Acordes dissonantes com nomeclatura estranha

    Autor Mensagem
    rafc91
    Veterano
    # out/11


    E ae povo. Boa noite.
    Seguinte, to meio enrolado com alguns tipos de acordes. Por exemplo: o que fazer quando vem um acorde tipo G7/13b? se eu tentar tocar todos os intervalos do acorde dá um som horrível! Tem alguma outra forma de montar esses acordes? Outra: Porquê existem acordes onde a inversão não tem nada a ver com as notas do acorde? (aparentemente). Por exemplo acordes como F/G? O acorde fá é composto por F-A-C. De onde saiu o G?
    Valeu.

    waltercruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    se eu tentar tocar todos os intervalos do acorde dá um som horrível!

    Quais seriam essas notas para vc no caso desse acorde em específico? (G7/13b -> Sol com sétima com décima-terceira menor).
    Por exemplo, eu tocando-o aqui o montaria da seguinte forma:
    esquerda: G D F direita: F Ab B D

    ok, ok, de onde eu tirei o Ab? (9ªb). Bom, geralmente a dominante com 13ªb é preparação para o tom menor, e o Ab é uma nota que está na escala, no caso, escala de Cm. (ok, ok, o Shadad deve passar por aqui e explicar melhor que eu :D )

    No caso do F/G, analizando de uma forma mais teórica... Ele é um G7/9 sus4.. Apesar do acorde ser F, a função harmônica dele é de dominante, nesse caso, geralmente preparando para um tom maior.

    É isso, qlqr coisa, culpem o sono.

    Shadad
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Shadad
    · votar


    waltercruz

    ok, ok, o Shadad deve passar por aqui e explicar melhor que eu :D

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu juro que ri com essa.

    Suas explicações estão corretas. Você substituiu a b13 pela b9, o que funciona já que tanto a b9 quanto a b13 ajudam a definir o modo mixo(b9,b13), usado como padrão em preparações para acordes menores. E o F/G é aquilo mesmo que você escreveu.

    Eu costumo usar a b9 e a b13 juntas. Se a cifra vier com b9 eu adiciono a b13 também e vice-versa. A sonoridade do acorde fica bem mais rica.


    rafc91

    o que fazer quando vem um acorde tipo G7/13b? se eu tentar tocar todos os intervalos do acorde dá um som horrível

    Você deve estar se atrapalhando na montagem do voicing, pois o som desse acorde não é desagradável. Talvez tenha formado clusters.

    Vamos lá!!!

    Teroricamente as notas que formam esse acorde são: G, B, D, F, Eb.

    Você pode montar esse acorde assim, o que não é muito prático de se tocar mas soa bem.

    Quando vejo um acorde com 7ª e b13ª a primeira forma de montá-lo que me vem a cabeça é a forma do violão.

    No caso: G, F, B, Eb

    No teclado pode ser assim:

    Mão esquerda: G + 8ª e/ou + 5ª - Mão direita: F, B, Eb

    Mão esquerda: G + 8ª e/ou + 5ª- Mão direita: F, Ab, B, Eb

    Mão esquerda: G, B - Mão direita: F, Ab, Eb

    Mão esquerda: G, F - Mão direita: B, Eb, Ab

    Essas são algumas possiblidades. Eu adicionei uma nota no acorde: Ab! O motivo dessa nota estar presente já foi explicado.

    Omitimos a 5ª em acordes tensos, porque nesses casos ela é supérflua e pode até atrapalhar a sonoridade.


    Por exemplo acordes como F/G? O acorde fá é composto por F-A-C. De onde saiu o G?


    F/G= G7sus4(9)= Fá com baixo em sol. A nota que vem depois da barra (/) deverá ser a nota meis grave do acorde. Sendo assim: F/G= F, A, C + G (nota mais grave)

    Na verdade esse acorde não é um F, e sim um G sem a terça e com outras notas adicionadas.

    No teclado:

    Mão esquerda: G + 8ª e/ou + 5 - Mão direita: F, A, C, (E)

    Adicionei o "E", ele pode soar nesse acorde pois pertence ao modo.

    Assim como o G7(b13) o F/G também é um acorde que serve para preparações, com caráter dominante.

    rafc91
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Entendi... Existe alguma forma de decorar isso? ou é só na base da prática mesmo?

    Shadad
    Veterano
    # out/11
    · votar


    rafc91

    Entendi... Existe alguma forma de decorar isso? ou é só na base da prática mesmo?


