Dicas para utilizar meu teclado ligado a uma placa de som no pc

    Autor Mensagem
    Wagner S910
    Veterano
    # dez/11


    Olá, pessoal, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de pedir desculpas para o caso de o tópico ser meio repetitivo. O fato é que, pesquisando sobre algumas dúvidas que tenho, não consegui encontrar nenhuma resposta que esclarecessem essas tais dúvidas eficientemente.
    Acontece o seguinte: sou novato no fórum, toco piano/teclado há um certo tempo, mas não tenho praticamente nenhuma noção legal de sonoridade, digo, não sei exatamente qual a melhor configuração a adotar para o que tenho em mente para a utilização do meu teclado/computador/softwares em casa, por isso peço a ajuda de quem entende um pouquinho mais das coisas.
    Tenho um arranjador Yamaha, o PSR-S910 há quase um ano. Tenho um pc razoável, que roda de forma satisfatória programas que exigem bastante da máquina (já a comprei pensando na questão da utilização com edição e gravação de áudio).
    Sobre a questão de placa de som, como não sei muito sobre marcas e tudo o mais, fiz algumas pesquisas superficiais, ouvi opiniões de amigos que tocam por aí, e me decidi por um modelo da M-Audio, a Fast Track Pro, uma placa que é 4x4 (4 entradas e 4 saídas), embora eu não tenha entendido algumas informações dispostas na descrição do modelo, mas penso que é a placa que poderá me ajudar a conseguir o que planejo.
    Tendo isso definido, entra uma outra questão, e que pra mim é uma de minhas dúvidas, que deixo aqui para vocês analizarem: que cabos utilizar?
    Meu teclado possui duas saídas (R/L), que pelas letras podemos deduzir, direita e esquerda, óbviamente. rs.
    A questão é: tendo a placa já selecionada (provavelmente a comprarei nesse sábado), que cabos utilizo pra fazer a conexão de áudio do meu teclado para o computador? Eu sei que precisaria de um cabo com uma das extremidades tendo dois plugs P10, mas não sei se seriam plugs mono ou estério, e ainda se do outro ládo, na outra extremidade, eu precisaria também de apenas um P10 estério, visto que o mesmo seria conectado na entrada da placa de som.
    Bom, até aqui o tópico ficou grande pra caramba, portanto peço desculpas, pois eu quis apenas detalhar minuciosamente o processo pelo qual imagino que passarei quando for ligar o teclado no pc.
    Acho que minha dúvida mesmo é mais em relação a própria Fast Track Pro, pois nunca tive uma placa de som que não fosse as que vem embutidas na placa mãe do computador. E acho que até pelo fato de eu ter deficiência visual, fico meio apreensivo quanto as funcionalidades desse modelo, ao visual da placa, já que poderei vê-la apenas quando for na loja, pegá-la na mão, enfim.
    Também tenho outras dúvidas sobre a utilização do Sonar, VST's, enfim, muitas e muitas outras coisas, mas isso pode esperar, não tenho pressa. Minha, digamos, prioridade no momento, seria ter meu teclado conectado na plaquinha da M-Audio e funcionando direitinho com o som em estério sendo reproduzido pelos fones de ouvido junto ao pc.
    De qualquer forma, agradeço toda a atenção qu
    e me deram e a disponibilidade nas respostas.
    E caso os moderadores julgarem que o tópico é repetitivo ou não se adequa ao assunto para o qual o fórum se destina, óbviamente não faço objeções para que o tópico seja fechado automaticamente.
    Um grande abraço a todos e um ótimo sábado.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Wagner S910
    Vamos te ajudar, que tá fácil...

    A fast track pro é uma ótima pedida, bem completa para o que quer, vou dar uma luz então...

    Com uma placa dessas dá para gravar de duas maneiras
    1- utilizando os sons do próprio teclado, com a saída L/R, cabo P10 mono, um para cada canal
    2- utilizando midi com os sons de vsts, vai precisar de cabo midi ( ponta din 5 pinos)

    E a saída da placa você encaminha para o sistema de som

    Vai perguntando em tópicos e eu vou te respondendo o bate bola ok

    Aguardo

    Buhbor
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Buhbor
    · votar


    Edson Caetano

    2- utilizando midi com os sons de vsts, vai precisar de cabo midi ( ponta din 5 pinos)

    Fala mais sobre isso aqui. Tem que usar os canais MIDI ao inves do canal USB como se vc fosse ligar diretamente no noot?

