Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.

Autor Mensagem
Fabrícia Eges
Membro Novato
# dez/14
· votar


Cicinho produçõesOlá! sou Fabrícia de Goiás, adquiri o bk5 a uma semana estou encantada pelo teclado, já estou tocando nos eventos de fim de ano com ele, gostaria de algumas dicas, também sou deficiente visual e estou adorando a facilidade de programar o bk5.

Fabrícia Eges
Membro Novato
# dez/14
· votar


Olá pesoal, adquiri o bk5 a uma semana, também sou deficiente visual e algumas coisas já consegui ajustar, salvar o rítmo e timbre para iniciar quando liga o teclado, criar performanse, mas não consegui achar a função octave, tem um botão ou tem que entrar no performanse edit? desde já obrigada.

Fabrícia Eges
Membro Novato
# dez/14
· votar


Pessoal alguém aí poderia me explicar como faço para transpor os tons dos playbacks em mp3 no bk5? grata.

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# jun/16
· votar


Pessoal,

Tentei configurar o BK-5 para ser controlado por um outro teclado (usei o UMX 610 como controlador), mas nao obtive muito sucesso.

Ao interligar os dois via MIDI, o timbre default no canal 1 do BK-5 é o Grand Piano e eu não consegui mudar para um outro timbre diferente. Mexi no LWR, UP1, UP2 e nada.

Também não consegui endereçar timbres diferentes para cada canal MIDI no BK-5 (ou para cada CC no mesmo canal) de tal forma que eu pudesse trocar o timbre através do UMX (alterando o canal MIDI neste).

Estou com a uma leve impressão que não é possível realizar estas configurações no BK-5. Até porque este não é o propósito deste teclado.

Alguém aqui já "brincou" com esta parte da configuração do BK-5?

NEMESYS
Veterano
# jun/16
· votar


Nunca mexi muito na configuração midi do BK5, mas pelas opções de controle
há diversas opções de ajustes que devem ser feitas antes do processo. É importante ler no manual e rever esses procedimentos.

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# jun/16
· votar


NEMESYS

Já li e não encontrei nada relativo a como endereçar timbres em canais MIDI, mas vou continuar pesquisando. Valeu!!

André Luiz Keys
Veterano
# jun/16
· votar


Fabrícia Eges
Pessoal alguém aí poderia me explicar como faço para transpor os tons dos playbacks em mp3 no bk5? grata.


Use a função KEY para isso (eles nomearam o transpose com este nome).

Daniel_tecladista15

A primeira coisa a observar é que no padrão de fábrica, cada parte do BK-5 opera em um canal MIDI diferente.

A parte UPPER1 opera no canal MIDI 4 (assim você deve selecionar este canal MIDI no seu controlador).

Para saber o canal MIDI de cada parte do BK-5, acesse: [MENU] > “MIDI” >“Edit tone parts”.

Em PART, selecione a parte desejada
Em RX CH veja o canal MIDI que esta parte usa

Para alterar um timbre usando um controlador, são necessários 4 dados:


1- SELEÇÃO DE BANCO - Para seleção de banco, você deve enviar dois dados: MSB (CC#00) e LSB (CC#32).

2 - PROGRAM CHANGE (de 0 a 127)

3 - CANAL MIDI (indicará qual parte este som será alterado - Upper1, Upper2, Lower

Não sei como seu controlador é programado, mas estes 4 dados precisam ser enviados para que a troca de som seja efetivada.

A página 119 do manual dele possui estes três dados (MSB, LSB e PC) para chamar cada som interno.

Agora é só se divertir!

Em caso de outras dúvidas, acesse nosso Suporte Técnico, pois nem sempre entro aqui no Cifraclub:
http://roland.com.br/suporte

Grande abraço,

André Luiz

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# jun/16
· votar


André Luiz Keys

Muito obrigado pelas dicas!! Irei testar em breve.

Abraços,
Daniel

petu_ce
Veterano
# set/16 · Editado por: petu_ce
· votar


Voltando a falar do BK5 ...

Nesse link tem umas demonstrações legais de programações de ritmos e timbres:
https://www.youtube.com/channel/UCyMDhyz5UBW3ps94aIe7pBg

Acho que a sonoridade dele é muito boa para sua categoria, principalmente se a necessidade for um teclado arranjador para tocar pop, pop rock e música eletrônica. Embora também não faça feio para estilos regionais, pois tem boa sanfona e bons metais, além de pianos e timbres acústicos satisfatórios.

NEMESYS
Veterano
# set/16
· votar


Cada Ritmo espetacular!!!!!!!
Em qual site se acham esses Ritmos Internacionais companheiro ?

Os Ritmos desse BK5 são puro cover! Os regionais que a Roland Brasil faz também ficam assim!!!

petu_ce
Veterano
# set/16
· votar


NEMESYS

Por enquanto, só vi nesse canal do youtube mesmo.

gambit
Veterano
# ago/17
· votar


Ola amigos...o bk5 dispara samples ?..Ou melhor...tenho um solo de sax em mp3 ou wav que retirei de uma musica original...ele me possibilita disparar esse som no momento oportuno no meio de uma apresentação ao vivo...onde estou tocando as partes de piano junto com o resto da banda...? Obrigado.

