Dinâmica pré fabricada

    Autor Mensagem
    Inferos
    Veterano
    # mar/10


    Boa tarde a todos.

    Primeiramente, toco guitarra. Por isso, venho até quem entende de teclas.

    Eu preciso construir frases, em MIDI, para, depois, aplicar VSTis. O mais díficil nesse processo é construir uma dinâmica gostosa, suave e oscilante, com o uso precário de um mouse (não tenho um keyboard).

    Será que existe algum software ou plugin que possui presets de dinâmica, compatível com Cubase?

    Lembrando: dinâmica é a "alternância de notas de intensidades diferentes" - Bohumil Med.

    Toda informação será muito bem-vinda. Obrigado!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Falar o que é dinämica para tecladistas tu tá de brincadeira né hehe, é o que mais fazemos no dia a dia

    Nunca vi nenhum tipo de plugin que controlasse a dinamica, automaticamente, porque quem ter que imprimir isso na música é o músico, o tal do feeling

    Mas já estou googleando, quem sabe não aparece alguma coisa no sentido para tentar te ajudar

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Inferos
    Como não mexo com produção, não sei se existe um plugin desse jeito que você procura. Não sei se entendi direito como você quer deixar a dinâmica, mas a minha sugestão, como está mexendo com MIDI, é que use algum programa de partituras tipo o Sibelius ou o Finale, e use as notações musicais apropriadas, que o programa da conta do recado.

    Se a intenção é criar uma oscilação, digamos mais natural, mais "humana", simulando a imperfeição humana, ACHO (se não estou enganado...) que você encontra alguma coisa fuçando o fórum de bateria.

    tecladoprofusao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    O Sonar faz isso.

    É a ferramenta "Goove Quantize", se não me engano no menu "Edit". É uma mão na roda pra barteria, tb.

    Inferos
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Inferos
    · votar


    Edson Caetano, não me leva a mal. Mania minha de fundamentar tudo que escrevo. Vou pesquisar também e aguardar o seu gentil retorno.


    TG Aoshi, quanto à notação, eu até já arrisquei no Guitar Pro, no Encore e no Sibelius (antigamente eu gostava mais de escrever na partitura). O mais completinho é o Guitar Pro, para notação. Como tenho trabalhado com muitos VSTis, ao mesmo tempo, tenho feito tudo no próprio Cubase, que tem a pista MIDI gráfica (é aqui onde controlo tudo, inclusive a dinâmica, manualmente). Além disso, acho que a trabalheira de ajustar a intensidade de cada nota não seria reduzido, entende? Quanto ao forum de bateria, muito bem lembrado, vou dar uma olhada.

    tecladoprofusao, sério mesmo que o Sonar faz isso? Eu arrisquei aprender a usá-lo esses dias e, como achei meio fraquinho para edição, desisti. Dei uma olhada (novamente) no Cubase, e ele tem uma ferramenta para isso, mas de forma retilínea: você seleciona as notas e aplica a mesma "velocity" em todas elas.

    Vou deixar AQUI um exemplo de harpa, editado no Cubase, que representa uma dinâmica formidável, que procuro em algum plugin. A propósito, alguém consegue executar esse arpejo com tamanha habilidade na "velocity"????? O.o

    Obrigado a todos!

    cesio137
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inferos
    No sonar existe a opção de envelope. Você desenha a dinâmica de acordo com a necessidade.
    Veja se é isto que precisa:
    http://www.musica.ufrn.br/ctm/ea2/20041/SONARTutorial4.htm#_Toc4198514 5

    Good luck! >D

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inferos
    Cara tu podia pedir ajuda ao pessoal do Fórum de Home Estúdio pra vê a opnião deles também... tenta ai... talvez obtenha sucesso!

    Inferos
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Inferos
    · votar


    cesio137, obrigado pela ajuda, meu amigo. Mas esse método o Cubase também tem, e não é satisfatório. É muito limitado, para quem quer o que estou procurando.

    Até corrijo o comentário acima: Dei uma olhada (novamente) no Cubase, e ele tem uma ferramenta para isso, mas de forma retilínea: você seleciona as notas e aplica a mesma "velocity" em todas elas." Na verdade, dá pra trabalhar com curvas facilmente. ESTE vídeo mostra isso, mas não mostra as ferramentas de curva retilínea e oval. Mas é isso aí.

    Abraço!

    Inferos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    ThyagoAmaral, vou ver Thiago, mas o forum limita postagem de 1 tópico/dia =/ Vlw, meu caro!

    Inferos
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Inferos
    · votar


    Fato curioso que acabo de observar:

    A CURVA DA DINÂMICA É EXATA, o que sugere ter sido feita ou, pelo menos, aprimorada por algum software!

    Vejam a FOTO!

    Inferos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    up!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Aproveite a sua busca pela oscilação na dinâmica e inclua a busca pela oscilação no tempo das notas, outro fator muito importante pra humanizar os midis.

    Também tenho buscado algo assim, mas até hoje nada =/

    Tenho certeza absoluta que há algum plugin que faça esta oscilação de forma muito mais proveitosa do que eu fazendo com as minhas próprias mãos.

    Até achei um que era baseado até na estatística da distribuição de probabilidade Normal, o melhor modelo matemático para simular a variação de dinâmica e tempo de uma pessoa tocando, mas era pago e nunca achei pra vender no rapidshare.

    Inferos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    The Root Of All Evil, obrigado pela sugestão. Está postado o TÓPICO, na comunidade de bateria.

    Qual o que você achou? De repente eu possa te ajudar nas buscas.

    Abraço!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Inferos

    O humanize deste cara aqui:

    http://www.midi-plugins.de/

    Inferos
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    The Root Of All Evil, você conseguiu usar? Instale normalmente, os menus atualizaram, mas não consegui fazer funcionar...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dinâmica pré fabricada