tmurback Veterano |
# fev/12 · Editado por: tmurback
· votar
dilwko
Eu tive um professor de piano popular que me dizia que, se eu quisesse aprender a técnica do erudito, então ele me indicaria um professor de erudito. É lógico que ele corrigia o básico e também dava algumas dicas sobre técnica, mas o foco da aula dele não era esse. Além disso, o piano popular é focado em comportamentos, encadeamento de acordes, harmonia e improvisação, não exigindo, a princípio, técnica muito apurada - com um pouco de prática, você consegue absorver a matéria e executar o que foi estudado. Obviamente, se você quiser progredir, a técnica precisa ser aprimorada.
Peço aos colegas que me corrijam se eu estiver errado, pois entendo que, para o seu caso, seria bom começar a estudar as escalas maiores e menores e também fazer uns exercícios do Hanon. Isso te ajudaria a se acostumar com o peso do piano e a "soltar os dedos". Mas, veja bem, sem se estressar, sem sentir dor e sempre atento à postura. O objetivo é "soltar os dedos", não é ser mais rápido que o João Carlos Martins nos seus tempos áureos, senão você vai se machucar. Ademais, como bem mencionou o colega Artref, tem umas dicas de postura no Youtube que valem a pena dar uma olhada.
|