[ dinâmica ] Sintetize alguma coisa!

Autor Mensagem
silvG8
Veterano
# mai/12


Tive uma idéia ao produzir esse tópico que pode ser interessante. A idéia é que sintetizemos um som de escolha e gravemos o áudio da transformação em tempo real.

Como seria isso?
Selecione um timbre vazio e comece a construí-lo do zero.

Como começar?
Você pode fazer isso de várias formas. Uma delas é usar formas de onda simples como saw, square, triangle, sine. Depois use um filtro, use envelopes, LFO, etc. para complementar o seu som.

Quais timbres devo criar?
Qualquer um! Crie um pad, lead, bass, etc. e compartilhe essa transformação aqui. Aconselho a criar timbres utilizando formas de onda simples pois fica mais fácil de esquematizar e compartilhar com o pessoal.

Qual o fundamento por trás disso?
A idéia é que possamos ouvir como o amigo aborda a criação de um som. Seria interessante se compartilhassemos a criação, colocando os principais parâmetros alterados em uma lista.

Como esquematizar nossa criação?
Posso sugerir duas alternativas. A primeira seria tirar um "printscreen" de sua criação no computador/tablet. A segunda, completar os dados abaixo:

OSCILADOR:
Forma de onda: (insira não somente uma, coloque as que foram utilizadas e o número de osciladores - ex: osc1: saw / osc 2: square)
Sub-oscilador: (coloque se está a 1-2 oitavas abaixo, detune, etc.)
Modulação: (sync, FM, ring)
Detune: (coloque em quanto os osciladores estão desafinados em cents ou tons)

FILTRO:
Tipo: (LPF, BPF, HPF, etc.)
Cutoff: (por uma questão de didática, aconselho a escrever os percentuais)
Resonance: (idem acima)
Env-Amount: (coloque se é positivamente ou negativamente!)
Envelope ADSR: (coloque também em percentuais)

AMPLIFICADOR:
Envelope ADSR: (descreva cada um em percentuais)
Drive: (coloque se seu sintetizador permite algo do tipo)

LFO:
Parâmetro modulado: (por favor, lembrem de colocar este!!)
Frequência: (em percentual ou em Hz)
Intensidade: (em percentuais positivos ou negativos)
Forma de onda: (sine, square, random, etc.)


Antes que eu perca meu tempo criando sons e colocando aqui, me diga o que pensa disso! Acho que seria uma dinâmica interessante aqui no fórum!!

Casper
Veterano
# mai/12
· votar


Eu participo, sem dúvidas.
Vou tentar fazer uma criação hoje, e tentar
usar os comentários dentro do Soundcloud.

silvG8
Veterano
# mai/12 · Editado por: silvG8
· votar


Casper
Fico feliz em saber que teremos pelo menos 2 participantes!
Como tive um tempo atoa agora, resolvi criar logo alguma coisa.

Utilizei: Sunrizer para iPad
Som: http://soundcloud.com/silvgt/sintetizando-som-1
Configurações aqui: http://www.flickr.com/photos/79902122@N04/7007247446/in/photostream
Observações: É um som de baixo, muito legal e que se sai muito bem no mix. Utilizei algo semelhante outro dia quando estava numa jam com amigos. Qualquer dúvida na imagem basta entrar em contato comigo por aqui que vou respondendo. O manual do Sunrizer deve ajudar!

nando2112
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8
Muito interessante o tópico!

Como estou meio que começando a estudar teclado agora de uma maneira mais séria não tenho tanto tempo nem conhecimento pra contribuir com o tópico, mas a iniciativa é bem legal!

Eu tenho muita dificuldade em criar um PAD que busco a muito tempo. Os meus são sempre muito... vocais se é que se pode dizer assim. Eu queria criar um mais pro lado do LEAD com um pouco de STRINGS.

Quando eu abro a tela do Juno Editor e começo a ler o manual eu meio que desanimo, pois são tantas variáveis que eu sempre vou pro lado do som que não estou procurando e já desligo e vou fazer outra coisa.

A propósito bem legal o som do baixo.

ThyagoAmaral
Veterano
# mai/12
· votar


To dentro também... bom tem um material do Shadad pra fazer um Hammond saindo do zero no Korg MS, mas que serve para qualquer equipo, vou falar com ele pra ele postar tá em PDF!

