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Casper Veterano
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# jul/12
:::: JAM Atonal :::: - Resultado
00:00 até 00:35 intro 00:35 até 02:11 Véio Casper 02:11 até 03:32 Aleciano Fuckin Roses 03:32 até 04:53 Edson Caetano 04:53 até 06:37 Walter Cruz 06:37 até final - final
http://soundcloud.com/casperjam/jam-atonal-resultado
Parabéns a todos participantes!
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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Poxa, 4 participações muito diferentes entre si!
Timbres muitos bonitos do Véio Casper... Um solo de synth bem amarrado do Edson... Um início bem oitentista... DX.. com uns riffs bem legais depois.
Acho lindo esse timbre de piano que vc usou no começo Casper.. é tipo aquele piano RMI?
Ouvindo agora, acho que achei minha mixagem confuso... Acho que é achei é tipo o ser ou nem ser... ahahhaa
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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Ficha Técnica: Ableton Live, Sonik Synth, Amplitube3, Zebralette (Free) , Tal Noise Maker (Free), Arturia Mini V, CSR Reverbs, FM8, Retro Machines MK2, T-Racks 670 Compressor, DCam Free Comp (Free), Limiter 6 (Free), Voxengo Span (Free), Voxengo MSED (Free), TT Dynamic Range (Free)
Acho que não esqueci nenhum.
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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e Battery 3, o único Barba Ruiva que eu usei.
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Edson Caetano Veterano
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# jul/12
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Me auto comentando Hehe... Achei que dava para render mais...
Fiquei com a idéia fixa de usar alguma voz, aí o Casperwan com seu momento Star wars me deu a dica... Inventei, mas acho que ficou esquisito demais... É o Darth Vader dizendo para o Luke, Eu sou seu pai, e ele se desesperando...
Quiz criar um ambiente mais de ficção, mas completei a Jam até as vozes na quarta e terminei no domingo, ou seja perdi o fio da meada, não consegui desenvolver mais a idéia principal, aí pensei, sabe de uma coisa, vou botar um metal pra rolar Hehe
Criei a base de guitarra, escrevi a bateria por cima da original e fui de lead para solar, exatos 48 takes para sair este aí, é um solo longo, acabava me perdendo no tempo, mas estava gostoso, tentando superar os tropeços de tempo
Limitado pelo tempo, entreguei a Jam quase meia noite, não mixei nada, foi do jeito que estava montando, apenas com meu compressor na master de praxe...
Ficha técnica, agora comum: Sonar X1, plugins PC4k, korg Kronos
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Edson Caetano Veterano
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# jul/12
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Casper Sinistro heim... Montou um clima bem louco, e realmente atonal... Tá vendo, preciso mesmo desenvolver o lance com vozes, você e o Walter arrebentam nesse quesito... legal que você experimentou um monte de coisas, idéias que nunca passariam pela minha cabeça, isso que é ótima nas suas jams, fico a cada uma que passa com uma idéias mais experimentais... Quem sabe a próxima eu arrisco sair da minha área de conforto
Aleciano -- Surpresa boa heim, mandou ver, gostei bastante, confesso que não imaginava o que ia sair da sua participação e me surpreendeu, os bells que usou muito bonitos, uma harmonia bem legal, pianão na crescida final deu até aquele gostinho de quero mais Hehe... Parabêns
waltercruz Você já é o mestre das vozes, qualquer dia vai me passar umas dicas heim, fica muito legal o resultado, suspense total do começo ao fim... Certamente entraria em qualquer trilha sonora! Gosto da sua abordagem com os synths, seus resultados são excelentes
É, o pessoal não é fraco não Hehe, amanhã vou comer mais arroz e feijão para ficar fortinho e encarar os próximos desafios
Agora escutando a Jam mais umas trocentas vezes para digerir e entender melhor o trabalho de vocês...
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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Dessa vez eu tentei fazer um trabalho melhor na mixagem e no master, espero que tenha valido a pena!
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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Só pra manter a referência:
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Edson Caetano Veterano
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# jul/12
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waltercruz Tenho que abrir minha mente mesmo...sabe quando eu iria achar um vídeo desses? Nunca, não saberia onde procurar... Vi inteiro e não entendi o lance da pedra... Mas este tipo de arte visual me interessa, só não sei se tenho capacidade de entender isso
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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É Drummond :)
Bom, olha a viagem:
Eu tava ouvindo bastante essa música, que lá pelo 1 minuto tem umas frases em português de Portugal - http://www.youtube.com/watch?v=HKNFsK7eUew
Aí, fiquei com vontade de achar algo em português de portugal ou latim, mas não achei nada que fosse sonoro o suficiente ou não tivesse alguma música de fundo.
