Inversão do Acorde - Efeitos

    Autor Mensagem
    Rick_Wakeman
    Veterano
    # jul/05


    É impressão minha ou quando a Tônica não é a nota mais grave do acorde, mas sim a quinta (inversão) a sonoridade do acorde fica mais triste?

    Parece que muda bastante, mesmo sendo as mesmas notas... dá um clima mais soturno, triste, não sei bem.

    Vocês notam isso?

    Abraços

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    O ethos do acorde muda, certamente...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/05
    · votar


    Rick_Wakeman

    É verdade! Quando você inverte um acorde, acaba enfraquecendo a cadência.

    Num acorde maior, formado por T, 3 e 5, quando você inverte acaba criando um acorde menor com 6a menor.

    C - E - G (T, 3, 5) --> E - G - C (T, b3, b6)

    Embora sejam as mesmas notas, o som é diferente e sugere substituições.

    Paulo Garcia
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Rick vc tem e-mail ou msn?

    Rick_Wakeman
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Paulo Garcia:

    meu MSN é jorgeabujamra@hotmail.com

    Verdade Leandro... o som é diferente. Eu não gosto muito... prefiro a tônica como a mais grave. Marca melhor o tom do que está sendo tocado, no caso de popular, é claro. Em erudito, geralmente a complexidade de harmonia pede acordes chaos-style.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Acredito que além do que foi citado peo colega Rick_Wakeman, as inversões ajudam a realçar uma determinada nota (geralmente a mais aguda do acorde) e isso pode mudar totalmente a cara do trecho em questão da música.

    Durval Dellê
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Eu uso constantemente inversão de acorde quando faço bases com organ e pianos..

    Principalmente quando a música tem poucos acordes.... para conseguir mexer mais na música, dar uma sacudida, ou preparar para alguma coisa, dá pra usar as inversões..... tem uma música minha em que uso inversão em todas as notas constantemente...

    Começo fazendo Em com mi-sol-si aí caio em sol-si-mi para depois fazer Am com la-do-mi trocando depois pra do-mi-la --> la-do-mi --> mi-la-do até chegar no G com sol-si-re caindo em si-re-sol voltando pra sol-si-re e depois indo pra B com si-re#-fa# invertendo pra re#-fa#-si --> caindo pra si-re#-fa# e re#-fa#-si oitava abaixo.....

    fica bem legal brincar assim

    vinisampler
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    vcs não enyendem nada de harmonia ou não tem percepção que historia é essa de que uma inversão de acorde deixa ela mais triste . sera que a inversão chora tambem? as inverçoes eé muito importante na harmonia seja de que grau for e a minhas musicas com minhas inversoes fica mais ricas do que a de vcs que só tocam triades

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Aprenda primeiro a escrever,para depois querer dar um de entendido

    Você se diz MÚSICO,Eu não acredito,seja mais gente,Você já calçou as

    sandálias da humildade hoje,Será que você ainda não aprendeu,Pô.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    vinisampler

    É de você mesmo que eu estou falando,Ok

    Durval Dellê
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    vinisampler

    parabens pela humildade........... você é "o cara".... olha.. estou pasmo mesmo, como você possuí um conhecimento vasto né.

    Já que você é "o cara" poderia compartilhar seu magnífico conhecimento conosco, nos mostre suas inversões, gostariamos de aprender com você, nos explique também o porque ocorrem essas inversões, no que pensou para tal harmonia, arranjo, a onde quis chegar.

    Aproveite e deixe uma mp3 com demos de suas inversões, não esqueça de nos fornecer apenas o que estiver registrado né, caso seja uma música sua, pois assim poderiamos plagiar sua profunda composição.

    e oh, que perda, roubariamos a cena de Bach, ou seria de Bethoveen, com suas notas, por isso talvez seja melhor não ser tão profundo!


    Qualquer coisa eu peço pra mamãe te ensinar onde fica a escola de boas maneiras!!!

    Abraço!!

    mazza
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    vinisampler
    você é músico??? daonde??? até onde eu sei, só fala mal do trabalho dos outros aquele que não tem capacidade... você deve ser o cara que vai tocar "parabéns prá você" na festinha da vovó, recebe uns aplausos e sai se achando o máximo... ah, tenha dó!!! tô perdendo meu tempo. acho que nem na festinha da vovó cvocê recebe aplausos, você não tem capacidade de chamar a atenção de outro jeito do que falando mal dos outros, deixe uma resposta inteligente, pelo menos uma, ah, desculpa, acho que você não tem capacidade pra isso.... deve ser.
    fui.

    Rick_Wakeman
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Rick_Wakeman
    · votar


    O "ViniSampler" é uma figura comum de Foruns. Participo de outros Foruns (sobre carros por exemplo) e sempre tem alguém com posições pseudo-contundentes.

