Dúvida Ligação Teclado / Controlador Midi. Quais vantagens?

Autor Mensagem
Jefferson_CE
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jefferson_CE


Galera,
Tenho um Korg M50 73 teclas, gosto muito do bichim, sonzeira! Acontece que estou precisando de mais praticidade no palco. Estou quebrado de dinheiro e não tenho como adquirir outro teclado por hora, por isso me veio a cabeça adquirir um controlador, então veio a dúvida.De que forma um controlador midi como o A500-pro pode somar ao meu M50 no que se diz a spit de timbres, mudanças de parÂmetros em tempo real?

To precisando que os timbres fiquem mais divididos, me dando mais liberdade. Não sei muito bem como funciona essa ligação Teclado X Controlador. A única coisa que sei é que meu M50 seria a saida de audio, portanto continuaria com as mesmas caracteristicas de polifonia e blablabla. E então, compensa de verdade? Alguem pode me ajudar nessas questões? Se possivel trocar umas ideias comigo por MSN,



Grato!

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Vale muito a pena meu amigo, você poderá endereçar o controlador para portas midis diferentes da do gerador de som do M50 e assim fazer splits bem mais complexos. Eu recomendo aliás que pegue um controlador de 88 teclas pesadas, o que aumentaria mais o desempenho nos pianos.

Até

Jefferson_CE
Veterano
# mai/12
· votar


J.Dionatan, já está sendo dificil transportar um 73, imagina um 88. Acho que vou pegar um A500-Pro mesmo.

Não sei como é a questão do endereçamento no M50. Anteriormente eu tinha um Juno Di e eu lembro que ele se dividia em até 16 partes, que no caso funcionavam como canais. No modo Combi do M50 dá pra montar combinações de até 16 timbres com até 5 padrões de efeitos (IFX), então quer dizer que cada timbre no combi funciona como um canal MIDI? Como seria feito esse endereçamento afinal?

Grato pelo esclarecimento!

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Jefferson_CE
Cada program usado na Combi pode ser endereçado a qualquer um dos 16 canais midi, ou seja com um controlador poderá montar o que a sua cabeça imaginar, PERFEITO

Já fiz combis utilizando 4 controladores ao mesmo tempo, tudo com suas devidas layers, splits, sobreposições e o que mais eu tivesse pensado para automatizar...

No M50 irá funcionar tranquilamente, uso tambem um Apro no Kronos funciona perfeitamente, e dá para endereçar tambem para funções para os comandos do controlador, muito boa escolha

Você monta na Combi por exemplo no M50 deixa em Channel 1, o que for para sair no controlador coloca em channel 2 e só isso, o resto é igualzinho com o que já está acostumado

Pode preparar a carteira hehe

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Sei como é a questão de transporte, eu tenho um baita set up, mas não me encorajo de levar todos não rsrs. Então neste caso o A500 parece mesmo ser a melhor opção!

Quanto aos endereçamentos os ajustes são no parâmetro Channel Midi. Tem que ver bem certinho o manual sobre isto. A prinicípio todos os timbres utilizam Midi Channel Cch, o que deve ser mudado para o dispositivo externo, por exemplo enviar na midi 02 no A500 e receber no timbre piano no canal 02.

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
Escrevemos quase a mesma coisa juntos rsrs, por isto meu post soa como cópia!

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


J.Dionatan
Normal hehe

O que aprendi que a interface da Korg é muito similar, seu Microstation, o M50, o Kronos, e vários outros, funcionam de maneira muito parecida, isso é bem legal, não dá para ficar boiando completamente mudando de uma plataforma para outra

Jefferson_CE
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


J.Dionatan e Edson Caetano! Obrigado pelos esclarecimentos!

De inicio estava pensando em adquirir um Gaia SH-01 pq gostava muito dos Synths do Roland Juno Di que eu tinha, e tinha feito as gravações do CD da minha banda com ele, não gostei muito dos presets de sintetizador do M50, mas acho que se eu arregaçar as mangas consigo produzir alguns timbres parecidos com o que está no CD. Por hora o que preciso mesmo é de mais praticidade no palco, então tô indo pechinchar um A500-Pro e um cabo midi!


Grato pelas informações!
Abraços

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Jefferson_CE


Eu praticamente ganhei um cabo midi na compra de meu Motif rsrs, eu comprei via net mais fui buscar pessoalmente, saiu por 25 reais o cabo!

Edson Caetano
aprendi que a interface da Korg é muito similar, seu Microstation, o M50, o Kronos, e vários outros
Sim, estudando um manual se aprende muito sobre os outros equipos!!

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


caramba... não consigo imaginar como a interface do Microstation seja parecida com a do Kronos... curti isso... você pode começar com um simples, tipo o Microstation ou o PS60, e ir passando aos outros sem apanhar (muito)...

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire
Se trata da estrutura "Korg de ser", evidente que aumenta os recursos de processamento e capacidade de memória (leia-se tamanho das waves de cada um), porém na essência o modo de fazer sons é parecido por demais. Fora a terminologia muito idêntica como combis, progs e muito mais que todos usam.