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


nando2112
ThyagoAmaral
Fico feliz em vez a possibilidade de mais gente participando! Quanto ao Hammond Thyago, conhece esse endereço: http://www.progsounds.com/sound-design/tutorials/hammond-organ-emu ? É bem interessante e funciona muito bem.

Vamos ver o que vai surgindo... espero ver sons interessantes. Comecei com um bem básico porque fica mais fácil de entender a idéia.

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/12
· votar


Iniciativa muito interessante!
Semana passada eu consegui através de muito ensaio sintetizar um som para tocar um cover com melhor qualidade ... mais tarde qdo estiver em casa eu posto os trechos do original e do meu sintetizado, bem como o recurso que utilizei.
Abraço!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Bom, não estou conseguindo exportar o som que sintetizei, mas a coisa começou assim.

eu precisava do som desta música, Rainbow Demon do Uriah Heep

http://www.youtube.com/watch?v=_AbQ_Hnxxts&feature=player_detailpage#t =5s

Esse timbre mais agudinho .... e parece chegar e sumir ...

http://img232.imageshack.us/img232/2941/presetraimbowdemonuh.jpg

Como que eu fiz? Não sei explicar tecnicamente como os colegas devem saber, mas eu fui comparando ... comparei o som em uma frequencia de uma senoide, quadrada, triangular .. e depois fui mexendo nas frequencias .. e assim foi ... foi o primeiro som que eu copiei, e acho que ficou massa.

Ouçam e tirem suas conclusões ...

http://soundcloud.com/lord_blackmore/raimbowdemon-uh01

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8
Trouxe a UCA222 para o consultório, pluguei o Ipad, instalei o Sonar, abri o Sunrizer, arquivo init iniciado... pronto agora vai heim

Nas horas de folga estarei lapidando este arquivo init e vamos ver o que sai até de noite...

Vai ser um Pad hoje, isso está definido na minha cabeça, o resto vamos ver até onde eu chego

abração

Casper
Veterano
# mai/12
· votar


Caro silvG8:

\desculpe o atraso, mas estou tentando fazer algo
com alguma qualidade, coloco em breve.

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


_BLACKMORE_
Obrigado por já compartilhar uma criação! O bom seria colocar o áudio como demonstração, mas eu entendi que timbre é (é complicado pegar essas coisas sutis no meio da música - efeitos escondidos são um pesadelo, pois é bem de fundo mesmo).



Edson Caetano
O iPad é perfeito pra se divertir nesse aspecto, até porque é tudo na cara, então rapidinho você cria uma coisa legal! Quanto ao estar lapidando, seria legal ver o timbre surgindo do zero, ou seja, alterando-o a partir do zero já gravando. Tá certo que dá mais trabalho, mas do jeito que conseguir é bem vindo.

Casper
Que atraso nada rapaz! A vida de todo mundo é complicada mesmo. Acabei de chegar em casa, daqui a pouco faço aula de piano e depois tem que estudar. Faz parte! To ansioso pra ouvir alguma coisa especial surgindo no Mopho!! :)

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8
Estou gravando assim mesmo... 4 segundos o init cru, alguns takes intermediarios para notar a transformação e vou fechar com o timbre pronto

Estou em 50%, vou brincar agora com os LFO e com os Filtros

Edson Caetano
Veterano
# mai/12 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Paciente faltou, acho que deu para fechar o timbre...
http://soundcloud.com/dr-edsoncaetano/revoada-da-meia-noite

Resumo:
Sunrizer Synth - Ipad

1- De cara regulei o Main Amp para um pad ADSR em 80%/ 80% / 100% / 80%
2- Escolhi a forma de onda dos osciladores 1 e 2 – Dente de Serra
3- Coloquei o OSC2 em 1 oitava acima
4- De leve joguei uns 20% de Noise, buscando um efeito de ventania
5- Apliquei filtro passa baixas LP, deixando o Cuttof em 40% e as Ressonance em 60%, aqui o volume ADSR deixei em Zero todos os itens, isso deu uma suavizada no noise
6- No Osc um dei um Detune de 100% e o Spread em 100%, da para sentir isso na gravação em 25sec.
7- Já na reta final, coloquei um LFO para o Filtro para dar um aspecto de movimento em minha ventania ... Frequencia em 40% e uns 20% no amount, com a onda senoide variante
8- para acabar alterei a onda do OSC2 coloquei em um dente de serra variando

