Como você decide que equipamento comprar?

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# mai/12


Vi essa discussão em um site/blog que visito e achei interessante. Gostaria de saber dos colegas aqui do CifraClub sobre isso e ouvir algumas idéias/pensamentos sobre a compra impulsiva de equipamentos/softwares.

Com todas as opções que temos disponíveis em todos os setores da música, sendo que vários competem entre si, pergunto: como você decide que equipamento comprar?

Se possível, compartilhem algo que compraram no impulso e se arrependeram OU se isso nunca aconteceu.

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


bem... normalmente, eu olho alguns vídeos.. já que não tem muita coisa aqui na minha cidade... e pergunto para o pessoal daqui do forum mesmo...
mas é sempre bom tocar no equipamento, "ao vivo"...

bruno_macyell_x
Veterano
# mai/12
· votar


Bom... como uso arranjador, escolho os que tem melhores peças em kit de bateria, acordeons, e baixos, de preferencia os que posso direcionar canais de saida para q as peças saim em canais individuais, out1,out2,out3 e out4.

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


Ótimo tema para discussão e debate, já que é uma das coisas que mais aparece aqui é dúvida sobre o que comprar ou SE comprar...

Acredito que a minha forma de comprar não é a mais correta... Penso, antes de mais nada, na música. No tipo de música que pretendo produzir e nas facilidades que determinado instrumento me proporcionará para conseguir alcançar meus objetivos musicais. Mas o problema é que por pura falta de habilidade técnica com os recursos de um instrumento que já tenho, acabo por inserir no meu set equipamentos que penso que seriam mais fáceis para conseguir o que quero.

Começo a ver fotos de estúdios na internet e começo a sonhar e ter algo parecido, de acordo, claro, com as minhas possibilidades... Quando criei meu primeiro e único tópico aqui, muita gente me aconselhou vender meus teclados e manter apenas um work, como um Kronos, um Fantom ou o próprio Motif... Outros me convenceram a manter o que já tinha.

No final, me encontro momentaneamente numa situação complicada, tenho um monte de teclados e só posso usá-los um de cada vez, enquanto os outros ficam encaixotados... Nem usufrui direito de teclados que comprei no ano passado, mal aproveitei os recursos do meu recem comprado Motif e já estou sonhando com analógicos como o DSI tetra (no final desse ano, quem sabe...)... Pura G.A.S...

Não digo que compro por impulso, pois fico muito tempo comparando, conhecendo, lendo opiniões, tudo o que puder até tomar a decisão final, mas as vezes acho que adquiro equipamento ou softs que não precisaria ou poderia ser substituído por um workstarion apenas ... Por outro lado... Sei lá... Acho que se você tem a pretensão de usar, nem que seja 50% apenas de um equipamento, acho que vale a pena. Só vou saber se realmente fiz boas compras ou não, quando tiver meu home studio funcionando de fato.

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Maestron
Mas você está passando por uma fase, a paternidade, logo quando montar a sua sala, seu filho ficar mais fácil, vai mandar bronca nas crianças Hehe

Mas eu compro o que eu acho que pode suprir minhas necessidades, em determinado momento, foi assim com o piano digital, com o controlador, com o workstation, com tudo

Pesquiso muito, e tento sempre levar o mais completo e melhor que o dinheiro no momento permitir...

Impulsivo sou, tenho coisas que nao precisaria ter, mas como descobrir isso? Dando cabeçada é claro

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


Bom, tento comprar segundo as necessidades, mas as vezes um pequeno G.A.S sempre atrapalha.

Por exemplo, tem um FS1R a venda lá no ebay, que embora não me seja necessário agora, me dá um G.A.S. danado.

Acabei de comprar um mixer em formato de rack, minha próxima necessidade seriam direct boxes - vou ter de abdicar de comprar um radial pro d2 porque to precisando de uma grana pra comprar uma outra coisa.. um synth!

