Troca Fantom XA Ou roland xp80

    Autor Mensagem
    Martins_Keybass
    Veterano
    # ago/12


    Ola galera

    Tenho uma decisão a tomar, tenho um teclado da roland juno gi e estou pensando em trocar por uma dessas maquinas, fantom Xa ou Xp80.Não conheço ainda o fantom Xa, mas conhece o xp80 e achei muito bons seu timbles, por se tratar de um senhor de idade é um baita teclado, mas queria também me aventurar na parte de samples a qual não sei nem por onde começar, sei que o fantom xa é meio pobre de pianos e que pode ser melhorado com samples, mas queria saber dos meus amigos do forum, o samples funciona de que maneira, consigo usar com facilidade dentro show ou culto de igreja, e outra sera que estarei fazendo um boa troca no fantom Xa ou vou de xp80.O juno gi é um bom teclado para quem quer trabalhar com gravação, o seu antecessor juno G tem mais recurso para se trabalhar com sons e samples, mas a roland não juntou os recursos no juno gi.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Eu não trocaria, mas se o fizesse certamente iria para o XA , ele bate facil o Xp80

    Martins_Keybass
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Minha duvida é qualidade do Fantom Xa, alguem pode me informar mais sobre os recursos dele.

    guibarcelos
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Martins_Keybass

    procura tópicos sobre ele aqui no fórum , concerteza tem review ou várias informações sobre ele aqui. boa sorte... mas se o Edson diz que não trocaria...Cara ele entende. hehehe mas precisa saber quais as razões pelas quais ele não trocaria. talvez pq pra ele não seria útil, mas pra vocÊ seria, e assim é a vida.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    http://www.roland.com/products/en/Fantom-Xa/

    Pode expandir com uma memoria de 512, jogando ele para 644mb te proporcionando 104 min de samples

    128 de polifonia o que vai deixar você fazer boas seqüências

    Entra uma Srx

    Tiago Teclas
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Tiago Teclas
    · votar


    Eu ficaria com o Gi mesmo... Agora se fosse pegar um dois dois concerteza o Xa !
    XP80 é um bom teclado mais para a época dele ! Hoje em dia perde muito para os teclados mais atuais !

    Martins_Keybass
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    na verdade para conhecer o teclado tem que se tocar, eu tive um experiencia em tocar no juno stage e por incrivel que pareça, ele parece um juno gi com teclas e com uma placa de expansão e não sei se recursos de samples, vi um video no youtube do fantom xa, um sample de piano e achei muito louco, mas os sons internos é que tenho medo.o designer do teclado é lindo, como tecladista sempre evoluem de teclados, penso na hora de vender, o juno gi por se mais atual, é mais facil.mais o que faz falta e as teclas aftertouch neste teclado

    DuduXP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Martins_Keybass
    Ja tive o XP80, ja tive o Fantom S e o Fantom X, esse último por pouco tempo, mas no seu caso não trocari, se for somente para usar samplers, acho que não vale a pena, se voce tiver um notebook, invista em programas para usar os samplers, existem alguns gratuitos para voce ja ir se aventurando, mas troca nos teclados citados, não acho interessante, o XP 80 é muito bom, mas ha é muito antigo, se precisar de manutenção você vai se arrepender de ter pego ele, e o Fantom XA, tem o nome Fantom, mas não é essa maravilha toda não.

    kokada
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: kokada
    · votar


    Martins_Keybass
    eu acho que não compensa trocar um teclado novo (tecnologicamente falando, e nos timbres) como o Juno-Gi, por teclados velhos como o Fantom Xa e XP80! Vai perder no valor de revenda depois desses teclados.

    MetalKey
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Possuo um Fantom Xa e sou satisfeito com ele.
    Na minha opinião prefiro ele do que o o Juno Gi, pelos seguintes motivos:
    1 - Sua construção é realmente profissional e resistente, hoje em dia sua arquitetura e acababamento somente é encontrato nos top de linha.
    2 - As teclas são tamanho natural, porém são mais leves que as do XP80.
    3 - Tem possibilidade de expansão com placas SRX (hoje tenho a SRX-11 Complete Piano, com praticamente o mesmo piano do Fantom G.
    4 - Sua memória Ram pode ser expandida até 512mb.
    5 - O timbre que você não gostar basta samplear e editar (Usar sampler ao vivo é mais prático do que um note com VST).

    Sua diferença para o Fantom X6 são ausências do display colorido, after touch, O banco B de waves (as amostras do piano Ultimat Grand, Big String, uns Metais e umas peças de bateria), sete pads com sensibilidade ao toque, três slots para SRX e pistas de áudio dedicada (lembrando que nele pode gravar pistas de áudio de outra forma um pouco mais complicada).

    Ressalto que, em questão de síntese, é a mesma do Fantom G, uma pena que as amostras, sequencer, os 8 sliders e a funçao pacth remain são bem diferentes, o que faz toda a diferença entre o FG e FX.

    Comparando com o Juno Gi, na minha opinião, o Gi somente ganha em algumas poucas amostras wave e na interface de áudio on-board.

    O fato é... Não trocaria meu Xa em um Gi, mas se tivesse o Gi também não trocaria no Xa.