FIM hehe vou chamar o timbre de “Revoada da Meia-Noite”
Timbre pronto começa nos 40sec da gravação

Agora fala aí professor Casper e Igor, e demais... como ficou? levei no total umas duas horas para chegar no final

Até mais

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
Parabéns pelo timbre! Faltou um printscreen do Sunrizer (basta segurar o botão redondinho do ipad - segurar! - e apertar o botão de desligar 1 vez)!!

Eu até gostei do resultado final... não sei o que modificaria. Talvez aplicaria um segundo filtro para amenizar/exaltar algumas frequências. Na minha próxima participação coloco algo na linha dos pads. Vou tentar criar algumas variações interessantes e talvez utilizar alguns efeitos. Vamos ver o que sai...

Criei um barulho muito louco no V-Synth GT agora a pouco. Brinquei com ele durante uns 30 minutos e criei um som bell/pad/FX em um só, com algumas variações com velocity/time trip pad. Uma pena que durante a criação não estava gravando nada. :(

Quando rolar paciência eu coloco o V-Synth GT pra trabalhar aqui!

silvG8
Veterano
# mai/12 · Editado por: silvG8
· votar


Criei um segundo som com o Sunrizer agorinha!

Som: http://soundcloud.com/silvgt/sintetizando-som2

Utilizei: Sunrizer para iPad
Imagens: http://www.flickr.com/photos/79902122@N04/7161137172/in/photostream / http://www.flickr.com/photos/79902122@N04/7161137886/in/photostream

Observações: Iniciei selecionando os osciladores ideais e alterando o AMP ADSR de forma que me agradasse. Em seguida adicionei Ring Modulation entre os osciladores e comecei a adicionar filtros (em série Comb > LPF), adicionando um envelope ao segundo filtro. Para finalizar utilizei o LFO de duas formas: primeiro como um envelope (1shot) para o pitch do osc2 e segundo modulando o PW do osc1. No final adicionei reverb e delay. O resultado foi esse som de sino meio oriental.

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8
Já copiei seus dois timbres...

Print Revoada da Meia noite

Aí o Print do meu timbre

Estou trabalhando no segundo timbre também

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
Duas observações sobre seu timbre. Não tinha lido a descrição com muita atenção e deixei passar.

1. Só tem sentido usar o D se o S for <100% (só se coloca decay se o sustain não for o volume máximo).
2. O envelope para o filtro (teoricamente) só funciona se você utilizar o ENV-AMT (envelope amount).

Apenas umas correções para você poder criar novos testes! :)

Gostou desse último timbre? Achei meio louco mas bom...

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8
1- realmente agora alterando o decay não muda nada, mesmo zerando o parâmetro, o Sustain no máximo atropela ele né...

2- na parte do envelope, quando liguei o LFO foi só aí que começou fazer o whawhawha, então sobre o que ele atuou se eu deixei o envelope amount em zero

seu timbre esta sendo repassado agora para o sunrizer logo sentirei na integra o som dele..

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
1. OK! Isso mesmo...

2. O LFO vai atuar sobre o cutoff. O envelope no caso do filtro, gera uma alteração relativa a quanto você quer, utilizando o ENV-AMT. Teste no Sunrizer que você vai entender. Coloque o cutoff em 0 e coloque um ENV-AMT no máximo positivamente. Coloque um formato de envelope que preferir e verá que o filtro se comporta de acordo com esse envelope.

Espero que consiga reproduzir o timbre no iPad. Tem algumas alterações que são muito sutis. Abraço!

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/12 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


silvG8

O bom seria colocar o áudio como demonstração
não sei pq, mas não estou conseguindo exportar o som ... vou tentar agora a noite, e se rolar já posto o outros 2 q tb montei ... esse papo de sintetizar é loco! :)

EDIT:
consegui renderizar e já editei o post anterior para ficar organizado.

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


_BLACKMORE_
Ficou legal, bem similar ao da música. Pelo que pude ouvir da música há um pouco menos de desafinação entre eles, não?

