Autor |
Mensagem |
freudunddrums Veterano |
# mai/12
aprender a melodia da direita primeiro , depois a da esquerda , e sincronizar. aprender a melodia da esquerda primeiro , depois da direita e sincronizar
aprender as duas ao mesmo tempo sincronizando ?
ou o jeito certo é o que é mais fácil pra voce ?
|
TG Aoshi Veterano |
# mai/12 · Editado por: TG Aoshi
· votar
E quando tiver 3, 4 melodias (vozes), como faz? =p
Falando sério, não tem jeito "certo". O recomendado é trabalhar as mãos separadas, não importando a ordem. Só se estuda a música com as duas mãos juntas logo de cara se for bem proficiente, mas não recomendo muito não...
|
fernando tecladista Veterano |
# mai/12
· votar
ou o jeito certo é o que é mais fácil pra voce ?
é por ai já vi gente que tem um ouvido bom para tirar o solo primeiro e depois ele acha os acordes tendo ideia as notas que ele usa no solo
já vi outros que primeiro tiram os acordes e com isso acham mais pratico procurar o solo
também muda de acordo com o estilo que você quer tocar uma coisa é querer tocar "ai se eu te pego" e outra é tentar tocar uma fuga de bach onde talvez o ideal é você identificar cada voz separado
|
Tiago Correia Veterano |
# mai/12
· votar
Bom eu sou daqueles que tiram os acordes em primeiro. Mas com a prática dá para fazer tudo simultâneo. O legal é fazer o seguinte:
A-Determinar o tom da música. B-Verificar se a tonalidade é maior/menor. C-Identificar a escala. (importante para linha melódica também) D-A partir da escala evidenciar qual é o campo harmônico em uso. E-Tirar as progressões harmônicas (sequência de acordes da música).
Parece muita coisa mas de A a D se não tiver muita dificuldade com o ouvido e com teoria hamonica é só deixar a música rolar que já está feito.
A parte "E" - Vai depender do complexo da música e de sua percepção. Pode ser rápido ou demorado.
Mas Isso lhe dará uma boa estrutura para tirar a linha melódica da música. Que estará baseada nos acordes da progressão da música e na escala de modo geral. Como disse "de modo geral" o que fugir a regra tratará de outros tópicos do estudo da harmônia.
Mas, já fica bem mais facil para tirar a música por completa. Melodia + Arranjos.
|
El Cabriton Veterano |
# mai/12
· votar
Vou te explicar como EU faço, PRA MIM é a melhor forma.
1 - Varredura no youtube: Não gosto de ficar reinventando a roda. Se tem um cara lá no youtube que ensina a tocar uma tal música maravilhosamente bem, pra que ficar se quebrando tentando tirar de ouvido?
2 - Varredura no google: Lá encontramos milhares de partituras e arquivos que podem nos ajudar. Encontramos sim, só saber search.
3 - Tirar de ouvido: Aqui mora o perigo. É importante lembrar que somos humanos, podemos confundir notas em solos, por isso costumo diminuir a velocidade da música para identificar beeeeeem as notas.
Dica: procure usar um timbre bem próximo do original na hora de tirar de ouvido, depois fica à seu critério manter ou não. Primeiro procure entender o que o tecladista faz com as mãos(solo, harmonização, etc), depois você decide qual parte tira primeiro.
Mas leve em consideração também as dicas do Tiago Correia, ele mandou bem nas dicas
|
fernando tecladista Veterano |
# mai/12
· votar
El Cabriton 3 - Tirar de ouvido: Aqui mora o perigo. É importante lembrar que somos humanos, podemos confundir notas em solos, por isso costumo diminuir a velocidade da música para identificar beeeeeem as notas
geralmente o ouvido identifica o que você aprendeu a tocar, então se você se arrisca a tocar algo diferente é bem facil trocar notas que você acha que é um exemplo: já vi colegas meus que não sabiam nada e começaram aprender, nessas brincadeiras de tirar de ouvido o cara tentou tocar um trecho do hino nacional, ficou tocavel, mas ele retirou todos os cromatismos que existem na música, porque o ouvido dele não aprendeu a identificar esses semitons
então nessa hora é bom assumir e procurar alternativas, alguem tocando no yyoutube, partitura, cifra
|
fred_d_rocker Veterano |
# mai/12
· votar
Para adicionar ao passo A indicado pelo amigo Tiago Correia, eu achei este vídeo no youtube que ensina um ótimo truque para se saber em qual tom uma música foi gravada. O vídeo é meio longo, mas achei uma dica muito valiosa, abraço.
|