Absorvendo Informações e Assimilando

    Autor Mensagem
    SamplerMan
    Veterano
    # out/11


    Olá pessoal, andei sumido do fórum de teclado não foi? e é justamente sobre isso que eu vim falar, sobre esse estágio larval que eu passei e que acho que alguns tecladistas heavy users passam ou passarão, eu falo de aprender profundamente sobre síntese, entender a dinâmica do piano, entender a dinâmica do Hammond, aprender a samplear, gravar, produzir, sequenciar, arranjar, se entender bem com controladores e tudo em volta disso... quase 2 anos sem postar no fórum, apenas estudando muito, e alguns teclados depois: Aumentei meu set de um Mero PSR-323 pra: Yamaha MM6, Axiom 61 3rd Gen, Korg Microkorg e Oxygen 25, fora isso um computador muito bom, interfaces e monitores m-audio, muito estudo de técnica instrumental dos diversos timbres... eu pergunto.. porque alguns instrumentistas adquirem um certo comodismo com o passar dos anos? tiro o exemplo do meu pai que toca teclado há 20 anos e parou no tempo?

    J.Dionatan
    Veterano
    # out/11
    · votar


    - Meu caro, parabéns por todo este grande conhecimento adquirido, e que certamente não negarás em transmitir para gente. Quanto a dúvida penso o mesmo, vejo colegas que tocam comigo há anos e nem sequer procuram evoluir um acorde, estudar um pouco de teoria, ou siimplesmente perder um tempo com algo novo. Morro de medo de cair neste comodismo também. Em um dois anos estudando piano evoluiu muito mais que 7 anos de prática em teclados. Mas para mim o fórum serve como uma fonte de inspiração, me tira da inércia, me motiva a evoluir como músico.

    Um grande abraço, e seja bem vindo de novo.

    Maestron
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Meu interesse em teclados começou ouvindo o pop internacional da década de 80, Alphaville, A-ha, até descobrir Jean Michel Jarre e definir o meu destino. Comecei comprando teclados arranjadores Yamaha e me decidir por estudar música o resto da vida. Entrei na universidade de música, me formei em Composição e Regência, estudei piano e violino com professores que tocam em orquestras e ainda fiz um mestrado em composição. Ou seja, estudei tudo o que podia.

    Comprei um XP-80 em 2001 e pretendia aproveitar todo o meu conhecimento em música erudita para produzir música eletrônica de qualidade. Mas o trabalho (aulas e mais aulas, sou professor),o estudo (mestrado), vida social, namorada, casamento, filho, me tiraram do foco, afinal, música de síntese é outro universo imenso, não consegui fazer tudo ao mesmo tempo.

    Só agora, em 2011, estou montando um set legal (XP-80, Yamaha S03, Roland GW8, Korg R3 e Roland Gaia, estudo sobre síntese e leio muito sobre VSTs, mas como ainda não posso deixar meu set montado, moro numa casa muito pequena e só daqui a um ano vou me mudar e poderei deixar meus teclados fora da caixa montados...

    Por isso, tudo que sei sobre síntese, daw, sequenciamento, gravação, produção, fica só na teoria. Tenho muito medo de, depois de ter investido tanto (e ainda penso em investir mais numa outra workstation e um controlador), por conta da vida doméstica, filho e trabalho, não ser capaz de dar conta dos meus sonhos musicais...

    Gus79
    Veterano
    # out/11
    · votar


    SamplerMan

    Aumentei meu set de um Mero PSR-323 pra: Yamaha MM6, Axiom 61 3rd Gen, Korg Microkorg e Oxygen 25, fora isso um computador muito bom, interfaces e monitores m-audio, muito estudo de técnica instrumental dos diversos timbres... eu pergunto.. porque alguns instrumentistas adquirem um certo comodismo com o passar dos anos? tiro o exemplo do meu pai que toca teclado há 20 anos e parou no tempo?

    Seu pai parou no tempo porque tinha que trabalhar para comprar teclados e equipamentos caros para você aprender síntese sem se preocupar em pagar as contas da casa. Sacou? ;)

    LucSantos
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Gus79
    Mano, já to rindo a cinco minutos.....tu não mandou essa não......

    ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pois 'e, a gente quando mais novo, acha que a vida 'e dificil, e s'o temos que estudar por umas 6h por dia, depois de veio, traballhar 12h por 6 dias, chegar cansado ainda ter que dar aten'cao a filho e mulher, e ver por em ordem os problemas da casa, das contas... afff....

    agorinha mesmo, a patroa deu piti porque eu simplesmente quis ficar sentado no sof'a descansando, e nao quis ajudar ela a cuidar do filhao, imagina entao como 'e o dia a dia hehe

    Por causa exatamente da rotina, das responsabilidades, eu evoluo na musica a 1km por hora, e olha l'a, tem gente que desiste, eu conhe'co muitos, e isso 'e coisa que passa pela minha cabeca as vezes

    Aproveita que tem a oportunidade de estudar o que gosta e manda ver...

