Iniciando no mundo das teclas [Equipamento]

    Autor Mensagem
    Cynic
    Veterano
    # dez/11


    Senhores, boa tarde,


    Caras, toco guitarra a 7 anos, porém agora quero ampliar os horizontes, e partir para as teclas, quero iniciar do zero mesmo, apesar de ter alguma noção teórica.

    Sei que é um mundo diversificado, porém quero dar foco ao JAZZ contemporâneo mesmo, tenho uma dúvida, qual instrumento exatamente, costuma ser usado no acid jazz por exemplo ? Ed Motta, Incognito ? eles usam muito órgão é isso ?

    Enfim, gostaria de praticar em um som bem próximo a esse:



    Enfim, somente um órgão mesmo ? levando em consideração que eles costumam ser bem caros, existe alguma alternativa de repente usando o PC como uma ferramenta? de repente um teclado MIDI usando simulações no PC ? enfim que alternativas posso ter , para um som parecido com de um órgão ? sei que com a guitarra, eu com uma boa interface de audio, consigo fazer bastante coisa no PC, com o teclado / órgão pode ser a mesma coisa ?

    Abraços

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O principal, quanto dinheiro tem disponível para a brincadeira??
    Temos muitas opções mas é necessário saber o orçamento disponível

    Aguardo e te respondo

    Mr Madruga
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Cynic
    Você não quis dizer Rhodes? tem o Mr73 como VST

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    O principal, quanto dinheiro tem disponível para a brincadeira??
    quero iniciar do zero mesmo

    você tem alguns caminhos a seguir:

    - comprar um PSR e413 ou 423 que se acha nos 1.000 a 1200 tocando por um ano e pouco se faliliarizando com o instrumento, se gostou da coisa você estará mais informado sobre teclados, então você compra o que te agrada
    se a grana nem chega nesse 1.000 tem o PSR e333 nos 700,00
    esses teclados tem USB mas são simples em recursos pra usar no PC

    - comprar um controlador de no minimo 5 oitavas que vai achar também nessa faixa de preço de 1000 a 1500, porém você fica preso a usar sempre no PC, a vantagem é que tem mais recursos de configuração e os botões para configurar os timbres no VST, outra é que parece que você é familiar com PC e se vira logo pra achar alguns VSTi pra usar nisso

    - ou se a grana tá sobrando esse do ed motta, não vi direito qual é dos nord/clavia mas os preços de teclado desta marca ficam lá nos 6.000 e passam dos 10.000 dependendo do modelo

    feh_l.j
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    bem... você pode usar um android, um ios ou um módulo no controlador...

    feh_l.j
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    o que o Ed Motta tava usando era o Nord Electro (eu acho...)
    ta uns 10.000... 11.000 reais no ML
    bem... eu acho que para alguém que vai começar, um PSR tá bem... ou um yamaha p, que é um piano digital barato (1200 reais)

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    feh_l.j
    Você já teve contato com algum módulo midi para andróid ?

    feh_l.j
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: feh_l.j
    · votar


    não :S
    esse modulo para Android, você quis dizer o programa para o Android,certo?
    mano...
    tem um tópico aqui falando mais ou menos isso... mas como não tenho um celular ou um tablet, nem entrei no meio...
    da uma procurada na 1ª página que você acha...

    aee

    aquele teclado embaixo do sintetizador pequeno da Roland é qual??

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    feh_l.j
    Sim, falei de APP, é que para Android praticamente não existe nada Midi, pensei que você tivesse visto alguma coisa nova, quer mexer com música, Midi, fuja do Android, é muito precário ainda e praticamente sem oferta de novidades

    Teclado embaixo do que o Ed Motta esta tocando??
    me pareceu ser um Korg Triton alguma coisa, tem um Ribbon na esquerda igualzinho do Kronos, mas passou muito rápido

    feh_l.j
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    midi em celulares, pelo jeito é só os IOs que vão ajudar...
    a Korg já criou alguns programas para esse sistema... e até um, para Ipad, onde você conecta os Korg Nano's

    Cynic
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Obrigado pelas recomendações galera, me da um arrepio quando escuto as primeiras notas deste vídeo do Ed Motta, HAHAHAHA, galera, então já pesquisei esses PSR's, achei interessantes, mas achei 'INICIANTES DEMAIS', posso estar enganado, mas ele simula todas estas variações de órgãos e tudo mais certo ? e assim, são ao menos razoáveis ? para pequenas apresentações por exemplo ?

    Abraçoos

    Gus79
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cynic
    cara, esses psr nao tem bons orgaos nao. o lance e' que geralmente quuem e' iniciante nao consegue perceber a diferenca. sao teclados versateis para os inociantes, mas quem ja toca ha algum tempo ja percebe os timbres fracos.

    mais ou menos a mesma coisa que acontece na guitarra: para o cara que ta comecando, um timbre pode estar lindo; para um guitarrista experiente, o mesmo timbre pode estar um lixo.

    sobre tocar ao vivo com psr, claro que da.

    mas tambem da pra tocar ao vivo com guitarra tonante+zoom 505, ne? se e' que voce me entende.

