Desafio U.S.A. - Um Sintetizador apenas - Setembro 2012 - Arturia MinimoogV

Autor Mensagem
waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


Edson Caetano

Ontem eu dei cabo do Massive Jack Sparrow. Sei que é um ótimo synth, o Casper (ou foi o SilvGT?) já falaram muito bem dele mas preciso me concentrar mais em poucas coisas que deem resultado.

DAW eu ainda não tenho nenhuma, só o Ableton do Jack Sparrow. De repente eu compre o Logic, por ser a mais barata atualmente.

Adler3x3
Veterano
# out/12 · Editado por: Adler3x3
· votar


Edson Caetano

Você esta certo.

Mas eu gosto de ter várias DAW e aproveitar os recursos bons de cada uma:
- Instrumentos;
- Efeitos;
- e outras funcionalidades especiais que DAW tem;

Será que já saiu a DEMO do Sonar X2?

- mais cedo ou mais tarde vou comprar o Sonar;

Outras objeto de GAS:
- Reason 6.50; (antigo desejo)
- Notion 3 (vou esperar sair o 4, quando sair a minha GAS não vai se conter);
- Studio One;

Mac
- Vou transformar o meu antigo computador num Mac, para poder instalar e testar o Garage Band e o Logic Pro

É as tuas DAWS se foram triste notícia:

http://freepages.genealogy.rootsweb.ancestry.com/~crossloch/Greenwood_ pictures/DAWS_STONE_CSA__0362.jpg

Por isto que tenho que completar o Réquiem.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


lol

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


Track pro U.S.A. quase pronta... Um pouco letárgica, talvez um pouco lisérgica tb.

waltercruz
Veterano
# out/12 · Editado por: waltercruz
· votar


renderizando o wav, pra tentar fazer um master. Ficou pesada minha track!

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


caceta, que mixagem errada que eu fiz.

Ken Himura
Veterano
# out/12
· votar


Tears Of Fire
que estranho... porque isso acontece comigo... será que é porque o meu midi possui varias pistas?

Pô cara, acho difícil, vai ver é daonde você tá exportando as midis. Eu trabalho montando as partituras no Finale, salvo em midi e aí eu sequencio no Reaper, nunca tive problema nem mesmo com orquestra completa.

Só trabalho direto do daw quando tenho que fazer música pra imagem; aí eu prefiro sempre ficar com a referência visual, fora isso, sempre faço a partitura antes. Nunca deu problema.

Ken Himura
Veterano
# out/12
· votar


Adler3x3
- Vou transformar o meu antigo computador num Mac, para poder instalar e testar o Garage Band e o Logic Pro

Cara, tenho a mesma idéia! Tô pensando em comprar um mac antigo e recauchutar essa porra toda, tipo um G3 ou G4. Tenho um programas de inteligência musical que preciso usar pra meu mestrado que só tem versão em mac, aí me fode...

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


Ken Kimura
Tenho um programas de inteligência musical que preciso usar pra meu mestrado que só tem versão em mac,

Quais são os programas de inteligência musical?

O que fazem?
- acordes, arranjos, melodias?

Ken Himura
Veterano
# out/12
· votar


Adler3x3
Fazem tudo, é uma versão antiga (lá pela década de 90) do EMI (Experiments in Musical Intelligence) do David Cope. É um programa que analisa um banco de dados previamente construído com outras partituras e começa a compor de acordo com as "influências". Não tenho comigo em mãos, mas já vi pela internet os links de download, só tem pra Mac (por isso que nunca baixei).

A proposta do Cope com isso, se não me engano, é analisar o estilo, replicá-lo e aí começar a criar algo novo. Ele criou o EMI pra ajudá-lo a quebrar um bloqueio de escritor que ele teve enquanto escrevia uma ópera. E o código foi sendo aprimorado até que, hoje em dia, o Cope transformou o programa num "compositor" independente: Emily Howell

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


Ken Himura
na verdade, eu as lanço direto para o Reaper....

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


tentando terminar a edição e mixagem da track agora. FIcou pesadinha, precisei dar um freeze em quase tudo!

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


waltercruz
Várias instâncias do VST deixam pesado.
Boa sorte!

Hoje a noite vou voltar a trabalhar no projeto.

Edson Caetano
Veterano
# out/12
· votar


waltercruz
Adler3x3
Eu vou transformando tudo em Audio quando tenho certeza que fiz uma boa track, assim não ficam trocentas instancias abertas

Mas na verdade é para eu não me atrapalhar, vivo esquecendo de abrir novo instancia, ou selecionar a correta, aí até eu me achar de novo hehe

E aí faltam 5 dias, já recebi 15 dias de prazo e o projeto esta parado... que M

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


hehehehe esse Edson vai entrar as 23:59:59 do prazo final estendido plus plus.

