Acordes com décima terceira

    Autor Mensagem
    Milenawins
    Veterano
    # set/12


    Tenho visto muito desses acordes no somg book do Tom Jobim.....gente, por que essa nomeclatura?é só com contar 13 notas a partir da nota fundamental da escala?

    Tomaz.
    Veterano
    # set/12
    · votar


    A estrutura de um acorde com 13ª é: Tônica - 3ª - 5ª - 7ª - 13ª

    Usando o exemplo de C maior, as notas seriam C, E, G, Bb, D, F e A.
    A 13ª é a mesma 6ª, se ficar complicado de entender.

    Sou guitarrista, então não sei como o acorde é comumente usado no piano/teclado, mas acredito que seria C - Bb - E - A. Algumas notas são omitidas.

    Se eu estiver errado, me corrijam... mas acredito que é isso aí.

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Milenawins

    Acordes com "décima terceira" pertencem a categoria dos acordes com "sétima da dominante". Ou seja, um acorde X13 é o mesmo que um X7(13).

    Shadad
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    Milenawins

    13ª é um intervalo composto. Para achar a nota correspondente a esse intervalo mais facilmente basta subtrair 7 do número do intervalo.

    Por exemplo, se voce quiser saber que nota é a 13ª de dó, é só fazer as contas: 13-7=6

    Assim constatamos que a 13ª e a 6ª correspondem a mesma nota, no caso um lá, já que estamos querendo a 13ª de dó. Essa conta vale para todos os intervalos compostos usados em cifras (9ª, 11ª, 13ª). Subtraia 7, que voce achará a nota mais facilmente!

    Ah, sempre que uma cifra vier com a 13ª, a 7ª e a 9ª sempre estarão implícitas, embora alguns sistemas de cifragem (como o norte-americano) omitam a 7ª e a 9ª da cifra, mas elas sempre deverão ser tocadas.

    No sistema norte-americano é cifrado somente C13. A cifra dá a impressão que o acorde é simples. Mas ele contém a 7ª e a 9ª implícitas.

    Quando se está tocando sozinho, as melhores maneira de tocar esses acordes no piano são as seguintes:


    1) Mão esquerda: C+8ª, ou C+5ª ou C+5ª+8ª Mão direita: Bb - E - A

    2) Mão esquerda: C - Bb Mão direita: E - A - D

    3) Mão esquerda: C - E Mão direita: Bb - D - A

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Shadad

    Ótima explicação!
    +1

    waltercruz
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Shadad: é impressão minha ou o jeito americano de cifrar/pensar os acordes geralmente inclui as notas anteriores?

    Tipo...
    C13 = C7/9 13

    C #11 = C7/9 #11

    É desse jeito mesmo que funciona por lá?

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    waltercruz

    Acho que os acordes com #11 (décima primeira aumentada) são diferentes, porque eles podem ter a 7a menor ou 7a maior, então precisam da notação de 7a na cifra.

    Shadad
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    waltercruz

    é impressão minha ou o jeito americano de cifrar/pensar os acordes geralmente inclui as notas anteriores?

    O negócio é mais ou menos por aí na forma de pensar e de tocar, mas na forma de cifrar sempre será diferente quando houver alterações nos intervalos compostos das cifras. Nesses casos (b9, #9, #11, b13) a sétima da dominante sempre estará presente na cifra. Não se deve cifrar C#9 ou C(#9), por exemplo. E, no caso da #11, como o LeandroP disse, há ainda a possibilidade de serem usadas a sétima maior ou menor, o que tornaria confusa uma cifra do tipo C(#11).

    Quando se quer cifrar um dó com sétima maior e nona [C7M(9)] ou com sétima maior e décima primeira aumentada [C7M(#11)] usando o sistema norte-americano, usa-se as respectivas notações: CMaj7(9), CMaj7(#11).

    O "Maj" quer dizer que o acorde é da categoria "Major" ou "Maior". A maneira jazzística de pensar nos acordes é bem simples. Só existe 4 tipos: maior, menor, diminuto e dominante.