    E qual a diferença, mais precisamente, entre usar uma placa dessas e o ASIO4ALL?? (se tratando de simplesmente usar vsti pra tocar ao vivo ou gravar)

    Pinto Iago
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Tenho tambam duvidas referente a conexão Teclado/Placa de audio/Computador .

    Pois não sei que cabos eu compro para esta conexão .Estou pensando em comprar uma interface com dois plugs MIDI e um usb (para conexão Teclado/Placa) . A minha duvida é como eu faço a ligação Placa/Computador. (usb/usb)

    Obs. Pretendo comprar a Placa M-Audio Fast Track Pro

    Wagner S910
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano
    Veja só que coisa, rapaz.... Eu havia dito que compraria a Fast Track Pro hoje, e olhe só....
    Fui na Playtech, ali na região da Santa Efigênea, e quando indaguei sobre a disponibilidade dessa placa, o vendedor me disse que a placa já havia acabado (pesquisei sobre ela durante a semana no site da loja e a disponibilidade estava confirmada). Mas tudo bem, não desanimei, e ainda pesquisando juntamente com o vendedor, que porsinal se mostoru extremamente prestativo e paciente, dado a meus parcos conhecimentos nesse assunto, me indicou outros dois modelos, um sendo da Roland, e outro da própria M-Audio.
    A placa da Roland era do tipo quad-capiture, um modelo que no momento não me recordo muito da descrição, mas era uma escelente placa, custando na faixa de R$899,00. Como pra mim o valor ficou um pouco alto, pedi pra ele me mostrar uma placa cimilar, mas que não fosse tão top quanto a primeira. Daí ele me trouxe uma da M-Audio, a Mobile-Pre. Essa placa é, segundo o vendedor, em questão de recursos parecida com a Fast Track, tendo algumas coisinhas a menos.
    Expliquei o meu propósito ao adquirir uma placa desse tipo, e ele me aconselhou a compra da Mobile.
    Na ocasião também comprei dois cabos da Golden, ambos de 5 metros de comprimento e com as extremidades contendo plugs P10 mono, que conforme sua explicação, conectarei em cada canal do teclado e da placa.
    E na sua opinião, Edson, o que acha dessa placa? Acha que fiz uma boa escolha? Vou me dar bem com ela?
    Perguntei também ao vendedor sobre a questão de latência, ele me disse que essa placa conta com um driver que regula automaticamente o nível de latência na placa, mas penso que poderei regulá-lo normalmente.
    E seguindo seu conselho, aí vai mais uma pergunta: Tendo o teclado ligado certinho no PC, com tudo configurado, eu só poderia fazer gravações em midi utilizando VST, tendo um cabo midi desse do qual você falou, e estando conectado na entrada midi da placa, não é? Ou seja, cabo midi do teclado até a placa...
    Cheguei há pouco tempo com a placa, vou começar a ligar os cabos aqui e fazer a instalação do driver que veio com ela, inclusive, veio um programa chamado Pro-Tools, que depois instalarei pra ver o que poderei fazer com ele.
    Em todo caso, muito obrigado pela resposta, já estou começando a entender um pouco desse mundo de VST, e grande parte desse conhecimento é absorvido aqui do fórum, dos tópicos sobre o assunto e das respostas de colegas como você, que auxiliam e tornam muitas dúvidas esclarecidas.
    Mais uma vez muito obrigado e um grande abraço.

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Opa pessoal é isso mesmo, ou grava o som do próprio teclado com cabo p10, como qualquer outro instrumento ou microfone, ou pluga o teclado via midi, aí sim pode-se usar vsts normalmente

    Muitos teclados atualmente tem USB direto, que nao precisa mais da interface, vale conferir isso antes

    Estou na rua escrevendo do telefone, chegando a noite explico melhor a todos

    Buhbor
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: Buhbor
    · votar


    Edson Caetano

    É o seguinte. Perguntei isso a um cara que entende tb do assunto.

    E ele me disse que eu posso usar a FAST TRACK PRO e conectar o teclado atraves do USB no USB do noot ao inves de usar cabo midi, que o som sera processado pela placa do mesmo jeito. E as saídas continuam sendo as saidas da placa.