Repararam que eu to num pink floyd cover? Agora, pra tocar algumas coisinhas, faz falta um arpeggiador programável (como eu fiquei PUTO quando descobri que o arpeggiador do Motif XS Rack não é programavel). Mas ainda rola deu dar uma aprimorada no que eu fiz no Mainstage (vcs podem ouvir um demo em http://soundcloud.com/walteraudio/on-the-run-experiment-12-05-13 ) e tentar conter os G.A.S.es por mais tempo.

Um módulozinho que comprei num impulso e me arrependo: um MU-128 da Yamaha. Um dos atrativos pra mim foi ele rodar as PLG. Mas achar PLGs a venda é complicado. E outra, mesmo achando, editar timbres é mais complicado ainda. Por exemplo, eu poderia pegar a PLG-150-AN que tem a venda num site aí, ela é modelada baseada num Prophet-05, supriria de uma forma razoavelmente barata minha necessidade de timbres mais analógicos, mas seria algo muito difícil e muito chato programá-la. E não supriria minha necessidade de arpeggiador/step sequencer.

Outro que dei um azarzinho, mas isso já era meio que planejado: meu primeiro synth na vida foi um QS6. Vendo um nanosynth a venda no mercado livre, comprei-o. Uma ou duas semanas depois, apareceu a venda um QSR, uns 100 reais mais caro do que eu tinha pago no nanosynth. Mas fazer o que né, isso não tem como prever.

Agora eu quero mesmo algo na linha de um V.A. Um microkorg, talvez até um miniak. Ah, preciso de monitores de referência aqui pra mim, mas comprei fones bons que vão diminuir um pouco a necessidade deles, ao menos por um tempo.

Então a forma de decidir é.. avaliar a necessidade x G.A.S, avaliar se a grana investida nesse equipo nao vai fazer depois, avaliar se vale comprar aquele produto Behringer só porque tem uma necessidade urgente e o Behringer é bem baratinho (as vezes bonito e barato, mas quase sempre pecando no quesito bom) .

Acho que uma das coisas que já foi dita aqui no fórum, por exemplo, no caso de um synth. Não adianta nada comprar 4 entry level que não vão soar nunca como um top. Esse é um dos itens a ser colocado na balança tb, algo que resolva o seu problema HOJE pode se tornar o seu problema de AMANHA. Enfim, é isso!

viktor 999
Veterano
# mai/12
· votar


1- Olho aqui no fóruns cifra club pra ver as idéias do pessoal.
2- vejo videos [já que também na minha cidade não tem quase nada mas recomendo testar pessoalmente]
3 - vejo a tabela de preço no ML , e vejo que produto está mais em conta , mesmo que as vezes um produto A seja melhor , talvez tem um B bem mais em conta , com forma de pagamentos mais atraentes.
4- e claro, ver se realmente preciso disso que penso em comprar , se realmente faz diferença , pra não comprar nada apenas por consumismo.

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8
Quando vejo que criou um tópico sei que vem que coisa boa por ái. Com este não é diferente, agora a resposta é longa... rsrsr

Primeiro eu acho que vai muito da fase que está se passando e do amadurecimento financeiro que vem com os erros e cabeçadas no mundo dos equipos.
Eu começei com um Medeli, porque tinha entrada para disquete! Grande besteira, o teclado decepiona em timbres. Daí troquei por um E09, aonde eu tinha timbres, mas mecanismo de teclas era fraco e sem edição de timbres. Aprendi que precisa editar timbres e troquei por um Juno D.
Mas veio a maldita G.A.S e vendo um anúncio de um tecladão por 1300 conto comprei um DGX 220!! Foi a maior burrada tecladística da minha vida, não tinha timbres melhores que o Juno, e as teclas eram muito ruins.
Troque numa caixinha, a CM-30 que mantenho firme no meu setup. Perdi 600 reais na jogada mais aprendi muito.

A partir daí, apenas compras concientes. Precisava fazer aula de piano, comprei o P95 (barato e me atende bem). Precisava de sequencer, troquei o Juno D no Juno G.

E no ano passado depois de muito pesquisar, comprei consciente também o microSTATION, perfeito. Me possibilitou a última cartada. Comprar o Motif XS6 e vender o Juno G.

