:::: JAM Velocidade Variável :::: - Resultado

    Autor Mensagem
    Casper
    Veterano
    # mar/12


    http://soundcloud.com/menegass/velocidade-variavel-mix-final

    00:00 até 00:35 - intro
    00:35 até 01:48 - Casper
    01:48 até 03:01 - overlappingcircles
    03:01 até 04:15 - silvg8
    04:15 até 05:28 - Edson Caetano
    05:28 explosão final

    Notas sobre a MIX:

    Não mexi na dinâmica de ninguém (algo que acho
    errado, eticamente). Apenas dei uma micro normalizada,
    todo mundo ficou em 0dB. Os coleguinhas notarão que
    o meu volume ficou bem mais alto (apesar de eu estar em
    0dB também). Só posso imaginar que ninguém usa nenhum
    tipo de compressor para interagir com a BT, ou se usa é
    de forma muito moderada ou tímida. Algo no mínimo
    estranho. Compressor é feito para usar, não sei como
    gravar sem entrar em conflito com a BT, sem controle de
    dinâmica.

    Gostaria que cada um descrevesse o modo de gravação,
    acho que seria instrutivo, depois eu comento a mix com detalhes.

    overlappingcircles
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Casper
    link quebrado :(

    Casper
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Caro overlappingcircles:

    Já está corrigido.

    overlappingcircles
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Casper
    :)

    overlappingcircles
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    O fato de nao usar compressor na mix final acho que vem do habito das jams de guitarra, onde e normal ler o "nao mexa na BT", nas minhas tracks pessoais e logico que o compressor entra.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Vou comentar a minha parte primeiro....

    - Com esta Jam dei o ponto de partida em meu Studio Mobile, a idéia era otimizar meu Notebook para gravar qualquer coisa de maneira prática e simples... e o melhor, em QUALQUER LUGAR, eu acho que até que deu certo, acho que estou livre do Home Studio, lá só vai ter mais recursos e potencia

    Setup:
    Note - Vaio i7 8Gb Ram '
    Placa - Realtek HD
    SO - Windows 7 Ultimate 64
    Driver - MME32bits
    Monitoração - Fone AKG K414P
    DAW - Sonar X1 Producer Expanded
    Control - UMX250
    VSTs - Z3TA+2, Dimension Pro 1.5, Rapture

    - Não quiz usar nenhuma placa externa, para ser simples e prático tinha que rodar com a onboard mesmo, uma coisa me surpreendeu, dos drivers instalados o que funcionou melhor com a placa Realtek foi o MME 32bits e o meu SO é 64bits, (WDM / Wasapi deram boa latencia e o Asio estava querendo fugir) esta Jam me provou que um bom processador e boa Ram dá uma alavancada na placa de som, não tive nenhum esforço para zerar a latencia, gravando em 24bits e 48Khz

    - Quiz fazer algo diferente do meu normal, queria experimentar, acho que talvez tenha viajado muito, eu particularmente não gostei do resultado, certamente se tivesse mais um dia começaria do zero, mas foi muito bom tocar sem ter nenhum tipo de amarra ou mania

    - Com o Midi Learn do Sonar coloquei nos Knobs do UMX Cutoff, Ressonance, Pan e Level, achei que já bastava para hoje

    - O que complicou foi o tempo mesmo, claro, queria abusar dos arpejadores do Z3TA, mas não achei o Tap Tempo, então nada emplacava, e acertar o note para trabalhar, tive que parar, pensar e mexer em vários parametros, e o pior de tudo as várias interrupçoes familiares hehe

    Sobre a gravação em si:
    - Com medo de alterar alguma coisa na BT eu acabo não passando nenhum plugin nesta track, e tento mixar as minhas faixas de forma a não encobrir a linha principal... esse é o meu maior cuidado, ia ser bacana algumas considerações sobre isso

    - Senti um pouco de dificuldade para trabalhar exclusivamente com midi, usando audio com os timbres dos teclados em uma mesma track posso adicionar vários timbres, com Midi é um timbre por faixa, se eu mudo para fazer o começo e outro para o final, fica selecionado apenas um, se o VST não for multitimbral, tem que abrir um por faixa, não me preocupei com isso, abri 14x os 3 VSTs mencionados acima, o PC não passou dos 30% da carga de processamento, dava para forçar ainda mais

