Korg Kronos x Roland Fantom G8

    Autor Mensagem
    LeandroPeres
    Veterano
    # ago/12


    Bom, estava vendo ótimos tópicos daqui sobre essas máquinas e vi muitos elogios dos mesmo, mas não entendi todas as funcionalidades do Kronos, pois como sempre é desviado do assunto (principalmente no tópicos sobre o kronos) e gostaria de comparar um com o outro, como eu já entendendo de uma funcionalidades do G8 queria saber quem tem timbres de piano, strings, metais, orquestra e syntys melhores, ah, e o G8 tem um modo Live, onde a mudança de timbres não é cortado durante a passagem para outro timbre. Bom queria a opiniões de vocês! Valeu.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LeandroPeres
    Isso já é fato... Timbres é gosto pessoal, Famtom G8 uma incrível maquina, Kronos é superior, Em todos os aspectos, talvez menos em resistência, a qualidade da roland é muito boa nesse ponto

    O Famtom G8 está no final de sua vida, a Roland ainda não o descartou ou o substituiu ninguém sabe porque, mas o Kronos esta a todo vapor

    Me desculpem usuarios do Famtom, mas o K está um passo bem largo adiante deste, ainda mais agora com os samples rodando em streaming, consigo manter bibliotecas gigantescas, e mais os nove motores de síntese

    camiloaquino
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: camiloaquino
    · votar


    Cara, as coisas q o Edson falou são verdade. Tenho um K e um FG8 (q estou vendendo por falta de espaço). Então vámos a algumas comparações:
    -Qualidade dos sons - totalmente pessoal como foi dito. Mas as opções c o K são muito maiores uma vez q temos 9 sínteses q podemos juntar e fazer misérias (se vc souber programar estas sínteses). Os dois teclados tem sons muito bons. Mas o K tem mais peso, mesmo ligando os compressores do FG.
    -Visor - em tamanho e grafismo o FG ganha, mas a função touchscreen e funcionalidades do K sao melhores.
    -Arpejadores-nem da p comparar, o K mata a pau.
    -Teclas-FG são bem superiores. As melhores q já toquei.
    -Interatividade- acho q as coisas estão mais a mão no K.....no FG o mouse ajuda, mas a função touchscreen é uma mão na roda mesmo....tomara q seja uma tendência.
    -Possibilidades de upgrade-nem se compara....o K supera de longe.
    -Sequenciador-Prefiro do FG.
    -PADS-função q é show de bola no FG. Mas agora temos a possibilidade de colocar PADS no K via USB com o nano Pad. Nao sei se conseguimos endereçar as mesmas funções igual no FG....ainda nao tentei.
    -Sliders e Knobs-Prefiro os do K em quantidade, mas a qualidade dos do FG são melhores.
    -Função de nao cortarão som-os 2 teclados tem essa função em qualquer modo. Ponto p os dois.
    -Memoria interna-ponto p o K.
    -Peso-ponto p o K. O FG é bem pesado.
    Bem...essas são as comparações q fiz. Espero ter ajudado.

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LeandroPeres
    pois como sempre é desviado do assunto
    desculpa aee lol

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    camiloaquino
    Sliders e Knobs-Prefiro os do K em quantidade, mas a qualidade dos do FG são melhores.
    melhores como?

    silvG8
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LeandroPeres
    Cara, vou tentar colocar essa resposta de forma mais completa possivel sem nem conhecer o Kronos pessoalmente.

    Tive um Fantom-G8 durante uns 2 anos e acabei vendendo.

    E um equipamento muito bem construido, mas pesa 1 tonelada! A qualidade de tudo realmente e acima da media. A tela, os knobs, sliders, botoes, tudo parece indestrutivel. A qualidade das teclas e igualmente incrivel e e a melhor que usei em teclados.

    A sonoridade do equipamento e otima e me agradou durante o tempo que estive com ele. Gostava bastante dos pianos, provavelmente pelas teclas, e consegui alterar o som de acordo com a minha vontade, deixando ideal pra mim. Outra coisa que funcionava muito bem e o sequencer...com toda certeza o melhor de qualquer teclado, mas inferior aos DAW em computadores. Grava audio em ate 24 pistas e tem mais 128 midi...e um exagero e acho improvavel que alguem consiga criar algo dessa qualidade dentro dele.

    Quanto aos pontos mais negativos, posso citar a falta de suporte pela Roland, e tenho certeza que isso nao vai mudar. A falta de espaco para as expansoes SRX e absurda, e a selecao que foi feita delas para dentro do Fantom-G e uma enganacao. No geral me pareceu um projeto incompleto que nao pegou.

    Quanto ao Kronos, nao e um equipamento que me atrai, em geral pela construcao e pelos sons que oferece. Hoje em dia nao preciso de teclado com som de piano, bateria, etc. De qualquer forma, e um equipamento muito mais completo que o Fantom, ja ultrapassado e abandonado pela Roland. Varios sao os motivos, mas o simples fato de ser um instrumento novo ja e uma vantagem. Acho que o ponto em que o Kronos perde para o Fantom-G e a qualidade de construcao e o sequencer.

