Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.

Autor Mensagem
Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo


Comprei meu BK-5 ontem 02/05/12. Pretendo passar muitas informações e videos que possam ser uteis aos interessados. Esclarecer e pedir esclarecimentos Jamais endeusar, vou tambem dizer os pontos que julgar negativos..

Escolha é coisa muito pessoal, tem que ser respeitada e depende do gosto, grana e necessidade de cada um. Teclado perfeito nem Oasys e nem Tyros. Bom, pelo menos penso assim.

Participem, não tenham receio de fazer comentários, perguntas ou esclarecimentos. Quanto mais participantes melhor.

Edson Caetano
Veterano
# mai/12
· votar


Qual a diferença dele para o módulo bk7??

André Luiz Keys
Veterano
# mai/12
· votar


Edson Caetano
Qual a diferença dele para o módulo bk7??
Está sobretudo no Style Composer que só está presente no BK-5.

O BK7-m também não vem carregado com os ritmos brasileiros, presentes na memória interna do BK-5.

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Como ontem estive de folga aproveitei o dia para reinar e conhecer melhor o teclado.
Já posso postar as primeiras experiências e impressões. Como eu já tive quase todos Rolands abaixo de R$5.000 no dinheiro de hoje e gostei de todos, comprei o BK5 sem medo de errar. Mesmo assim, pesquisei e testei bastante antes da compra.

Timbres: muito bons, iguais ou melhores que os dos Rolands anteriores que eu tive. Piano, sax, guitarra, sanfonas, vocais exclusivos da Roland, afinal todos de primeira, pra ninguém botar defeito.

Acompanhamentos: surpreenderam-me pela alta qualidade. Ao contrario dos GW8-Prelude, lê ritmos dos Rolands mais antigos, com perfeição. Até ritmos de outros teclados, convertidos no Style Works tocam muito bem. Isso foi muito importante e decisivo pra mim, pois tenho uma coleção de ritmos mais antigos Roland-Yamaha-Technics da qual gostaria de nunca abrir mão.

Sonoridade dos falantes: quando testei na loja aparentava potencia baixa, mas já sabia que era por causa do ambiente grande e aberto. Em casa, no quarto, o volume é alto, não uso mais que 60%. Achei muito bom o desempenho, graves e agudos ótimos. Tocando MP3 e midis foi perfeito. Agora, todos que tem Roland sabem, que, quando liga na PA, o Roland, mesmo o mais simplesinho e antigo, mostra sua verdadeira cara, aí fica bom demais. Tem equalização e outros parâmetros, que devem ser regulados para melhorar e personalizar o desempenho.

Manuseio e ajustes: ao contrario do que muitos pensam, é facílimo, basta ler o Manual com muita atenção. Quando se trata de teclado novo, gosto primeiro de dar uma “fuçada” bem legal e exaustiva, para sentir as dificuldades e conhecer o teclado. Depois fica mais fácil para entender o Manual. Eu fui o primeiro comprador de BK5 na loja aqui de Campinas.

Quebrei a cabeça para regular a sensibilidade das teclas. Vejam como é fácil, embora um pouco trabalhoso: apertar tecla MENU, selecionar Performance Edit, apertar ENTER, selecionar Tone Part View, apertar ENTER, selecionar Key Touch, apertar ENTER e pronto, já aparecem os parâmetros Curve e Fixed, é só escolher e regular do seu gosto. Depois, voltar na pagina Performance Edit, selecionar Save as Default, apertar ENTER e pronto, já está memorizado.

Já consegui realizar quase todos os ajustes principais. Encontrei um pouco de dificuldade só na primeira vez, depois fica muito fácil.

Assim que conhecer melhor o teclado, posto os ajustes principais, de maneira bem resumida. Creio que será útil, principalmente para quem não dispõe de muito tempo pra ler o Manual. Aprendendo os ajustes principais acaba a dificuldade para fazer os outros ajustes, fica intuitivo.

Cicinho produções
Veterano
# mai/12
· votar


Delvo


Olá Delvo, assim que o meu chegar, vamos trocar ideias por aqui, para aprendermos e ajudarmos!

Delvo
Veterano
# mai/12
· votar


Cicinho produções
Meus parabens pela aquisição. Foi uma ótima escolha. Desejo que voce seja feliz.
Assim que testar conte pra gente o que achou.

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Só tenho o BK5 há 6 dias, mas já posso afirmar:

Nessa faixa de preço (três mil), para mim está bom, estou muito contente.

Acredito, tenho quase certeza, que em breve, a Roland vai lançar um modelo mais caro e melhor, com sistema operacional mais prático, um visor maior, mais botões para acesso rápido (é ruim acessar parâmetros importantes pelo menu). Vai ser muito bom, pois vai obrigar a concorrência também a se mexer e melhorar, se não quiser ficar pra trás.

