Quais os teclados para edição de partituras e criação de arranjos?

    Autor Mensagem
    Golbery Capistrano
    Veterano
    # nov/11


    Olá pessoal,

    O instrumento que eu gosto de tocar é a flauta transversal. Mas sempre que estudo, depois tenho que fazer a limpeza dela, antes de guardá-la.

    Por este motivo procuro um teclado. Não tenho intenções de tocar fora de casa. A necessidade é de um instrumento que eu possa utilizar para editar minhas partituras no computador e também para pensar uma música, alterar um arranjo, seja com o computador, ou com o caderno do lado. O teclado serviria para eu estudar as músicas em que eu toco flauta, pensar através do teclado no acompanhamento que eu posso fazer na flauta. Procuro algo que possa ser conectado ao Finale ou ao Encore. De qualquer forma pensar e escrever música com um mouse é algo muito massante. Eu também não tenho interesse em gastar 5 mil em algo cheio de sons e efeitos que não serão úteis para mim.

    Alguém tem alguma sugestão de teclado nessa linha que eu procuro?

    J.Dionatan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Acho que um bom teclado controlador seria o necessário. Com 5k dá para um investir num Mac + controlador/interface. Parece o mais adequado para você.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Golbery Capistrano

    Eu vi um instrumento de sopro MIDI ... se não me engano é da marca Roland ... dê uma procurada, pois talvez para vc seja mais jogo que um teclado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    _BLACKMORE_
    Eu vi um instrumento de sopro MIDI ... se não me engano é da marca Roland

    dos antigos tem o WX7 da yamaha
    da casio tem os sax midi dh-200

    esses são antigos e nem sempre se ve a venda por ai

    ---------------------------------------------------
    da akai novo já com conexão usb


    http://www.akaipro.com/ewiseries

    petu_ce
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Golbery Capistrano

    Dá uma pesquisada no AKAI EWI USB. Como é um controlador midi de sopro, compatível com DAWs, a exemplo do Cubase e do Sonar, provavelmente deve criar a partitura enquanto você toca. Nunca o testei pessoalmente, por isso, pesquise antes de comprar. Veja os links abaixo:

    http://www.akaipro.com/ewiusb



    Golbery Capistrano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Agradeço as contribuições de _BLACKMORE_ , fernando tecladista e petu_ce(conterrâneo cearense?) mas esse tipo de instrumento de sopro não me interessa. O teclado tem a vantagem de trazer os graves, médios e agudos. Não me interessa trabalhar só a melodia da flauta no computador. A beleza tá no conjunto. E tessitura e extensão são coisas importantes na hora em que a gente escreve música. Isso é para além da flauta.

    A contribuição do J.Dionatan foi interessante. Eu não sabia que isso existia. Solta som ou esse tipo de coisa só funciona conectada na USB? Estou agora procurando sobre esse tipo de equipamento no forum e na net.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Golbery Capistrano

    mesmo não havendo interesse mas para informação
    esses trecos ai tem tanspose você consegue o mesmo alcance de um teclado, não vai ficar reduzido a 2 oitavas como uma flauta acustica

    ---------------------

    se a ideia é partituras é qualquer teclado ai com usb serve

    J.Dionatan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Golbery apenas conectado em uma fonte geradora se som, por exemplo um notebook, ou módulo. Por isto os controladores são mais baratos e tem na qualidade das teclas uma de suas maiores vantagens. Aqui no fórum tem muita coisa sobre: Módulos, VSTs, Teclados Controladores, etc. Boa pesquisa.

    Golbery Capistrano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    fernando tecladista

    A flauta transversal tem tessitura de cerca de um pouco mais de 3 oitavas.

    Qualquer teclado com USB serve? Agora tu complicou. Explica isso aí! Qualquer tecladim de churascaria com USB tá valendo, então??



    J.Dionatan

    Não solta nem um som para que eu possa ouvir a nota? Eu precisaria me conectar a um computador só para testar se uma melodia ou outra é mais bonita? Se for assim, não convém. Melhor o teclado de churrascaria com USB.

    J.Dionatan
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Neste caso sim, um PSR E423 estaria de ótimo tamanho então.

    Golbery Capistrano
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    J.Dionatan

    Preciso dessas churracarias todas não! Tô nem me amostrando.

