Leitura dinâmica de partituras - Alguém sabe?

    Autor Mensagem
    fathertime
    Veterano
    # set/03


    Alguém ae lê partituras instantaneamente (ou quase)? Eu sei que só com anos de prática pra conseguir fazer tal façanha, mas alguém sabe de algum exercício específico para leitura de partituras ou só se consegue isto com a prática constante mesmo?

    Syl
    Veterano
    # set/03
    · votar


    prática constante mesmo! hehehehe... é o método mais viável e eficiente q eu conheço

    fathertime
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Syl

    Ae Syl, eu sei que tu toca muito... tu já consegue ler partituras bem simples, com tempos apenas de semínimas e colcheias, por exemplo, sem cometer erros?

    Syl
    Veterano
    # set/03
    · votar


    fathertime
    Sempre tem uns errinhos básicos né...
    Mas com o tempo mesmo e treino vc consegue ler normalmente uma partitura.

    CIRO
    Veterano
    # set/03
    · votar


    bem...as partituras q leio à primeira vista são as mais simples...mas já é um começo né...

    fathertime
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Syl

    CIRO

    O meu problema é que eu leio uma partitura até ficar perfeita. Mas daí quando eu consigo isto, de tanto ler, eu acabo decorando. Dai não preciso mais ler...

    O que vcs acham que é melhor: Ler nota por nota no pentagrama ou observar a altura dos intervalos?

    Syl
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Eu leio nota por nota, se é melhor num sei... vc q sabe...

    CIRO
    Veterano
    # set/03
    · votar


    eu tb leio a nota...

    mazza
    Veterano
    # set/03
    · votar


    eu leio a linha melódica e vou direto nas harmonias...a mão esquerda vou montando de acordo com a linha melódica, fazendo o baixo com a mão esquerda na tônica e jogando a terça da harmonia na mão direita, e vai por aí...

    CIRO
    Veterano
    # set/03
    · votar


    mazza
    acho q eu fazia isso e num sabia...hehe!!

    O pianista
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Não sei se alguém conhece aquele programa da Rede Vida, pianíssimo, com o Pedrinho, ele lê quase tudo a primeira vista e vai numa boa, com muito improvisso e beleza.
    É algo muito lento e de muitas, muita prática mesmo! Um livro legal, mesmo para quem só toca teclado, de ler a primeira vista, é "O pequena livro de Ana Magdalena Bach", escrito por Bach para sua esposa. Treine bastante, depois, tenta abrir e ler essas peças. É muito interessante.

    Syl
    Veterano
    # set/03
    · votar


    O pianista
    Já vi esse cara, mt bom!
    Queria tocar q nem ele!! :)

    O pianista
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Syl
    Bem, muito treino e disciplina com certeza você chega lá.
    Você faz piano clássico ou popular?

    Syl
    Veterano
    # set/03
    · votar


    O pianista
    É uma pergunta meio relativa... assim, faz um século q não faço mais aula... eu fazia piano popular, mas agora quero tocar piano clássico.

    Rustu Pai
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Tipo, eu toco violão, é só impaco nas triades ( to no começo de pártitura), o resto vai de primeira.

    CIRO
    Veterano
    # set/03
    · votar


    mazza
    valeu pelas partituras de jazz cara...vai me ajudar muito...
    thanks!!

    O pianista
    Veterano
    # set/03
    · votar


    Syl
    Saber os dois tipos é muito interessante... mas são muito diferentes... é uma ótima experiência creio eu!

    Sandrini
    Veterano
    # set/03 · Editado por: Sandrini
    · votar


    Ciro

    Você poderia me passar uma ou duas partituras de jazz. Estou tentando aprender mais e acho que jazz e blues são dois ritmos muito legais.
    Meu e-mail é carlos_sandrini@yahoo.com.br.
    Se precisar de algo e eu puder ajudar, pode contar, ok?

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Partituras tem que praticar muito, é bom ler nota por nota para naum acostumar mal viu...
    é muito bomficar treinando as notas de valores be pequenos como semicolcheia e fusa (semifusa e tremifusa para os mais ninjas)
    para ler fluentemente tem que treinar muito viu...

    O pianista
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Tremifusa?? Conheço quartifusa, mas enfim.... explica melhor ae D.ennis

    Dennis_Tecladista_Doido
    Veterano
    # out/03
    · votar


    tremifusa, quartifusa, tudo igual cara, são as mesmas...
    é aquela que vale metade da semifusa. mas tem que ser muito ninja

    O pianista
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Poxa, desculpa a ignorância, mas nunca havia ouvido este termo. Para isso também servem estes fóruns: aprender.
    Ninja?? Hahaha, bela definição!!

    fathertime
    Veterano
    # out/03
    · votar


    Quartifusa, semifusa....putz....já me complico nas semicolcheias e vcs ae nas fusas...

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/03 · Editado por: Barbara Jolie
    · votar


    Eu só leio partitura pra canto.
    mas gostaria de aprender a ler mais rápido, principalmente na clave de fá que pouco uso.


    Mas penso q com muito treino consegue-se esse triunfo.

    E o cara do pianíssimo, puts...é demais....qnto tempo de piano ele tem?

    mazza
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    pelo menos uns sessenta anos... mas pessoalmente naum gosto do gênero dele... e também naum faz muito sucesso... avaba cansando, ele improvisa muito, e acaba por descaracterizar a melodia, naum acho que seja por aí...

    mazza
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    ah, sim, o nome dele é Pedrinho Mattar...

    bathobbas
    Veterano
    # nov/03
    · votar


    FATHERTIME
    o pedrinho e um classico.sem comentarios
    sobreas partituras leio quase tudo a primeira mao
    eu studei com o livro duas maos no piano(isso a + de 10 anos) acho q a pratica é muito importante
    + eu uso uma tatica antes de tocar qualquer partituta eu analiso todas as paginas. todas composicao leva um linha constate issso vcs ja devem ter obs intaum naum a como se perder num leitura le a partitura instantanea é facil ruim e executa-la perfeitamente a primeira vista

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Leitura dinâmica de partituras - Alguém sabe?