Agora pronto, set perfeito para mim. Mas para aprender isto, vai anos de estrada, ou boa orientação. Com certeza o fórum me ajudou muito nisto.

Hoje como dica: nunca compre algo pensando em vender em pouco tempo, haverá altas perdas financeiras. Compre sempre o melhor que puder, ficar com aquela dúvida, se deveria ter gastado "cenzão" a mais é horrível. E pesquise muito, espere passar um mês, e veja se ainda precisa daquele equipamento. Se precisar pesquise e compre.

trendset
Veterano
# mai/12
· votar


pesquiso bastante, e conto varias vezes quanto dinheiro eu tenho, para minha mente compreender que nao dá pra gastar com algo que eu vou enjoar ou nao terá ultlidade.

silvG8
Veterano
# mai/12 · Editado por: silvG8
· votar


Diversas interessantes experiências e opiniões. Vejo que muita gente pensa um pouco parecido comigo.

Hoje em dia vejo que sou um pouco diferente de muitos tecladistas no que se refere ao tipo de equipamento que procuro. Uma coisa que tenho avaliado ultimamente é: posso fazer algo com este equipamento que não consigo com nada do que tenho atualmente (seja hardware ou software)?

Cada vez mais acho essa uma boa opção. Estou com um software que considero muito bom, baseado em uma mistura de wavetable e síntese subtrativa que me agradou bastante (NI Massive). Minha experiência com o iPad é cada vez melhor, assim como com o Macbook.

Obviamente, como todos os demais, avalio a compra de acordo com a minha necessidade, mas tenho conseguido controlar compras impulsivas. Se grana não fosse problema algum, com toda certeza já estaria com os equipamentos que desejo (que atualmente não são muitos), mas vejo que são instrumentos complementares.

Resumidamente, o que busco:
- Impossível de ser reproduzido por um software
- Me adicione uma sonoridade diferente e proporcione diversão
- Seja dedicado a uma função e a faça excepcionalmente bem
- Complementar o que tenho (ex: caixa, cabos, pedais, etc)
- Portabilidade

Não tive em minha saga pela compra de equipamentos nenhuma grande decepção. Tive uma experiência ruim quando tentei trocar meu Gaia SH-01 por um controlador Arturia 49 teclas, simplesmente por não estar preparado para me livrar do Gaia, que é um ótimo instrumento (embora limitado em vários aspectos da síntese subtrativa). Tive sorte e consegui desfazer o negócio com o Gustavo da TeclaCenter, que para mim é um ótimo vendedor.

Instrumentos que gostaria de adquirir:
- Teclados: Moog Voyager, DSI Prophet '08, Access Virus TI2
- Equipamentos: CM-30, Yamaha HS-80M, EHX Cathedral e Memory Man, Monster Keyboard Cable.
- Outros: Keystation Mini32, Apogee JAM

Estou gostando do rumo deste tópico. Depois vou respondendo individualmente alguns posts.

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Obs.:
A maior parte dos instrumentos que procuro são praticamente impossíveis de encontrar em lojas para teste. Comprei praticamente todos os meus equipamentos baseado em pesquisas em fóruns internacionais, onde as pessoas tem um acesso mais precoce a novos instrumentos e maior possibilidade de teste, e não testei nenhum deles (todos foram encomendados).

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8
Pois é, o nível de equipamentos que eu quero hoje e a sua especificidade, acaba tornando mesmo quase impossível de te-los disponíveis nas lojas para teste, só com muita sorte...

Na minha região sempre esta disponível para testar em lojas aqueles que tem grande saída, de custo médio a baixo, das 3 grandes marcas, yamaha, roland, korg... isso nas lojas boas (duas), nas que são direcionadas aos clientes das classes populares e publico envagélico, só dá marca questionável como Phoenix, Groovin, CSR, ou modelos bem simples como PSRs até 333

E aí como fica para a gente?
Muita conversa em fórums, principalmente os gringos, ver muito video e principalmente ler o manual e as especificações do equipamento, assim dá para ter uma idéia melhor do que está se pensando levar para casa

Mas é fogo, devido a patentes, recursos presentes em uma marca, não estão em outras, é colocar na balança o que se precisa mesmo, ou comprar mais de um...