    Ai fiquei sem entender se realmente é preciso usar os canais MIDI ou da pra usar a placa e usar o canal USB do teclado.

    ppaulo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    gente olha só minha situação:

    tenho um piano yamaha clavinova clp 330 e uma fast track pro
    liguei um cabo p10 na placa de no piano, deu sinal e tudo mais, mas que programa eu uso pra gravar no pc ?
    e embaio, tem as entradas escrito Out, tem 2, uma escrito R e a outra L/L+R , oque é isso ? eu liguei na L/L+R e ta funcionando..

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Buhbor
    É isso mesmo que o cara disse, se fizer conexão Midi via USB/USB, não precisara usar as entradas da placa, entenda que Midi não é som e sim instruções, o teclado é somente o controlador dos softs, o computador processa e encaminha para a placa de som, fazer a conversão digital/analógica, fornecer a qualidade, o peso, estas coisitas

    ppaulo
    Conexão L e L + R juntas, significa que se usar este canal apenas, o sistema junta os dois sinais do estereo em um unico canal, muito usado para caixas de som Mono

    Para gravar pode usar qualquer programa, gratuitos, audacity, Kristal, barato Reaper, mais carinhos Cubase, Sonar, Mais caros ainda ... etc... tem para cada bolso, para cada tipo de usuario, defina apenas o que quer gravar, sozinho, apenas o piano, colocar voz, outros instrumentos, faça seu planejamento e escolha o que melhor encaixa no seu perfil, recomendo baixar o Reaper, a demo é totalmente funcional, vale a pena para testar e começar a entender isso aqui

    Wagner S910
    Opa cara fechou negócio com a Mobilepre, é uma boa placa, porem com muitos recursos a menos, o principal são as conexões Midi, portanto, você terá que seguir caminho semelhante ao colega acima, ligar se s910 via USB/USB, ou seja, vocë conecta seu teclado diretamente ao computador, instala o driver da yamaha para o seu teclado e continua com a instalação normal da sua placa

    No seu caso, vai querer usar os sons do teclado pode usar os cabos mono ligados diretamente da saida do teclado nas entradas da mesa, mas via midi, não precisara conectar nada na placa, ela servirá apenas para processar o som do computador, que obviamente terá muito mais qualidade do que uma placa genérica onboard

    Acho que agora já deve estar fazendo seus primeiros testes, portanto se tiver com dúvidas pode perguntar

    Aguardo

    ppaulo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano
    eu tenho o reaper aqui, eu uso pra gravar microfone, mas não sei fazer reconhecer o piano no reaper :S

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Do mesmo jeito que liga o mic, liga o teclado. Não tem o que ser reconhecido

    Mas se esta falando de midi, são 3 possibilidades
    1- teclado com USB/USB direto, todos os mais novos tem, basta instalar o driver da empresa e localizar em midi devices dentro do reaper
    2- teclado com midi/midi, a placa de som tem que ter esta conexão, basta plugar o cabo in no out. Out no in que está certo
    3- cabo midi/USB, uma pequena interface que vai fazer a conexão midi com o pc, tem a partir de 30 reais

    O programa só ira reconhecer o teclado se for ligação direta com o pc, das outras formas o que é reconhecido é a interface

    Que equipamentos tem em mãos??

    Buhbor
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano

    Cara, obrigado pelo tempo dedicado a responder minha pergunta.
    =]

    Comprei ontem uma FAST TRACK PRO nova por 530,00... promoçãozona...rs
    Mas vou pegar na terça ainda.

    Mas me diz ai:
    A diferença de qualidade eh muito grande com relação a on board usando o ASIO4ALL??
    E como é essa questão da latência... ainda rola ou eh zero?.. digo usando a coneção USB/USB do teclado com o noot.

    Abraço

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Buhbor
    Olha cara, esqueça do Asio4all com os drivers específicos da maudio e do fabricante do seu teclado, é só correr pro abraço, vai tocar redondo, é grande sim a diferença entre o drivers genérico e um especifico, e outra a qualidade de conversão digital analógica será muito maior, vai ficar muito contente com a sua placa, pau par toda obra

    Buhbor
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano

    Me deixou animadão agora brother
    rsrsr...

