XP30 - migrando para o Motif ES6

    Autor Mensagem
    fclick
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: fclick


    Oi galera. Tudo bem? Espero que sim. Bem, toco em uma igreja e tenho um xp30 a uns 4 anos.

    O que me atrapalha nele é que não tenho um sequencer e as vezes preciso de um para a banda.
    Além disso, me sinto meio limitado, porque só tenho um único som de piano Rhodes que curto e mesmo assim ele só quebra o galho já que eu queria algo similiar a um "Emagic EVP88".

    Entenda. Os rhodes que existem no xp podem com certeza se encaixar com outros músicos mas não é o tipo de som que eu curto. Já tentei sintetizar algo similar ao EVP88, mas não acho que os samples internos me permitam fazer isso de forma razoável.
    Por outro lado o piano acústico do xp é muito bom e tenho medo do Motif não ter um som de piano a altura.

    Minha pergunta é: vale a pena vender meu xp30 que está intacto e comprar um Motif ES6 sem arrependimento?

    Obrigado desde já a todos aí do fórum pelas idéias :)

    Mellomoog
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Mellomoog
    · votar


    fclick

    O XP-30 tem dois Rhodes que considero decentes. Não sei de qual você está falando. Um é o Tremo Rhodes, que pode ser muito bem modificado com os controllers (C1, C2, C3 e C4). O outro é um para o qual pouca gente dá bola: o SA Rhodes 1. O som dele parece, em princípio, meio fraco, artificial. No entanto, se você desligar o reverb e o chorus, elevar o controller C2 para o máximo, aumentar o parâmetro Analog Feel para mais ou menos 35 e tocá-lo fazendo bom uso de um pedal de sustain, você tem um excelente rhodes saindo da caixola do XP-30.

    Quanto ao piano acústico do XP-30, não creio que seja tão bom. Tive um JV-80 e o piano deste dá de mil a zero no do XP-30. Se for só isso que o estiver impedindo de trocar de teclado, não precisa preocupar-se mais.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    O MK-80 Rhodes é show também...

    ROTTA
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mellomoog
    O outro é um para o qual pouca gente dá bola: o SA Rhodes 1.

    Acho que não é tão pouca gente assim. Eu curto esse som. Bem "macio"...
    Abraços.

    Mellomoog
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Mellomoog
    · votar


    Marco Alan Rotta

    Sim, bem macio! Eu disse que pouca gente dá bola porque ele precisa de um certo "preparo" (que mencionei acima) para se aproximar mais da sonoridade de um rhodes eletro-mecânico. Mas também não tem jeito: para mim, o chorus do XP-30 estraga quase todos os sons. Na maioria das vezes, toco com ele desligado.

    fclick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bem, talvez seja por isso que não gostava muito dos sons rhodes. Achava eles muito embolados, meio "poluídos". Vou tentar fazer essa modificações em casa com calma.

    Em relação ao piano acústico acho que não me expressei muito bem. Acho o piano acústico do xp muito bom, mas digo em relação a outros teclados que tenho visto por aí. Alguns com teclas de piano, com grande porte e tal mas o som não chega próximo a linha xp. Já toquei em vsts da Steinberg e sei obviamente que o xp não pode chegar a essa qualidade, mas mesmo assim da para tocar tranqüilo com ele.
    Meio receio era pegar um Motif e ter um som de piano do PSR-520 mas bem disfarçado, por exemplo.

    Em relação a um seqüencer, o xp não o possui. Vocês conhecem algum bom sequencer com praço razoável?

    Obrigado desde já aí galera.

    RafaelValeira
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    fclick
    Em relação ao timbre do piano do Motif, não precisa ficar com receio. É muito bom sim! Provavelmente deve ser melhor do que o piano do XP (digo provavelmente, pq nunca testei o XP30!)
    Você não tem como ir testar um Motif na loja?

    JeffersonX
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pelo que ouvi em algumas músicas, o timbre de piano da linha Motif da Yamaha é muito bom. Entra no site da Yamaha Synth que lá tem alguns demos do Motif. Sobre o Motif que ouvi falar que não gostaram é que não é tão intuitivo. Mas isso é relativo igual a timbre.

