Acordes Quartais - Aula

    Autor Mensagem
    keys_all
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: keys_all


    Galera tudo bem?

    Estou querendo me aprofundar mais nessa teoria na qual não domino.

    Alguém recomenda algum livro e/ou vídeo aula?

    Seja pago ou não...

    OBS: Ja li e procurei bastante aqui no forum, e achei muitas coisas, mas eu queria mesmo uma video-aula ou livro-aula....

    Obrigado!

    LeandroP
    Moderador
    # dez/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    keys_all

    Você sabe harmonizar uma escala em terças (campo harmônico tradicional - T, 3 e 5 e/ou 7)?

    Se sabe empilhar terças, o procedimento para os quartais é o mesmo, só que em vez de empilhar terças, empilhe quartas.

    Por exemplo:

    Dó maior em terças empilhadas: Dó, Mi, Sol e Si

    Dó maior em quartas empilhadas: Dó, Fá, Si e Mi

    Em terças, o Dó fica sendo um C7M. Em quartas o Dó fica sendo C7M(4).

    Particularmente gosto muito de utilizar quartais sobre acordes menores. Se forem maiores, uso com a tonalidade lídio (acorde maior com a quarta aumentada - com origem na escala do modo lídio), que em Dó por exemplo fica um C7M(#4) - muito legal a sonoridade.

    No fórum de guitarra tem um tópico legal sobre quartais. Eu até achava meio complicado este assunto, mas percebi que ele é mais simples do que parece.

    Boa sorte!

    keys_all
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    LeandroP

    Muito obrigado pela ajuda.

    No entanto estou em duvida de como aplicar no "dia-a-dia"

    Formar acordes quartais eu sei, o problema que não sei como aplica-las, ou seja, da melhor maneira de aplicar em uma musica "qualquer"

    Me diz uma coisa, o fato de ser tom maior ou menor, vai implicar em que? Segundo o que voce disse em tons maiores voce usa o modo Lidio é isso? em que mudaria?

    Obrigado!!

    LeandroP
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    keys_all

    É como tocar um acorde qualquer e de repente adorná-lo com um intervalo de quarta, de passagem.

    Eu falei do modo lídio pelo fato da quarta aumentada estar distante em 1 tom inteiro em relação a terça do acorde. Se o intevalo for de quarta justa, a distância será de apenas um semitom da terça, o que acaba gerando uma tensão, que dependendo do caso pode soar desagradável.

    O legal é entender a formação primeiramente. Depois o seu ouvido fará o julgamento se é bom ou não.

    Veja que nos acordes menores a quarta estará sempre a distância de um tom da terça, isso porque em acordes menores a terça é menor, não havendo tensão.

    keys_all
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    LeandroP

    Certo, eu posso fazer uma simples aplicação de um acorde quartal entre uma passagem e outra?

    Por ex:

    Cm7 F7 Gm7 Cm7

    Eu aplicaria o modo quartal em algum momento de passagem entre essas notas correto?

    Porem, de que maneira eu poderia fazer isso? Substituindo ou adicionando? Seria a aplicação semelhante a Diminuta?

    LeandroP
    Moderador
    # dez/11
    · votar


    keys_all

    Você pode utilizar o quartal em qualquer um desses acordes. Por exemplo, usar uma 4a sobre o Gm7 e depois o Gm7, no mesmo compasso. Ou utilizar no último Cm7 pra retornar à harmonia.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes Quartais - Aula