Enquanto isso não acontece vamos nos contentando e curtindo nosso BK5. Tá muito bom. Os timbres, ritmos e sonoridade são de altíssima qualidade, nunca vi igual. Só eles já valeram o preço do teclado, o resto é lucro.

Mas ainda tem de excelente: toca midi em diversos formatos, inclusive kar, idem MP3 em formato até abaixo de qualidade de CD. Toca Wav. Tem saída de vídeo.
Pode cantar e tocar gravando em Wav.

Mas, cada um que faça seus próprios testes e tire a sua própria conclusão.

Cicinho produções
Veterano
# mai/12
· votar


Delvo

Caro Amigo, estou só esperando para ver esse excelente teclado mostrar para que veio, e pelo pouco que ouvi dele, vai comcorrer, pelomenos nos sons, com teclados mais consagrados que não quero citar.
Em relação a praticidade, pelo que ouvi no demo de criação de rítimos, você tem de ir a muitos menus e sub menus para acessar muitas coisas inportantes na hora da criação de estilos.
Mais nada que tire o brilho do teclado claro!

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Cicinho produções
Amigo, concordo com voce, assino em baixo.
Apenas completo:
Pela falta de botões de acesso rápido achei um pouco desconfortável acessar algumas funções importantes em casa e principalmente ao vivo.
Mais nada que tire o brilho do teclado claro!

Cicinho produções
Veterano
# mai/12 · Editado por: Cicinho produções
· votar


Delvo
Você podia citar aí alguns botões que fasem falta, e que seria um desastre aovivo.

fulaneto
Veterano
# mai/12
· votar


Cicinho produções
Cicinho fiquei comovido por ver sua dedicação e audacia em encarar este desafio de aprender um novo teclado, pois elem de tocar tera que programar tudo em um monte de botões, menus e sub-menus, um display que não vai te ajudar em nada, fico pensando como seria! Digo isto porque não tenho tanta pacencia em ficar programendo os teclados. Parabens pela aquisição e seja feliz com o BK5.Cicinho produções

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Mas não podemos nos esquecer que tem diversos botões de dupla função tipo apertar e segurar ou apertar dois botões, o que já melhora bastante. O problema é que ainda não tive muito tempo para testar, apenas superficialmente. Mas devem ajudar bastante.

silvG8
Veterano
# mai/12
· votar


Delvo
Não tenho acompanhado o desenrolar deste tópico, mas fico contente em ver usuários publicando reviews e discutindo equipamentos diferentes aqui no fórum.

Entrei apenas para sugerir que publique algumas gravações de áudio feitos no seu BK-5 (ou até mesmo vídeo!), já que acredito que exista pouco conteúdo dele na internet. Seria positivo para os interessados no equipamento em questão.

marco007
Veterano
# mai/12
· votar


ola,delvo tudo bem. acho que é cedo considerar o bk-5 um desastre ao vivo!!. _vejam bem enquanto esta usando modo style a pen drive esta livre e vice versa. podemos navegar de performance list , music song e ritmos em tempo real. e a performance list após programada pode ser tocada em sequencia ,tal qual song. escolher por numero,nome ou value. ok. estes recursos só o pa 500 tem. vale lembrar que no modo playbacks e styles no usb o reconhecimento dos arquivos é instantaneo. função esta que no s710 leva de 5 a 10 segundos. postarei um video esse final de semana sobre essas funções.

marco007
Veterano
# mai/12
· votar


na função song ,escolha um arquivo smf ,aperte e segure center cancel. ira abrir as pistas da song escolhida , cancele as pistas que quiser tocar em tempo real. aperte write e nomei-e diferente do nome original e salve em my song. obs: o pen drive deve ser formatado no bk-5.

Cicinho produções
Veterano
# mai/12
· votar


fulaneto
Obrigado, e lhe digo uma coisa: Obistáculos estão aí para serem ultrapassados! e mais, se eu não tentar, como saberei se eu iria conseguir ou não...

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Cicinho produções

De momento estou achando ruim, p.ex., o principal, acessar as performances, e usar os botões numéricos. Hoje mesmo a noite vou praticar mais, pode ser que seja só falta de costume, ou botões com numeros quase apagados que eu não estou enxergando direito.

É que os numeros ou letras dos botões numéricos e de outros botões são pouco vísíveis, ou, quase invisiveis e posso estar apertando botões errados. Se for só este o problema vou resolver, nem que seja colocando decalcs.

Achei demorado tambem tirar ou regular a sensibilidade das teclas, coisa que em outro teclado é feito num simples toque de botão. Talvez até tenha algum atalho que eu ainda desconheço, mas acho pouco provavel.