Hoje eu tenho certeza que para ter o melhor do mundo dos teclados é preciso trabalhar com pelo menos 3 ou 4 marcas diferentes, e gastar aí facilmente próximo aos 50 mil, claro que é algo para poucos, por isso tento pesquisar principalmente os recursos disponíveis, que devem ser muitos, por isso escolhi como teclado principal um workstation

Definir prioridade, tocar em casa, no studio, na estrada, tem teclado para cada tipo de uso, certamente isso pesa na minha decisão

Cansei de ver pessoas comprar equivocadamente teclados só por ouvir falar, sem nem pensar no que realmente precisa, tem que conhecer muito bem seu perfil de tecladista, tem desenvoltura com manuais e programações? tem saco para criar sinteses diversas, editar timbres, criar layers e splits? quer apenas colocar na tomada e sai tocando ?

Casper
Veterano
# mai/12
· votar


Eu não conseguiria me expressar melhor que o silvG8:

- Impossível de ser reproduzido por um software.
- Me adicione uma sonoridade diferente e proporcione diversão.
- Seja dedicado a uma função e a faça excepcionalmente bem.


Eu viajo periodicamente a trabalho, por isso tenho a
oportunidade de testar o que vou comprar.

No topo la lista hoje estão:

Nord Drum (esse vai ser quase inevitável).
Waldorf Pulse II (esse ainda não saiu, mas testarei quando possível).

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Casper
Eu não conseguiria me expressar melhor que o silvG8:
Heheheh, imaginei que você fosse concordar.

Interessante essa sua possibilidade de estar sempre testando equipamentos diferentes. Gostou mesmo do Nord Drum? Não sou muito chegado em drum machines... talvez o Tempest.

pirovani_es
Veterano
# mai/12 · Editado por: pirovani_es
· votar


Gostei desse tópico! Ainda mais q muitos de nós tecladistas somos loucos por tecnologia, novidades etc. (G.A.S) etc. (G.A.S) etc rs. Isso faz com q a gente fique perdido com o q fazer, ainda mais qndo não temos muito $$$ :(
D qualquer forma, pra mim oq comprar é uma grande questão pq como muitos aí, não dá pra testar tudo oq a gente vê na net pq não tem nas lojas! Não dá pra saber das teclas e de inúmeras características q só ao vivo da pra saber. É tenso! Mas... não vou ficar aqui resmungando senão o tópico não flui. rsrs Flws

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8
foi daqui que vc tirou inspiração pra thread ou foi coincidencia? ;)

http://www.synthtopia.com/content/2012/05/14/open-mic-how-do-you-decid e-what-gear-to-buy/

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


"Vi essa discussão em um site/blog que visito e achei interessante"

só vi agora.. ehehe boas respostas lá tb.

ótimo tópico.

fernando tecladista
Veterano
# mai/12
· votar


dos meus trecos velhos é uma mistura de oportunidade, preço e parcelamento

dos mais recentes eu tenho uma lista enorme de teclados que gostaria ter

tem a lista dos que eu compraria pra usar mesmo, que vai de M3, triton extreme, kronos, G70, V-synth esse juntando o fato que comentei, ter o preço bom, e eu estar com alguma folga de grana, mais um parcelamento de saldo em 10X.....

os mais vintages, estou feliz com os que tenho, mas também tem uma lista: SY77 ou 99, JV-1000, JD 800 casio VZ-1 que também aparecendo a oportunidade posso pensar no caso

tem uma terceira lista dos teclados toscos que se aparecer por ai muito barato empoeirados em algum canto também vai: casio VL-1, SK-1 algum PSS,

outra lista são de coisas que não sei porque gosto e nem sem se usaria, mas gosto das groovebox da roland as MPC da akai, baterias eletronicas em geral, pedais de guitarra

essa parte de cima e G.A.S. pura

--------------------------------------------------------------

alguns teclados eu descarto de pensar neles
não me vejo tocando nunca com kurzweil, ketron, alesis... são teclados bons, mas por algum motivo que nem sei não me agradam

outros só teria se eu tivesse um trampo em uma banda forte, com shows diretos e pagas boas, teria um simulador de hammond, algum nord, até um V-piano