Lembrei-me do início do show Tambores de Minas, do Milton Nascimento, onde ele declama um texto que tem um conteúdo muito forte, mas não achei ele em lugar nenhum e o meu DVD do Tambores de Minas tá emprestado, então essa idéia ficou pra depois..... Se quiser conferir o texto: http://clarear-clareana.blogspot.com.br/2008/03/valei-me-profetas-mina s-gerais.html
Eu acho que desse texto queria usar apenas algumas palavras entrecortadas.
Talvez no meio do processo eu tenha lembrado que o Milton já musicou um poema do Drummond, e acabei achando esse vídeo que postei ainda a pouco.
Nossa, como é difícil achar um poema declamado sem nenhum tipo de fundo musical!
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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Esqueci um plugin: rp-delay, um dos meus favoritos.
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Casper Veterano
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# jul/12 · Editado por: Casper
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:::: JAM Atonal :::: - Resultado
00:00 até 00:35 intro Sample de caixinhas de música antigas.
00:35 até 02:11 Véio Casper Fiz no audiotool, eu ia acrescentar umas coisas por fora mas fiz 100% lá. As escalas, apesar de serem atonais, tem um sentido, indicam o caminho da terceira parte, que é a conclusão do pesadelo da segunda, indicada pela primeira parte. Deve ser isso.
02:11 até 03:32 Aleciano Fuckin Roses Bela surpresa da JAM, bem realizado. Umas atropeladas no tempo, apenas. Eu alterei um pouco seus graves, que achei um pouco ausentes, em relação aos outros envios.
03:32 até 04:53 Edson Caetano
A parte lá pelo 4:35 está saturada de uma forma estranha, não tenho certeza, mas acho que seus ajustes de attack e release do compressor deviam estar curtos demais, e (acho) o limiter ligado a -3dB nessa parte. De atonal não teve muita coisa. Belos timbres, e bela adição de bateria.
04:53 até 06:37 Walter Cruz
O meu preferido nessa JAM. A voz, se fosse dividida e entrasse nos tempos certos, ficaria mais destacada. No resto a mix está ok.
06:37 até final - final Desconstrução tosca de uma peça de Karlheinz Stockhausen. Ficou um lixo.
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Edson Caetano Veterano
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# jul/12
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Casper De Atonal tiveram exatos 5 segundos antes de eu sentar a mão no primeiro acorde hehehe
Esquisito ter saturado em 4:35, mas foi o exato momento do solo onde eu subo uma oitava, provavelmente os agudos deram os picos, não cheguei mesmo a conferir esta parte
Estava limitado em -3dB mesmo, não sei ao certo ainda porque fiz isso nesta parte, porque não assimilei direito a aula de masterização, vou repassar ela hoje, mas não queria que de maneira alguma ultrapassassem o 0, e mesmo assim deu uma saturadinha, imagina se tivesse liberado...
Você tem alguma consideração ao uso do limiter ?
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Casper Veterano
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# jul/12 · Editado por: Casper
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Caro Edson Caetano:
Eu acho que fluxo do sinal, para masterizar, é algo assim:
EQ -> Compressor -> Expansor -> Limiter
(ver abaixo, página 5)
http://cms.rolandus.com/assets/media/pdf/VS8F3_WS01.pdf
Eu quase nunca uso Equalizador no mastering, só se a entrada estiver mesmo ruim. O compressor + expansor multibanda atua como um equalizador muito mais preciso e sofisticado.
E o limiter é um bom aliado.
Eu diria que, em muitos casos, o limiter é mais eficiente e transparente que o compressor.
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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Pois é, eu acho que se temos o controle do nosso material, a parte da eq na masterização é desnecessário, o correto seria voltarmos na mixagem e equalizarmos lá.
Esse limiter 6 e esse FreeDcamComp, gratuitos, são muito bons. Esse último, salvo engano, é um clone da ssl.
Eu peguei um compressor 670 da t-rack, que é clone de um Fairchild, já entra na categoria daqueles compressores que não são transparentes, mas adicionam alguma 'cor' ao som, mas eu gostei da cor que ele adicionou.
E sim, a parte final das vozes de repente poderia ser mais destacada... No fim tem um synth que faz uma escala em quartas (que acho que é o mais perto que eu consigo chegar de algo atonal), e ficou difícil encaixar a voz com ele. No mais, é isso pessoal! Bom trocar essas informações com vcs, embora eu toque a vida inteira, eu só fui me ligar nesses aspectos mais técnicos de produção de 1, 2 anos pra cá.