    Então fica a dica: Aprenda a mexer no seu teclado que ele tem muito a te oferecer, mas se realmente não o queira, pense muito bem antes de comprar um equipamento mais antigo e com tecnologia semelhante. Aconselho optar por um key de nível mais elevado ou até a mesma categoria porém de outra marca.

    Berg Varela
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Berg Varela
    · votar


    Amigo posso contar minha experiencias de vida de tecladista,1996 eu tocava numa banda que tinha um JV-80,cara eu achava o maximo,2011 tive a oportunidade de possui um JV-90,comprei sem nem ouvi,levei logo pra casa,quando eu liguei,cara que decepção,os timbres muito crús,nada daquilo que eu endeusava,fui tentar sintetizar,mas nada adiantava,nada ficava no meu gosto.
    Resumindo:O ouvido se acostumou com os novos timbres e amostra,nada mais vai te fazer se acostumar com timbres mais datados,a menos em que vc precise simular algum timbre de época.
    Não troque o seu JUNO-Gi no XP-80,o JUNO-Gi tem as mais novas sínteses da Roland,lembrando que a nova ideia da ROLAND não é de te entregar timbres PRESETS prontos e bonitinhos,ela quer que vc edite e sintetize e tenha um instrumento com a sua cara e personalidade,tipo as pedaleiras GT-10,100,ela só te dá uma amostra de patch e o resto é com vc,para vc fazer o seu som,se tem preguiça ou não sabe sintetizar,compre a linha MOX da Yamaha,lá já tem tudo prontinho é só tocar com os PRESETs,e se mesmo assim vc não gostar é porque seu grau de exigência já esta pedindo um TOP.

    Quer uma dica,aprenda sintetizar e crie seus próprios timbres,não use os Presets,se não vc vai se tornar igual aos outros,se destaque no meio da multidão,Crie uma personalidade para vc,tanto nos timbres como em técnicas de tocar.
    (retirando tudo isso que eu disse,se vc for tocar COVER,ai vc tem que conseguir o Timbre e a técnica,a mais parecida possível do original)

    Dos TOP o Fantom-X tem quase os mesmo timbres do JUNO-G e XA,se vc não ta gostando,não vai gostar deste também,mas o SAMPLE e os PADs são ótimos.
    O Fantom-XA,G e o X,compartilha quase 60% dos timbres.
    Sobre o Sample do XA e G,não é bem assim,vc vai ter poucas opções de samples compartilhados na net,e o grau de experiencia para vc montar um sample de alguma amostra que vc tem é EXPERT,ou seja dificílimo",mesmo vc vendo vídeo aula.
    Depois de vc colocar os samples se vc tiver uns 5 a 7,vai demorar de 11 a 17 minutos para o teclado conseguir lê,lembrando que o teclado fica no modo MUTE até lê os samples e da BOOT,ou seja fica mudo e travado por pelo menos 10 minutos.
    Já passei poucas e boas com o JUNO-G,em que a banda começava e o teclado ainda estava lendo os samples.
    e não foi uma vez perdida não,foi varias vezes até eu desistir e trocar o teclado.

    O Conselho que eu posso te passar é que fique com JUNO-Gi,é um ótimo teclado e tem timbres muito bons,eu só não gosto é do tamanho e sua construção pois não gosto de teclado 61 teclas e ele todo feito de plastico.
    Se quer usar samples,compre um note e uma placa de áudio e use VSTs,vc não vai se arrepender,pode usar o próprio JUNO-Gi como controlador na função,MIDI CTRL para trocar os timbres.

    ou venda dê a entrada num TOP.

    Martins_Keybass
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    É galera

    Muito obrigado pelos conselhos e decidi não trocar, vou me aprimorar e mexer na criação de dele interna, fiquei pensando e pensando e ouvindo conselhos e vou ficar com roland juno gi por uns tempos ate aprender programar ele certinho, mas agradeço a colaboração dos meus amigos e agora é gi da cabeça.

    felipenove
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Nem sei se vc ainda tem o Gi. Mas eu tenho o XP e o Gi, e pra quem interessar: Pianos não rolam mais no meu XP, muito datados. Gritam no PA, mas nao soam bem em fones. Nos outros timbres e na qualidade de construção ele é ótimo. Confiável. Mas nos timbres de Pianos acústicos, prefiro o Gi. Mas pretendo um dia sair da roland e me aventurar em alguma das suas concorrentes... rss

    TrebleH
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    felipenove

    COVEEEEIRO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    Mas já que tu ressuscitou o post...
    Velho saí do mundo Roland ao qual já estava tinha um bom tempo e passei pro mundo Korg. Saí do Juno Di (mesmos timbres do Gi) e fui pro Korg M50. Cara, que peso no som, que pedrada no PA! É um pouco complicado até vc se acostumar, mas a diferença... nuuuuu

    felipenove
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Foi bom ressuscitar o tópico então, porque a gente sabe do desfecho da história agora... rss... Pois é, amigo, mais pra frente quero me aventurar nesse mundo da Korg... Abraçao e Felicidades!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca Fantom XA Ou roland xp80