-------------------------------------------------

da parte "pé no chão" é quase fato que vou comprar esse XW-P1 da casio
o que me decide por ele:
- estimativa do preço que vai chegar ao brasil
- recursos que existem nele
- o fato de até ser um "divisor de aguas" da casio
- o fato que preciso de um teclado mais leve pra ralar por ai, pra ensaiar, qualquer trampinho que precisa de um timbre de piano tenho que levar o G-1000
mas ainda quero ver o teclado ao vivo, mexer, pra ver se não é ilusão

Tiago Correia
Veterano
# mai/12
· votar


Decido com base em 1. preços, 2. qualidade, e 3. mercado para futura venda. E pergunto a mim mesmo isso vale o que estou pagando?

Pode fazer maravilhas mas vale esses "X"? Ah, eu dou Y!

Então testos todos os concorrentes da categoria.

Faço vários orçamentos. Acompanho altas e baixas de preços se houver. E saio disparando emails para lojas para ver quem dá a melhor condição. Visito a loja com a melhor oferta e não compro. Penso, volto na loja choro mais um pouquinho (vai que cola) ai fecho com o valor mais próximo do meu "y".

Sempre a Vista! Por isso sou meio Julius rs.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Gostaria de saber dos colegas aqui do CifraClub sobre isso e ouvir algumas idéias/pensamentos sobre a compra impulsiva de equipamentos/softwares.

hoje eu posso dizer com muita propriedade que não tenho problemas com compulsão na compra de equipamentos, felizmente.

Mas falando sobre uma compra controlada, quando existe uma necessidade, depois de fazer testes e ler tudo o que for pertinente eu me pergunto:

1 - eu preciso mesmo? ou vou morrer se eu não comprar?
2 - tem que ser agora? neste momento sem nem saber se a grana está na conta?
3 - algumas vezes eu pergunto ao vendedor, se eu vier na terça você faz o mesmo preço de hoje?

bom é assim que faço, e tenho tido bons resultados.

NÃO comprei ainda o SV-1 (sonho de consumo)
NÃO comprei o Kronos (impressionado com o que vi, mas depois de tantos relatos de problemas ... ufa!!)
NÃO comprei o Nord Electro (excepcional !!)
NÃO comprei um piano acústico (de um conhecido ... completamente revisado pela casa levi de pianos).

bom ... é isso!! :)

DnylTS
Veterano
# mai/12
· votar


1º considero se realmente preciso disso ou tenho outra prioridade.
2º eu olho meu bolso e estipulo qnto vou investir.
3º depois de saber onde minha mão alcança, procuro conhecer um pouco sobre marcas e modelos qe poderei adquirir.

mas se eu chegar ao ponto de ficar com alguma dúvida entre em modelo e outro, eu certamente escolho pelo qe tiver melhor aparencia mesmo.

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


Como você decide que equipamento comprar?

Bolso, posso comprar aquele ali ó?

Não!

Mas e aquele outro?

Nope!

Então qual?

Aquele!

Mas é duvidoso....

Aquele e ponto final!!!!!!!!!

DnylTS
Veterano
# mai/12
· votar


Alex guitar man

acontecia sempre comigo.. meu bolso tomava decisões por mim ..
aí eu fui e troquei de calça o//

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


aí eu fui e troquei de calça o//

ahashuahsuahsua essa é boa

expedifer
Veterano
# mai/12
· votar


-Meu sonho de consumo nª 1: ter um Steinway na minha sala (impossível)
-sonho nº 2: ter um Yamaha B de 1/4 de cauda: (impossível)
-sonho nº 3: ter um V-Piano com samples do Steinway, C7, Bosendorfer, etc (impossível - pouca grana)
-desejo alternativo: um SP com samples de 1ª linha de preço razoável

Resultado: desejo realizado. Comprei um RD700GX usado em estado de zero com placa K-RD com todos os samples de pianos acústico do V-Piano e um pouco mais (18 pianos acústicos), além dos pianos elétricos do NX (tudo supernatural-samples) e as modelagens do V-Piano. Tudo isso por um preço razoavelmente barato (menos de R$ 6mil).
Estou muito feliz e com um P...SP de teclas 88 pesadas.
Foi assim que decidi a compra: admirando os tops dos tops.