    Acho que era isso que eu tinha a falar
    Espero que tenha ficado no mínimo escutável

    Comentários Gerais

    Intro:
    Pra variar uma excelente Sonoplastia do Casper, muito legal

    Casper:
    Porque não pensei na sua idéia antes hehe muito bons os timbres e a levada

    Overlapping:
    Clima Oriental, excelente, a voz da mulher, fiquei um tempão tentando encaixar uma sem sucesso a sua ficou perfeita

    SilvG8:
    O lead do final é muito bom, como eu quero ter uns desses por aqui, o ínicio foi o que mais pareceu com o que eu tinha pensado

    Edson:
    A bíblia lá em cima

    É isso aï
    Como sempre é muito legal poder compartilhar esta atividade com vocês

    overlappingcircles
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: overlappingcircles
    · votar


    00:00 até 00:35 - intro

    00:35 até 01:48 - Casper: excelente, o inicio ficou entre Blade Runner e 48 Hours, depois entrou um timbre bem urbano, quase automobilistico, grandes ideias :) como sempre dando show de criatividade.

    01:48 até 03:01 - overlappingcircles: como ja comentei acima a falta de compressor vem do nao querer mexer na BT, entao vou montando os timbres e a as linhas de teclado em volta do nivel da propria BT.
    Nesta jam montei dois timbres de pads, para a parte inicial, usando dois presets do ElectraX, e fazendo ligeiras edicoes para "encaixar" a sonoridade, um para cada metade da parte 1. Em cima coloquei mais duas linhas, uma "plucked" com o Chromaphone e a segunda a lead principal preset do Electrax sem nehuma edicao.
    Na segunda parte peguei numa partezinha de um acapella e ajustei temporalmente no Reaper (CTRL+Alt) com o Nectar dando uma presenca maior nos vocais (delay reverb e compression) e em cima coloquei um fx do proprio ElectraX tbm sem edicao.
    Na terceira parte voltei a ideia inicial, com algumas modificacoes. Um wobbly pad, mexendo no LFO rate. um trance lead sem edicao, e um lead principal tbm preset do ElectraX.
    Os meus metodos de trabalho normalmente nestas jams sao bem variados. Nesta jam tentei explorar os presets do ElectraX como teste do proprio vsti ja que acabei de o adquirir, hehehe.

    03:01 até 04:15 - silvg8: Por isso que curto tanto teclado, hehehe, nao precisa de cinquenta mil notas por segundo para ser expressivo.

    04:15 até 05:28 - Edson Caetano: fora do seu habitual mas muito bacana!!! boa escolha de timbres, o timbre arpegiado do final ficou show.
    05:28 explosão final

    Como o nosso amigo Edson Caetano disse, e sempre um prazer participar das jams :)

    Casper
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Casper
    · votar


    Caro Edson Caetano:

    Com medo de alterar alguma coisa na BT eu acabo não passando nenhum plugin nesta track, e tento mixar as minhas faixas de forma a não encobrir a linha principal... esse é o meu maior cuidado...

    Eu encaro a BT como ponto de partida, apenas. Eu faço o que acho que
    deve ser feito. Tanto, que eu coloco regras claras na JAM:

    Pergunta: Posso colocar efeitos e acrescentar elementos na BT?
    Resposta: Pode

    Pergunta: Posso alterar o volume da BT?
    Resposta: Pode

    Pergunta: Posso alterar o andamento ou a tonalidade da BT?
    Resposta: Pode



    É pior para mixar? O problema é meu. E, na pior das
    hipóteses, no mixer tem um controle escondido, místico
    e mágico (quase desconhecido) que se chama VOLUME.
    Se eu achar que está muito alto, coloco esse controle para
    baixo, se estiver baixo, coloco para cima.

    Caro overlappingcircles:

    ...o fato de nao usar compressor na mix final acho que vem do habito das jams de guitarra, onde e normal ler o "nao mexa na BT"...

    Por isso que participo cada vez menos das JAMS de guitarra.
    Não dá para fazer nada civilizado sem mexer na BT. E eu me preocupo
    em fazer a BT com "ar" suficiente para se colocar algo em cima.
    Tem BT que já é tão saturada (em volume e quantidade de informação)
    que não é possivel colocar mais nada.

