Inversão de acordes usar em que momento?

Autor Mensagem
fred_d_rocker
Veterano
# mar/12
· votar


Rapaz, este tópico está sendo de grande valia para mim. Estou começando a aprender teclado agora (mas já toco violão e contrabaixo) e tenho uma dúvida. Tenho observado que a maioria das vezes um tecladista toca o acorde com a mão direita e a mão esquerda faz a tônica. Então a minha dúvida é a seguinte, ao inverter acordes na mão direita o baixo da mão esquerda também deve acompanhar ou apenas quando a música pedir (Por exemplo, faço a primeira inversão de C, que seria C/E, logo a mão esquerda fará obrigatoriamente o E?)
Tenho esta dúvida pois nos instrumentos que toco as inversões são utilizadas mais como notas de passagem (ex. C C/E F) mas parece que para o teclado elas podem ser usadas a quase que a todo momento não é?
Obrigado!

PeterBull
Veterano
# mar/12
· votar


fred_d_rocker

Não.

A 1ª inversão de C é C so muda a maneira de se forma o acorde que ao inves de sair a partir da Tônica se sai da Terça...

Exemplo: C= C + E + G
C 1ª Inversão= E+ G + C

C/E é como dizem um "Acorde Dissonante", mas realmente é um acorde com baixo em outra tonica...

Neste caso mesmo vc fazendo a inversão o "baixo" mão esquerda permanecerá na tônica ou seja C...

Entendeu?

Abraço!

fred_d_rocker
Veterano
# mar/12
· votar


PeterBull
Ah sim, imaginei exatamente isso. É, agora eu estou vendo o quanto o teclado/piano é um instrumento difícil! Um dia eu ainda consigo fazer todas estas coisas...
Abraço!

J.Dionatan
Veterano
# mar/12
· votar


Atualizei o blog com estudos sobre o tom Dó#, usando sempre que possível inversões:

http://aprendatocarpiano.blogspot.com/2012/03/inversoes-de-acordes-ton alidade-do.html

A ideía é que ao final dos 12 estudos tenhamos repassados todas as inversões de triádes básicas. Lembro que não estou explicando quando usar as inversões, mas sim um modo de estar preparado para usá-las quando preciso for.

J.Dionatan
Veterano
# mar/12
· votar