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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Vcs estão mixando em -6dB e dando o gas na masterização?
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papillon Veterano |
# jul/12
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waltercruz
peguei o bonde andando! heheheheh entrei aqui e estou ouvindo a jam que por sinal ficou uma loucura!! psicodelia pura, devo parabenizar os participantes!! sou guitarrista, mas essa sua pergunta me fez comentar aqui. o certo eh vc fazer a mix a -6db e dps aumentar na masterização eh!?!? pq isso?? se for, eh uma bela dica, não sabia disso, sempre deixava em 0db na mixagem e masterizava dps =S Vlw
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Edson Caetano Veterano
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# jul/12
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waltercruz Fiz o contrario, na pseudônimo master que dei -3db... Alias vou começar a aula agora... Online temestes bois hehe
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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Oi papillon. Eu ainda to engatinhando nesse trem, mas por tudo o que tenho lido, o correto é deixar algum 'headroom' para a masterização, algo entre 3 a 6 db.
Referências: http://tarekith.com/assets/mixdowns.html Aqui recomenda entre 3 a 6 db de headroom: http://abletonlife.com/how-to-master-a-track-in-ableton-live
Enfim, to aprendendo esse negócio!
Ah, se quiser participar da próxima jam, fica a vontade!
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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Edson Caetano vc está estudando produção de áudio de uma forma sistematizada? Curso online? presencial? #comofas?
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waltercruz Veterano |
# jul/12
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verdade, vamos chamar o que eu fiz de pseudo-master. É um dos processos mais difíceis de se compreender/fazer, mas to gostando muito de estudar o processo.
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Edson Caetano Veterano
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# jul/12
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waltercruz Estou fazendo o curso do Denis... http://www.audicaocritica.com.br/curso-producao-musical, a 6 meses e pouco, bacana para iniciantes como eu, oferece caminhos a percorrer...
gostei bastante, e pessoalmente consultoria, é um caminho...
Aliado a muita leitura, professor particular, fóruns, amigos, estou destrinchando este mundo musical da produção
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waltercruz Veterano |
# ago/12
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Massa, eu leio os artigos free do Denis e vira e mexe me dá uma vontadezinha de virar assinante do site... Bom saber que vc está gostando.
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Casper Veterano
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# ago/12
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Eu mixo com uma folguinha, mas passo dos -3dB. Acho que -6dB é ok, com 24 bits. Na verdade, com 24 bits pode-se ter até uma visão mais conservadora e acertar o nível final posteriormente. Em uma gravação analógica, não é possível ter esse "luxo". Se eu gravar em -10dB com meu rolo Akai véio, a relação sinal ruído se torna muito aparente. Nele tem que ser tudo quase na saturação, que, diga-se de passagem, é sensacional.
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Aleciano Fuckin Roses Veterano |
# ago/12
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Muitos comentários, valeu a quem elogiou a surpresa. Realmente atropelei o tempo um pouco, no dia tava foda de gravar aqui em casa e eu não consegui encaixar um metronomo por preguiça, daí decidi deixar da melhor forma e mandar só pela participação!
Gostei muito de todos. Acho que o meu foi o mais "não-atonal" que teve.
O lance das vozes é muito bacana, é algo que eu queria trabalhar nas minhas músicas (inspiração do Floyd).
Ficha técnica (pobre mas tudo bem): -Yamaha MM6 (todos os instrumentos) + Adobe Audition 3.0 + boa vontade.
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waltercruz Veterano |
# ago/12
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Se essa idéia do kvr pegar, vai ser uma boa pra gente aprender um pouco mais sobre masterização: http://www.kvraudio.com/forum/viewtopic.php?t=356358&start=0&postdays= 0&postorder=asc&highlight=
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Edson Caetano Veterano
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# ago/12
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Aleciano Fuckin Roses Você provou para todo mundo, que a marca e o modelo do teclado é o que menos importa, com seu set encarou meu Kronos de igual e fez bonito... O importante mesmo é a boa vontade de querer fazer um som...
Prabêns de novo, e espero contar com sua participação nas próximas jams heim, nao some Hehe
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papillon Veterano |
# ago/12
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waltercruz
pow cara, mttt interessante!! não sabia disso, vou fazer uns testes dps! =]] Valeu pelo convite! abraço
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waltercruz Veterano |
# ago/12
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Massa, o Denis do audicaocritia tá arquitetando alguma coisa com o Lischiel, que faz uns vídeos MUITO legais. :)
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