Como é o seu processo de composição?

    Autor Mensagem
    Luisa Albano
    Veterano
    # jan/08


    Eu levo 3 dias para compor uma música.

    No 1º dia, pego o meu caderninho de música e componho os sintetizadores e o acompanhamento MIDI. Vou dividindo os trechos e em cada um coloco ao lado como vai ser o riff das guitarras e do baixo naquele trecho. Aí passo pro Guitar-Pro 5.

    No 2º dia, faço a letra e passo pro computador.

    E no 3º dia, faço a melodia da voz e vou adaptando a letra à melodia.

    E vcs? Como é o processo de composição de vcs?

    Dogs2
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Depende da música

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    pego o violão e de acordo com a melodia na cabeça, vou criando a harmonia, mas bem básica. Depois da harmonia pronta, gravo junto com a melodia. Depois de harmonia e melodia juntas, eu ouço o "protótipo" várias vezes e rearmonizo dando aquela "empenada" jazzistica-bossanovistica-funkeadistica dependendo da musica, claro. Depois de rearmonizar, eu gravo uma base de Grand Piano ou Rhodes (geralmente uso piano como guia) e a bateria/percussão. Depois gravo o restante, baixo e violão e E. Organ (com Rotary no talo). Quase nunca com guitarra e de vez em quando com synths e Cordas.

    Não componho letras. Pq não sou bom com rimas, porém, de vez em quando escrevo algumas coisas "legais", mas nunca transformo em música.

    busterchair
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    não tenho regra, senão fica chato.
    a melodia pra mim sai espontaneamente e a letra tb

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    busterchair

    O melhor jeito de se compor...

    as vezes a musica sai na minha cabeça no quarto, na igreja, comendo, e atéh mesmo no banheiro...

    Victorkeyboard
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    as vezes a musica sai na minha cabeça no quarto, na igreja, comendo, e atéh mesmo no banheiro...


    comigo tbm

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    as vezes a musica sai na minha cabeça no quarto, na igreja, comendo, e atéh mesmo no banheiro... (3)

    O problema disso é que eu tenho que ter na hora um papel e caneta para fazer anotações da música e/ou letra, porque em seguida vem o esquecimento.
    Geralmente vem na mente a letra primeiro e a melodia. depois eu ajeito a letra para caber no arranjo.

    riceira
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: riceira
    · votar


    Luisa Albano

    O melhor tópico do FCC até aqui: acho fantástico falar sobre o processo de criação, seja em que arte for.
    Sem considerar que o ato de criação em toda bela arte é produto do individualismo e estilo de cada um, temos duas vertentes a considerar: o artista está disposto a aceitar que algo (a chamada inspiração ou moto lírico) venha do nada como se alguém (Deus?) estivesse compondo para você ou o artista faz questão absoluta do controle total do processo de criação buscando apenas o sentido racional sem intervenção estranha e desconhecida?

    Volto a falar sobre o assunto... apostando que este tópico se torne eterno dentro do FCC...

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    El_Cabong

    O problema disso é que eu tenho que ter na hora um papel e caneta para fazer anotações da música e/ou letra, porque em seguida vem o esquecimento.

    Cara comighu naum acontece assim pq a musica fica rolanduh, eu fico maquinandhu, a musica naum sai da minha cabeça... ela fica láh desesperada... em quanto eu naum tocar ela eu naum consigo esquecer...

    Jorge R
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pra mim a música vem mais fácil quando estou com a guitarra ou violão na mão. Fico "brincando" de improvisar e daí sai alguma coisa legal, que vou refinando. É muito raro a inspiração vir do nada. O que acontece primeiro normalmente é o riff principal, depois a introdução, harmonia, e por último (se tiver), a letra.

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu posso levar de 1 hora até uma semana. Meu trabalho de composição é completamente feito no computador. Primeiramente, usando o Finale, eu componho as guias para o trabalho, geralmente um midi com, por exemplo, Cello e Viola. Depois, escutando isso, eu pego o teclado e vou compondo devagar os outros instrumentos. Assim que faço uma frase eu vou passando tudo para o Finale. Se houver letra, eu a escrevo no próprio Finale. Depois eu vou para o Cubase e produzo a música, colocando timbres mais realistas. Eu citei como exemplo uma música erudita, mas pode ser um Jazz, um Blues, entre muitos outros estilos.