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire
J.Dionatan
O Kronos foi meu primeiro Korg, chegava perto de um Triton, de um M3, achava que era uma coisa de outro mundo, hoje já por dentro do mundo Korg, vejo claramente que os principios de operação são mantidos em todos os equipamentos, o que muda claro é a quantidade de recursos, qualidade dos timbres, etc... ou seja, chego num Korg, independente dele qual for, já dá para ir se virando na hora

Jefferson_CE
Veterano
# mai/12
· votar


Galera tô pesquisando preços do A500-Pro e me deparei com o fato de que ele não vem com fonte de alimentação AC inclusa. Como vou fazer para liga-lo sendo que por hora só vou usa-lo com o meu M50?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Jefferson_CE
Vai comprar uma fonte ué, tem a PSA-1 da Boss, identica a usada nos pedais, 9v 500ma uns 70 mango, mas qualquer uma serve

Jefferson_CE
Veterano
# mai/12
· votar


foi mal, agora que vi que ela tem entrada AC. Achei que a alimentação fosse apenas por USB

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


pelo USB não funfa por um adaptador?

Shadad
Veterano
# mai/12 · Editado por: Shadad
· votar


Jefferson_CE
No modo Combi do M50 dá pra montar combinações de até 16 timbres com até 5 padrões de efeitos (IFX), então quer dizer que cada timbre no combi funciona como um canal MIDI? Como seria feito esse endereçamento afinal?

Exatamente! Cada timbre de uma COMBI ocupa um canal midi diferente, ou o mesmo, caso voce queira. O que voce tem que fazer é configurar os canais dos timbres que voce quer controlar para o mesmo canal que o controlador está usando. O canal controlado não pode ser o canal 1, porque esse é o canal global, O M50 já o usa para controlar seus próprios timbres. Voce deve, por exemplo, programar o controlador para usar o canal 2, e na COMBI mudar o canal do timbre que voce quer controlar para o 2 também. Os timbres que voce vai usar com as teclas do M50, deixe no canal 1 mesmo.

Para fazer splits é a mesma coisa. Mude o Key Zone dos timbres que voce quer controlar e depois mude os canais desses timbres para o mesmo canal que o controlador está usando.

Na imagem abaixo está a página do software editor onde é possível fazer o ajuste de troca de canais:


http://img838.imageshack.us/img838/2459/screenshot001zb.png




Se voce sabe fazer combis no M50, vai conseguir fazer essa mudança de canais tranquilamente.



De inicio estava pensando em adquirir um Gaia SH-01 pq gostava muito dos Synths do Roland Juno Di que eu tinha

Voce tem que estar ciente de que só será possível fazer o que voce quer (controlar o M50 com um segundo manual usando timbres diferentes do que as teclas do M50 estão usando) se for possível fazer mudanças de canais de controle no Gaia SH-01. Se o Gaia enviar apenas o canal 1, quando voce tocar nele vai ser a mesma coisa que estar tocando nas teclas do M50, soando os mesmos timbres.

Em outras palavras: se voce não pretende adquirir um controlador, então procure um teclado onde será possível mudar os canais midi enviados.


Se quiser, me add no MSN: shadadfarias arroba hotmail ponto com.

Tears Of Fire
Veterano
# mai/12
· votar


Shadad
só é possivel editar os timbres do Microstation pelo PC?

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire
Edita pelo proprio MS
dá uma conferida
http://www.korg.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&linha=C0335&cod igo=10270142

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


Tears Of Fire

só é possivel editar os timbres do Microstation pelo PC?


Pelo teclado é possível fazer edições grosseiras. Alguns ajustes finos não são exibidos no display do teclado, apenas no software editor, principalmente no modo PROG, na parte dos filtros.

Ah, e alguns dos FX também não exibem todos os parametos no display do teclado.

Mas é perfeitamente possível configurar os osciladores, escolher e editar os FX ou montar combis com layers e splits pelo display, embora isso não seja nada prático. São muitas páginas, menus e sub-menus. Quebram um galho numa emergencia, mas haja paciencia!!!

Sem falar que as vezes acontece de apertarmos o botão BACK (<) mais vezes do que deveríamos e acabamos saindo do modo de edição sem querer e sem salvar os ajustes que havíamos feito. :/

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


Jefferson_CE

Complementando o que eu postei antes.

De que forma um controlador midi como o A500-pro pode somar ao meu M50 no que se diz a spit de timbres, mudanças de parÂmetros em tempo real?

Em resumo, a grosso modo, é correto afirmar que, ao conectar o controlador no M50, será como se voce tivesse 2 M50. Pois no controlador também será possível fazer uma combi com layers e splits independente da que está sendo usada concomitantemente no M50. Leve em consideração que a maioria das combis presets de fábrica do M50 não usam os 16 programs que poderiam usar, usam 8 programs ou até menos que isso.

Tenho um Prokeys 88SX e sempre o uso para controlar o meu TR ou o Microstation. Esse recurso de controlar canais midi é muito interessante. Pena que a maioria dos tecladistas de hoje não o use!

Para que o controlador faça mudanças de parâmetros em tempo real, é necessário que se faça uma configuração nas mensagens de control change enviadas pelo controlador e nas recebidas pelo M50. Isso também não é complicado de se fazer.