    Desaconselho a comprar o Fantom-G. Vai desvalorizar muito e vai Te dar dor de cabeca e arrependimento.

    Acho que vale a pena conferir o Motif XF antes de comprar o Kronos. Embora seja relativamente incompleto, ele possui sons que agradam aos ouvidos da maioria e me parece ser um pareo duro, mesmo com o Kronos tendo mais ferramentas e possibilidades. Se gosta de sintese subtrativa e procura uma alternativa mais em conta do que comprar um segundo teclado, va de Kronos.

    Tudo sem acentuacao por preguica de usar no iPad... Tendo alguma outra duvida, e so perguntar.

    camiloaquino
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tears Of Fire
    Melhores no material, movimento, design, tamanho. Minha opinião....

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    camiloaquino
    uhm...
    as tenho vontade de morar em SP... assim eu poderia "ver melhor" essas diferenças...

    LeandroPeres
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tudo sem acentuacao por preguica de usar no iPad...
    Sei como é isso... hehehe

    Bom, vocês me ajudaram muito, mas me desanimaram ao mesmo tempo (pois o G8 me interessava muito... hehehe). Mas tipo, como sou um tecladista que toca muito em igreja, qual vocês me recomendaria tendo como base que uso muito piano, cordas, metais e os hammond's? Esses lances de sequenciadores e gravação seria inutilizável pra mim, e já que os dois teclados tem a opção de não cortar o som durante a troca de timbres isso já é um ponto positivo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LeandroPeres
    O G8 pesa quase 35kilos Hehe

    Mas você precisa de timbres, tudo pronto, porque iria querer investir em workstation? Queima as moedas em um Nord Stage 2, pianos e órgãos excelentes e synth

    Workstation é outro lance, milhares de páginas de manuais, samplers, seqüêncer, programações, tem que ser bem o que quer mesmo, se nao vai ter um instrumento subutilizado

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Tears Of Fire
    · votar


    não seria melhor o Electro?
    tem o 4D com os Drawbars... mas acho que para o que ele quer, vai ser a bom o 3 mesmo... tem mais um teclado legal para o Leandro também... mas agora não lembro qual é...
    --

    aé! tem os Kurzweil... eu gostei dos pianos do PC3

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Existem muitas opções de escolhas, até mesmo o JP80, com 10 mil na mão é certeza de levar qualidade pra casa, só tem que avaliar bem oque REALMENTE precisa de um key

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    qual vocês me recomendaria tendo como base que uso muito piano, cordas, metais e os hammond's?
    ele não falou acima?

    o acho que seria melhor o JP50 no caso dele, esse também possui o Super Natural...
    também tem o V-Combo... o SK1/2 da Hammond... se bem que não falaram muito bem dos timbres dele, a não ser dos de Orgão mesmo...

    tipo... coloquei essas opções por causa que todos, a não ser o JP e o Electro 3, possuem uns sliders que podem servir como Drawbar...

    se bem que tem aquele negócio das teclas também...

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tears Of Fire
    Você conseguiu fazer exatamente o que o colega não queria, desvirtuar o assunto, a comparação era entre Fantom e Kronos, e o assunto foi para bem longe já

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    kkkkkkk
    eu voltei para os Works quando citei o PC3!!! lol

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Tears Of Fire
    O PC3 não é work, o PC3K que é...

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    serio? puts... o ebay me enganou!!! kkkk

    camiloaquino
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    LeandroPeres
    Então no seu caso se vc nao for ficar transportando o teclado, vai de FG mesmo. Mas pelo preço.....tem uma ótima relação custo/beneficio para o q vc precisa. Ótimos sons por um preço menor q 9k usado. Considere tb a linha RD e S90 da roland e yamaha, q são boas opções p o q precisa. O Kronos seria um gasto caro para ser subutilizado.

    LeandroPeres
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Valeu galera por esclarecer muita coisa, minha cabeça estava muito confusa (rs), vou procurar algum tópico que fale sobre o que eu preciso (piano, cordas, metais e hammonds), caso não tenha, farei outro tópico sobre isso, mas caso já tenha e alguém souber e se dispor a colocar o link eu ficaria muito agradecido. Abraço!

    LeandroPeres
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ah, e com certeza vou está vendo algumas reviews sobre os teclados que aqui foram citados, valeu mais uma vez! :D

    DuduXP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    O PC3 não é work, o PC3K que é...
    O PC3 é Workstation sim, porém a Kurzweil o destaca como controlador, mas é work, e com um sequencer poderoso, a única coisa que ele não tem, no caso do PC3 é o sampler,, o que foi inserido no PC3K.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    DuduXP
    Portanto...?
    Workstation tem que ter TUDO, se não tem Sampler, infelizmente não enquadra na categoria, é um Synth extremamente poderosos com Sequencer, Stage Controller fenomenal

    Mas classificar hoje em dia é muito confuso, todos os keys hoje em dia misturam funçoes de outras categorias, os próprios fabricantes não seguem muito isso a risca... portanto é mais uma coisa que cada um pode achar o que bem entender...

