Review Yamaha P-95

    Autor Mensagem
    lucasmesty
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: lucasmesty


    Bem, como todo review tem uma bela história, vamos a ela!
    Acompanho o fórum há alguns anos, desde o meu primeiro contato direto com a música, mas nunca postei. Comecei com violão, guitarra, baixo... mas mantinha um sonho de um dia poder ser um pianista.
    Enfim, comecei a busca inicial há um ano, acompanhei opiniões, e devido a grandes leituras sempre ficava confuso sobre o que era o melhor. Precisava de um bom preço, ou seja nada muito caro, a sensação de estar tocando em um piano, e com certeza um ótimo som de piano. "Apenas" isso inicialmente, pois meu foco era o estudo de piano.
    Na semana da compra ainda fiquei um pouco balançado pelo Privia PX-130 da Casio, testei em uma loja e depois de ler aqui no fórum outras opiniões veio novamente a indecisão. Mas, resolvi apostar no P-95.
    O melhor preço estava na TECLACENTER, fui muito bem atendido, pedido enviado via transportadora, chegou em 8 dias úteis. Sem problemas.

    Vamos ao que interessa!
    Antes, quero deixar claro que, conheço a grande quantidade de informações sobre o instrumento, mas quero dar um ponto de vista melhor aos iniciantes que talvez tenham o mesmo objetivo que o meu.

    Construção/Acabamento: de início quando próximo parece extremamente frágil, mas a construção da carcaça em plástico é bem rígida, e demonstra bastante durabilidade. Os botões também rígidos, mas parecem exigir cuidados, teclas com visual similar ao piano acústico, tem acabamento opaco, muito bonito por sinal e demonstram também durabilidade. É pesado, eu nunca peguei um piano digital antes... mas já aviso, não dá pra sair por aí carregando tranquilamente, os 12kg não são exagerados, mas pesam os braços. [Nota = 8]

    Som: Temos duas vozes pra piano acústico, duas pra elétrico, um órgão jazz, e outro que eu digo que é de velório ou catedral (pipe organ), um cravo, cordas, vibrafone, coro.
    Pianos: tenho preferencia pelo primeiro, é exatamente próximo ao sonho de consumo acústico, amo os harmônicos e o brilho. O segundo eu creio ser mais abafado, mas com destaque aos graves. [Nota = 10]
    Órgãos: Cada um ao seu estilo, o orgão jazz cumpre bem a sonoridade, traz aquele nuance ideal, sinceramente? Nada a desejar. Sobre o pipe, bem ele é único quando se trata de peso, também uma bela sonoridade. [Nota = 10]
    Vibrafone: ele merece um parágrafo, é lindo e melodioso. Não tem como deixar de imaginar "aquelas músicas" com a sonoridade desse timbre. [Nota = 10]
    Os demais: não gosto do cravo, estranho, sei lá. Cordas é essencial, principalmente em dual-voice. Coro é bem legal, principalmente pra mim, passar vozes com coral etc. [Nota = 9]

    Teclas: realmente são maravilhosas, nunca fiz um concerto em um piano acústico. Mas, toque em um PSR por exemplo depois no P-95, o mecanismo GHS - Graded Hammer Standard faz a diferença, a diferença de peso entre as regiões graves e agudas é nítida e a sensibilidade das teclas é única. É fácil adicionar a expressão que uma partitura pede naturalmente. [Nota = 10]

    Funções: transposição, dual-voice, metrônomo, gravação. É incrível como você consegue com pouco tempo, acessar essas funções de modo simples e rápido. E todas cumprem exatamente o que prometem, além de serem úteis quase sempre. Não vou demorar a falar sobre elas individualmente, o manual está aí. [Nota = 10]

    Conectividade: duas saídas para fones, midi in/out, sustain pedal, pedal unit, alimentação. Minha grande indecisão se passou pelo grande debate, o P-95 no palco, e eu queria atuação exemplar dele na banda. Bem, compre um cabo estéreo exatamente assim: 1 P-10 estéreo para 2 p-10 mono; conecte o plug estéreo no P-95 e as outras na sua mesa de som, e seja feliz! Se a entrada for única, utilize um adaptador, ou dois canais da mesa. Não se esqueça do ganho da saída de fones, por isso deixe o volume no piano baixo, aos poucos aumente se necessário. O som é bom? É sim. É possível alcançar o som das caixas do P-95? Tranquilamente, ou melhor. Mas isso vai depender da sua mesa, das suas caixas, etc etc. O midi atua de forma normal. Pedal unit, legal, se um dia quiser comprar. [Nota = 9]