    Cynic
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Galera estou revivendo o tópico para me ajudarem em um primeiro controlador MIDI, estive pensando nesse UMX610, vi alguns vídeos e sons dele e me pareceram bem interessantes, o que acham:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437325219-umx610-teclado-contro lador-midi-behringer-umx-610-uca222-_JM


    Alguém tem outras sugestões até 1K ?

    Quanto ao software, quais vocês recomendam ?

    fernandodi
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cynic
    Dizem que esse controlador tem um bom custo benefício... Recomendaria comprar um daqueles korgs, o dos faders. Se quiser orgão precisa de um daquele.

    E quanto a programas, avisa se vc tem PC ou MAC pra galera te ajudar.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Cynic
    Sons de um controlador me pareceram interessantes??

    Vou ficar calado e dormir com essa

    Tears Of Fire
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Tears Of Fire
    · votar


    sons de um controller é soda mesmo! eu gosto do timbre das teclas e dom timbre que faz quando você bate com ele em alguém! lol

    cara... até 1k não tem muita coisa, se por 500 reais a mais, tem o XW-P1, um excelente synth da Casio, para mim, ele chega a ser um Workstation.... da uma olhada nos vídeos dele!
    agora até milão.... cara, se for querer algo com som integrado, lhe recomendo um Arranjador, um PSR E423 é uma ótima escolha.... (não sei o preço, mas com a vinda de seu sucessor, deve custar mais ou menos isso aee!)

    ei Edson, onde ele falou que o controller tem som?

    ---

    aee
    esqueci disto, um bom controller de até milão, tem o Rolland A800 pro, a ultima vez que vi, custava uns 1k mesmo, se bem que o vi procurando outra coisa, talvez o cara nem tenha mais o produto...
    sobre os programas... cara... me fale qual a sua maquina, qual o processador, se MAC ou Window, se é um iPad..... o recomendavel é que seja uma máquina com 4gb (conclusão própria), core i5 ou equivalente..... e se possivel um MAC..... e quanto está disposto a pagar por um programa.... também vai precisar de uma placa de áudio....

    thms555
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Fiz um tópico e fecharam, então ai vai:

    Fui em uma nova loja de música hoje na minha cidade, e tinha um YAMAHA PSR S650, sentei e comecei a tocar (nunca tinha relado em um teclado na minha vida), me apaixonei a primeira vista. Apertei a tecla synth e tinha aquele som de RUSH que eu amo e senti que tinha que aprender aquilo. Logo estou disposto a saber quais opções, um iniciante como eu tem para aprender e tirar sons PARECIDOS, a bandas como FLOYD, THE KILLERS, COLDPLAY e BEATLES, como hey jude e imagine, aquele som teclado/piano natural para enobrecer a musica e claro RUSH (Tom Sawyer aquele synth tesudo).

    Queria saber se um sintetizador barato seria mais apropriado, ou um teclado arranjador tipo o Yamaha da loja? Estou disposto a pagar até uns 1200.

    Por outro lado toco guitarra, violão e baixo há 4 anos, então já tenho uma formação musical, teórica e prática, ainda que não seja no teclado. Um desses de 1000 reais, será que eu iria me entendiar muito rapidamente?

    Obs: li todos os tópicos similares e nenhum sanou minha dúvida, tem muita coisa inacabada, o cara não fala o que comprou etc.

    Abraço

    Felipe Vianna
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    thms555

    Até R$ 1.200 você não encontra nenhum sintetizador novo, só usado. O mais barato que você vai achar será o Casio XW-P1, por uns R$ 1.600~1.700,00.

    Com R$ 1.500 você encontra o MX49 da Yamaha, mas ele só possui 49 teclas e não posso falar nada acerca da qualidade dos timbres, porque é um teclado novo e com poucas informações disponíveis na net, com relação a isso. Pelos vídeos, ele parece mais indicado a DJ e Techno/Disco/Trance, essas coisas. Mas posso estar errado, falo isso com base nos vídeos que vi no YT.

    Nessa faixa de preço, o melhor que você vai encontrar seriam esses PSR da Yamaha, mesmo. Ou então você junta mais dinheiro pra comprar algo melhor.

    Se os PSR vão te atender ou não, é difícil saber. Você tem que ir na loja e testar eles por um bom tempo, ouvindo os timbres que te interessam, depois ouvir alguns entry levels mais caros (Juno Di, X50, MX, Microstation, XW-P1, PS60) e saber se você está disposto a pagar a diferença de preço por um melhor. E isso só você poderá dizer.

    silvG8
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: silvG8
    · votar


    thms555
    Editado!

    Não quero manter a desordem aqui. Que o assunto seja tratado no tópico fixo. :)

    Valeu Edson pela informação!

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Felipe Vianna
    silvG8
    Ambas respostas dadas a um post duplicado, o mesmo foi respondido no tópico de teclados para iniciantes...

    silvG8
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano
    Resposta anterior editada!

    thms555
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    malz galera, só do fórum da guitarra e já vi o que fiz, to de volta no original.
    Abraço

    thms555
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    malz galera, só do fórum da guitarra e já vi o que fiz, to de volta no original.
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciando no mundo das teclas [Equipamento]