Juno Stage como controlador midi: Me deixou impressionado!

Autor Mensagem
mauropsouza
Veterano
# nov/11
· votar


jrpianissimo
Membro Novato

Testado e comprovado...
Também é possivel.

voce usou a entrada do mic line ou do mp3 player???

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


mauropsouza

Esclarecendo melhor, é possível ligar qualquer módulo ou qualquer outra coisa que possua saída de áudio tanto na mic line como também na input do player.

Achei mais interessante conectar o ME-1 na mic line pois o knob de volume com o botão de reverb ficam ali bem acessiveis à esquerda (algo extremamente importante) liberando mais dois Knobs dos outros sete (que ficam à direita do teclado) q seriam usados para isso que aí já dão para controlar outros parametros no modo controlador midi.

Ao entrar no modo, acessado com apenas um botão, vc poderá escolher cortar o audio do stage ficando só com o do ME1 ou não. Ai nesse modo vc controla todos os parametros já citados no outro post inclusive orgãos.

Na mic line qdo voce baixa o knob de volume mic sai apenas o audio do stage, baixando um pouco o geral e aumentando o vol mic in o som do ME-1 se sobressai. Deixando os dois no meio, estes ficam sobrepostos.

As funções dual, split, chord memory e o arpejador para o kurzweil ME-1 a partir do stage continuam funcionando tudo direitinho da mesma forma que antes.

Na entrada do player tambem é possivel fazer tudo isso que foi citado mas vc não terá controle de vol por knobs e sim pelos botões comuns.

Em ambos os casos, mic line ou input player ainda se controla tudo sem precisa tocar um dedo sequer no módulo.

Espero poder ter esclarecido o que vc perguntou.

abraço

hbraga
Veterano
# nov/11 · Editado por: hbraga
· votar


jrpianissimo

Quando você liga Kurzweil ME-1 na entrada Mic do JS, o som que sairá nas caixas é tipo mono, se você ligar na entrada do MP3 será Stereo. Ligando na entrada do MP3, você perde no controle do volume, mas ganha na qualidade sonora. Porém, a melhora na qualidade será notada somente nos casos de instrumentos com samples stereo. Você pode tentar controlar o volume do módulo com um pedal de expressão conectado ao JS.

Obs.: Já tive um JS é um excelente teclado.

jrpianissimo
Veterano
# nov/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


hbraga

Isso tem esses detalhes, no ME1 tem o L (mono) e R, eu ainda pensei em usar um cabo canon no JS e P10 no R do ME-1 mas timbres com samples stereo tem mesmo que se usar a saídas L e R do ME-1.

Ligando na entrada do MP3, você perde no controle do volume, mas ganha na qualidade sonora. Porém, a melhora na qualidade será notada somente nos casos de instrumentos com samples stereo.

Mas para ser stereo não teria q sair da L e R do ME1?

A idéia do pedal de expressão é uma alternativa boa...

hbraga
Veterano
# nov/11 · Editado por: hbraga
· votar


jrpianissimo

Você tem que usar um cabo em "Y". Em uma das pontas um min-plug stereo para ligar no JS, e no outro lado dois conectores p10 (mono) para ligar no módulo. Esse cabo é o mesmo que o pessoal usa para ligar o Yamaha P85 a mesa de som. Como o Yamaha P85 só tem saída do tipo heardfone, utiliza-se esse cabo para realizar a conexão.

jrpianissimo
Veterano
# dez/11 · Editado por: jrpianissimo
· votar


Pessoal, para quem quiser acessar os 2 bancos midi do modulo kurzweil ME-1 a partir dos Junos ou Fantoms como controladores sem precisar mexer nos botões do módulo siga as instruções abaixo.

No caso do ME1, ele tem dois bancos: o MIDI Bank 0 e MIDI Bank 6.
Por default, a kurzweil usa no módulo ME-1 a mensagem MIDI Bank cc#32 (LSB) para enviar e receber informações do segundo Bank e a mensagem MIDI Bank cc#00 (MSB) para enviar/receber informações do primeiro Bank. Uma mensagem Program Change deve ser enviada (0 - 127, dependendo do pacth requerido) seguida do envio da mensagem Bank. Na Roland, essa mensagem chama-se PC.

Em outras palavras, no Juno Stage (e acredito q no Fantom seja a mesma coisa) o envio da mensagem de Patch Change compreende três dados: MSB e LSB para selecionar o banco e PC para selecionar o programa/timbre.

Preenchendo os campos MSB, LSB e PC de acordo com as especificações do módulo ME-1 os valores dos comandos MSB e LSB ficarão respectivamente 0 e 0 para acionar o banco midi 0 do ME-1, e 0 e 6 para selecionar os programs/timbres do banco midi 6.

O canal MIDI dos dois equipamentos deve ser o mesmo para que a troca seja realizada com sucesso.

Após configurar todos timbres, no JS você pode pressionar WRITE e o mapa de MIDI CONTROLLER é salvo de modo que você pode acessar os timbres que salvou nos botões numericos.

Acredito que essas considerações podem se estender para ajudar a quem tem qualquer módulo Kurzweil controlado por Roland e tem alguma dúvida no endereçamento e controle de parâmetros.

GustavoCoellho
Membro Novato
# mar/14
· votar


Gente, estou tentando fazer o contrário, ligar um controlador no Juno Stage, para controlá-lo. Porém o máximo que consegui foi copiar o timbre que está selecionado no Juno (não importando o canal midi selecionado).
Troquei alguns e-mails com a Roland, segui o passo a passo deles e não consegui tirar nenhum som no controlador hehehe
Alguém tem alguma idéia do que seja?
P.s.: Estou usando um controlador bem barato, da marca Aierke

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Juno Stage como controlador midi: Me deixou impressionado!