    Será que dá pra levar a sério quem escreve "as inverçoes eé muito importante na "

    haeuheaueahueahae

    Pô Vini, pega leve aí...

    IngnoZac
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    haaha vejam o outro topico que ele calcou as sandalias, mas aqui nao!
    Teria ele dupla personalidade? hahaha

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    vinisampler

    rpz sei nao... isso ta parecendo aquela historia dos "Vinicios Augustos"...
    vcs lembram... apareceu vinicus augusto de tudo q era lado... cada dia tinha um diferente aqui... um melhor q outro...
    e agora aperce uma versao upgrade deles... o grande: vinisampler

    Tenha Paciencia...

    Durval Dellê
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    mas então galera..... como o meu penultimo comentário foi o último q não sei se foi construtivo, mas foi no tema...... vamos voltar ao assunto.

    Eu acho bem legal fazer o que descrevi acima.... pois tira um pouco da monotonia da base na música.... pq ela já é tensa por sí só.

    Pq ao contrario do que o vinisampler disse.... música tem tensão, tristeza, chora, tem uma vida, ele que não possuí capacidade pra perceber isso.

    Se minha plaquinha slot ISA de 16bits ajudar eu tento gravar pra vcs... pq to procurando uma melhorzinha pra comprar mas sem gastar muito.

    Paulo Garcia
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    vinisampler[b][/b]

    cara,se vc tiver alguma video-aula sua sobre inversão de acordes poderia compartilhar com "míseros" tecladistas que somos (risos)
    fala sério,estamos aqui para trocar ideias e experiencias,não tem ninguém melhor do que outro não.
    valeu rick,esee seu tópico é interessante e merecia uma resposta mais nobre.

    Amadeus
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Boas pessoal. Faço parte de um outro forum de teclados e parece que já li esta conversa. Alguns gostam de mostrar a sua supremacia musical pois estudaram nos conservatórios mais caros do planeta. Aqui atrás de um monitor de pc somos todos iguais vamos mudar o rumo dessa prosa (igual o caipira fala). Sou novo por aqui como participante porem já algum tempo "corujo" o forum. Paz a todos

    Amadeus

    waltinhoarruda
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    eu não curto este esquema do vini não meus bhother,acho que ele ´s algum mestre do tc e esquecee poderar surgir dúvidas em sua mente.acho que ele é o rei da cocada preta(risos)

    Akira TGC
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Então, tocando básico, com o acorde aberto na mão esquerda, e na diretia o que fica melhor, acorda em alguma inversão ou posição fundamental ?

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Akira TGC
    Fica melhor o que você achar que combina mais com a música.

    TONY BLANCO
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Fica melhor o que você achar que combina mais com a música.

    Não é bem assim, tem que ter uma lógica, música é igual matemática.

    Não é no chute. Pra acompanhar um músico qualquer, eu faria o seguinte:

    Acordes abertos na mão esquerda, e acordes invertidos na mão direita.

    Isso não é norma, as vezes eu invento alguma coisa, até da certo.

    [ ]´s

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Não é bem assim, tem que ter uma lógica, música é igual matemática.
    Não. Se fosse só assim, tudo seria justificado, e Wagner não criaria a "dilatação tonal".

    Tem regras, mas você segue se quiser. O que vai dizer se ficou bom ou não vai ser seu ouvido...

    Essa é a regra básica - "Liberdade".

    TONY BLANCO
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    as vezes eu invento alguma coisa, até da certo.

    Foi isso que Wagner fez, ele acertou.

    [ ]´s

    Akira TGC
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Vcs estao me confundindo o.O

    TONY BLANCO
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Akira TGC

    Filho, qual é sua dúvida?

    joaohard
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Esse tópico é bastante interessante, essa questão de acorde invertido, perceçao musical, isso é complicadamente interessante.

    O amigo acima: Ken Himura falou sobre dilatação tonal, fiquei curioso e encontrei isso na net: http://solimando.com/index_arquivos/materialcurso/funcional.pdf

    Ainda não li mas parece interessante....
    Acordes invertidos, o cara usa muito como preparação, caida né? Ainda estou lutando pra perceber isso no instrumento.

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Bom já que ressuscitaram o tópico, não pude deixar de notar que não citaram aqui o acorde cadencial ou mais conhecido como K64. Quando a tônica vai pra cima e o 5º grau fica no baixo, o que acontece é que a esse acorde deixa de ser uma tônica e passa a ser um K64 que é uma dominante com 2 notas estranhas que precedido de uma sub-dominante sempre levará a tônica!Pode testar aí que é fato verídico rsrs! É utilizado na maioria dos concertos antes da coda quando o instrumento solista faz um "pequeno" solinho e logo após vem a orquestra completa e encerra a peça!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Inversão do Acorde - Efeitos