Legal ver o pessoal participando por aqui! Quando eu tiver tempo novamente eu coloco alguma coisa nova. :)

E as participações galera? O que tem achado da idéia do tópico??

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


E as participações galera? O que tem achado da idéia do tópico??
Eu achei este tópico uma grande chance de quem não sabe nada de sintese começar a aprender... vai ter a atenção de grandes mestres do assunto (que não sou eu hehe estou na categoria aprendiz ainda) tirando dúvidas diretamente... quer mais o que??

Para o pessoal que esta com medo de desenvolver algum timbre e colocar aqui, já aviso que não é nenhum bicho de sete cabeças, não espere que o primeiro fique bom, mas com a prática o negócio vai andando muito legal

Eu já não consigo mais ficar sem sintetizar sons, embora ainda seja um ávido colecionador de patches, estou deixando de ser preguiçoso e criando eu mesmo muita coisa, tudo devidamente catalogado e nomeado

Muito tempo atrás eu ficava pensando: poxa como o Igor consegue saber tanto de tantos equipamentos, a verdade é que tirando as nuances e detalhes de um equipamento e outro a sintese substrativa é a mesma em todos os equipamentos e softs

Melhor ainda, porque com uma fórmula pode-se obter resultados semelhantes em equipamentos completamente diferentes ...

Como disse o colega Blackmoore (sumidão hehe): esse papo de sintetizar é louco... e completo Vícia Muito

E deixa eu voltar ao trabalho da Sintese, amanhã certamente colocarei mais um aqui... que não vai ser PAD hehehe quem sabe um soft Lead bem bacana ... Abração

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8

Pelo que pude ouvir da música há um pouco menos de desafinação entre eles, não?

não sei mas aquilo foi o melhor que pude fazer levando em consideração que durante todo os anos 70 o Ken Hensley usou basicamente um Minimoog e o B3, mas eu acredito que o original tem ainda caixa leslie no Moog, sabe quando vc encasqueta com algo? então não consigo melhorar ... bloqueou ali, mas o importante é que tanto o pessoal da banda quanto quem ouve curte o resultado no conjunto, pois hoje em dia quando o UH toca esta música o Phil Lanzon não coloca muitos dos "detalhes", o que em minha opnião empobrece muito a música.

Edson Caetano

Blackmoore (sumidão hehe)

falta algo interessante aqui, discutir esse ou aquele equipamento não é a minha realidade, ficar ensinando quem tem preguiça de ler manual de equipamento para mim é deprimente ... as jams eu não tenho aquele pique mais, to véio :) então é apenas dizer algo onde realmente tem algo interessante. Este tópico é um com a única ressalva é que eu tento copiar o som de referência, e não tirar da minha mente ...

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


_BLACKMORE_
Dando um OFF hehe, concordo plenamente com você, mas como manter o contato com os amigos que perdem o interesse deste canal?? tinhamos que criar uma maneira de concentrar a gente, pelo menos em pouca ocasiões para pelo menos trocar posts... este tópico do Igor é perfeito para isso

Se não meu camarada, a vida já é bem corrida, meus amigos reais estão cada vez mais distantes, os que são músicos então, estão rareando cada vez mais, eu ficando velho tambem, logo vou me chamar de Véio Ed hehe, muita coisa enche o saco, tento me segurar em algum local para não me isolar de vez do mundo...

Mas deixa pra lá, o negócio é tentar criar algo legal para incentivar os caras bons a ficarem por aqui, e quem sabe a sintese não seja a virada da mesa, já que as jams aqui nos teclados é fracasso total

Fim do OFF

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/12
· votar


mas como manter o contato com os amigos que perdem o interesse deste canal??