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/17
· votar


gambit
O BK-5 não dispara samples, mas ele é capaz de rodar arquivos mp3, wav ou mid a partir de um pendrive. Pode ser uma solução para você.

gambit
Veterano
# ago/17
· votar


Ok. Então acho que consigo disparar o solo de sax que quero num determinado momento da música.
Muito obrigado.

fernando tecladista
Veterano
# ago/17
· votar


gambit
Então acho que consigo disparar o solo de sax que quero num determinado momento da música.
Muito obrigado


consegui consegue...
o problema será a banda estar tocando na velocidade que este solo esta gravado, tocar no tempo certinho sem ter nenhuma referencia

já vi banda que tocava com metrônomo no fone porque a banda oscilava o andamento e para isso sei lá que esquema o baixista que comandava o metrônomo, disparava o áudio com metrônomo gravado
se você sabe esse valor do metrônomo e o sax for gravado usando esse metrônomo, em um esquema desse você disparar o audio no tempo certo (que o áudio comece no tempo 1)


- se for somente um trecho, as vezes a trabalheira não compensa o esforço
- as vezes o publico fica com cara de paisagem procurando o sax que vem do além
- as vezes é interessante adaptar esse solo para o teclado mesmo, tocar com algum lead ou com um timbre de orgão os que tem a leslie rapida som bacanas para isso

gambit
Veterano
# ago/17
· votar


fernando tecladista
Pois é...estou avaliando tocar o solo no teclado eu mesmo...pra não correr esses riscos que você citou...Obrigado


- as vezes o publico fica com cara de paisagem procurando o sax que vem do além ...KKK isso é verdade.

gambit
Veterano
# ago/17
· votar


Bom dia amigos.
Peço ajuda de vocês mais uma vez com meu BK 5 .
Ontem me deparei com dificuldade em ligar o bk5 no amplificador.
Tentei ligar via cabo tanto nas saídas traseiras L mono / R estéreo Via cabo P10, mas não tive sucesso. Testei nas saídas de fone de ouvido (nas duas) e funcionou normalmente.Depois ainda liguei na entrada auxiliar do meu micro system para testar e o resultado foi o mesmo, nada nas saídas traseiras e nas dos fones funcionando. Ligando direto na saída L/MONO deveria sair som não é?
Como posso resolver isso ? Podem me ajudar ?
Obrigado

gambit
Veterano
# ago/17
· votar


Levei o bk5 pro estúdio ontem e o problema persiste...liguei o cabo na saida L/mono...o som saia nas caixas da mesa de som....mas os falantes do teclado ainda emitiam som.(deveriam silenciar eu acho)...e o mesmo aconteceu quando usei a saida R/estéreo....ao ligar nas saida do fone de ouvido...os falantes do bk5 silenciaram..e o som passou a sair nas caixas normalmente.. é normal isso.?? Tem alguma regulagem nos parâmetros do bk5 que desconheço? Obrigado a quem possa ajudar...

fernando tecladista
Veterano
# ago/17 · Editado por: fernando tecladista
· votar


desseliguei o cabo na saida L/mono...o som saia nas caixas da mesa de som....mas os falantes do teclado ainda emitiam som.(deveriam silenciar eu acho).
Não silencia, só corta quando se pluga na saida de fone, eu tive teclado assim que não tinha opção e usava um plug de fone adaptador e plugava na saida de fone sem cabo nenhum dele

desse


Alguns teclado mais antigos tinham uma chavinha na traseira para desligar os falantes, alguns tem essa opção nos menus de configuração, a maioria não tem nada

gambit
Veterano
# ago/17
· votar


Não silencia, só corta quando se pluga na saida de fone, eu tive teclado assim que não tinha opção e usava um plug de fone adaptador e plugava na saida de fone sem cabo nenhum dele

Entendi...Então posso considerar isso normal ? Pois, como nunca tive um teclado que acontecesse isso, achei um pouco estranho pois não sei se é falta de costume mas o som saindo dos falantes junto ao ampli me incomodou um pouco.
Obrigado

BACAL
Membro Novato
# jan/18
· votar


bom dia, vc pode passar os ritmos antigos que tem?.................ou dar alguma dica onde achar......muito agradecido.......boas notas....

elnobre
Veterano
# mai/18
· votar


Tenho um bk5 e gostaria de saber se o motor sonoro dele é o mesmo do bk9. Alguém sabe informar?

jorget
Membro Novato
# mai/18
· votar


Fala de timbres? Nada a ver. O BK9 é arranjador top, com vários samples supernatural

elnobre
Veterano
# jul/18
· votar


Alguém aí tem umas performances com pianos melhorados para o BK-5?

elnobre
Veterano
# ago/18
· votar


Alguém tem performances com pianos editados para o bk5?

elnobre
Veterano
# mar/19
· votar


Alguém sabe dizer se a saída de vídeo do bk5 pode ser ligada a uma tela externa para mostrar o mesmo que aparece no display do teclado?

elnobre
Veterano
# abr/19
· votar


Alguém sabe dizer se a saída de vídeo do bk5 pode ser ligada a uma tela externa para mostrar o mesmo que aparece no display do teclado?

fernando tecladista
Veterano
# abr/19
· votar


eu dei uma corrida no manual e entendi que não que mostra a letra do arquivo midi,

mas parece que da pra ter as funções e menus pela usb




elnobre
Veterano
# abr/19
· votar


Mas será que a tela pode ser apenas espelhada?

elnobre
Veterano
# abr/19
· votar


Testei e não replica a imagem da tela. Decepção :(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.