    Isso mais o fato das JAMS de guitarra (na maioria) terem entre
    18 segundos até 35 segundos. É meio que uma ejaculação
    precoce musical: Quando vai acontecer... acaba.

    silvG8
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Comentar aqui rapidinho pra poder estudar depois...

    00:35 até 01:48 - Casper
    Gostei bastante da terceira parte... os efeitos no fundo do solo ficaram muito bons! Não gostei muito do timbre inicial e achei um pouco alto, mas ficou muito interessante.

    01:48 até 03:01 - overlappingcircles
    Acho que até já falaram do ar meio oriental, ficou realmente legal... efeito esperado quando se toca em escalas harmônicas. =)

    03:01 até 04:15 - silvg8
    Achei o meu uma bosta! Hehehehe... eu na verdade fiquei totalmente sem idéias, só fiz o vocoder no meio e depois não surgiu nada na cabeça então simplesmente toquei a mesma frase tanto na primeira quanto na terceira parte. A verdade é que a BT é totalmente fora da minha praia... mas foi interessante tentar criar algo para um estilo totalmente diferente do meu.

    V-Synth GT
    Logic Pro 9
    USB Audio

    A primeira parte foi meio enrolada para fazer e surpreendentemente foi a que deixei por último. Tava com preguiça de criar um som mais interessante então acabei enfiando efeitos em um timbre que eu já tinha pronto. A idéia da frase foi a de mais ou menos seguir a BT. O timbre é uma mistura de RingMod com um quase pad de fundo...

    Gravar o vocoder com o microfone que eu encontrei aqui em casa é complicado... é daqueles de karaoke bem vagabundo e estava meio com cheirão de guardado... =D De qualquer maneira, fiz essa brincadeira em D blues e achei o resultado legal! Apenas síntese subtrativa+vocoder no timbre...

    A terceira foi a mesma coisa que na primeira, mas com outro timbre, meio guitarrístico, com supersaw + pcm e efeitos variados... o que dá um efeito legal é colocar amplitudes diferentes de bend em cada oscilador. =)

    04:15 até 05:28 - Edson Caetano
    Engraçado... quando comecei a ouvir achei que o começo ficaria perdido mas ficou muito legal! Foi o que mais gostei da jam!! Ficou com um ar diferente. O arpejo de fundo no final também ficou bem legal.

    Show de jam! Bom ter participado!!

    Maestron
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Minhas impressões:

    Não vou falar das partes separadas, mas da minha impressão da JAM como um todo. Como um um conjunto, gostei muito... Começou (e finalizou) com algo parecido com sobreposições de ruídos, música concreta (o início do início da música eletrônica)... Poxa... Casper arrasou com essa idéia... Bem que vocês podiam investir mais nisso..

    Achei realmente interessante as mudanças no andamento, foi o que mais chamou a atenção... Dava a impressão que tinha muito mais gente participando com cada um assumindo partes de andamento e caráter diferente, houve um resultado mais diversificado do que a outra Jam que tinha até mais gente participando (se não me engano).

    Muitas partes tinham um tom meio árabe, oriental.... isso foi proposital?

    Parabéns a todos os que participaram, queria muito ser um dos participantes, mas só vou entrar nessa quando puder entrar de cabeça e fazer algo que realmente valha a pena pra mim, com um nível equivalente ao dos colegas... Por enquanto ainda tenho muito chão pela frente do ponto de vista técnico.

    Casper
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: Casper
    · votar


    00:00 até 00:35 - intro
    00:35 até 01:48 - Casper

    Como eu gravo:

    Eu pego a BT do soundcloud, não uso o original, seria
    desonesto ter uma BT "editável".
    Carrego-a no BR-600, como WAV. Abaixo uns 3dB, para
    ter mais espaço. GRavo primeiro as partes secundárias,
    como pads, sons estranhos, etc. Mixo parcialmente em
    dois canais, já com os volumes relativos calibrados.
    Depois, faço cada lead separado. Nessa JAM, dividi em
    3 pedaços, cada um com um delay sincronizado com a
    BT (130 BPM, depois 100, depois 120). Mixo os leads
    em dois canais. Mixo tudo em dois canais, com um
    pouco (muito muito pouco) de reverb curto e tipo
    dark room (quase sem agudos), só para dar a liga.
    Esse é o pre-master. Ele fica em mais ou menos
    -3dB. Ai eu masterizo, com compressor multi banda
    e expansor multibanda. Os splits faço em 200Hz e 4KHz.
    Só uso equalizador se tiver algum problema, geralmente
    não para masterizar.

