Iniciando no Jazz

    Autor Mensagem
    Erikito
    Veterano
    # jan/12


    aew pessoal blza?

    queria aprender a tocar jazz no teclado, fazer improvisos em jazz
    mas não sei por onde começar, e ai alguém pode me ajudar?

    JEFF_SAN
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Procura pra download os discos do Jimmy Smith, você vai gostar!

    Erikito
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    hmm você sabe se tem alguma banda gospel que toca jazz?

    mauropsouza
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    1 - se vce é gospel tire todas as músicas do trazendo a arca e toque no altar, além de davi sacer e luis arcanjo.....digo os pianos
    2 - vai no 4 shared digita "piano jazz pdf" e arranja umas partituras, cifras de jazz piano....
    3 - vai no youtube, tem muita aula lá de jazz, blues, boggie woooguie, muitos grooves legais, dicas etc.
    4 - Escute os discos de Jazz antigos tipo Oscar Peterson e Bill Evans...por que? Porque são mais simples vce vai ver a essencia do Jazz, da pra tirar alguma coisa, porque se vce for logo pra Chic Korea etc... vce achar muito difícil....O piano Jazz antigo é bem gostoso, tem muitos grooves que da pra vce ir usando em suas músicas improvisando, até entranharem na sua musicalidade.
    5 - Estude Harmonia e Improvisação, escalas, modos...A Principal dica dos grandes mestres do jazz que eu pude ouvir é: ESTUDE OS GRANDES COMPOSITORES CLÁSSICOS, lá é a base de tudo, harmonia, mecânica, escalas...se vce dominar o clássico o jazz vem de bandeja, porque vce vai aplicar o que aprendeu ...a técnica etc no jazz...há tem umas pessoas que gosto tb...Jimmie Culmman não sei o nome é esse mesmo e Nina Simone, além de Ed mota...Deus te abençoe e fica na paz.

    Erikito
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    opa obrigado Deus te abençõe pela mãozinha ^^

    Shadad
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Shadad
    · votar


    Erikito

    Sugiro que você comece estudando osa Standards Jazz, que são músicas geralmente letradas e que foram usadas em trilhas de filmes. São músicas que geralmente têm estruturas mais simples e compreensão mais fácil.

    Muitos desses Standards Jazz estão com melodias cifradas em em uns livros que recebem a classificação de Jazz Real Book.

    Outra dica que eu considero boa são os livros do Jamey Aebersold, que contêm os Standards com melodias cifradas e com back tracks.

    Outra coisa: ninguém consegue tocar jazz sem entender do assunto Harmonia Improvisação. Procure livros relacionados ao assunto, como o Harmonia e Improvisação em dois volumes (Almir Chediak), A Arte da Improvisação (Nelson Faria) e o Berklee Jazz Harmony em 4 volumes.

    Se você quer estudar jazz no gospel eu sugiro que você procure pelo gospel norte-americano. O gospel brasileiro é pouco jazz e muito "roquenrou".

    Procure os termos que destaquei no 4shared, Google e afins!

    Erikito
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    opa blz vlw mesmo shadad

    mauropsouza
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: mauropsouza
    · votar


    Eu falei trazendo a arca pelo Ronald Fonseca, tecladista e produtor...o cara conhece muito de jazz....era endorser da Kurzweil agora é da Roland...abçs.

    Outro cara legal é o tecladista brasileiro que é uma espécie de embaixador assistente da Escola Berklee e foi o tecladista da Última turne de Witney Houston, tb. endorser da Roland...

    Outro cara que gosto é o Dave Grusin, som maneiro....abçs.

    felipesiles
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    É importante ouvir os grandes mestres no assunto:

    No piano - Bill Evans, Dave Brubeck, Chick Corea, Oscar Peterson, Thelonius Monk, Art Tatum, Keith Jarrett, Gonzalo Rubalcaba e Brad Mehuldau

    No jazz em geral - os 3 pilares principais são Charlie Parker, Miles Davis e John Contrane

    Se possível tente ouvir em ordem cronológica, se você já ouvir de cara o jazz muito moderno não vai entender bulhufas hehehe

    abraço!!!

    Vanessaaa
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Mano, nunca imaginei que eu conseguiria improvisar na escala de blues no piano com tanta facilidade! Queria ter conhecido essa fórmula há mais tempo. Eu aprendi nesse curso online aqui:

    https://go.hotmart.com/U12736618C

    Espero que te ajude como me ajudou! S2

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciando no Jazz