    Tb ja to ansioso pra ver o resultado da Jam ai... pelas contas acho que vai ser a maior que ja teve de tecladistas... Tudo culpa do seu tópico..rs
    =]

    Abraço brother... t+

    kokada
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Buhbor
    por acaso vc comprou na Teodoro Sampaio? Passei lá estes dias e estava na promoção por 500 e poucos... e eu paguei isso pelo ML sem garantia rssrsr

    ppaulo
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Edson Caetano
    cara eu tenho um piano clavinova clp 330, e uso uma fast track pro, ligo eles com um p10

    Buhbor
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    kokada

    Comprei aqui mesmo em Salvador na FOXTROT.

    É que eu comprei em uma loja e a placa estava em outra... ai demora dois dias úteis pra eles transportarem. E como so tinha uma no estoque em promoção comprei logo.

    Wagner S910
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Pessoal, nesses últimos dois dias estive correndo atrás de uma placa que atendesse as minhas necessidades da melhor maneira possível.
    Vou tentar resumir os acontecimentos, para vocês terem uma ideia do que passei aqui, desde que adquiri a M-Audio MobilePre, agora substituída pela Roland UA-55 Quad-Capiture (sim, é isso que vou explicar).
    O tópico ficou um tanto extenso, mas se tiverem paciência, peço que leiam tudo.
    No sábado, como havia dito, fui na loja em busca de minha placa de som. Como não encontrei a que eu realmente queria, optei pela da M-Audio, a MobilePre USB, uma placa que, pelo que soube, antes e depois da compra, nas informações que achei sobre ela na internet, se trata de uma placa nível básico, para iniciantes mesmo, logo ideal pra mim.
    Mas, depois de drive instalado, cabos conectados, teclado ligado, tudo aparentemente funcionando, a constatação: o som do teclado, que eu ouvia nos fones de ouvido, estava sendo reproduzido em mono, ao invés do stério, que eu esperava.
    Detalhe: Na ocasião da compra, adquiri também dois cabos com as extremidades contendo plugs P10 mono, os quais conectei nas saídas L e R do teclado, e as outras duas extremidades nas entradas 1 e 2 da placa. E mesmo assim, o som continuava mono, não mudava de jeito nenhum, mesmo após sucessivas tentativas de configurações no Windows 7, no painel de controle do driver da M-Audio, conexões dos cabos P10 nas entradas em linha atrás da placa, enfim.
    Vou tentar não me alongar muito. No domingo mesmo voltei na loja com a placa e os cabos, expliquei minha situação ao vendedor, que me fez uma série de perguntas, se eu fiz isso, fiz aquilo, se mudei o driver de som da placa onboard para a da M-Audio, qual era o software que eu usava (Sonar 7.0), e por aí vai.
    Mas o que eu acho que ele não entendeu, foi quando eu disse que mesmo que eu não estivesse com nenhum programa de edição ou gravação de áudio aberto, o som que vinha do teclado sempre era mono. Apenas o som que eu escutava no fone de ouvido, que estava ligado na placa também através de um adaptador P2/P10, era stério, tanto é que tudo que eu abria no PC, músicas, vídeos, enfim, estavam todos com som em stério.
    E com tudo isso dito, ele continuava afirmando que o problema estava no programa que eu estava usando. Até tentei testar a placa no meu notebook, um modelo bem básico que tenho, pra ver se funcionava, mas mesmo com o driver pra Windows XP que baixei do site da M-Audio que iria instalar, não deu certo. E na loja, também pedi pro cara fazer o teste, ligando a placa em algum PC lá da loja e ele me disse que não poderia, que não podia instalar o driver nos computadores da loja (eu soube posteriormente que lá dentro tem um estúdio e provavelmente ele poderia ter feito o teste que eu havia pedido). Bom, resultado: fiquei meio decepcionado com a MobilePre, pois mesmo tendo feito tudo certinho (até a compra dos cabos P10 mono foi recomendação do vendedor, que me afirmou que a configuração estaria certa, sendo um cabo pra cada canal), não consegui o que eu queria.
    Sendo assim, indaguei mais uma vez pela M-Audio Fast Track Pro e ele me informou que não há previsão para chegada dessa placa para venda. Aliás, essa placa tem sido difícil de encontrar em algumas lojas de SP, pelo menos nas que eu pesquisei.
    O rresultado de toda essa utopia é que eu acabei optando por um outro modelo de placa, que também havia visto no dia que comprei a MobilePre. Trata-se da Roland UA-55 Quad-Capiture, uma placa 4x4, com bons recursos, que oferece muitas possibilidades de gravação e, segundo as especificações e informações no site da Roland Brasil, possui um ótimo desempenho e baixa latência.
    Pegarei a placa amanhã, e farei a conexão utilizando os mesmos cabos P10 mono comprados anteriormente, dessa vez eu acho que terei êxito.
    E na opinião de vocês, acham que essa placa é uma boa ideia, tem um bom custo benefício?
    Ao contrário da M-Audio MobilePre, essa placa tem bem mais entradas e saídas, possui entrada/saída Midi, enfim, tem muito potencial.
    Digamos que estou entusiasmado com ela, espero que dessa vez eu não me decepcione. E espero, um dia, postar minhas gravações e mostrar pra vocês ouvirem e darem suas opiniões.
    Peço desculpas pelo tópico gigante, é que me sinto bem amador nesse mundo de gravações em áudio, Sonar, placa de som, enfim. Mas aos poucos vou me aventurando devagarinho e, com a ajuda e paciência de vocês, vou aprendendo e tendo maior conhecimento.
    Amanhã, tentarei postar minhas experiências com a nova placa, agora em definitivo, espero. Rs....
    Um forte abraço a todos e até mais!