Se você tem certas amizades aqui que valem mesmo a pena, troque e-mails, telefone, mude o assunto ... e o principal promova algum tipo de encontro com as pessoas, onde fique a cargo delas decidirem se querem ou não manter o contato com você.
A vida digital encurtou distâncias, mas aumentou exponencialmente outras, aumentou a quantidade de "amizades" mas também diminuiu o interesse das pessoas pelo "contato físico", e baixou a qualidade de muita coisa ...
Com tanta coisa "boa" que este mundo digital nos trouxe, eu fico tentando imaginar quando é que voltaremos a ter verdadeiras amizades, verdadeira realidade, verdadeira liberdade e talvez os primeiros e principais na lista respeito e educação ... realmente eu não sei.
Desculpe o desabafo mas estou aqui a quase 10 anos, e não são quase 10 anos na sala de teclados ... mas na de música erudita, guitarra, contrabaixo, amplificador, teclado, pedais, canto, gaita .... já vi muita gente chegar e passar, muita gente boa e muito tranqueira ... os anos não apenas de vida mas de convivência mostram que mesmo que você queira manter contato com todos nem todos querem contato com você ... ensinam quando um merece ou não ... entende?
Voltemos ao assunto, senão já já eu tomo um BAN dae eu não volto mesmo!

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


_BLACKMORE_
falta algo interessante aqui, discutir esse ou aquele equipamento não é a minha realidade [...] então é apenas dizer algo onde realmente tem algo interessante.
Obrigado cara! Heheheh! Você costuma aparecer nos meus tópicos!! :)

Edson Caetano
_BLACKMORE_
Eu sofro do mesmo problema e compartilho de quase todos os pensamentos. As amizades estão cada vez mais distantes na minha vida atualmente... estou com uma irmã/afilhada recém-nascida, namorada, mãe, pai, avô e avó, a quem devo visitas e contato, então acabo me afastando um pouco dos amigos. Estou com planos de estar sempre juntando com meus melhores amigos (todos são músicos) e fazer uma pequena jam (como rolou no feriado do dia 1).

Hoje acho que não posto nada sonoro por aqui... talvez amanhã. Dia exaustivo!

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


Esse tópico começou como uma grande idéia, membros compartilhando e aprendendo de forma prática, uns com os outros sobre síntese. Seria interessante manter esse tópico sempre na ativa.

Depois meio que virou um desabafo dos veteranos da fase de "vacas magras" de qualidade de debate pela a qual o forum atravessa. Lendo os desabafos, sinto uma ponta de inveja de vocês de não ter convivido como muita agente boa que passou por aqui, já aprendi muita coisa aqui revirando tópicos muito antigos.

Mas acho que um forum grande e com a amplitude desse aqui, é como peneirar ouro no garimpo, vai achar muito pedregulho, mas o "metais preciosos" com quem podem aprender com certeza estará lá... Alguns tópicos absurdos eu nem sequer abro só pelo título e fico impressionado com a paciência de responder ou até mesmo a paciência em ensinar a ler as regras.

Acho que tem muita gente boa por aqui ainda, as vezes passamos dias sem ver nada que preste, mas de repente aparecem bons debates, boas idéias ou informações preciosas e educativas. Eu, como novato, confesso que aprendo muito mais do que ensino, ou seja, recebo muito mais do que dou. Por isso me sinto grato e na obrigação de retribuir e contribuir para que o forum se torne tão agradável e de qualidade, que atraia mais gente boa pra cá e mantenha os que já estão aqui.

Mas não quero de forma alguma desviar o tópico, muitíssimo proveitoso! Vão em frente!

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Maestron
Fico contente em saber que este tópico é de interesse para alguns mais interessados. A partir do seu interesse pergunto: porque ainda não tentou criar nada próprio e postou aqui? Participe!

[off] Percebo que passo aqui a cada 1-2h quando posso... Heheheh! [/off]

Maestron
Veterano
# mai/12
· votar


silvG8

Participar aqui era o que eu queria, o principal motivo da minha ausência, tenho até vergonha de dizer: mas simplesmente não tenho conseguido gravar midi nem renderizar qualquer arquivo midi (no sonar). Tentei participar de uma jam (depois de ver o Edson Caetano se virando para gravar sem o próprio estúdio) e nem consegui ouvir a BT no sonar... Vergonha... Fui para o Audacity, que não grava midi.. e parei por lá...

O jeito seria usar um VST e gravar o audio externamente (ainda tenho só uma placa onboard do pc)...

waltercruz
Veterano
# mai/12
· votar


Poxa, eu queria até participar desse tópico, mas to num dilema lascado...

O que eu tenho atualmente são VSTS e módulos, e pra editar tudo isso não dá aquela vontade entende? Alias, dá é uma preguiiiiiiiiiiiiça

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [ dinâmica ] Sintetize alguma coisa!