não tão bom quanto os outros. Material das teclas similar ao do P155.
    Preço (depois de chorar muito):
    7F - 6100 (dando metade de entrada e o resto em 8 vezes no cartão)
    4F - 4800 nas mesmas condições
    Korg e Yamaha eu não perguntei, já estava decidido pelo 4F.
    Estante e banqueta:
    Todos eles vêm com estante. A do Roland é muito mais bonita. O piano pode ser retirado da estante (são só quatro parafusos borboleta que a gente aperta com a mão mesmo) e transportado no carro ou na van. E a Playtech deu a banqueta de brinde. Respondendo ao
    expedifier, até onde eu sei não existe modelo 4F/7F com e sem estante. Todos eles vêm com a estante e você prende e solta na hora que precisar. Talvez você possa comprar sem a estante, aí pode rolar um desconto. Não perguntei.
    Bom é isso. Desculpem-me se fui muito prolixo aqui nas minhas explicações, mas é que eu vi que o pessoal tinha muitas dúvidas então resolvi dar a explicação completa, desde o começo.
    Se quiserem mais alguma informação, estamos aí.
    Abraços a todos.

    pirovani_es
    Veterano
    # set/12
    · votar


    perkyba
    Foi prolixo não. Gostei do comparativo. Acho difícil onde moro testar todos esses teclados.
    Uma pergunta bem besta: vc já tem experiência tocando piano acústico? É pq vc fez comparação direta com piano, mas acho q até pianos acústicos diferentes possuem teclas diferentes, não? Ou seja, qual foi a sua referência? Não sei se fez sentido a pergunta, mas enfim... rs
    Flws e boa semana q vem chegando! ;)

    Warleyinacio
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Legal seu comparativo. Também estou nessa de não saber direito o que levar! Creio que sua escolha foi muito acertada. Este modelo, além de ser novo no mercado, tem todas as atuais tecnologias da Roland. Outro dia ví o 7F em uma loja! Achei lindo o piano. Entre o 7F e o 4F existe alguma diferença notável no modelo da estante?

    Abraços e boa sorte com o brinquedinho, hehehe!!!

    perkyba
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Olá pirovani_es,
    A minha experiência até hoje foi somente o piano acústico, eu tinha um Yamaha de armário que vendi por questões de espaço. Mas você está certo, mesmo entre os acústicos a diferença de toque é grande. Os de cauda são geralmente mais pesados do que os de armário, tem os que são mais duros, outros mais suaves... Cada fabricante tem um mecanismo diferente, portanto as diferenças entre os acústicos também são significativas. Eu achei o 4F muito próximo do meu Yamaha, com um timbre ainda melhor, acredite se quiser.
    Abraço.

    perkyba
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Olá Warleyinacio,
    As diferenças entre o 7F e o 4F estão na quantidade de timbres (maior no 7F) e no mecanismo das teclas. O timbre do granpiano é o mesmo e o material com que as teclas são feitas é o mesmo também. Pode levar o 4F sem medo. Os dois vem com estante. O escape do 7F é mais realista mas precisa estar muito acostumado com pianos acústicos para sentir a diferença.
    Abraço.

    Felipe Vianna
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Eu comprei um FP-4F em junho e também estava na mesma dúvida que você, com os mesmos modelos, principalmente entre o RD 300NX e o FP-4F. Hoje, não me arrependo de ter escolhido o FP, que para o meu uso me parece bem mais prático.
    Eu costumo tocar em casa, em igrejas com banda ou festas sozinho ou com um violão. O FP-4F me dá ritmos (não são bem styles, são rhythm patner, pequenos compassos gravados e loopados, mas de extremo bom gosto e com variações), o mesmo piano Supernatural com vários ajustes (abertura da tampa, barulho dos martelos, etc.) embora seja uma pena não termos o EP Supernatural nele, é mais leve, dispara midi e mp3 pela USB, etc. Ou seja, ele me fornece tudo que eu precisava com maior praticidade do que o RD.
    Acho que ele podia melhorar: o retorno das teclas após serem pressionadas é meio lento; a operação dele não é tão intuitiva quanto eu esperava de um Roland (já tive XP-80 e tenho um JV-1010 e um RA-50, que são bem mais fáceis de usar; a Roland poderia ter economizado menos no esquema de botão; alguns servem para 3 ou 4 coisas diferentes a depender da posição - apertado ou não - e da luz - se está piscando ou não, se está verde ou vermelha); a seção de efeitos é bem pobre (e um Wurli não é a mesma coisa sem seu trêmulo característico; nisso houve uma involução do FP-4, que tinha uma gama de efeitos muito maior e podiam ser editados, o que não é possível no 4F); outra involução com relação ao FP-4 é a ausência de chave para desligar os falantes internos quando ligado o teclado no amp (apesar de eu contornar isso plugando um adaptador P2-P10 na saída de fone, seria melhor não ter que fazer essa gambiarra); eles poderiam não ter colocados todos os timbres que não são piano, EP e órgão na categoria "Others" (como é no 300NX e no FP-4, s.m.j.); esqueceram de colocar, na categoria de EP, um estilo Midied Grand da série XP/JV, um clássico da Roland e um de meus favoritos, já que nunca gostei muito dos Tines FM.
    Eu acho que a diferença dele para o FP-7F não compensa, apenas para ter teclas melhores e órgãos com drawbar configuráveis. Pelo preço do FP-7F, é melhor comprar um RD-700NX, que é o top da Roland (tirando, óbvio, V-Pianos e afins).
    No geral estou muitíssimo satisfeito com o FP-4F e tenho certeza de ter feito uma ótima compra, até porque o meu saiu por R$ 4.000,00 já com o frete, na Tecla Center.
    Entre Korg SP-250, P-155 e FP-4F, recomendo o último, sempre.