    Wagner S910
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Deu tudo certo!
    Como eu havia dito ontem, fiz aqui a ligação dos cabos no teclado e na placa da Roland, e dessa vez sim, deu tudo certo, o som está do jeito que eu queria, em stério.
    Utilizei os mesmos cabos que havia comprado junto com a placa da M-Audio. Conectei um P10 mono em cada uma das saídas L e R do teclado, e as outras duas nas entradas 1 e 2 da placa.
    Depois, pressionei o botão Direct Monitor, e inicialmente o som saiu em mono, o que me assustou bastante, mas dpeois, só foi pressioná-lo novamente e o stério surgiu, limpo e claro nos fones de ouvido. Fiquei extremamente satisfeito.
    A conclusão que cheguei em relação a outra placa é que, de alguma forma o som em stério não estava sendo reproduzido através da placa quando eu pressionava o Direct Monitor. Nessa aqui eu já aprendi que acada vez que pressiona-se o botão, o tipo do som muda.
    Só achei estranho uma coisa: quando os cabos estão conectados e o teclado ligado, ouço um pequeno ruído, uma espécie de chiado bem baixo, que se torna mais intermitente quando aumento o volume dos canais. Acredito que isso seja causado pelos cabos, e talvez acho que eu tenha de trocá-los. Em todo caso, está tudo funcionando a contento.
    Agora vou lá fuçar um pouquinho no Sonar, pra ver se aprendo alguma coisa, além de dar uma passeada pelo tópico de VST's grátis aqui do fórum, pra ir me familiarizando um pouco com esse mundo fantástico.
    Agradeço a ajuda de quem se dispôs a ler o tópico e a entender meu pequeno problema. Acho que encontrei a placa certa e ideal pra mim, e se alguém souber ou tiver uma placa dessa e quiser dar sua opinião, fico agradecido.
    Abraço a todos e até a próxima;

    Edson Caetano
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Wagner S910
    Parabéns pela aquisição precisando é só dar um alô

    Gabriel Schuck
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Grande wagner!
    Pois é meu amiggo, essas coisas acontecem.... Mas, os produtos da roland são bons mesmos.
    Eu agora tô atrás de uma presonus audiobox, que tive anteriormente, mas por alguns imprevistos que aconteceram, terei que comprá-la novamente.
    Mas aqui em Novo Hamburgo deu uma aumentada no preço dela, havia pagado uns 400 reais..... e agora tá custando uns 800....
    Mas quero voltar a mexer com gravações, até porque vou precisar dela para o meu curso de música do terceiro semestre aqui. Mas enfim, parabens pelas primeiras experiências, é assim mesmo....
    Qualquer coisa estamos por aqui.
    Forte abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para utilizar meu teclado ligado a uma placa de som no pc