    DuduXP
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: DuduXP
    · votar


    Edson Caetano
    Concordo com voce sobre a confusão, mas não concordo com a descaracterização do PC3 como work, pois então não existe workstation, pois nenhum tem arranjador, rsrs, sendo assim nenhum equipamento tem tudo, pois tudo é tudo, e a falta de qualquer recurso então descaracteriza todos como workstation, inclusive Motif, kronos, etc...

    Edit.
    Me enganei também, baseado nisso, então, podemos classificar como Workstatiom, apenas, PA3X, Tyros, Ketron Audia e outros do mesmo nivel e categoria, pois além de ter os recursos dos "Workstations" ainda são arranjadores.

    Bedin
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Amigos,

    Já tive teclados nesta sequencia:

    - Fantom X6
    - Motif XS7 (meu teclado atual)
    - Fantom G6
    - Kronos 61 (meu teclado atual)

    Sou Motifeiro de carteirinha, e mesmo assim acho que o Kronos está anos luz á frente de qualquer teclado que possamos comparar... é muita tecnologia embarcada na máquina, e muitos recursos disponíveis. Uma máquina muito interativa, e sem comentários sobre o poder sonoro...
    Pessoal, para ser ter uma máquina dessa, tem que ter muito vontade de explorá-la, pois são muitas informações para buscar e estudar.
    Lembrando: sou motifeiro, e apesar dessa condição me rendo ao Kronos. Não dá pra comparar com os concorrentes, pois a máquina está em um nível acima.

    Abraços!

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    DuduXP
    Tudo é Tudo, mas relacionados a uma estação de trabalho, funçoes de arranjadores são supridas pelo sequencer hehe, eu falo bro, falta padronização, assim podemos ficar rebatendo o dia todo aqui hehehe

    Para facilitar a minha vida, EU considero a classificação oficial do fabricante, se a Kurzweil considera apenas o PC3K como Work, e o PC3 como Stage Controler, porque iria ir contra hehe

    Mas é isso aí, nenhum desabono a máquina, que aliás é uma das que eu gostaria de ter...

    Bedin
    Taí algume para não me deixar falar sozinho hehe, logo vão me tachar de Kronos Defender hehehe, é que na categoria dele ainda não tem equivalente ué... que que eu posso fazer né não

    DuduXP
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Edson Caetano
    Tudo é Tudo, mas relacionados a uma estação de trabalho, funçoes de arranjadores são supridas pelo sequencer hehe
    Então não tem tudo! Rsrs. Mas concordo contigo, e eu não estou defendendo o PC3, não tenho um PC3 e nem tenho nenhum Kurzweil, tenho um Korg M50 e um Motif XS, só falei, e, em tom de brincadeira, sobre definição de workstation. Grande abraço!

    Bedin
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Grande Edson Caetano e galera FCC...

    Aqueles que puderem testar a máquina em alguma loja, fazendo uso não só da timbragem, mas dos recursos, poderão perceber o que estou falando...

    Thallyz
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Thallyz
    · votar


    Edson Caetano
    Bedin

    Antes de comprar meu K61 tive oportunidade de testar o JP80 na Harmonia Musical em Goiânia.
    Fiquei um dia inteiro conferindo.
    Enfim, como já disseram em zilhões de posts nesse forum, gosto é gosto.
    Entretanto, as facilidades de um Synth não são encontradas em um Work, se o comprador busca "N" função primordial, pode não ser uma boa.
    Por isso existem diversos nichos a serem explorados.

    Dentro dos "DREAMS KEYS" se eu ficasse só selecionando timbres e fazendo splits e layers, hoje eu teria com certeza um JP80 (embora ele tenha edição de timbres e tal) pela qualidade sonora dele.

    Outros equipos que entram na briga feio seriam: NORD STAGE 2, KORG SV-1 NORD PIANO 2 etc... dentro de cada questão que avalio.

    Sou daqueles que "preferem ter e não usar" do que "precisar e não ter" (em questão de recursos, não de equipamentos)! ! !

    Bedin
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Grande Thallyz

    Então amigo, eu ainda não tive oportunidade de testar um JP80... mas, como já tive Fantom X e G, e confesso que fiquei muito decepcionado com a Roland devido a falta de recursos básicos nestes keys, acabei adquirindo um Motif XS como experiencia e curti muito a proposta da Yamaha, e também a sonoridade. Não estando satisfeito com o Fantom G (vendi ele com 6 meses de uso, pois comprei zero) que garanto ter dominado os conhecimentos desta máquina, optei em trabalhar pela primeira vez com a KORG pois em todos estes anos que toco nunca tive um KORG no meu setup.
    Optei pelo Kronos, devido a sonoridade e proposta de recursos, e hoje ele praticamente é a referência do meu set... confesso que já pensei em vender o Motif XS, mas não tenho coragem pois com ele montei timbres que me atendem muito bem, e sou muito fã da máquina também.
    Mas aproveitando seus comentários sobre o JP80, vou tentar de alguma forma testar esta máquina em alguma loja.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Korg Kronos x Roland Fantom G8