Teclado, Sinal Stereo e Mesa de som(Dúvida)

    Autor Mensagem
    Luciano Lú
    Veterano
    # fev/12


    Eu andei procurando outros tópicos q me orientassem sobre isso,mas ñ achei nada q me esclarecesse especificamente nesse caso.

    É o seguinte:Há muito tempo q ligo meu teclado à mesa apenas plugando 1 cabo Stereo na saída R do teclado e de lá num Direct box,q vai pra mesa. Mas depois q ganhei um XP 80(o.O) e experimentei tocar com som Stereo ñ quero outra coisa. Mas Sei q para isso precisaria de 2 canais na mesa e 2 direct box. 2 canais disponíveis na mesa aonde toco(igreja) até tem, o q ñ tem é mais 1 direct Box disponível.Então eu andei lendo e tinha uma dúvida:Se eu ligar as 2 entradas,L e R, em uma mesinha de som(canal Stereo,claro) posso mandar pra 1 canal só e o som sairá estéreo?Tenho uma Xeny502 aqui de bobeira,então pensei em fazer isso

    Pq o q quero é poder ter o som Stereo do teclado,mas sem precisar usar 2 direct box...Ñ sei se me fiz entender direito,mas é isso.

    neto souza
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Luciano Lú

    Antigamente eu usava mono , hj uso stereo , gosto mais da resposta do som, mesmo quando usando só no cubo, ligo os dois cabos nas saídas L e R. Sobre o direct box, pelo que sei não há necessidade de vc usar se ficar a pouca distância da mesa de som, nunca tive a necessidade do uso deste, sempre conectei meu teclado direto e tive bom resultado, quanto a vc usar uma mesa só pra vc, aí é vantagem porque vc terá mais controle sobre a qualidade de som do teu teclado , tb poderá ligar mais algum instrumento ou microfone, e terá em maõs o controle de volume e equalização do teu setup, então o operador de som do PA, receberá o teu sinal e a mesa dele estando estando em flat, usará somente o volume, vc não pode se esquecer de direcionar os controles de panorâmica em L e R.
    Abraço.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Luciano Lú
    Cara não pode unir os sinais, use o L R da sua 502 em dois canais do mixer principal, como o colega disse a pequena distancia não tem problema e se divirta com o stereo

    Luciano Lú
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Acho q o teclado deve ficar a uns 9 metros da mesa principal...Problema é só esse,tem 2 canais,mas ñ tem 2 DIrects. Mas no caso,se eu usar a 502 ñ vai rpecisar do Dirtect,certo?Pq a mesa estará perto do Teclado(São eprguntas bem básicas,mas é q dessa parte eu ñ entendo nada...)

    Thallyz
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Thallyz
    · votar


    Luciano Lú

    Se vc usa um retorno, recomendo o DI 100 da Behringer.
    Se não usa, o DI20, que tem uma função que vc o usa para passar DOIS canais. No entanto, vc perde a função LINK.

    Qualquer dos dois custa em média R$ 120,00

    Shadad
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Luciano Lú

    A Xenyx 502 não tem saídas XLR (vulgo canon), portanto seria impossível enviar o sinal balanceado em estéreo para a mesa de som do palco sem os direct box.

    Procure uma mesa com saídas principais XLR e com pelo menos uma saída auxiliar, que seu problema será resolvido sem a necessidade de direct box.

    Thallyz
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    O fato de ter ou não conexão XLR não influencia se o sinal de áudio é ou não balanceado, embora seja mais comum ter conexões MASTERS balanceadas com o padrão de pinagem XLR.

    Existem conexões P10 TRS com sinais balanceados também. Leia o manual da mesa que quer usar para tirar dúvidas.

    Para maiores esclarecimentos, leiam ESSE TÓPICO de minha autoria...

    Shadad
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Thallyz


    O fato de ter ou não conexão XLR não influencia se o sinal de áudio é ou não balanceado, embora seja mais comum ter conexões MASTERS balanceadas com o padrão de pinagem XLR.

    Existem conexões P10 TRS com sinais balanceados também. Leia o manual da mesa que quer usar para tirar dúvidas.


    Sei disso! Escrevi daquela maneira porque:

    1- Possuo o mixer em questão (Xenyx 502) e tenho certeza que o mesmo não possui saídas balanceadas.

    2- Praticamente inexiste mixers de baixo custo com saídas TRS balanceadas, a maioria deles só tem saídas TRS "mono" e destinadas ao uso para control room.

    3- Será mais fácil e prático para o nosso colega encontrar/usar um mixer com saídas XLR do que um mixer com saídas TRS balanceadas.

    4- Qualquer mixer atual com saídas XLR enviará o sinal balanceado. Se o cabo não foi confeccionado da maneira correta, aí é outra história.

    Obrigado pelo toque. Da próxima vez tentarei fazer um post mais esclarecedor.

    R Palma
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Ou não lí os posts direito ou o cabra ficou sem explicação.

    A pergunta é se é possível ligar direto as saídas L/R do teclado em dois canaios distintos na mesa do PA. A resposta é sim. Só não deve esquecer de "setar" cada canal da mesa no respectivo pan (um totalmente em R e o outro totalmente em L). Prá isso, não precisa (necesariamente) de 2 direct´s.

    A Xenyx 502, neste caso, não ajuda em nada, pois tbm vão ser precisos dois canais na mesa do PA.

    Abs!

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    posso mandar pra 1 canal só e o som sairá estéreo?

    fica mono
    não adiantou nada abrir a saida do teclado em dois cabos e fechar em um novamente no mixer
    pra isso usa a saida L/mono direto que dá na mesma

    Luciano Lú
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Entendi...No caso a Xenyx ñ vai adiantar muita coisa...tô vendo q vamos ter q comprar outro direct...

    Thallyz
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Luciano Lú

    Existe uma questão MUUIITTOO importante para esse sistema stereo...

    Se no ambiente onde vc tocar TODO O SISTEMA NÃO FOR stereo então vc e o público não terão a qualidade que se quer para ele...

    Diego Mazala
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Pessoal, a discussão stereo/mono só vale a pena se o local onde vc vai ouvir a música te permita a experiência stereo. Isto é, a percepção das fontes sonoras em diferentes locais. Eu acho que o esforço é válido se toda a banda está em linha e configurada para que a platéia a ouça stereo.

    No meu caso, eu configurei o teclado para sair mono. Assim eu tenho o som íntegro em um canal. Se vc configura o teclado pra tocar stereo e só usa uma das saídas, teu som será prejudicado.

    Thallyz
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Diego Mazala

    Concordo em número e grau. EXATO! ! !

    Luciano Lú
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Thallyz

    Bom,se isso quer dizer q todos os outros instrumentos estão ligados na mesa a um canal cada...sim,todos estão Stereo.

    Diego Mazala
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Luciano,
    acho que a idéia de mono e estéreo é que não está muito clara.

    No caso do teclado é comum haver saída estéreo para tentar simular a mesma sensação sonora que vc teria sentado ao piano. Isto é, vc ouviria mais agudos com o ouvido direito e mais graves com o ouvido esquerdo. Isto se considerármos que vc está tocando o piano :)

    Entretanto, se vc está sentado a uma determinada distância do pianista, vc dificilmente conseguirá perceber que de um lado está chegando mais agudo e do outro mais grave. Quando esta separação não é perceptível pode-se considerar que a fonte sonoro é mono.

    Não sei se consegui te ajudar, mas em suma, pelo que entendi da maneira como vc utiliza, vc só precisaria configurar teu teclado para sair com o áudio em mono.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclado, Sinal Stereo e Mesa de som(Dúvida)