Comprar novo teclado/sintetizador

    Autor Mensagem
    pi211
    Veterano
    # dez/11


    Boas
    Tenho um piano digital Roland RD 300 GX e estou bastante satisfeito quanto aos sons de pianos, pianos eletricos e orgao, mas queria ter uma maior variedade de sons. Por isso estou a pensar em comprar um master keyboard ou um sintetizador tipo isto. Mas para tocar com isso preciso de ligar ao pc ou posso ligar ao outro piano por MIDI?
    Se preciso de pc que outras alternativas sugerem?
    E outra coisa, visto que o meu piano não tem bancos de sons, o que posso comprar para isso?
    E pedais de efeitos? O que sugerem? Acham que vale a pena?

    Desde ja obrigado...

    Sallas-Tecladista
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Olá pi211
    Pelo que eu entendi, acho que voce quer comprar um "Controlador"
    voce conecta ele no PC, ou então voce pode procurar por algum sintetizador que tenha conexão usb, voce instala ele no pc ou usa midi, só que tem Gastos, voce precisará de uma placa de audio BOA, nao compre nada muito barato, senão voce ficar no vácuo quando voce precisar.
    Além disso voce tem que instalar uns programas, como o nuendo, cubase, pro tools, sonar... e ai voce prescisará de VST, que são os instrumentos virtuais.

    PRÓS: Com o equipamento certo voce vai ter um ótimo som, inclusive de pianos..
    Contras: É muito equipamento
    Elevado preço....

    Ou então voce usa um teclado com bons pianos e usa conexão MIDI

    Espero ter ajudado!

    Gus79
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    pi211
    Boas.
    Isso que apresentaste não é um sintetizador, mas um teclado controlador. Ele não te dará uma variedade maior de timbres, mas somente permitirá que toques os timbres do teu RD300 nele.
    O que queres é um teclado sintetizador ou um módulo de timbres.
    Não é necessário usar o computador, é possível simplesmente usar outro teclado junto com o teu RD300 ou ligar (via MIDI) o outro teclado ou o outro módulo ao RD300 e tocar, no RD300, os timbres do outro teclado ou do módulo.
    Exemplos de bons módulos com muitos timbres: os da linha Roland Fantom e os da linha Yamaha Motif. A Korg, a Kurzweil e outras fabricantes também têm módulos a dar com o pau.
    Qualquer dúvida, estamos aí.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    No teu caso, vc poderia usar o RD 300 GX como controlador de algum módulo, acho que é a solução mais simples pro que vc quer.

    ViniV8
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Modulos não são praticos ao vivo, fica a dica antes da compra.

    ViniV8
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, cuidado c/ modulos!, na prática nem sempre essa comunicação CONTROLADOR / MIDI ou USB / MODULO, é o q se espera. Acho modulo perfeito em estúdios ou qualquer trabalho q não requer troca de timbres e edição muito rápida. Ficaria c/ um bom M50 Korg 73, bom custo-beneficio, tem resolvido a vida de muita gente nos palcos. abraço.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Vini, pq vc não acha módulos práticos para uso ao vivo?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, cuidado c/ modulos!, na prática nem sempre essa comunicação CONTROLADOR / MIDI ou USB / MODULO
    Cuidado mesmo, a gente hoje em dia temos generalizado muito os equipamentos, tem Midi disponível, pronto, virou um controlador super completo... tem um monte de detalhezinhos a se considerar antes para se certificar que a comunicação será possível do jeito que imagina, porque se não pode correr o risco de ter apenas as teclas disponíveis e ter que fazer todo o controle no módulo, isso principalmente em equipamentos mais antigos

    Mas não dá para generalizar, tem configurações super práticas sim, é só saber onde esta pisando

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, cuidado c/ modulos!, na prática nem sempre essa comunicação CONTROLADOR / MIDI ou USB / MODULO, é o q se espera.

    cuidado mesmo ... o que acontece é que existe uma norma a ser seguida, e alguns produtos não a seguem a risca, por dar trabalho, aumenta o custo ... um detalhe importantíssimo é a questão do uso correto dos CC (Control Change) ... onde muitas vezes se faz necessário seu uso para que exista uma troca rápida de timbre e também o aumento na gama de timbres disponíveis no momento.
    O detalhe do CC muitos não o levam seriamente, então não o utilizam e ficam limitados em recursos no módulo e depois culpam o controlador.
    Recomento SEMPRE que leiam o manual do produto ANTES de comprar para saber se ele possui a programação dos valores de CC ou se o produto necessita destes valores para funcionar adequadamente ...