Tears Of Fire
Veterano
# out/12
· votar


waltercruz
kkkk
certeza...

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


waltercruz
Edson Caetano


Eu faço assim:
- vou criando tracks com novas instâncias, e sempre observo a utilização dos recursos do computador, e vou enchendo o projeto de tracks até um certo ponto;
- quando a track esta razoável, congelo (freeze), mas não gosto muito de fazer isto;
- quando esta boa, depois de verificar que esta compatível com a música e os outros instrumentos, transformo para áudio, e mantenho a track mid (devidamente identificada) sem nenhum instrumento, e jogo para baixo;
- muitas vezes exporto para outra daw ou editor externo para fazer pequenos ajustes no arquivo de áudio; (cada diferente daw tem recursos próprios que podem fazer diferença);
- tudo depende dos Vsts e da capacidade do computador, o que mais exige recursos do computador são os efeitos (só um efeito de guitarra pode deixar tudo pesado);
- eu gosto de usar uma instância para cada track, mas tem softwares que permitem criar sub-tracks e usar um único VST para vários instrumentos, minimizando assim os problemas;
- uma track inicialmente pode parecer boa, mas depois com a evolução da música, pode ser descartada, principalmente quando ocorre conflito no espaço sonoro;
- evito o máximo possível o uso de compressores;
Sempre é bom trocar dicas sobre estes detalhes, pois estamos sempre aprendendo, e de repente pode aparecer um dica útil que desconhecemos.
E também vou salvando, tipo Versão 1, 2 etc..

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


Legal, gostei de ler o seu processo Adler, quando eu entender o meu eu posto ele aqui! hehehehe

Mas enfim, a track é essa:

http://soundcloud.com/walteraudio/a-place-that-does-not-belongs

E isso é tudo pessoal, to precisando de aulas urgentes de composição.. ahahhaa

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


[b]waltercruz

Gostei.
Acho que esta a altura do desafio.

Parabéns.

Casper
Veterano
# out/12
· votar


Caro waltercruz:

Gostei do clima melancólico, me lembrou
o Wings (do Paul McCartney). Gostei bastante.

Ken Himura
Veterano
# out/12
· votar


Meu processo é mais ou menos parecido. Só que eu já parto pro daw com a música pronta, geralmente (menos quando é composição pra imagem, aí não tem jeito). Escrevo a música toda ou quase, geralmente no papel (quando tenho tempo), passo pro editor de partituras e acerto tudo. Geralmente nessa fase, eu já tenho ciência dos timbres que quero, às vezes faço anotações pra ajudar depois na montagem.

Exporto em midi, coloco no daw e vou montando as vozes. Quando é um instrumento acústico fora teclados, abro 2 ou 3 tracks e coloco um sample diferente em cada pra depois formar um timbre único, mais realista. Ajeito os pans todos, faço grupos e zás. Aí, equalizo instrumento a instrumento, depois aplico efeitos, se necessário reequalizo. Geralmente aí, eu renderizo a track, exporto o mid dela com o nome da voz e só fico com o áudio mesmo pra liberar memória e cpu.

Depois de fazer isso com todos os instrumentos, parto pra equalização master, acerto os níveis todos e parto pra finalizar o mix.

Dá um trabalho do caralho geralmente, mas prefiro trabalhar assim.

Pra imagem, como eu disse, parto direto do daw, mas já tenho algumas idéias escritas que eu monto na piano roll, olhando pro vídeo ao mesmo tempo. Daí faço um processo idêntico ao anterior pra finalizar a música.

Queria eu ter muito $$$ pra montar um estúdio tipo este do Hans Zimmer e trabalhar com cada coisa numa tela hahaha (tem duas telas cortadas na foto):
Hans Zimmer Studio 2010

Ou, pelo menos, montar algo como o homestudio dele há 10 anos atrás:
Hans Zimmer Homestudio 2002

É...

Ken Himura
Veterano
# out/12
· votar


waltercruz
Gostei, cara! Tá bem mixado! Com essas limitações do desafio aqui, achei o som bem variado, parabéns!

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


Ken Himura
Viu que algumas coisas da trilha do The Dark Knight Returns foram feitas com uma versão do Zebra especialmente customizada para o Zimmer?

