qual a maneira certa de tirar musica ?

    Autor Mensagem
    freudunddrums
    Veterano
    # mai/12


    aprender a melodia da direita primeiro , depois a da esquerda , e sincronizar.
    aprender a melodia da esquerda primeiro , depois da direita e sincronizar

    aprender as duas ao mesmo tempo sincronizando ?

    ou o jeito certo é o que é mais fácil pra voce ?

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    E quando tiver 3, 4 melodias (vozes), como faz? =p

    Falando sério, não tem jeito "certo". O recomendado é trabalhar as mãos separadas, não importando a ordem. Só se estuda a música com as duas mãos juntas logo de cara se for bem proficiente, mas não recomendo muito não...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    ou o jeito certo é o que é mais fácil pra voce ?

    é por ai
    já vi gente que tem um ouvido bom para tirar o solo primeiro e depois ele acha os acordes tendo ideia as notas que ele usa no solo

    já vi outros que primeiro tiram os acordes e com isso acham mais pratico procurar o solo

    também muda de acordo com o estilo que você quer tocar
    uma coisa é querer tocar "ai se eu te pego" e outra é tentar tocar uma fuga de bach onde talvez o ideal é você identificar cada voz separado

    Tiago Correia
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Bom eu sou daqueles que tiram os acordes em primeiro. Mas com a prática dá para fazer tudo simultâneo. O legal é fazer o seguinte:

    A-Determinar o tom da música.
    B-Verificar se a tonalidade é maior/menor.
    C-Identificar a escala. (importante para linha melódica também)
    D-A partir da escala evidenciar qual é o campo harmônico em uso.
    E-Tirar as progressões harmônicas (sequência de acordes da música).

    Parece muita coisa mas de A a D se não tiver muita dificuldade com o ouvido e com teoria hamonica é só deixar a música rolar que já está feito.

    A parte "E" - Vai depender do complexo da música e de sua percepção. Pode ser rápido ou demorado.

    Mas Isso lhe dará uma boa estrutura para tirar a linha melódica da música. Que estará baseada nos acordes da progressão da música e na escala de modo geral. Como disse "de modo geral" o que fugir a regra tratará de outros tópicos do estudo da harmônia.

    Mas, já fica bem mais facil para tirar a música por completa. Melodia + Arranjos.

    El Cabriton
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Vou te explicar como EU faço, PRA MIM é a melhor forma.

    1 - Varredura no youtube: Não gosto de ficar reinventando a roda. Se tem um cara lá no youtube que ensina a tocar uma tal música maravilhosamente bem, pra que ficar se quebrando tentando tirar de ouvido?

    2 - Varredura no google: Lá encontramos milhares de partituras e arquivos que podem nos ajudar. Encontramos sim, só saber search.

    3 - Tirar de ouvido: Aqui mora o perigo. É importante lembrar que somos humanos, podemos confundir notas em solos, por isso costumo diminuir a velocidade da música para identificar beeeeeem as notas.

    Dica: procure usar um timbre bem próximo do original na hora de tirar de ouvido, depois fica à seu critério manter ou não. Primeiro procure entender o que o tecladista faz com as mãos(solo, harmonização, etc), depois você decide qual parte tira primeiro.

    Mas leve em consideração também as dicas do Tiago Correia, ele mandou bem nas dicas

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    El Cabriton
    3 - Tirar de ouvido: Aqui mora o perigo. É importante lembrar que somos humanos, podemos confundir notas em solos, por isso costumo diminuir a velocidade da música para identificar beeeeeem as notas

    geralmente o ouvido identifica o que você aprendeu a tocar, então se você se arrisca a tocar algo diferente é bem facil trocar notas que você acha que é
    um exemplo:
    já vi colegas meus que não sabiam nada e começaram aprender, nessas brincadeiras de tirar de ouvido o cara tentou tocar um trecho do hino nacional, ficou tocavel, mas ele retirou todos os cromatismos que existem na música, porque o ouvido dele não aprendeu a identificar esses semitons

    então nessa hora é bom assumir e procurar alternativas, alguem tocando no yyoutube, partitura, cifra

    fred_d_rocker
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Para adicionar ao passo A indicado pelo amigo Tiago Correia, eu achei este vídeo no youtube que ensina um ótimo truque para se saber em qual tom uma música foi gravada. O vídeo é meio longo, mas achei uma dica muito valiosa, abraço.



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual a maneira certa de tirar musica ?