    SamplerMan
    Veterano
    # out/11 · Editado por: SamplerMan
    · votar


    Gus79
    meu pai é separado da minha mãe e o vejo de ano em ano.. ele não paga as minhas contas, sempre tive computador em casa.. não era top mas dava pro gasto, com o psr e uma rack de reverb achado no lixo eu comecei a fazer gravação de vinhetas, comprei a fast track comecei a gravar musicos, e com o dinehrio das gravações exclusivamente montei meu estudio e meu set... to nos dois ultimos meses de pagamento do que comprei, até hoje nunca usei um centavo do queganhei por exemplo indo na rua tomar um mero sorvete, porque eu queria realizar o sonho de ter meu proprio estudio..., só meti a cara e corri atrás, só; se quiser confirmar: casinhamusic.tumblr.com

    Gus79
    Veterano
    # out/11
    · votar


    SamplerMan

    Dá no mesmo o que eu disse antes.

    Seu pai não tem tempo de largar tudo para o alto e comprar um monte de teclado caro porque tem que trabalhar para sustentar a casa dele, para pagar pensão para você, etc.

    Já você não tem obrigação de manter a sua casa, então fica muito mais fácil usar o seu dinheiro para comprar o que quiser, e o seu tempo para fazer o que quiser.

    Se você já tivesse que se sustentar sozinho, não teria como gastar muito com equipamentos (pois precisaria comer, pagar aluguel/prestação da casa, luz e água, internet, tv a cabo, prestação do carro, gasolina, plano de saúde, comprar roupas, etc), nem teria tempo para estudar síntese, pois teria que trabalhar e ao voltar do trabalho teria uma porção de responsabilidades.

    Então, antes de criticar o seu pai ou qualquer um que não consiga estudar, pense que você pode parar e se dedicar aos teclados porque tem alguém (sua mãe e também seu pai, que provavelmente pagava - ou ainda paga - pensão para você) que te sustenta para isso. ;)

    Entendeu? ;)

    SamplerMan
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Entendi sim xD

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/11
    · votar


    porque alguns instrumentistas adquirem um certo comodismo com o passar dos anos?

    porque o cara vai ficando velho e começa a optar por certas coisas
    eu tenho 37 anos, comecei com tendo aulinhas de música 26 anos atras em 1985, via todas essas bandas anos 80 tocando as de synth pop e as de rock com seus tecladistas entupidos de teclados

    tecladista chamava atenção no palco: ou com harp laser, keytar, ilha de teclados... por aqui as escolas de músicas abrindo com curso de "orgão"

    então essa era minha visão de tecladista:
    um ser que toca entupido de teclados até pendurado no pescoço, que toca até com os pés e que faz sair som até de raio laser,
    com solos que são lembrados até hoje, tanto ele quanto o guitarrista eram os tops em atenção na banda

    o tecladista de hoje
    um ser que fica no fundo do palco com um controlador olhando pro pc o tempo todo, tocando: "fundinho, caminha, pianinho, hamondizinho..." com solos que se tirar fora não faz falta e se achando o máximo

    pra quem via aquilo hoje é o fim do mundo, alguns preferem parar no tempo e curtir as lembranças do que aguentar esse modismo

    eu poderia já achar que realizei o que eu queria: tenho os varios teclados, toco as músicas da minha época, até com os pés... porque vou querer mudar isso

    VST eu acho um porre, é bonitinho, tem coisas legais, mas enquanto eu tenho que ligar o contolador, os monitores, ligar o pc, ligar a placa de audio, clicar ali, aqui, acolá, carregar a DAW chamar o vst
    eu já toquei o que eu queria somente ligando o teclado no ampli

    --------------------------

    e se você tem 18 anos como diz no seu cadastro talvez quando chegar nos 36 (18+18).... você vai ver um pessoal novo usando uns trecos doidos: capacetes músicais wireless, guitarras holograficas, brincos de monitores de referencia, implante de chip de sequenciador cerebral.... da mesma forma que se usa um PSR ou VST hoje

    e não vai achar saco nem graça de usar essas coisas novas e curtir seus VSTs, controladores, placas de audio "a forma antiga"
    e vão achar que você se acomodou

    R Palma
    Veterano
    # out/11
    · votar


    fernando tecladista
    VST eu acho um porre, é bonitinho, tem coisas legais, mas enquanto eu tenho que ligar o contolador, os monitores, ligar o pc, ligar a placa de audio, clicar ali, aqui, acolá, carregar a DAW chamar o vst
    eu já toquei o que eu queria somente ligando o teclado no ampli


    Depende da aplicação q se faz (ou que se quer) dos VST. Concordo q é uma tralha danada prá ligar/regular/fazer sair som. Mas se vc não tem um Oberhein, quero ver vc tirar o mesmo som daquela intro da Jump, da Tom Sawyer e da Save a Prayer. E isso só prá ficar no OPX-II.