    Lembrei que tenho um PSR 300 do fuuuundo do baú! Desenterrado do começo da década de 90. Conferi aqui e ele tem entrada e saída pra midi. Só falta ajeitar algumas teclas. R$55 a borracha de cada oitava no mercado livre!

    Se o que vocês dizem é verdade, só falta ligar no computador e testar.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Golbery Capistrano

    vc está prestes a conhecer uma área muito interessante da música ... o MIDI ... que é uma comunicação universal entre instrumentos eletronicos digitais.
    Com MIDI é possível ligar muita coisa, e com a tecnologia existente hoje em dia é possível se fazer "quase" tudo, um exemplo que é até berrante, é fazer um instrumento de sopro MIDI como o citado pelos colegas soar igual ou muito próximo de um piano ... pq o que faz o som do piano não é o instrumento de sopro, mas o computador ligado a ele ...
    Faça uma pesquisa aqui mesmo no fórum sobre VST, e vc irá entender o quão grande são as possibilidades quando se trabalha com MIDI.

    Já em seu caso com o teclado antigo que possui MIDI, se faz necessário um adaptador MIDI<>USB chamado de interface MIDI e a instalação dos programas simuladores de instrumentos (os VST´s) ou criadores de partituras e pronto .. vc está no mundo MIDI.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Bem.
    Tem muita coisa aqui que deve ser levada em consideração:
    01- Gravar partituras pelo Teclado
    Requer:
    - Teclado mid (parece que você já tem);
    - Falta o cabo midi.
    02- Quer substituir o som da flauta real pelo som de uma flauta do teclado
    - Aqui começa a complicar, tudo vai depender da qualidade dos timbres do teclado, se for escutar o som pelo teclado;
    - Se for escutar o som pelo instrumento virtual do software, a qualidade também vai depender do software.
    Bons timbres de flauta no computador requer um bom investimento em softwares, além de que tem que ter um bom computador com placa de áudio e tudo mais.
    A qualidade da gravação também vai depender do peso das teclas, e se o teclado tem teclas sensitivas (volume de atack das notas), recursos de sustain etc...
    Um arquivo midi , que normalmente é feito num editor pelo mouse, fica ruim, porque todas as notas soam iguais com a mesma intensidade.
    As versões atuais , tanto do Finalle com do Sibelius vem com uma biblioteca boa de sons.

    03- Quer escutar as músicas produzidas no editor (finalle ou outro) no teclado
    - Já vai exigir um teclado com bons timbres.

    04- Quer tocar/ensaiar - pelo computador
    Vai reproduzir a música pelo software e tocar a flauta.
    Tudo vai depender das configurações do computador, pois conforme vai se criando mais instrumentos na peça musical mais lento pode ficar.

    05- Quer tocar/ensaiar - junto com o teclado
    Vai requerer um teclado mais sofisticado tipo arranjador , que tenha memória suficiente para reproduzir as músicas.

    Resumindo.
    Pelo que parece você necessita de um teclado do tipo arranjador.
    Definindo o tipo de teclado, existem inúmeras opções no mercado, e tudo vai depender de quanto você pretende investir.
    Mas tenha certeza de uma coisa, a qualidade é proporcional ao investimento.
    Baixo investimento = baixa qualidade
    E isto é válido também para as configurações do computador (placa de áudio, mixers, etc...)
    E no computador como o Blackmore bem destacou, "você esta prestes a entrar numa área interessante da música, o MIDI".
    Assim tem uma jornada de aprendizado muito grande pela frente.
    Não é aqui neste simples post, que você vai tirar todas as suas dúvidas e aprender o suficiente.
    Comece testando o teclado que você já tem, compre um cabo midi e conecte no computador, e faça testes.
    Se o teu teclado tiver teclas sensitivas vai ter um bom ínicio.
    Mas se o teclado não tiver teclas sensitivas, vai ser um problema.
    No visual as notas na partitura até vão ficar certas, mas na audição vai ficar ruim.
    Com você aprendendo o básico , novos horizontes vão se abrir, novas dúvidas vão surgir, mas isto seria um outro passo mais lá na frente.
    Seria bom você também ler os tópicos básicos de introdução a home studio, aqui no Cifra Club mesmo, pois ao começar a trabalhar com "MIDI", automaticamente você esta entrando na área de Home Studio, da qual o teclado musical e a flauta, são apenas um pequeno detalhe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais os teclados para edição de partituras e criação de arranjos?