    No caso da 11ª justa (tensão usada somente em acordes menores) a 7ª estará implícita sem problemas, mas para saber se a 9ª maior pode ou não ser usada é necessário estar por dentro do modo e do contexto da progressão. Se usarmos a 9ª maior em um acorde de 3º grau (modo frígio) de uma tonalidade maior, essa 9ª maior soará como uma nota de fora do tom, já que no modo frígio a 9ª é menor. Tipo, a 9ª pode ser usada, mas devemos ficar atentos e prestar atenção se soará bem, pois poderá haver choques da melodia com a harmonia, já que entrou uma nota de fora do tom. Deu para entender isso?

    Lembrando que no sistema de notação de cifras norte-americano essa mesma regra da 13ª ou 11ª também serve para a 9ª. Acordes com o 9 (C9, por exemplo) também estão com a 7ª da dominante implícita.

    Milenawins
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Obrigada pelas explicações!!!

    Ken Himura
    Veterano
    # set/12
    · votar


    waltercruz
    é impressão minha ou o jeito americano de cifrar/pensar os acordes geralmente inclui as notas anteriores?


    Não é impressão, estes acordes (todos os tonais) são formados por empilhamento de terças (só contar o intervalo entre as notas do acorde). Não é só o sistema americano, é qualquer sistema tonal (ou modal) de cifragem. Pra se chegar na 13, é preciso passar pela 7, 9 e 11. Só que, como disse o amigo Shadad aí em cima, em caso de alterações, deve-se grafar a 7a junto, só pra mostrar qual é a relação exata.

    Quanto aos voicings, tenho mania de orquestrador, prefiro seguir sempre a ordem da série harmônica pra fazer o acorde preencher bem, ter muita ressonância - claro que isso não é sempre. Há partes que devem ser secas, outras mais "abafadas", em outras enganar o ouvido etc etc.

    Shadad
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Ken Himura

    Quanto aos voicings, tenho mania de orquestrador, prefiro seguir sempre a ordem da série harmônica pra fazer o acorde preencher bem, ter muita ressonância

    Você poderia dar exemplos?

    Ken Himura
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Shadad
    Claro!

    Dó maior com 7ª:
    Fechado:
    http://dc591.4shared.com/img/QKSGej_0/s3/0.6227632319473777/c7_fechado .png
    som

    Aberto:
    http://dc526.4shared.com/img/asZtW-7p/s3/0.08416789578879968/c7_aberto .png
    som

    Seguindo a série harmônica:
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/1/12/First_eight_harmon ics_vertical.png/526px-First_eight_harmonics_vertical.png
    som

    Psalms*:
    http://dc306.4shared.com/img/W78Sjnc2/s3/0.6398744108392543/c7_psalms. png
    som

    Mesmo vsti, mesmo reverb, mesmo velocity, mesmo tudo. Só mudei as notas pra cada voicing.

    * Se chama assim, Psalms chord, por causa da Psalms Symphony, de Stravinsky. Ele foi o primeiro a usar este tipo de voicing e este acorde (no caso da sinfonia, foi um Mi menor) desempenha um papel importante na música.

    Shadad
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Ken Himura

    Mesmo vsti, mesmo reverb, mesmo velocity, mesmo tudo. Só mudei as notas pra cada voicing.

    Voce postou algum áudio?

    Ken Himura
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Shadad
    Sim! Tem um link em baixo da imagem, escrito "som".

    LeandroP
    Moderador
    # set/12
    · votar


    Sim! Tem um link em baixo da imagem, escrito "som".

    kkkkk só agora "eu percebi".

    Thallyz
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Muitíssimo interesante esse tópico.
    Dos POUCOS aqui do cifra que REALMENTE nos ensinam algo sobre música...

    Parabéns ao autor do tópico e aos colegas que dirimiram dúvidas (inclusive minhas)! ! !

