Dicas 3: como utilizar melhor os recursos do seu instrumento

    Autor Mensagem
    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/05


    Após uma longa pesquisa, descobri que muitos tecladistas (inclusive famosos) não exploram todos os recursos de seus instrumentos, até por uma questão de falta de tempo (e paciência). Alguns, inclusive, possuem instrumentos maravilhosos, mas não usam nem 5% do que eles oferecem.

    "De nada adianta você ter uma Ferrari mas dirigi-la como se fosse um Fusca".

    Então, aí vão algumas dicas para que você possa explorar melhor tudo o que o seu instrumento oferece, e abrir seus horizontes para novas possibilidades musicais...


    1) Para começo de conversa: quantos timbres o seu teclado possui? Existem músicos que possuem instrumentos com mais de 1000 timbres diferentes, mas que usam apenas 2 ou 3, se usam. Procure experimentar todos os timbres (ou boa parte deles, se forem muitos), e também fazer a maior quantidade possível de combinações (vide o meu tópico anterior para algumas dicas) - às vezes, sem perceber, você conseguirá resultados impressionantes...
    E se o seu teclado puder editar os sons? Melhor ainda... Faça-o... Crie sua própria identidade musical... Eu mesmo costumava fuçar nos timbres dos instrumentos e deixá-los com a minha cara...
    _____________________________________________________________

    2) Você já parou para pensar na possibilidade de criar seus próprios ritmos? Hoje, boa parte dos teclados oferece a possibilidade de criação de ritmos do usuário, mas a grande maioria só usa os que vêm de fábrica (e ainda não são todos), ou, se avançam um pouco, pegam ritmos na Internet (nada contra isso, mas você pode mais...). Esqueça um pouco o Start/Stop do seu instrumento e olhe mais para o "Custom Style" ou "User Rhythm", e monte a sua própria "banda virtual", do jeito que você desejar... Sucesso garantido!
    _____________________________________________________________

    3) Você possui sintetizador com controles analógicos (knobs)? Use-os! Sem mais palavras...
    _____________________________________________________________

    4) E, quanto à interface MIDI oferecida pelo seu teclado? Aposto que muitos nem sequer se tocaram no assunto... Ou só usaram o "básico" (gravar as notas e tocar)... Se você conhece MIDI, sabe que é um protocolo muito versátil, que oferece muitas possibilidades de composição, assim como interação com outros instrumentos (ainda que de diferentes marcas), e também muitos recursos úteis, como os Controllers, o Aftertouch, o Program Change, o System Exclusive, etc.
    Não tenha medo de usar os Controllers - afinal, são até 128 diferentes, dependendo do instrumento...
    Seu teclado possui Aftertouch? Maravilha! Use-o e sinta a diferença...
    E o System Exclusive? Aposto que você nem sequer pensou nisso, né? Seu instrumento pode fazer verdadeiras "loucuras" através do System Exclusive, pois ali estão mensagens que SÓ ELE pode executar... Dê mais expressividade às suas seqüências...
    Em suma: Faça com que seus MIDI files não pareçam MIDI files... Impressione! :-)
    _____________________________________________________________

    5) No painel do seu teclado deve ter uns 16 botões enfileirados, numerados de 1 a 16, ou então isso deve estar no visor. Você sabe do que se trata? Não? Do SEQUENCER, é claro! Faça sua música acontecer, ali mesmo, no Sequencer, sem precisar de computador para isso... Eu tenho certeza absoluta de que sua música vai ganhar muito mais expressividade se gravada em tempo real no Sequencer do seu instrumento do que "montada" em um programa de computador...
    _____________________________________________________________

    6) Para as músicas de piano: não se limite a só escolher o timbre de Grand Piano e sair tocando... Você pode tornar esse som muito melhor! Adicione um Reverb, um Chorus, ou experimente editá-lo (se o seu teclado possui Sound Edit) para torná-lo um legítimo "Steinway", ou mesmo um "Bosendörfer", e até um "Fritz Dobbert"... Bom, isso quem decide é você... Mas faça com que seu teclado se torne um verdadeiro "pianão de cauda" compacto - isso conta pontos para um músico! Acredite no que eu estou dizendo...
    _____________________________________________________________

    CONCLUSÃO: Muitas pessoas vão me perguntar: "Mas eu preciso de tudo isso para fazer sucesso?" A resposta é: Não. Você pode fazer sucesso usando apenas o básico, mas eu tenho certeza de que, se você experimentar ao menos uma destas dicas, seu sucesso irá aumentar consideravelmente...

    Se você tem alguma dúvida, sugestão, reclamação, elogio, declaração de amor (só mulheres, por favor, hehehe :-P), entre em contato comigo pelo e-mail: eliseu ponto carvalho arroba terra ponto com ponto br* ou pelo MSN: mano_a_mano arroba hotmail ponto com* - pode ter certeza de que vou esclarecer todas as suas dúvidas, mesmo que escabrosas...