    Sei que as perguntas não foram pra mim, mas fica aqui minha resposta como ajuda para quem estiver pesquisando o produto
    1-quanto pagou?
    2-é do modelo com estante?
    3-Como são essas novas teclas "ivory feel"? Pesadas ou semi como do 300NX?
    4-Serão melhores que as "Hammer Action ALPHA II" do 700NX?


    1- R$ 4.000,00, com frete;
    2- Acho que todos vêm com estante, mas ela é facilmente removível, eu nunca usei;
    3- As teclas são excelente, ressalvado meu ponto de vista pessoal sobre o seu retorno, é difícil fazer passagens muito rápidas ou trêmulo. Elas são algo entre um "pesado verdadeiro" (como as do FP-7F e do 700NX) e semi-pesadas com as da linha XP (com pesos de metal embaixo da tecla), mas estão muito mais para pesadas que para semi, eu gosto do peso delas e sou acostumado a tocar em pianos acústicos Yamaha e Fritz Dobert, e raras vezes em Steinway;
    4- Não são melhores que a do RD-700NX, por óbvio, caso se queira a verdeira expressão pianística, mas elas são melhores para EP (principalmente Rhodes) e órgão.

    André Luiz Keys
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Parabéns pela excelente aquisição.

    kokada
    Veterano
    # out/12 · Editado por: kokada
    · votar


    Felipe Vianna
    Vc acha que compensa investir num FP4F ao invés de um FP4, mesmo considerando o que vc falou, de no FP4F não poder editar os efeitos?

    E no timbre de piano acústico, vc acha que houve uma grande melhora para o "supernatural" do FP4F ou é imperceptível? Eu pelo menos não senti diferença, apesar de ter testado os 2 em ocasiões diferentes. O ideal seria tocar eles lado a lado.

    Umas das coisas que acho que poderia melhorar, é colocando mais botões... mania de economia em botões! Eles querem transformar em um iPiano rs

    Felipe Vianna
    Veterano
    # out/12
    · votar


    kokada
    Vc acha que compensa investir num FP4F ao invés de um FP4, mesmo considerando o que vc falou, de no FP4F não poder editar os efeitos?

    Acho que sim... Efeitos você sempre pode ter através de equipamento externo. É mais chato, dá mais trabalho, mas acho que a melhora de teclas (ao menos pra mim, já vi gente que prefere as teclas do FP-4F) e do som de piano acústico pra mim compensa sim. Além do mais, entre sucessor e sucedido, salvo raras exceções, acho sempre melhor apostar no sucessor, mais novo e com mais tecnologia embarcada, apesar do toma-lá-dá-cá. Mas como os efeitos é algo que dá pra contornar, embora com certo trabalho, creio que compense sim.

    E no timbre de piano acústico, vc acha que houve uma grande melhora para o "supernatural" do FP4F ou é imperceptível? Eu pelo menos não senti diferença, apesar de ter testado os 2 em ocasiões diferentes. O ideal seria tocar eles lado a lado.

    Não é uma diferença que você diga "ó, é um piano totalmente novo" como se você for comparar o piano do M1 com os novos da Korg, mas eu percebo uma grande mudança sim, na expressão. Você dificilmente percebe as mudanças de uma camada pra outra, é feito de maneira beeem sutil. O piano do FP-4 eu achava um pouco (vejam bem, um pouco) parecido com o do meu XP-80, onde você tem basicamente 3 "camadas": o som "abafado" quando se toca leve, o som dele com toque normal e o som "estalado" quando se toca forte.
    No FP-4F (e nos SuperNATURAL em geral), você não consegue "separar" bem quantas camadas existem, isso é feito de forma bem linear. Embora ainda siga aquele som característico de pianos Roland (que eu particularmente adoro, acho o melhor som de piano das três - KRY), creio que a melhor seja grande sim.