    Grimc
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o artista está disposto a aceitar que algo (a chamada inspiração ou moto lírico) venha do nada como se alguém (Deus?)

    Não é assim. Deus não faz a música por nós, mas muitas vezes (nem todos os casos),
    Ele pode sim nos oferecer inspiração, se for algum tipo de louvor ou música sacra. Mas Ele não faz sozinho, isso tiraria o prazer de c

    mazza
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu sento e faço uma progressão de acordes e monto uma melodia em cima deles, gravo no Encore o básico (partitura),, imprimo a partitura, escrevo à mão o que eu não consigo fazer no programa (nem sei mexer direto nele) e registro na Biblioteca Pública Nacional, levo a relação na Associação, depois é só tocar e receber a grana do ECAD a cada trimestre.... simples assim.

    Luisa Albano
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    riceira

    muito obrigada pelo apoio

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Grimc


    Deus não faz a música por nós...

    Faz sim...

    Meu primo éh um tesmenhu vivo disso...

    Certa vez Deus deu uma musica inteirinha pra ele... acordes... letra... arranjos...

    TUDO...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Lord fafe
    E você também acredita que Deus escreveu a bíblia e enviou ela divinamente para os homens? :P Até onde eu sei, os homens a escreveram através de inspiração divina. E acredito que vale o mesmo para a música.

    eu não acredito nisso. Sou músico de igreja também e não acredito que Deus dê uma música a ninguém não. E quando ele for registrar a música no ECAD, vai com o nome de Yaveh (Yeovah) na autoria? E a melodia? Deus deu a ele uma partitura para ele entender a melodia? Ele dá entendimento, inteligência e percepção para nós compormos. Mas entregar tudo pronto, ou é falsa modéstia pra admitir que fez uma música boa, ou Deus enviou pra ele por e-mail.

    Lord fafe
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jonathas Lacerda

    -->>huM...<<---

    Cada um acredita oq quér...

    Mauro Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    10 % inspiração
    90 % transpiração


    Cada um acredita no que quer. Eu acredito no trabalho árduo, e não que algo caia do céu.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Cada um acredita no que quer. Eu acredito no trabalho árduo, e não que algo caia do céu. (2)

    mazza
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Cada um acredita no que quer. Eu acredito no trabalho árduo, e não que algo caia do céu
    3

    AUTOBOT
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Meu processo de decomposição começa logo após o almoço. O bucho cheio de feijão, arroz, bife e ovo, as idéias fermentando...

    Faço várias obras-primas.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Faço várias obras-primas.
    com certeza. Seu post foi uma obra prima e merece um voto!

    AUTOBOT
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: AUTOBOT
    · votar


    Meu processo de composição inicia assim que eu faço um sacrifício humano e, toda sexta-feira à meia-noite, mato uma morena em uma encruzilhada em honra do cramulhão em troca de sucesso, fama e muito blues e rock'n'roll.

    O resultado está aí nas paradas... é só tocar Poeira ao contrário.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    eu não tenho muita paciencia (ou vontade) de compor, mas sinto vontade (ou obrigação) de ter algo meu, pelo menos pra postar no palcoMP3
    faço uns improvisos até que interessantes aqui, mais melodicos, diferente do que soa (encheção de linguiça) um improvisão em geral

    mas as vezes que brinquei com isso foi só no teclado um "caderno de música" pra passar as ideias e depois começo a sequenciar no teclado mesmo (ass. o resistente)
    as vezes um tema pode surgir da noite pro dia, como alguns que tenho, outros vão se lapidando com o tempo

    já tive um casos estranhos de sonhar com uma música inteira que durante o sono eu proprio comentei para mim mesmo, "essa ninguem ainda vez" mas acordei e não lembrei nada dela

    ------------------------------------


    AUTOBOT
    Meu processo de composição inicia assim que eu faço um sacrifício humano e, toda sexta-feira à meia-noite, mato uma morena em uma encruzilhada em honra do cramulhão em troca de sucesso, fama e muito blues e rock'n'roll.

    O resultado está aí nas paradas... é só tocar Poeira ao contrário.


    as músicas da Xuxa são suas também só que assinado com o psedonimo de "sullivan e massadas"?

    riceira
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AUTOBOT

    essa aí cheirou mal...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como é o seu processo de composição?