    Como Rafael disse, vai numa loja e pede pra testar, porque é um direito seu. Às vezes agente vai decido pegar um teclado com uma imagem e quando testa não é aquilo tudo ou então outro que não colocamos fé ou até mesmo não prestamos atenção nos agrada mais. Principalmente em se tratando de timbres. Alguns acham os pianos da Roland abafados, outros, como eu, acham sensacionais. Cada tem um timbre que lhe agrada.

    Testa lá!

    Mellomoog
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Mellomoog
    · votar


    fclick,

    Hoje não uso mais seqüenciador avulso. Antigamente eu tinha o bom e velho Korg SQD-1, mas hoje eu trabalho com o CakeWalk.

    fclick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Como Rafael disse, vai numa loja e pede pra testar

    Vou fazer isso sim. Tenho só que arrumar tempo na semana. :) Fico o dia todo no trabalho e a noite ainda estou terminando a faculdade. Vou ver se vou num sábado.

    mas hoje eu trabalho com o CakeWalk.

    O cakewalk é muito bom. Até uso ele em casa mas no meu caso precisava de um sequencer portátil para tocar usar ao vivo.

    ROTTA
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Mellomoog
    o chorus do XP-30 estraga quase todos os sons

    Pois é. Perdoem-me os "puristas", mas o chorus, na minha opinião, só vai bem com poucos timbres.

    fclick

    Sobre a comparação que propõe o tópico, não há dúvidas de que o Motif é mais recente e proporcionará mais tecnologia. Eu recomendaria a troca, especialmente porque você cita que "atrapalha nele é que não tenho um sequencer e as vezes preciso de um para a banda".

    No entanto, é interessante notar que estamos falando de pelo menos 6 ou 7 anos de diferença tecnológica, e ainda assim você está na dúvida. Prova da solidez do XP-30.

    Abraços.

    Joker
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Marco Alan Rotta

    Chorus é o maior responsavel por deixar os timbres com cara de timbre de motel. Pasteuriza tudo, impressionante.

    fclick
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Pois é galera. Testei em casa a noite as modificações sugeridas pelo Mellomoog e por outros amigos também sobre o chorus para o piano rhodes e ficou impressionantemente melhor.
    O chorus tem realmente o poder de mascarar os sons e deixa-los bem embolados.

    Bem, só para fechar queria perguntar um item e sugerir outro:

    A primeira é, encontrei um seqüencer para vender da roland, o mc-50. Queriam nele 500 pratas. Ele é parecido com o seqüencer que vem no xp-80?
    Vale pagar esse preço nele?

    A segunda é: tenho procurado encontrar sites com sysex para baixar pro xp. Realmente os encontro. O problema é que a maioria são antigos sem manutenção e novidades e boa parte está fora do ar.

    Tipo, algo que eu gostaria seria:

    - Mp3 de amostra dos patchs feitas pelo autor do patch (para não ter o trabalho de baixar o patch, ter o
    trabalho de montar o teclado, ligar caixas, enviar o patch para o teclado e depois se frustar).

    - Notas para o patch dada pelas pessoas que baixaram o patch.

    Digo isso para vários teclados, não só xp.

    Bem, é isso aí. Não sei se interessa ou se já existe algo assim. Se já existir, melhor :)
    Se não, quem sabe não possamos fazer algo assim?

    Mellomoog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    fclick

    Eu tenho (em algum disquete perdido lá em casa) vários arquivos de SysEx pro XP-30. Antes de começar a usar o M-Tron, eu usava muito os famosos patches SysEX Tron String 1 e Melo Strings que circulam pela NET. Mas isso é outro assunto. O ponto é: não conheço nenhum site que tenha a amostra dos patches em MP3. Sempre baixava, alimentava todo o diretório USER e ia pinçando os timbres dos quais eu gostava.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a XP30 - migrando para o Motif ES6