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


eu queria tocar num C7 um dia. Se bobear, acho que eu piro mais num C7 do que num Steinway.

LeandroPeres
Veterano
# ago/12
· votar


Acho que olhar pro bolso sempre vai ser o primeiro passo... hehehe

Mas além disso, como eu não gosto de ficar trocando de teclado (tenho o meu a 5 anos) eu analiso o seguinte: Quero um teclado que eu possa ficar um bom tempo com ele. Por isso que na maioria das vezes os teclado que compro são meios caros (o meu foi 4mil na época) e hoje eu quero comprar um de 11 mil (kronos). Caso eu concretize esse sonhos, com toda certeza irei ficar com ele durante minha vida toda (eu sei, eu sei, foi exagerado... hehehe).

waltercruz
Veterano
# ago/12
· votar


Mas eu concordo com o LeandroPeres que dentro das nossas limitações a gente deve sempre tentar pegar o melhor equipamento que for possível.

Sempre penso no seguinte. vc precisa resolver um problema, e tem um equipamento de 1000 reais que resolve bem, mas tem um de 400 que resolve mais ou menos, com qualidade inferior. Enfim, a maior parte das vezes que escolhemos o mais barato, em pouco tempo esbarramos em suas limitações, e ficamos com aquele gosto: 'e se eu tivesse pegado o outro?'

Enfim, é outro dos fatores a ponderar (é capaz até deu ter falado isso nessa thread já, mas to com preguiça absurda de ler)

El_Cabong
Veterano
# ago/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


- Pra mim o melhor é testar o equipamento que eu vou comprar.
Isso aconteceu quando eu comprei o meu baixo Strinberg CLB17A. Ouvi muita gente falando mal da Strinberg, mas quando eu testei o meu baixo na loja me apaixonei pelo som, pelo grande leque de sonoridades através dos potenciômetros push-pull, muito bom e confortável de tocar (os novos Strinbergs melhoraram muito)

- Quando eu não consigo testar, me baseio pelo equipamento que tinha antes.
Isto aconteceu quando eu comprei meu Workstation Yamaha Motif XS7. Eu tinha antes um Yamaha Motif Rack ES e gostava muito dos sons deste rack, aí já imaginei que este XS7 seria excelente. Não deu outra. É excelente mesmo !!! E colocando nele os samples de Bösendorfer Imperial 290, Steinway & Sons D, Yamaha C7, ... fica o workstation perfeito !!

- Quando não tenho como testar e nenhuma experiência anterior, aí eu pesquiso bastante na web, principalmente as especificações técnicas, e opiniões de usuários.
Isto aconteceu quando eu comprei a minha interface de audio USB Focusrite Scarlett 2i2. Pesquisei muito, e notei que os números dela eram muito bons (SNR = 105db) (THD = 0,002%). Vi que usuários só teciam elogios para esta interface. Assisti alguns vídeos no You tube de usuários usando a Focusrite 2i2 em gravações. Aí comprei-a. Realmente é uma excelente interface.

LeandroPeres
Veterano
# ago/12
· votar


- Quando não tenho como testar e nenhuma experiência anterior, aí eu pesquiso bastante na web, principalmente as especificações técnicas, e opiniões de usuários.

No meu caso, é sempre pesquisando que consigo as coisas, pra vocês que moram em grande metrópoles é fácil chegar numa loja e testar, e pra quem mora em cidades (como eu) que não tem lojas? Pelo menos quando chego em uma loja daqui os teclados ou são aqueles cássios ou psr's (psr`s inferiores é claro...)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como você decide que equipamento comprar?