Juno Stage como controlador midi: Me deixou impressionado!

Autor Mensagem
jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo


Olá, pessoal boa noite!

Aqui eu mais uma vez postando as minhas experiências com o juno stage.
Dessa vez é para dizer que eu estou impressionado com a função controlador midi desse teclado. Alguém ai já usou?

Eu comprei um modulo kurzweil Me1 pensando que fosse ter que comprar um controlador para usar com ele, para ter mais versatilidade na mudança de timbres, controlar funções e tal. Acontece que , para minha surpresa, o juno stage consegue fazer tudo isso com muita naturalidade e mais. Eu nem preciso tocar em um botão sequer do modulo.

Com apenas um botão no juno stage eu alterno entre os timbres do teclado e do módulo. Ou seja posso tocar só com timbres do teclado, ou só com timbres do modulo ou dos dois juntos fazendo layer. Controlo todas as funções do modulo como por ex. volume, modulação endereçando para os knobs do stage. É possivel salvar os meus timbres preferidos do modulo e acessa-los de imediato nos botões numericos do stage. Consigo fazer splits ou dual com os timbres do modulo e/ou do teclado e ainda é possivel usar o arpejador...puxa! tô feito uma criança!

Nem acredito que não preciso mais gastar comprando controlador e que vou poder usar só o juno stage com tanta facilidade! Incrivel! Eu não esperava por isso! É como se eu tivesse adicionado novos timbres dentro do teclado!!!
Com o modulo e as 2 expansões estou com a "tola" sensação de ter ao mesmo tempo um XP-80, um RD700sx e um kurzweil PC2 em um teclado só!!! rsrs

Por favor me tirem uma duvida isso é comum nos outros teclados korg triton, m50, yamaha mox6? tambem são assim?

viktor 999
Veterano
# nov/11
· votar


jrpianissimo
será que no juno-g também e assim,.

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


viktor 999

viktor cara, eu acho q pode...no juno G tem o modo midi controller?
Eu to usando esse modo...aí dentro dele, os juno stage faz tudo isso.
Achei senssacional. tenho a impressão de que nos outros teclados isso não é muito comum.
Desse jeito nem quero mais adquirir aquela srx-07...rsrs

abraço

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/11
· votar


também ... por 5 pilas tem q ser completo mesmo ... e eu acredito que o STAGE do nome é mais amplo funcionalmente do que apenas no preço ... então com vc dizendo isso reforça o q penso.

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


Será que teria como eu controlar dois modulos ao mesmo tempo e fazer tuudo isso? ;) rsrs

Shadad
Veterano
# nov/11
· votar


jrpianissimo

Os Tritons gerenciam teclados e módulos externos de forma parecida como a descrição que voce fez do Juno Stage.

R Santiago
Veterano
# nov/11 · Editado por: R Santiago
· votar


Shadad
jrpianissimo

É o Triton é bem parecido. Ele tem uma página de edição para endereçar vários parâmetros. Agora bom mesmo para controlar módulos era o PC-88mx. Ele tinha a opção de controlar até 4 módulos ao mesmo tempo e de forma bem simples. Voc~e trocava de módulo apenas apertando um botão :))

É o JS é um ótimo controlador. Ele tem todas as funções fácilmente no console e acho que já foi projetado com esse objetivo também.

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


Pois é, agora acho que ficou mais claro para mim o que a Roland quis dizer com "Desenvolvido especialmente para performances ao vivo".

R Santiago
Shadad

Pessoal, como é que funciona esse controle com vários módulos? Tipo, é preciso mais de uma midi OUT? Será que o juno stage faz isso?
É que agora eu fiquei interessado....

fábio_soul
Veterano
# nov/11
· votar


Muitos synths conseguem controlar módulos externos dessa forma, a única coisa que muda é "como" fazer isso em cada teclado. Acredito que, a partir dos mid levels, todos façam isso tranquilamente.

Exemplos de teclados que já tive que fazem isso: Korg TR, X50, Motif ES. Mas muitos outros também fazem. Enfim... não é uma coisa tão anormal assim o Stage ser bom controlador.

fábio_soul
Veterano
# nov/11
· votar


jrpianissimo

Para controlar vários módulos existem 3 opções:

1- Controlador com várias saída midi;
2- Módulos com conexão MIDI THRU;
3- Utilizar uma interface midi para ligar o controlador e ter várias saídas midi (não sei qual modelo, nem marca... eu sei que o midi merger faz o contrário disso).