    Artref
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Um Korg M-50 faria um belo par e daria uma grande variedade de sons. Pedal de efeito eu acho bobagem já que temos (bons) algoritmos de efeitos dentro dos teclados. Coisa pra guitarrista isso, hahaha.

    Gus79
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Artref
    sobre pedais de efeito, permita-me disconcordar... ;)

    Artref
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Gus79, à vontade, pra isso serve um fórum, hahaha. Em qual situação ou em qual timbre ou pra qual efeito você acha indispensável um pedal de efeito? Ou qual pedal você acha que dá muito mais qualidade que os algoritmos dos teclados? Disserte aí, quem sabe você não me convence a comprar uns pedais, rs.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Artref
    Vi uma galerinha dando um gás extra a teclados extremamente carentes usando pedaleiras e racks de efeitos, como aquele cara aqui no fórum que pegou um PSR véiaco, pintou de vermelho, acoplou um rack de efeitos behringer, e ainda afirmou que tinha criado um sintetizador dentro de seu arranjador, já que agora ele tinha na mão delay, reverb, chorus para manipulação em tempo real...

    Mas só para isso, nem imagino pegar meus pedais, (que uso no baixo e na guita) e ligar no K por exemplo, alem de não servir para nada, poderia ainda injetar ruído no set

    Tambem gostaria de ver outros exemplo do Gus79...

    Maestron
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Tenho uma dúvida,

    Sem querer fugir do assunto do tópico mas querendo aproveitar o recente debate entre o Gus79 e o Artref, será que eu conseguiria o efeito sonoro obtido no video abaixo com um efeito do próprio teclado ou teria que adquirir um fhase shifter de guitarra?

    http://www.youtube.com/watch?v=WFsfAoU15P4

    Gus79
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Artref
    Edson Caetano

    uso muito os pedais.

    1. o 01/w so tem 2 slots de efeitos, e eles se aplicam globalmente. fazendo uma combi, posso splitar e mandar um dos canais" seco" por outra saida para uso com os pedais.

    2. o fantom xa tambem tem esse problema: embora tenha mais slots, nao sao tantos assim, e logo sao consumidos quando se programa sequencias. para solucionar, basta mandar canais "secos" por outras saidas e aplicar efeitos externos.

    3. em performance, posso ligar, desligar e edutar efeitos em tempo real. por mais que seja possivel ligar e desligar efeitos por pedal control e knobs, ha um limite para isso, e ' inviavel editar os efeitos assim.

    4. o tx81z nao tem efeitos.

    os pedais que mais uso sao um analog delay da gianinni, um phaser analogico da gianinni, um flanger da oliver, um overdrive da boss e um wah da behringer.
    nao vejo utilidade para reverb e chorus externo.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    hehee, eu compraria fácil um neo instruments ventilator se tivesse grana :)

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    waltercruz
    Legal este Ventilator heim, tem idéia de quanto custa?? um pedalzinho deste para teclados com órgãos fracos, seria uma boa mão na roda

    Gus79
    Comprou todos estes pedais para o teclado, ou tem uma guita aí e você resolveu usar eles no key

    waltercruz
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    pelo que vi ele é caro.. úlima vez que vi alguém vendendo um no mercado livre tava 2k.

    o RT-20 é muito bom tb, e bem mais em conta. Pelo review da Sound on Sound, o ventilator ganha na simulação da leslie slow.

    ViniV8
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Caro Walter Cruz, sobre não ser tão prático modulos live. Vou pegar como exemplo um modulo razoávelmente atual (padrão USB), no XV2020 qualquer tipo de edição q queira execultar, precisas baixar o Soft XV Editor, então se sua apresentação ou turne é um mesmo Show, tudo bem! vc edita pra aquilo e pronto!, mas se vc tá na noite, em situações diferentes, talvez fique limitado a práticidade das mudanças. abraço

    ViniV8
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Acho hoje o M50 Korg um teclado q resolve muitas situações, entre 3500 e 5500R$. Mas se o colega quer aventurar, a dica custo-beneficio é:

    -Controlador 76.................800R$ (usados)
    -Placa de Audio 2Tr..........600R$
    -MacBook..........................2000R$ (fonte: ML usados)
    -Cabo FireWire.....................13R$ (ou usb)
    -Cabo MIDI ou USB.............10R$ (ver controlador)
    -Softs Live (timbre e Sampler): MainStage, Reason + VSTs.........Na amizade!
    -Softs Sequences: Cubase, Nuendo, Protools, Logic............Os Brothers.

    waltercruz
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    ViniV8

    Saquei, no meu caso eu tenho usado o Motif XS Rack, mas geralmente a 'paleta' de timbres que eu uso não é muito ampla e não tem muitas surpresas :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprar novo teclado/sintetizador