J.Dionatan
Veterano
# mai/12
· votar


Sem falar que as vezes acontece de apertarmos o botão BACK (<) mais vezes do que deveríamos e acabamos saindo do modo de edição sem querer e sem salvar os ajustes que havíamos feito. :/

NEM FALE O NERVO QUE DÁ ISTO AÍ rsrs !!!! Viva a conexão usb-netbook e micro Editor!

Jefferson_CE
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Shadad! Nossa, você realmente esclareceu bastante coisa!

Sobre o Gaia SH-01:
não estava querendo adquirir para controlar, e sim pra usar os timbres dele mesmo, pq eu não sei trabalhar muito com ondas e minhas tentativas de fazer isso no M50 foram pífias! Principalmente no que se diz a Sweeps Up e Down e alguns Leads bem marcantes que tinha no meu Juno Di. Essa era a única razão que me motivava a adquirir um, usar os presets e aprender aos poucos sobre Síntese.

Sobre o M50 e controla-lo:
Primeiro ponto é que o M50 é uma máquina muito boa, o que mais me maravilhou nela é que tenho tudo no display, não me prendo ao pc para editar. Já tinha me tocado desse endereçamento de canais MIDI do M50, faltava só entender como funciona, e graças a todos aqui estou encantado com as possibilidades que vou ter daqui por diante. Sabendo montar bem o esquema, dá até pra contornar o fato de que "só" tenho cinco FX a disposição no COMBI. Eu ja fazia milagre com 1 effect no Di, imagina no M50. Encomendei já um A500-Pro e se o negocio ficar massa mesmo, ainda vou comprar um de 2/8 simples só com teclas pra o negócio ficar melhor ainda! Obrigado pelos conhecimentos divididos, amigos!

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


J.Dionatan

Só nós sabemos o quanto sofremos. rsrsrsrs

Jefferson_CE
Veterano
# mai/12 · Editado por: Jefferson_CE
· votar


Galera, pintou uma dúvida agora, como funciona a questão do uso de pedal de expressão e sustain na Ligação M50 x A500-Pro? Vou precisar de um pedal para o A500-Pro tbm se eu quiser usar um sustain nos timbres endereçados para o controlador ou dá pra fazer um "cambalacho" nas configurações de comunicação entre os dois teclados?

Shadad
Veterano
# mai/12 · Editado por: Shadad
· votar


Jefferson_CE

Já que o A500-Pro vai usar o gerador sonoro do M50, 1 único pedal sustain e/ou 1 único pedal expression controlarão os timbres. Não vai fazer diferença em qual teclado os pedais estarão ligados. Se você ligar os pedais no teclado controlador ou no controlado, o resultado será o mesmo.

O que você deve fazer é habilitar/desabilitar o sustain/expression do timbre desejado, marcando/desmarcando os "quadrinhos" no parametro de edição MIDI FILTER (filtro das mensagens midi). Dessa forma dá para usar, por exemplo, um pad nas teclas do M50, segurar o sustain e solar com um timbre órgão sem sustain nas teclas do controlador, sem que o som embole.

A imagem abaixo mostra onde desativar/ativar esses parametros:


http://img811.imageshack.us/img811/98/screenshot001do.png



O parametro "Damper" (control change 64 ou CC#64) corresponde ao sustain e o parametro "Foot Pedal" (control change 11 ou CC#11) corresponde ao expression. Ignore o parametro "Foot SW" que marquei na imagem!

Jefferson_CE
Veterano
# mai/12
· votar


Shadad, sempre desabilito quando quero que um determinado timbre não dê sustain na minha combi... Já tô habituado a fazer isso, só não sabia sobre esse lance dos pedais mesmo! Grato pela informação! Agora é só aguardar a chegada do A500pro e do meu Korg (que tava com o peso das teclas desregulado)!

Depois apareço por aqui

Jefferson_CE
Veterano
# mai/12
· votar


Galera, cá estou de volta.

Meu A500-Pro chegou, e veio com um aviso gigante: FAVOR LIGAR EM 110V.
Ele não veio com fonte de alimentação, então comprei um genérico 127/220V 9V 500mA mas estou com receio de ligar. Alguém me explica se tá tudo ok para ligar? Estou ligando pelo USB por enquanto, mas quando tiver no palco não vou ter USB disponível.

Grato

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Jefferson_CE
Eu uso a fonte da Boss bivolt automática, uso tanto em 110 como em 220 sem nenhum problema, e acredito que a sua tambem será assim, porque a fonte está entregando os 9V que o teclado precisa e não interessa se esstá entrando 110 ou 220

Não lembro disso quando veio o meu, ainda mais gigante hehe, será que não tinha uma fonte aí, e esat sim era só 110v e o vendedor removeu ela e entregou só o key... para ganhar um troco com ela, as vezes acontece, já vi muito UMX sendo vendido sem a UCG que vem de brinde...

Shadad
Veterano
# mai/12
· votar


Jefferson_CE

Voce comprou uma fonte automática com saída 9V. Pode ligar sem medo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida Ligação Teclado / Controlador Midi. Quais vantagens?