R Santiago
Veterano
# nov/11 · Editado por: R Santiago
· votar


jrpianissimo

No PC-88mx da p fazer pelo MIDI THRU. Porém eu acho que ele tinha mais saídas midi. Ai no caso ele tem 4 botões que eu se não me engano se chama "zone". Seria mais ou menos parecido com aqueles botões do JV-90 em que vc coloca 4 waves por timbre. No caso do PC além do timbre vc pode colocar módulos. Então é só programar os canais midi de cada um e pronto. Na época cheguei a usar o JV-880 e o X5D.

Acho que no JS da para fazer

mauropsouza
Veterano
# nov/11 · Editado por: mauropsouza
· votar


Da pra usar o Stage e plugar o "out" do módulo Me-1, na entrada de mic. ou do mp3 palyer do juno stage e ouvir o módulo junto com o som do Stage? Dai então misturar os sons dos dois em uma saída só do Juno??

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


fábio_soul
R Santiago

Pessoal valew msm a ajuda. Deu certo. Dá para controlar dois módulos e até mais com o Juno Stage. Ainda não ficou bem do jeito que eu queria mas deve ser falta de experiencia minha. Mas deu certo.

A conexão que eu fiz foi:
MIDI OUT (Juno Stage) no MIDI IN (Kurzweil ME1)
MIDI THRU (Kurzweil ME1) no MIDI IN (Fast track pro conectada ao PC)

Joguei o modulo no canal MIDI 1 e cada VST do notebook num canal diferente. Como se eu tivesse vários modulos. EX.: Korg WAVESTATION canal midi 2, Korg M1 canal midi 3, Kontakt 5 canal midi 4...etc

jrpianissimo
Veterano
# nov/11
· votar


mauropsouza

não testei por falta de cabo...qdo conseguir posto o resultado pra vc.

mauropsouza
Veterano
# nov/11 · Editado por: mauropsouza
· votar


jrpianissimo
Membro Novato

não testei por falta de cabo...qdo conseguir posto o resultado pra vc.

valew...tenho um Me-1 também e me amarro nele....

jrpianissimo
Veterano
# nov/11
· votar


mauropsouza

vc tá controlando ele com q teclado?

mauropsouza
Veterano
# nov/11
· votar


rapaz controlo com umx 61 behringer ...as teclas são legais, mas não muda nem os timbres, pouquissimos recursos, ja usei o P-95 tb

jrpianissimo
Veterano
# nov/11
· votar


mauropsouza

Se você tiver oportunidade, dê uma olhada no manual do Kurzweil PC2, na midi table dele, os presets idênticos ao ME1 permitem que você altere os parâmetros da mesma forma, você terá boas surpresas!

mauropsouza
Veterano
# nov/11
· votar


Dizem que até os órgãos podem ser controlados com o Kb3 e draw bars e tudo, eplo controlador..ja conseguiu?

viktor 999
Veterano
# nov/11
· votar


jrpianissimo
cara to pensando nesse módulo me-1 , o que vc me fala dele,

jrpianissimo
Veterano
# nov/11
· votar


mauropsouza

Eu peguei ele a poucos dias...mas tô aprendendo...rsrs

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


viktor 999

Viktor cara, um dos dinheiros mais bem dado q já dei....
Muita presença, rhodes maravilhosos, pianos acs maravilhosos...
Pra quem toca rock in roll é paulada....
Eu já conhecia pq tinha um kurzweil KME61...
Tenho certeza de que vc não se arrepende.
Melhor que investir em SRXs....mais retorno....

e se o Juno G controlar ele como o stage controla...ixi rapaz...

O nipe dos timbres é tão bom, que o juno stage não ganha não viu...
exceto pouquissimos timbres...
massa demais!

DuduXP
Veterano
# nov/11
· votar


viktor 999
Eu ja tive o KME61 que é a mesma coisa em termos de sons, pode ir sem medo que ele é bom, são os sons do PC2 os mesmos 256, só não tem as placas nem o KB3, mas os sons são de alto nivel, quando vendi meu KME61 me arrependi, eu só vendi ele porque era 61 teclas, mas agora adquiri um PC1X que tem os mesmos sons mais a placa orquestral e 88 teclas pesadas.

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


mauropsouza

Dizem que até os órgãos podem ser controlados com o Kb3 e draw bars e tudo, eplo controlador..ja conseguiu?

