Alesis QS como controlador de módulo

    Autor Mensagem
    Regadas
    Veterano
    # fev/12


    Boa tarde amigos.

    Nesta última semana incorporei ao set um módulo Motif ES Rack que comprei via Ebay aproveitando que minha filha estava passando as férias nos EUA.
    Meu set era composto de um Korg PA500 e um Alesis QS 7.1. O Motif ES foi ligado ao Alesis e configurei os parâmetros globais básicos de comunicação entre eles. Ficou muito bacana o resultado pois adorei os timbres que o módulo disponibiliza.
    Como a idéia do Motif já vinha desde setembro, imaginei que o ideal fosse vender o QS e comprar um controlador. Mas na prática vi que o Alesis pode funcionar muito bem nessa função e eu ainda fico com tudo aquilo que o QS pode oferecer. Isso está me fazendo mudar de idéia quanto à venda do QS.
    Pesquisando aqui no fórum vi que muita gente elogia o desempenho do QS como controlador e eu mesmo gostei. Mas como conheço muito pouco sobre isso, gostaria de explorar melhor essa capacidade.
    Por exemplo: Consigo mudar timbres normalmente no Motif a partir do Alesis. Tanto na forma sequencial como direta a partir do padrão numérico do controlador. Mas ainda não descobri, se é que é possível isso, realizar a troca dos bancos de timbres a partir do QS. Em outras palavras, para trocar isso, preciso acessar o painel do Motif.
    A pergunta é: Além desses contoles básicos que já consegui fazer funcionar é possível assinalar outras funções operacionais a partir do controlador ou esse é o limite de comunicação entre eles?

    Abraços fraternos!
    César Regadas

    feh_l.j
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    não tem nada no manual do Alesis?

    Regadas
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Ninguém aí com experiência em utilizar Alesis QS como controlador de módulo?

    DuduXP
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Regadas
    Eu ja usei um QS7 pra controlar VSTis, com ele eu conseguia, ir diretamente para som que eu queria sem precisar passar de um por um, por causa do esquema dos QS para troca de sons, eu conseguia atribuir os quatro sliders para a função que eu queria, e o resto funcionava normal, o bend, o modulation, o aftertouch, é só atribuir os controles através de midi, mas isso eu descobri na base da tentiva e erro, pois QS, somente com manual em Ingles, isso quando voce encontra o manual.

    Regadas
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Olá DuduXP,
    Obrigado por responder! :)
    Eu dei uma lida nos manuais tanto do QS quanto do Motif prá ver se conseguia mais do que já consegui...
    Consegui atribuir os quatro sliders. Bend, modulation, tudo aparentemente funciona normalmente.
    Na verdade, tudo meio que funciona bem pelo General MIDI ON nos parâmetros globais. Consigo acessar os timbres do Motif tanto de maneira sequencial quanto através de acesso direto através dos botões numéricos. Só não consegui dar função para os botões que navegam pelos bancos do QS. Então a cada banco do Motif tenho lá 127 opções. Prá eu navegar entre essas opções, beleza... Mas se quiser trocar de banco, só através do Motif.
    Me parece que não há maneira de endereçar os botões do QS, ou seja, tudo é limitida às opções que existem nos parâmetros globais.

    waltercruz
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    tem de ver o MSB e o LSB gerados pelos bank changes do QS e o que o ES espera para esses valores, mas acho q os valores do QS nao dá pra mudar.

    Regadas
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Olá waltercruz,
    Pois é... Já tinha olhado esses valores de MSB e LSB no manual do ES. Mas não achei forma de configurá-los no QS. Como a sua, minha conclusão é que o QS não tem muita versatilidade para uso como controlador além das configurações dos sliders. E o resto como bend, modulation e aftertouch é padrão de configuração estabelecida pelo software do QS. Fora disso, não me parece ter maiores possibilidades.

    Abraço e muito obrigado pela ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alesis QS como controlador de módulo