    01:48 até 03:01 - overlappingcircles
    Gostei da frase em 2:18, ficou excelente.
    Inclusive, o tema entre 2:18 e 2:55 ficou tão bom que
    vale ser desenvolvido. Me lembra um pouco Massive Attack.
    Foi o trecho da JAM que mais gostei.

    03:01 até 04:15 - silvg8
    Timbre interessante. Desenvolveu bem a parte lenta.

    04:15 até 05:28 - Edson Caetano
    A boa surpresa da JAM. Nosso menino está crescendo!
    (Véio Casper sentimental pára e limpa as lágrimas de seu rosto.
    Pronto, Voltei).
    Em termos gerais (tirando a parte central do overlappingcircles)
    foi o mais criativo, e que soube aproveitar as possibilidades da BT.

    05:28 explosão final

    overlappingcircles
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: overlappingcircles
    · votar


    valeu a todos os que comentaram, e em especial ao Maestron que nao participou, e uma dica para ele em particular: usa estas jams como um aprendizado!!! tem caras com uma alta sensibilidade artistica no forum e que te ajudarao com certeza nos comentarios. Eu experimento coisas e estilos que nunca experimentaria de outro jeito e posso e dizer que tenho evoluido dentro das minhas limitacoes de tempo aqui com as jams tanto de teclado como de guitarra e de violao.
    Quanto a BT confesso que senti uma certa dificudade em "encontrar" ideias que encaixassem, acabei me virando para o estilo mais oriental, ja que a que a bt me soava mais para o lado de um funk eletronico e quis levar tentar levar a coisa para um lado diferente :)

    tmurback
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pessoal,

    Dessa vez não participei, por questões de tempo pessoal mesmo. Gostei bastante do resultado, achei que, no geral, tivemos ideias bem mais interessantes que na JAM passada, ideias bem mais aproveitáveis a depender do contexto. Assim, parabéns a todos, sem exceção, e espero estar na próxima.

    silvG8
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Maestron
    tmurback
    Obrigado por comentarem! Fico feliz quando vejo que mesmo sem poder participar tem gente interessada em começar a fazê-lo. Estou querendo FAZER uma BT pra próxima jam. Deixa passar minhas provas na segunda que vem...

    Obrigado também a todos os colegas participantes e seus comentários.

    Casper
    Achei que você ia se amarrar no meio... "olha só véio Casper, o vocoder que eu fiz.... la la la la la...... ) =D . Não sei se chegou a perceber, mas meu microfone também não ajudou muito.

    tmurback
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    silvG8
    Para usar o vocoder, precisa de algum microfone especial ou pode ser qualquer um? Estou tentando usar no Reason, mas a voz sai junto...

    Casper
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Caro silvG8:

    Eu notei sim seu vocoder. Ficou meio Kraftwerk
    meio Electric Light Orchestra.

    Ouvindo de novo, achei que todos deram uma caprichada
    na parte central, a mais lenta, mas cada um com
    uma abordagem.

    Caro tmurback:

    Qualquer microfone resolve. É um dos casos em que
    mesmo o mais vagabundo faz o serviço...

    zugo
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ^ UP ^

    Depois comento! (:

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Maestron
    com um nível equivalente ao dos colegas...
    É aí que a gente se engana, gravar uma JAM não é nenhum bicho de sete cabeças e nem precisa ter um estudio bacana, simplesmente um Notebook, um controlador e um fone de ouvido, tá feito, consegui me provar isso

    A gente dos teclados temos um privilégio de poder traballhar com Midi, é tudo digital, elimina um monte de problemas do processo, mesmo se for trabalhar com áudio a placa de som logo ajuda, ainda mais hoje que tem modelos de 100 reais