    Você pode estudar harmonia funcional e ter todas as informações decoradas na cabeça em forma de texto ou decorar as notas na pauta. Mas isso de nada vai adiantar se você não tiver as notas nas pontas dos dedos.

    Prática, prática e prática!!!

    johnnyalves
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Shadad

    e pra quem toca oitavado?tambem da certo?

    Shadad
    Veterano
    # out/11
    · votar


    johnnyalves

    Quando você diz oitavado está se referinado a oitavar, dobrar a tonica na mão esquerda?

    Se for isso a resposta é sim!

    Acontece isso nos exemplos onde eu escrevi na mão esuqerda: G + 8ª e/ou + 5

    johnnyalves
    Veterano
    # out/11 · Editado por: johnnyalves
    · votar


    Shadad

    me esqueci de colocar exemplos,MAS È ASSIM MESMO...

    johnnyalves
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Shadad

    Mão esquerda: G + 8ª e/ou + 5ª - Mão direita: F, B, Eb

    è a 5°(quinta) de G ou de F?

    Shadad
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Shadad
    · votar


    johnnyalves

    É a 5ª da tonica do acorde, no caso um G.

    G + 8ª e/ou + 5ª = G + G um oitava acima e/ou + D (5ª de G)

    waltercruz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Shadad
    É, essa montagem sem a 5ª é interessante :)

    johnnyalves
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Shadad

    entendi

    pomtwo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    mas a 13b de sol nao eh o C# ? ou me equivoquei na contagem ?

    to falando isso por que eu conto o Bb como a 10ª .. porem sempre tive duvida se isso ta certo , eu sempre conto como 10ª a nota menor do acorde (ex: Gm- G, Bb(10ª),D )mas eu sempre aplico ate por que a sonoridade eh muito boa

    mas fiz o teste tocando e a melhor sonoridade ficou com Eb mesmo ...

    entao no caso eu apliquei : mao esquerda : G, EB e direita F,B,D
    e tambem com o conselho do amigo de acrescentar a 9b
    entao ficou : mao esquerda - G#,Eb mao direita- G,B,F

    agora se a passagem pra menor for rapida (geralmente é ) entao eu cortei o G da mao direita e acrescentei a 5ª (D)
    ai ficou : mao esquerda- G#, Eb mao direita- F,B,D ... mas eu fiz isso numa passagem rapida de G pra Am .... funcionou legal

    Shadad
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Shadad
    · votar


    pomtwo

    mas a 13b de sol nao eh o C# ? ou me equivoquei na contagem ?

    Houve um equívoco na sua contagem.

    A 13ª é um intervalo composto. Teoricamente falando a 13ª e uma 6ª tocada uma oitava acima, ou seja: a 13ª sempre é mais aguda do que a 7ª. Isso teoricamente. Na prática, na harmonia funcional, esse intervalo não é necessariamente respeitado. Para saber as notas dos intervalos compostos (9ª, 11ª, 13ª,) mais facilmente basta subtrair 7 do número que está representando a nota que você quer saber.

    Exemplo:

    Para saber qual a b13 de G.

    13-7=6

    Sendo assim, a 13ª é representada pela mesma nota que a 6ª.

    G....A....B....C....D....E....F....G....A....B.....C....D.....E.......F....G
    1....2....3.....4....5....6....7....8....9....10...11...12....13 ....14...15

    13ª (6ª) de G = E
    b13ª (b6ª) de G= Eb

    Esse cálculo também vale para os outros intervalos compostos.

    O C# que você citou seria a #11 (#4) de G, ou ainda poderia ser a b5 de G pela enarmonia com o Db.


    agora se a passagem pra menor for rapida (geralmente é ) entao eu cortei o G da mao direita e acrescentei a 5ª (D)
    ai ficou : mao esquerda- G#, Eb mao direita- F,B,D ... mas eu fiz isso numa passagem rapida de G pra Am .... funcionou legal


    Os acordes usados nessa passagem geralmente são um acorde diminuto com função dominante ou o V grau invertido do acorde resolvido. Esse V grau sempre virá com baixo na 3ª.

    Teoricamente falando esse Eb estaria atrapalhando na sonoridade dessa passagem. Os prováveis acordes indicados para esse caso (passagem de um G para um Am) seriam um G# diminuto (G#º= G#, D, (F), B) ou um E com baixo em G# (E7/G#= G#, B, (D), E). As notas entre os parênteses podem ser omitidas, dependendo da situação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes dissonantes com nomeclatura estranha