    Outros: o pedal sustain que o acompanha funciona de maneira exemplar, mas é frágil(!). Suporte de partitura, é muito útil, rígido, e durável. Não se preocupe com a polifonia (64), dá conta do recado, a não ser que você tenha 4 mãos ou mais. Vem com 50 canções (grandes clássicos) se eu não me engano, fielmente reproduzidas, podendo mudando a velocidade. [Nota = 8]


    Conclusão: O P-95 com certeza é um exemplo de um produto ótimo custo-benefício. É iniciante, e quer estudar piano? Tem pouca grana, quer um som lindo de piano, e umas funções essenciais? Sim, esse é o investimento certo. Dificilmente você vai se arrepender, além de poder usá-lo como controlador midi. Ah, ele é grande. Arrume um bom espaço no quarto.


    Dúvidas, sugestões, reclamações e agradecimentos rs... estarei aqui.

    []'s

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Bacana o review, valeu!

    silvG8
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    lucasmesty
    Obrigado por postar! É bom ver tópicos aqui não relacionados a "qual comprar".

    Uma coisa que gostaria de comentar, é que 64, ou até mesmo 128 de polifonia é pouco dependendo do tipo de música que se toca. Compositores romanticos por exemplo consomem essa polifonia num pulo!! O problema é que muitas vezes utilizamos o pedal e as notas são somadas. Não só isso... se você tocar uma mesma nota 4 vezes segurando o pedal, ela consome até quatro notas (caso tocada com forças diferentes).

    De qualquer maneira, não acho que isso será um problema no "início de carreira" e nem mesmo na maior parte da música popular.

    Bom proveito com o novo brinquedo!!!

    Artref
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Apesar de eu achar mais indicado estudar em um acústico, um P-95 é mesmo uma boa opção no começo.

    kid gumer
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ótimo review, comprei o meu, também pela TECLACENTER e assino em baixo em tudo que você disse. Estou muitíssimo satisfeito com o meu.

    silvG8
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    lucasmesty
    kid gumer
    Eu tenho uma ótima experiência com a TeclaCenter também. Não é acaso, o atendimento realmente é bom. Quem reclama é porque geralmente está atrás de valores impraticáveis para o lojista... é gente querendo aproveitar.

    lucasmesty
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Artref
    É esse o ponto, eu, e também penso que muitos, não tem a oportunidade de estudar em um acústico. Vlw!

    silvG8
    Eu pensei sobre isso com o sustain, mas pra início realmente 64 me satisfazem.

    Sobre a TECLACENTER, realmente eu recomendo.

    guibarcelos
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    galera tenho uma dúvida...o yamaha P95 da pra usar como controlador de módulos? sei que ele tem entrada MIDI ,mas sei também que pra ser um bom controlador precisa-se de N fatores...pq eu ia comprar um sintetizador pra mim...mas não me agradei de nenhum a ser o PS60 da korg Mas vou analisar bem...

    entãa pensei em comprar um piano digital(por causa da qualidade das teclas) e comprar um módulo pra usar com o P95...da pra fazer isso? o p 95 seria uma boa pra isso? toco numa banda gospel...gostaria de saber se o p95 tem Peso No P.A...

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    se ele tem entrada midi, sim...
    no preço dele, hoje, ele tem o melhor piano, na minha opinião... mas daqui uns meses a Yamaha lançara sua atualização, o P105, com o dobro de polifonia...

    kokada
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: kokada
    · votar


    Tears Of Fire
    e com o dobro de dinheiro tb haha

    gostei dessa parte do review:
    um órgão jazz, e outro que eu digo que é de velório ou catedral (pipe organ)
    velorio!!! haha

    Tears Of Fire
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    lol
    certeza!
    o bom é que o P95 vai ter uma queda de preço...

    lucasmesty
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: lucasmesty
    · votar


    guibarcelos
    galera tenho uma dúvida...o yamaha P95 da pra usar como controlador de módulos?
    Sim, é exatamente isso que trabalho para fazer com ele hoje. Pesquise no youtube por "P95 VST".

    E, ele tem muito peso no P.A., mas como eu disse você precisa de um bom equipamento e uma boa regulagem, na verdade no meu caso, eu paro no bom equipamento, já que na mesa que uso com dois canais, deixo tudo em flat, só tiro um pouco dos graves às vezes. (Antes de ser um pianista sou um sonoplasta, rs)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review Yamaha P-95