    Não é necessário ser um virtuose, muito menos um cara poderoso de harmonia, simplesmente precisa de um pouco de criatividade, só isso, aconselho você a parar com esta desculpa de que o studio não está pronto, que era exatamente a minha a exatos 3 dias e começar já a meter a mão na massa hehe, já vai te adiantando outros conhecimentos, o de gravar em sí

    Casper
    silvG8
    Mesmo corrido aqui, viu que ando fazendo a lição de casa, graças a vocês dois que me ajudaram bastante, tanto por aqui, no e-mail, nos artigos, lembra da primeira Jam hehe o Casper quase jogou fora... mas ainda tenho muito caminho para trilhar, em todos os sentidos, mas não imaginam o quanto eu fiquei feliz por vocês dois e todos os demais terem gostado da minha participação, ainda mais de uma que eu achei que estava muito ruim, legal mesmo, continuar se esforçando para a próxima ser ainda melhor

    Só uma novidade por aqui mesmo, agora sou professor de Licenciatura em Educação Musical na Universidade Metropolitana de Santos, polos de Praia Grande e Guarujá, nem imagino o tamanho da sarna que arrumei hehe, mas já estou introduzindo na aula prática o teclado, porque era para ser só violão

    Maestron
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    overlappingcircles

    Valeu pela dica... Cara, não é só essa Jam que é um aprendizado pra mim, mas todo esse forum, desde que descobri que aqui haviam colegas tão pacientes e solícitos para ajudar no aprendizado, venho aqui todo dia... Me sinto em dívida com muitos aqui que são como mestres para mim. Tento ajudar também no que é possível, mas obviamente ainda aprendo muito mais do que ajudo os outros...

    Ainda tenho dificuldade de espaço para montar meu set, me casei e meus teclados estão temporariamente encaixotados no quarto onde durmo. A patroa dorme cedo, é difícil fazer um som por aqui... Mas em Julho terei meu homestudio montado e vou poder mostrar o meu trabalho...

    overlappingcircles
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Maestron
    eu estava falando de utilizar as jams no geral como uma maneira de praticar, criar ideias, tentar coisas novas :) E verdade que esse forum apesar de seus altos e baixos e uma excelente ferramenta para se aprender (e so preciso saber filtrar, hehehe).
    Ficarei aguardando as tuas participacoes em futuras jams :)

    fred_d_rocker
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Legal pessoal, eu como iniciante estou aqui ouvindo estas jams e sonhando em participar algum dia...
    Abraço!

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    fred_d_rocker
    Não sonhe... PARTICIPE, logo estará aberta mais uma, mão na massa heim

    Casper
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Caros coleguinhas:

    Se não se incomodarem, posso colocar outra JAM no ar hoje.
    Alguém tem alguma sugestão? Fazer a BT é o menos complicado.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Surpresa para mim 'e mais legal hehe

    Maestron
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Edson Caetano

    Cara, só ontem vi sua mensagem para mim. Realmente, com a sua experiência de participação sem seu estúdio me fez ver que posso sim tentar meter a cara numa Jam dessas... As vezes acho que fico adiando tudo para o momento que puder ter meu estúdio. No momento, nem arrisco gravações, fico só estudando os recursos dos meus teclados, e isso apenas nos sábados de madrugada e nos domingos quando fico em casa... Ao mesmo tempo me esqueço de estudar um Sonar ou um Cubase, que são tão ou mais fundamentais que os teclados.

    Sabe como era meu processo de gravação antigamente? Utilizava apenas o Finale. Eu só compunha através de notação, convertia em (.mid) e gravava ligando a saída de som do PC com o próprio mic do computador , muitas vezes em mono e com uma qualidade ruim por conta dos meus cabos de péssima qualidade... Se você quiser ouvir algumas gravações que já fiz verá que é bem inferior ao trabalho que vocês produzem aí... Por isso botei na minha cabeça que só quando tiver com uma boa mesa, bons cabos, serei capaz de gravar algo que preste sem prejudicar a qualidade geral...

    Vou tentar gravar algo com sons internos (VSTs), que dispensem os cabos de aúdio, quem sabe até através de notação ao invés de tocar em teclas, quem sabe eu me surpreendo com o resultado. Valeu pela força!

    overlappingcircles

    Valeu, pode aguardar que participarei!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a :::: JAM Velocidade Variável :::: - Resultado