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Pra ficar mais fácil o raciocínio e não ter que contar até 9, 11 ou 13 partindo da tônica, podemos somar ou subtrair 7 do intervalo em questão.


    Intervalo Intervalo
    Simples Composto
    .
    Tônica +7 = Oitava justa
    Segunda +7 = Nona
    Terceira +7 = Décima (não é utilizado da forma composta)
    Quarta +7 = Décima primeira
    Quinta +7 = Décima segunda (não é utilizado da forma composta)
    Sexta +7 = Décima terceira
    Sétima +7 = Décima quarta (não é utilizado da forma composta)


    Espero que isso ajude ;]

    Milenawins
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Massa LeandroP!!!

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    para saber se a 9ª maior pode ou não ser usada é necessário estar por dentro do modo e do contexto da progressão. Se usarmos a 9ª maior em um acorde de 3º grau (modo frígio) de uma tonalidade maior, essa 9ª maior soará como uma nota de fora do tom, já que no modo frígio a 9ª é menor. Tipo, a 9ª pode ser usada, mas devemos ficar atentos e prestar atenção se soará bem, pois poderá haver choques da melodia com a harmonia, já que entrou uma nota de fora do tom.

    A menos que a 9° maior seja usada como nota de passagem, para alcançar a 9° menor. Aí, pode.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    kekotenko
    para alcançar a 9° menor. Aí, pode.

    Aí pode!

    ;)

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Não confundir com pedofilia!

    ( ° ) ( ° )

    Jabijirous
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    um dia desses eu coloquei no meu blog algo sobre essas notas de tensão e da discussão do famoso acorde X7M(13) ou X7M(11)

    http://michaelmachado.com.br/cifragem-compromisso-com-a-simplicidade-n em-tanto/

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Almir Chediak também tratou dessa questão, em seus livros Dicionário de Acordes Cifrados e Harmonia&Improvisação e são hoje referências, quando se trata de cifrar um acorde.

    Greenwood
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    kekotenko
    Almir Chediak

    Sou fã dele!!!

    Excelente tópico... excelente!!!

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Muita coisa do que eu tocava no violão, aprendia naquelas revistinhas Vigu, que foi muito popular tempos atrás. Aprendi muito com elas mas, sempre tive a curiosidade de saber como era que se fazia para saber cifrar um acorde.

    Um belo dia entrei em uma livraria de música e lá estava ele, na minha frente, ao alcance de minhas mãos. Um livro trazia um título na capa que me atraiu como um imã: Dicionário de Acordes Cifrados, de Almir Chediak. Eu nunca tinha ouvido alguém falar o nome do autor e tampouco tinha lido nada a respeito dele.

    Peguei o livro e comecei a ler na contracapa. A quantidade de artistas renomados que davam boas referências a respeito do livro era imensa. Não pensei duas vezes, fui ao caixa e paguei o livro. Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida, com relação ao aprendizado musical. Todos os que estão iniciando no mundo da música popular deveriam adquirir esse livro. Todos os mistérios da cifragem de acordes são decifrados de forma clara e facílima de entender.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    kekotenko

    Eu dei a sorte de ganhar de um amigo o livro que ele comprou, não entendeu e por fim, me deu... Li, não entendi, reli, entendi um pouco e agora, sem querer ser o fodão, saquei tudo... As vezes é só uma ou outra lacuna que faz toda a diferença entre o saber e o não saber. O Almir me proporcionou isso ;)

    kekotenko
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Eu também não entendi tudo logo de cara não, pelo contrário, as tais cadências harmônicas foram novidades para mim. Até adquirir aquele livro, eu nem sequer imaginava que os acordes tinham funções definidas dentro de uma tonalidade. Apanhei por anos, tentando entender direito aquilo porque, na realidade, eu consegui absorver o conceito mas na prática...

    Só depois que o Almir lançou Harmonia&Improvisação e eu comprei os dois volumes, foi que assimilei realmente o assunto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes com décima terceira