Cara, faz assim: programa nos sliders e switches do seu controlador as mensagens MIDI CC conforme a primeira tabela do "Apendice C": "Factory Controller Assignments", do manual do PC2.
Para os presets similares, os de nome igual no ME1 e no PC2, vale a regra de modificações das tabelas seguintes do apendice "C".

Programe os sliders do seu controlador para transmitir as mensagens CC desta forma:

SliderA - > MIDI CC 91
SliderB - > MIDI CC 96
SliderC - > MIDI CC 06
SliderD - > MIDI CC 13

Por exemplo, com o preset 73 Doo<>Daa, os sliders "C" e "D" mudam respectivamente o "timbre" e o "layer Xfade".
Ou seja você altera em tempo real parametros dos timbres como se tivesse um PC2. Ao desligar e ligar o ME1 ele volta à programação original.

Os switches, pedais etc... também alteram os parametros, conforme a tabela "Factory Controller Assignments".

Um pouco mais de trabalho dão os órgãos, porque o ME1 tem só um sub-set dos do PC2, que usa a tecnologia V.A.S.T., mas em determinados presets dá pra ligar e desligar a Leslie, a percussão, e mudar o timbre (conjunto de drawbars).

mauropsouza
Veterano
# nov/11
· votar


jrpianissimo
Membro Novato

pow cara legal...vou tentar..

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


mauropsouza

Da pra usar o Stage e plugar o "out" do módulo Me-1, na entrada de mic. ou do mp3 palyer do juno stage e ouvir o módulo junto com o som do Stage? Dai então misturar os sons dos dois em uma saída só do Juno??

Testado e comprovado...
Também é possivel.

Edson Caetano
Veterano
# nov/11
· votar


jrpianissimo
Depois do seu relato, eu comprovo a excelencia da Roland em criar controladores, só perde para a Kurzweill em minha opinião, que faz um caixão de metal controlando tudo hehe mas que caixão hehe

Estou aqui com o A-pro, e vejo como é fácil configurar tudo, não sei ao certo se tem o ACT no Stage, mas é uma função extremamente valida para mapear o que queremos, e onde queremos, e as teclas as que sempre usei, desde o Roland E-66, estou falando das leves claro

Seu relato do Top dos Junos é muito bacana

Sem puxar saco do novo Korgista hehehehe Eu, na verdade não to nem aí pra ninguem, como no futebol, estou torcendo para o que está ganhando, ou seja dos equipamentos funcionais, uteis, com boa sonoridade e peso, só isso

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


Edson Caetano

Cara, vc nem sabe q realizou o meu sonho...que studio hein?
Parabéns. Nós sabemos o qto é dificil montar aquela blz toda...
Rapaz sobre os "caixões" como eu queria encontrar aquele caixãozaum chamado PC3x enterrado aqui no meu quarto...rsrs
Mas vc tá bem demais irmão...com o kronos vc naum vai precisar de mais nada por um bom tempo!
Eu ainda vou ter que passar mais um tempinho com o Juno Stage...
Mas eu tô gostando bastante da experiência. Principalmente agora depois da dupla perfeita com o kurzweil ME-1.
Sobre o ACT me ensina aí pq eu não sei o que é?

abração

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


Pessoal, considerando que esse tópico deve ter alguma utilidade pública para quem tem Juno Stage ou para quem esta querendo conhecê-lo um pouco mais, quero fechar minhas ultimas considerações no momento sobre o assunto.

Pude constatar que é realmente possivel endereçar os mesmos parametros existentes nos sliders do PC2 para os knobs do Roland Juno Stage de modo que posso alterar varias características em tempo real inclusive as dos órgãos. Uma pena mesmo é que os órgãos não sejam exatamente os mesmos do PC2.

Assim, Juno Stage + Kurzweil ME1 fica tudo funcionando como se eu tivesse tocando em um PC2. Em outras palavras, com essas funções avançadas estou achando melhor do que a minha experiência de ter tido um kurzweil KME61.

DuduXP
Veterano
# nov/11
· votar


Assim, Juno Stage + Kurzweil ME1 fica tudo funcionando como se eu tivesse tocando em um PC2. Em outras palavras, com essas funções avançadas estou achando melhor do que a minha experiência de ter tido um kurzweil KME61.
jrpianissimo
Acredito que voce esteja certo nessa afirmação, pois se houvesse um KME76 eu nunca teria vendido o meu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Juno Stage como controlador midi: Me deixou impressionado!