    VST é prá quem QUER/PRECISA usar. Fora isso, é um porre mesmo.

    Quanto ao tema do post, nãos e trata de "parar no tempo" ou "se acomodar". Trata-se de estabelecer prioridades.

    Quando eu não sabia o q era MIDI (lá por 1997), fui fazer um curso sobre isso. Era toda 2a. feira e durou 3 meses. Na época eu tinha uns 25 anos, e estava pra casar. Aliás o curso acabou uma semana antes do casório. Claro q minha preocupação maior deveria ser o casamento, mas NAQUELE momento, minha PRIORIDADE era a.) o casório e b.) o curso.

    Hoje em dia, infelizmente (e por várias razões, uma delas sendo a de morar numa cidade do interior), minhas prioridades mudaram. Tento buscar o máximo possível de informações na net, mas com o oceano de informações existente, mesmo assim fica difícil. Por outro lado, não vivo de música, logo, o mais "adequado" seria eu querer estudar, me atualizar na minha área.

    De qqer forma, fica um sentimento de frustração. Mas a vida é feita de escolhas. E não me arrependo das que fiz.

    Abs!

    Edson Caetano
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Por isso que eu separo musicos profissionais e musicos amadores/hobby

    os primeiros vivem disso, tomam café, almoço e janta musica, respiram música, bebem música, 24 horas por dia, são profissionais

    os segundos, maioria esmagadora, tem a música como forma de lazer, curtição, diversão, entretenimento, saúde, se dedicam enquanto podem e a vida deixa, mas todas as outras necessidades vem na frente

    Felizardos os que fazendo parte do segundo grupo, tem tempo disponivel ainda para se dedicar ao instrumento, a música de forma mais incisiva

    Acho até engraçado eu, uma época queria tocar igual meus idolos, depois somente o mesmo que o meu professor, hoje quero tocar melhor do que eu mesmo ontem, só isso me basta

    Um exemplo até comum, meu professor começa dar aula as 9:00 da manhã e vai até as 20:00, de segunda a sábado, e de terça a domingo, encara shows diarios com a banda dele, das 23:00 até as 3:00 ou mais durante os finais de semana, é um trampo pesado pra caramba, mas um cara que usa a música por mais de 12horas diarias, acaba por bem ou por mal virando um monstro de músico, eu que tenho aula 1x por semana, ensaio mais 2x, estudo no maximo mais 3x, tenho aí uma carga horaria de instrumento semanal menor do que a um dia dele hehe

    É isso aí
    Bons estudos a todos

    A. Cordeiro
    Veterano
    # out/11
    · votar


    tiro o exemplo do meu pai que toca teclado há 20 anos e parou no tempo?

    Concordo com os amigos com seus posts anteriores. São muitas obrigações e prioridades decididas ao longo dos anos, e tenho certeza que 98% deles, por não viverem de música, preferem tocar o que sempre gostaram, as músicas de sua época.

    porque alguns instrumentistas adquirem um certo comodismo com o passar dos anos?

    É uma situação complicada. Comodismo é uma palavra detestante, assim como a sensação de frustração. Quem nunca "jogou pedra" quando ouviu que alguém muito bom se acomodou por não entender suas razões numa época frenética de música nossa? De fato, eu não entendia quando alguém que passou seus 10, 20 anos de música, tocando muito, hoje pega no key uma vez por semana (fora alguns que param), e sempre temi isso acontecer comigo tb. Hoje, mesmo com meus 24 anos, com faculdade dia e noite, trampo, namorada, compromisso com igreja, etc..., vejo que não dá pra ser o que eu sempre quis na música.
    O amigo Edson Caetano falou uma coisa muito boa: Acho até engraçado eu, uma época queria tocar igual meus idolos, depois somente o mesmo que o meu professor, hoje quero tocar melhor do que eu mesmo ontem, só isso me basta ....meu velho, o dedo vai travando, vc esquece peças que vc nunca pensava que iria esquecer, seu improviso vai ficando ridículo pra vc, e o que lhe resta é a experiência e maturidade falar por si só. Alguns dizem que dá pra vc recuperar o "tempo perdido" depois das obrigações de estudo, melhor tempo no trampo, menos compromissos, enfim, mas é uma coisa que só vou poder provar quando chegar lá!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Absorvendo Informações e Assimilando