    Umas das coisas que acho que poderia melhorar, é colocando mais botões... mania de economia em botões! Eles querem transformar em um iPiano rs

    Concordo plenamente! Não custava nada ter mais botões e uma tela maior, como a do FP-7F. É um saco ter que navegar umas 15 telas só pra poder mudar o acompanhamento de automático para manual.

    Warleyinacio
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pessoal,


    Apenas para ajudar a identificar a diferença entre os modelos FP-4F e FP-7F que recebi da Roland:

    FP-7F

    Teclado de 88 notas (PHA III Ivory Feel-S com Escapement)
    100 níveis de sensibilidade ao toque
    11 de ajuste da resposta do martelo
    Mistura dois timbres com o modo Dual (balanço ajustável), e divide o teclado em duas regiões com timbres distintos com o modo Split (ponto de divisão ajustável)
    Possui o PIANO DESIGNER com os seguintes parâmetros ajustáveis:
    Abrir/Fechar o tampo do piano
    Ressonância do Gabinete
    Ruído do Martelo
    Ruído do Pedal
    Escala Dupléx
    Ressonância do Pedal
    Ressonância das Cordas
    Ressonância da Tecla Solta.
    Polifonia de 128 notas
    351 Timbres (incluindo 8 sets de bateria, 1 set SFX)
    8 tipos de temperamentos com a tônica selecionável
    Afinação Estendida ajustável pelo usuário (ajustável em : -50.0 * +50.0)
    Transposição -6 / +5 (em semitons)
    Efeitos: [Reverb] Off, 1 - 10 , [Rotary apenas para timbres de órgão], [Harmony e Reverb} para Microfone
    Equalizador Digital de 4 Bandas
    Metrônomo
    80 ritmos X 2 variações
    Progressão de Acordes Automática ou programável
    Reproduz arquivos de áudio em formato WAV 44.1 kHz/16Bit Linear Format
    Playback de áudio com as funções Center Cancel, [velocidade de playback] 75 - 125 %, Transpose
    Display LCD Gráfico 128 x 64 dots
    Registração: [Mem. Int] 30 x máx. 25 sets, [Mem. Ext] 30 x máx. 99 sets
    Looper, Audio Key, V-LINK
    Conexões
    USB, USB(MIDI), MIDI, MIC, Fones de ouvido, IN/OUT P-10, IN P-2, Jack para entrada dos pedais adicionais.
    Potência de 12 W x 2
    Falantes (8 cm x 12 cm) x 2
    Nível de volume 100 bB
    36,6kg (com estante), 24kg (sem estante)


    FP-4F

    Teclado de 88 notas (Teclado Ivory Feel-G)
    5 níveis de sensibilidade ao toque
    Mistura dois timbres com o modo Dual (balanço ajustável), e divide o teclado em duas regiões com timbres distintos com o modo Split (ponto de divisão ajustável)
    Efeitos ajustáveis do timbre de Piano:
    Ressonância do Pedal ( Off , 1 - 10 )
    Ressonância das Cordas ( Off, 1 - 10 )
    Ressonância da Tecla Solta ( Off, 1 - 10 )
    Polifonia de 128 notas
    345 Timbres (incluindo 8 sets de bateria, 1 set SFX)
    Temperamentos
    8 tipos de temperamentos com a tônica selecionável
    Afinação Estendida não ajustável, podendo apenas ser ativada ou desativada
    Transposição -6 / +5 (em semitons)
    Efeitos: [Reverb] Off, 1 - 10 , [Rotary apenas para timbres de órgão]
    Equalizador digital de 4 Bandas
    Metrônomo
    80 ritmos X 2 variações
    Progressão de acordes automática ou programável
    Reproduz arquivos de áudio em formato WAV 44.1 kHz/16Bit Linear Format
    Playback de áudio com as funções Center Cancel, [velocidade de playback] 75 - 125 %, Transpose
    Display de LCD Gráfico
    Registração: [Mem. Int] 20 x máx. 25 sets, [Mem. Ext] 20 x máx. 99 sets
    Conexões
    USB, USB(MIDI), MIDI, fones de ouvido, IN/OUT P-10, IN RCA, jacks para entrada de pedais adicionais
    Potência de 12 W x 2
    Falantes (8 cm x 12 cm) x 2
    Nível de volume 98 dB
    29,1kg (com estante), 16,6kg (sem estante)

    silvG8
    Veterano
    # out/12
    · votar


    perkyba
    Esqueci de parabenizar pela compra!
    Assim que puder grave umas demonstrações pro pessoal do fórum!! :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Consumado: comprei um Roland FP 4F!