Sobre Inversões de acordes.

    Autor Mensagem
    sthevesavelar
    Veterano
    # abr/12


    Olá pessoal.
    Bem , se eu for em um site e colocar , por ex : acorde C , aparece vários tipos...
    Ex : C + E + G
    Eu toco assim : G + C + E.
    Quero perguntar para vcs :
    Entre os dois acima , qual é o mais popular ? Cada pessoa faz de um tipo , e isso altera d+ o som.
    Para que q ser isso ?
    Ajuda !

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    sthevesavelar
    A regra é clara meu caro Arnaldo hehehe

    T + 3 + 5

    seguindo

    Tonica + 3 Menor + 5 Justa
    Tonica + 3 Maior + 5 justa
    está feita magicamente a fórmula das triades maiores e menores

    Como pode ver , a montagem principal, parte da tonica
    acorde de C
    Tonica C
    1 grau C
    Começa em C

    Qualquer outra coisa é inversão

    Já tem tudo no fórum, PESQUISA please

    sthevesavelar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Ok , foi mal.

    WillAkumA
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    sthevesavelar

    cara quando vejo, por exemplo so C eu toco o "normal"
    eu tenho tentado usar imversao pra alguns arpejos xD


    e aproveitando o topico e talvez saciando a duvida do stheve o acorde C invertido pra G+C+E é C/G certo? .-. ou nao?

    sthevesavelar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Sei lá.
    Vi em outros tópico , q a inversão a gente coloca a q mais combina com a música...

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    WillAkumA
    Sim, o / alguma coisa indica o baixo, se quer o acorde de C/G é um acorde de dó maior com o baixo em sol, uma inversão

    sthevesavelar
    Inversões não são usadas aleatoriamente, é cosiderada a harmonia, o autor determina

    E porque foi mal?? argumente, adoro convesar sobre teoria ....

    WillAkumA
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Edson Caetano

    opa, sabe q agr vou ficar te seguindo pra pegar um pouco mais de teoria né xD? emfim, brincadeiras a parte, e aproveitando o topico dnv, uma duvida minha aqui ja no campo harmonico, tipo o mesmo acorde C/G entraria apenas como acorde distonante (distonante, dissonante, quando um acorde nao faz parte do campo da musica mas é usado pra causar um impacto por ecemplo, confundo mt os termos)?

    J.Dionatan
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    WillAkumA

    Meu caro, evite por favor usar abreviaturas no fórum, fica horrível de ler e pode evitar que seu post seja corretamente respondido. Não leva a mal não, é só um conselho. Sei que a internet tem este efeito colateral de assassinar a língua portuguesa mas nos fórum a gente evita ao máximo estas situações.

    Agora, quanto a dúvida: o acorde C/G é Dó Maior com baixo em Sol. A nota sol pertence ao campo harmônico de Dó, portanto não se trata de dissonante ok.

    Uma dissonante seria utilizar por exemplo Míb, que é muito comum em blues.

    WillAkumA
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    J.Dionatan

    tudo bem, vou diminuir um pouco as abreviaturas, então, se formar um campo pelas triades, qualquer variação na ordem delas estaria dentro do mesmo campo, certo?

    J.Dionatan
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Isto mesmo!

    Gugu tecladista
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Acho que foi Essa semana que fecharam um topico com um assunto parecido por ser repetido, nao que agente nao queira responder más se usasse a busca nao precisaría nem perguntar pois ja teria as respostas que precisa. Ja navego aquí a um tempo e nunca precisei criar um tópico pois os assunto ja existía ou tirava minhas duvidas nos tópicos ja existente. Leia as regras e use a busca para nao ter problemas com os moderadores

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Piano ON GRACE
    · votar


    Eu quando cheguei aqui no FCC abria também muitos tópicos inúteis, acho que é o mal de novatos. Agora já parei com isso também.

    J.Dionatan
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu sei que são regras, e que são extremamente necessárias para se evitar que quando se busque algo, se encontre o mesmo assunto em vários tópicos e tal. Mas eu acho que fica tão triste o fórum sem este agito de tópicos novos. Se perde muito da dinâmica porque assuntos muito legais estão perdidos no meio das páginas e quando alguem levanta um assunto, mesmo que já repetido, se tira do limbo e coloca em pauta novas ideias.

    Mas concluindo, infelizmente tem que ser conforme as regras...

    WKBorges
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Bom ..... só uma dica ai!!

    Umas das formas para você saber quais das inversões usar, é você descobrir a melodia da música e fazer a inversão que casa com a nota mais aguda da melodia. É uma dica .... acho que o acorde fica bem mais parecido com a música tocada.

    tmurback
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    sthevesavelar
    Resumidamente, existem 3 inversões do acorde C:
    - dó mi sol
    - mi sol do
    - sol do mi

    Todas são amplamente usadas, embora cada uma tenha sua própria sonoridade. Geralmente, sua aplicação depende do gosto de cada um e, num contexto de banda, tanto faz usar uma ou outra.

    Além disso, um dos principais objetivos de se usar inversões é evitar grandes saltos ao longo do teclado, de modo que, com o menor esforço, se consiga mudar o acorde (Ex: C >> F do-mi-sol >> do-fa-la). Também às vezes se usa inversões com a nota da melodia na ponta.

    Tecnicamente, a inversão sol-do-mi, pode ser considerada um C/G se tocada apenas pelo piano, mas se tocada num contexto de banda, é o baixista quem vai dar a nota mais grave, ou seja, pode ser apenas um C invertido mesmo. Assim, eu não chamaria essa inversão de C/G, a menos que o baixo em G seja algo realmente característico da música.

    caioscattini
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Resumidamente, existem 3 inversões do acorde C:
    - dó mi sol
    - mi sol do
    - sol do mi


    Se a mão esquerda fizer o baixo C, e mão direita qualquer das posições acima, não se trata de inversão, e sim voicings do acorde.
    existem outras possibilidades, como

    dó sol mi
    mi do sol
    mi sol dó
    sol mi dó

    todas com o baixo em C, experimente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Inversões de acordes.