    * escrita modificada por questões de segurança.

    Zara
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eu exploro o máximo possivel do meu teclado, e ainda utilizo recursos externos como pedais e etc.

    Achei bacana a intençao do topico, e peço uma ajuda em termos de MIDI, que é a unica coisa q eu não faço nem ideia de mexer no meu teclado! hahaha!

    Valeu ai

    Gutto
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    mano_a_mano
    A não, este topico tem q ir pro topo, poxa, este é um dos melhores q li aqui!!!!!!

    Boa Sorte e Sucesso!!!
    Vinícius Augusto - Gutto
    Vinícius Augusto Web Site - www.viniciusaugustomusic.ubbi.com.br
    MSN: viniciusaugustomusic@hotmail.com

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Zara
    Pode entrar em contato comigo pelo MSN para tirar suas dúvidas sobre MIDI e suas funções...

    ROTTA
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Bons comentários, mano_a_mano.
    Abraços.

    Bico
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    mano_a_mano
    Legal a idéia do tópico!
    Mas não gostei da frase:"De nada adianta você ter uma Ferrari mas dirigi-la como se fosse um Fusca". !

    Fusca é o carro mais legal!
    Mas Kombi é o carro q não dirigi mas ainda sonho em dar umas volta guiando! Vc fica com o carão grudado no vidro e fica todo saculejante lá dentro dentro! =D
    Se alguém aí tiver Kombi, me empresta só um dia!

    Blz, parei de desvirtuar o tópico. Voltando ao assunto...

    Essa coisa de explorar ao máximo o instrumento, deve ser feita principalmente por quem tem equipamento mais ruizinho. Aquela coisa de aprender a tirar leite de pedra... Isso faz a pessoa aprender muito, e ficar mais consciente do q quer no seu som. Aí, quando tiver à disposição um equipamento foda, fica tudo mais fácil!

    Eu ainda tô aprendendo a ordenhar meus equipamentos e espero aprender mais ainda por aqui. =)

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Bico
    Beleza... Eu mesmo consegui fazer com que um antigo Yamaha PSR-620 parecesse uma workstation de última geração... de tanto ficar fuçando nele...

    Gutto
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mano_a_mano
    Topa criarmos um site sobre musica, com todas as nossas dicas de teclado, estúdio, música, teroria, arquivos de teclados e etc?

    Pode ser algo simples, porém seria mais amplo ao publico q deseja informações tecnologicas-teóricas musicais.

    Boa Sorte!!!!!!

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gutto
    Aham :-)

    Zara
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mano_a_mano
    Beleza... Eu mesmo consegui fazer com que um antigo Yamaha PSR-620 parecesse uma workstation de última geração... de tanto ficar fuçando nele...

    Somos dois... no meu caso é um 630

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Zara
    hehe :-P

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Zara
    Bico
    Marco Alan Rotta

    O Gutto teve uma idéia de criar um site com estes e outros tópicos interessantes... O que vocês acham?

    ROTTA
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mano_a_mano.

    Apesar do meu interesse, não poderei me associar porque o tempo é curto. Trabalho 8 horas/dia e presto consultoria a empresas nas outras 4. Uma pena...

    Abraços.

    Robson Luís
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gutto
    A não, este topico tem q ir pro topo, poxa, este é um dos melhores q li aqui!!!!!!
    Boa! Este tópico é dez! Concordo 100%.
    Explorar os recursos ao máximo requer alguma paciência, mas vale a pena.

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Concordo...

    Taruíra
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tenho um psr 550 e isto q vc falou acontece comigo, pois naum sei elaborar rítmos no mesmo!!!!!!!!!!!

    Mario Andre
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    mano_a_mano
    aew malandro vc falo qui nun ia vim mais aki!
    Taruíra
    550 eh complications mesmo..eh um bom teclado,mais td nele da mt trabalho p/ fazer

    tecradu
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Também gostei do tópico. ( he he he )
    Na igreja onde congrego, toco em um triton le76 e, as vezes me desanimo em nao ter um piano bom, como da kurzweil, por exemplo. O negócio é regulagem mesmo né. Claro que nao vai ficar igual a o kurzweil, mas dá pra por meio semelhante e ir vendo o meu gosto, neh?

    Falow

    Abraço,
    Luis
    luisgta@hotmail.com

    mano_a_mano
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Só para desenterrar esse tópico... Vi umas respostas aqui que até então eu não tinha visto, do Robson Luís, do Taruíra, do Mario Andre e do tecradu...
    Se você é novo e ainda não leu este tópico, leia... depois tire suas conclusões ;-)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dicas 3: como utilizar melhor os recursos do seu instrumento