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


marco007
Oi, Marco, em primeiro lugar uma grande satisfação em ver voce por aqui. Mas vê se aparece sempre para trocarmos ideias, reunir material, informações e videos. Hoje mesmo vou selecionar os ritmos e lhe enviar, o mais tardar até amanhã. Por enquanto não compre o pacote, pois devo ter milhares de ritmos. Só não sei se vou encontrar todos, pelo menos muitos já convertidos é certeza.
Marco, de momento talvez a minha maior dificuldade, como eu disse acima, esteja nos botões com numeros quase apagados, não consigo ler. Penso em colocar algum decalc. O que voce acha, para voce não tem problema, esses numeros apagados, não te atrapalha?
Mas, como diz o nosso amigo lá pra cima,
Mais nada que tire o brilho do teclado claro!

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Cicinho produções
marco007

Exagerei no "desastre" achei melhor editar, retirar e dizer "um pouco desconfortável", está bem melhor. Nada que eu não possa logo superar.

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


silvG8

[b]Entrei apenas para sugerir que publique algumas gravações de áudio feitos no seu BK-5 (ou até mesmo vídeo!), já que acredito que exista pouco conteúdo dele na internet. Seria positivo para os interessados no equipamento em questão.[/b]

Assim que conhecer bem o teclado, prometo postar videos com gravações de audio e mais material. Se alguem puder se antecipar e fazer essas publicações melhor ainda, pois estou meio devagar, não por que o teclado seja dificil, mas por falta de tempo. Mas breve chegaremos lá. É muito bom conhecer um teclado novo.

marco007
Veterano
# mai/12
· votar


ola, amigos. - devagar vamos desvendando ele rsrssss,. o importante é que estamos ampliando nossas amizades. olhem só: delvo, juares... e agora cicinho...oh belezaaaa!!!!. quanto ao bk-5, ja me acostumei com os botões, de começo até achei esquisito , depois gostei.. e entendi o porque: acho que a roland fez esse teclado para tirar de uma vez aquela imagem de brinquedo e dar um toque pessoal., para quem ja conheçe o gw8, vai perceber que ele entrou para corriguir todas as lacunas do gw e prelude. vamos lá: vou postar um video de desmonstração dos styles e parte interativa do usb,ok. o delvo escolhe um outro e posta,,e assim vamos.

Cicinho produções
Veterano
# mai/12
· votar


marco007
É isso aí! Assim que receber o meu BK-5, vou mecher nele um pouco, e quando tiver aprendido algo vou tambêm tentar fazer um vídeozinho.

Cicinho produções
Veterano
# mai/12 · Editado por: Cicinho produções
· votar


Pessoal, apesar de achar que todos aqui já devem ter visto este vídeo, achei que deveria trazêlo para este tópico. Derrepente chega alguêm novo e ainda não viu...
Aí vai o vídeo!


LucMcLeite
Veterano
# mai/12
· votar


Olha em comparação com o Gw8, faz alguma falta o D-beam, v-link e knoobs no BK5?

Delvo
Veterano
# mai/12
· votar


Pôxa, escreví nos textos acima "teclas" no lugar de "botões". Ainda bem que não apareceu por aqui nenhum "professor" de Português, senão ia levar uma "fumada" legal e merecida. rsrsrsrsrsrsrsrsrs.......felizmente consegui editar e corrigir a tempo. Escapei por pouco.

Cicinho produções
Veterano
# mai/12
· votar


eu tambêm!

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


LucMcLeite

Olha em comparação com o Gw8, faz alguma falta o D-beam, v-link e knoobs no BK5?

Para mim não, o BK5 tem tanta inovação boa e util que não trocaria por nenhum teclado anterior. Como estou com pouco tempo, estou desbravando o teclado aos poucos. Ontem testei a parte de configuração do ONE TOUCH, onde podem ser editados os timbres de sua preferencia para cada ritmo. São quatro timbres editáveis, Achei formidavel, qual teclado nessa faixa de preço que faz isso? Talvez nenhum top de linha tenha este ótimo recurso, pelo menos eu desconheço.
Mas não me canso de dizer, procure conhecer e testar bastante assim como eu fiz e depois tire a sua propria conclusão.[i][/i]

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Cicinho produções

Muito bom o vídeo, gostei, vai ajudar muiiiiiiiiiiiiiiiito.
Se souber de mais algum, publique, é sempre interessante.

Delvo
Veterano
# mai/12 · Editado por: Delvo
· votar


Em falar em vídeo seria bom se descobrissemos um sobre o manuseio, ajustes, mais ou menos tipo Manual, mesmo que resumido. Eu e o Manuel somos inimigos declarados, não vou com a "fuça" dele nem ele com a minha" hehehehehe...
Se alguem souber de algum video e publicar fico muito grato.

Cicinho produções
Veterano
# mai/12
· votar


Vamo lá pessoal, vamos participar mais!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.