Piano yamaha (p95) desafinado

    Autor Mensagem
    Daniel Carlos
    Veterano
    # jun/12


    Pois é galera, consegui o impossível: não sei como, mas meu piano digital yamaha p95 desafinou!!! E não é o caso dele ter entrado em modo transpose, ele está metade de meio tom acima do normal, tipo assim, a tecla que deveria ser C não é nem C e nem C#, é algo entre essas duas notas! Se já pesquisei com campo de busca? Já, mas só achei como transpor notas de meio em meio tom. Pesquisei no Google em português, inglês, mas parece um caso inédito. Lembro que no PSR640 tinha uma opção de ajustar afinação como se afinal uma guitarra, mas no p95 não tem isso. Alguém saberia me dizer o qir poderia estar causando isso? A fonte de energia poderia ocasionar isso, caso esteja com defeito? Desde já agradeço a ajuda.

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Geralmente isso é resolvido numa função chamada tunning, olha aí no seu teclado se não tem... Estranho né? Lá na faculdade tem um teclado que tem timbre de piano desafinado, tipo uma tecla em cada afinação, já fucei tbm mais acho que esse é defeito mesmo!

    Daniel Carlos
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    É justamente essa função que tinha no PSR 640 e eu num acho no p95... e quanto a fonte, pode influenciar na afinação?

    raules
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    será que não pode ser as placas dele que estão deslocadas?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Daniel Carlos
    dá uma lida na pag 19 sobe afinação é estranho o modo
    http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/portuguese/cla/p95_pt_om_a0.pd f

    para restaurar:
    segure as 4 teclas: la, si do e do# do canto esquerdo do teclado
    aperta qualquer tecla entre C3 (dó central) e B3

    e quanto a fonte, pode influenciar na afinação?
    geralmente não
    como teclado é algo todo digital, o que é mais comum acontecer é de o timbre cortar se a energia for baixa, ou sair distorcido

    J.Dionatan
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    fernando tecladista
    Eu ia citar este texto também, na verdade é muito louco fazer qualquer alteração no P95, o que a economia de dois ou três botões não faz em um projeto!! E difícil acertar a combinação por acidente, mas nenhum um pouco impossível. Agora não sei se ao desligar e ligar ele mantêm a afinação ou não...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    E difícil acertar a combinação por acidente mas nenhum um pouco impossível
    não é tão dificil depois que se descobre o problema é descobrir
    mas a ideia é simples

    La e Sí juntos, mais uma tecla de do3 a si3 (como se fosse um "enter") sempre vai ter
    La e Si junto com o Dó aumenta
    La e Si junto com Do# diminui
    todas la-si-do-do# = reset

    transpose também é memorizar
    demo/song + metronome
    e a partir do do3 sobe ou desce meio tom cada tecla vizinha +6 / -6

    mas poderia ser mais pratico
    esse piano pode ser de "uso comum"
    o que acontece com teclados de igreja, teclado de empresario de banda...
    então pode aparecer alguem pra tocar que não conhece o teclado e precisa usar o transpose, ferrou
    não custava nada terem colocado no minimo um silk marcando as teclas pra ativar |------------transpose--------|

    ou mais pratico ainda
    uma tecla de "função"
    e terem colocado afinação, tranpose, midi... mais pratico pelas teclas como é com as marcações do metronomo

    Daniel Carlos
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Pessoal, perdão pelo sumiço, mas a correria do casamento ta fogo... queria agradecer a todos que me ajudaram. Realmente esse esquema das teclas resolveu... quando mostrei pro guitarrista da minha banda, ele rachou o bico de tanto rir, quando ele viu o indicador de afinação subindo a cada toque do C3, ele riu muito, foi demais XD... muito obrigado amigos!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Piano yamaha (p95) desafinado