Ken Himura
Veterano
# out/12
· votar


waltercruz
Não só do Dark Knight, mas da trilogia inteira! Por coincidência, tava vendo hoje o vídeo desse Zebra mais cedo. Os presets são animais... 10s de vídeo e eu já vi que não manjo nada de synth hahaha!

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


Ken Himura

Posso supor que vc curte trilhas sonoras, certo? Dá uma olhada nesse canal do vimeo: https://vimeo.com/channels/soundworkscollection

Tem um video do Hans Zimmer... E de cair os butiá do bolso.

Ken Himura
Veterano
# out/12
· votar


waltercruz
Curto sim! Espero até trabalhar com isso num futuro próximo! Mas preciso melhorar minha capacidade em síntese e programação de sintetizadores e scripts.


Cara, tem umas coisas incríveis no mundo das trilhas. O próprio Zebra², eu só conheci porque tava pesquisando sobre o trabalho do Hans (e dos vários associados dele) na trilogia Batman e em outros sucessos recentes. Olhei pra screenshot do bicho, vi os demos e adorei! Principalmente o demo com os sons do HZ mesmo... tive que baixar o Jack Sparrow na hora. O vst dele é do mesmo tamanho de um outro synth que eu amo - o Z3ta+. Mas o trabalho do cara é muito, mas muito a frente do meu em termos de programação de sintetizador - é tipo comparar um jogador de futebol sub-12 com um profissional que concorre ao Balon D'ór.

A sorte é que, aqui no Brasil, o bicho não pega da mesma forma que em Hollywood. Aqui não tem indústria de cinema nem gira tanto dinheiro quanto lá - o que pode ser ruim ou bom, dependendo do ponto de vista. O ruim, principalmente, é que seu cachê é menor e que, provavelmente, você (geralmente o compositor gerencia os recursos pra música) não vai ter dinheiro pra gravar ao vivo quase nada da trilha pra usar no filme. Por outro lado, você aprende a tirar leite de pedra e a se virar sozinho em situações inimagináveis - além de ter um tempo de criação maior que o do compositor de Hollywood, se for comparar.

Lá, o treco é tão insano que nego tem 1, 2 ou 3 meses pra fazer toda a trilha e por volta de 60 entradas (cues) do filme, geralmente a música é a última parte da produção. E é comum os caras pegarem vários trabalhos ao mesmo tempo, daí toda a horda de assistentes: orquestrador disso, orquestrador daquilo, programador de sintetizador, programador de maquete da música, copista, maestro assistente etc... Danny Elfman, por exemplo, fez a trilha pro filme do Batman de 89. Ele ganhou alguns prêmios por causa do score, principalmente por causa do tema principal; só que, na verdade, ele só fez a melodia dele. O orquestrador principal (Scott Smalley - que não foi creditado, por sinal) disse que recebeu apenas um rascunho com a melodia do tema, que teve de fazer TODO o resto: harmonização, arranjo, instrumentação e orquestração.

Aqui, na maioria das vezes, você sozinho tem que fazer tudo (às vezes, também, tem que ser o "técnico de gravação", regente, editor de som, fazer a masterização do filme, efeitos sonoros também) - ó que maravilha! Não vai ter o Scott pra te salvar, hahaha!

Os timbres do Dark Zebra são tão legais que já vou usar em uma música que tenho que compor pra um trabalho dum curso que faço... ela tem que ser com clima tenso, nada melhor que aqueles "ostinatos hans zimmer" + uma orquestração escura, vai ficar show!

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


Bacana! Trilha sonora é um assunto que me interessa tb. Não conhecia essa história do Scott Smalley. Mas por exemplo, lendo sobre como os synths/teclados são usados na Brodway, descobri que lá tem um cara que programa os synths/timbres e quem executa é apenas um mero executante mesmo... Um mercado altamente especializado... Pior que agora fiquei com vontade de testar o Dark Zebra, shit. Falar em trilha sonora, a Native lançou uma biblioteca com várias frases de orquestra típicas de trilha sonora já prontas essa semana.

waltercruz
Veterano
# out/12
· votar


Esse tema de composição, uso da DAW é um item interessante em si próprio. Abro um tópico ou tento aproveitar esse já existente? http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/178551/

Adler3x3
Veterano
# out/12
· votar


Abri um novo.
Só escolha um título bem sugestivo.
exemplo:
- Composição de trilhas sonoras

Edson Caetano
Veterano
# out/12
· votar


Abre um novo mesmo, incluindo soms de Loops e efeitos prontos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desafio U.S.A. - Um Sintetizador apenas - Setembro 2012 - Arturia MinimoogV