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keys_all Veterano |
# dez/11 · Editado por: keys_all
Galera tudo bem?
Estou querendo me aprofundar mais nessa teoria na qual não domino.
Alguém recomenda algum livro e/ou vídeo aula?
Seja pago ou não...
OBS: Ja li e procurei bastante aqui no forum, e achei muitas coisas, mas eu queria mesmo uma video-aula ou livro-aula....
Obrigado!
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LeandroP Moderador |
# dez/11 · Editado por: LeandroP
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keys_all
Você sabe harmonizar uma escala em terças (campo harmônico tradicional - T, 3 e 5 e/ou 7)?
Se sabe empilhar terças, o procedimento para os quartais é o mesmo, só que em vez de empilhar terças, empilhe quartas.
Por exemplo:
Dó maior em terças empilhadas: Dó, Mi, Sol e Si
Dó maior em quartas empilhadas: Dó, Fá, Si e Mi
Em terças, o Dó fica sendo um C7M. Em quartas o Dó fica sendo C7M(4).
Particularmente gosto muito de utilizar quartais sobre acordes menores. Se forem maiores, uso com a tonalidade lídio (acorde maior com a quarta aumentada - com origem na escala do modo lídio), que em Dó por exemplo fica um C7M(#4) - muito legal a sonoridade.
No fórum de guitarra tem um tópico legal sobre quartais. Eu até achava meio complicado este assunto, mas percebi que ele é mais simples do que parece.
Boa sorte!
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keys_all Veterano |
# dez/11
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LeandroP
Muito obrigado pela ajuda.
No entanto estou em duvida de como aplicar no "dia-a-dia"
Formar acordes quartais eu sei, o problema que não sei como aplica-las, ou seja, da melhor maneira de aplicar em uma musica "qualquer"
Me diz uma coisa, o fato de ser tom maior ou menor, vai implicar em que? Segundo o que voce disse em tons maiores voce usa o modo Lidio é isso? em que mudaria?
Obrigado!!
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LeandroP Moderador |
# dez/11
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keys_all
É como tocar um acorde qualquer e de repente adorná-lo com um intervalo de quarta, de passagem.
Eu falei do modo lídio pelo fato da quarta aumentada estar distante em 1 tom inteiro em relação a terça do acorde. Se o intevalo for de quarta justa, a distância será de apenas um semitom da terça, o que acaba gerando uma tensão, que dependendo do caso pode soar desagradável.
O legal é entender a formação primeiramente. Depois o seu ouvido fará o julgamento se é bom ou não.
Veja que nos acordes menores a quarta estará sempre a distância de um tom da terça, isso porque em acordes menores a terça é menor, não havendo tensão.
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keys_all Veterano |
# dez/11
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LeandroP
Certo, eu posso fazer uma simples aplicação de um acorde quartal entre uma passagem e outra?
Por ex:
Cm7 F7 Gm7 Cm7
Eu aplicaria o modo quartal em algum momento de passagem entre essas notas correto?
Porem, de que maneira eu poderia fazer isso? Substituindo ou adicionando? Seria a aplicação semelhante a Diminuta?
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LeandroP Moderador |
# dez/11
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keys_all
Você pode utilizar o quartal em qualquer um desses acordes. Por exemplo, usar uma 4a sobre o Gm7 e depois o Gm7, no mesmo compasso. Ou utilizar no último Cm7 pra retornar à harmonia.
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