como fazer dissonantes ?

Autor Mensagem
johnnyalves
Veterano
# ago/11 · Editado por: johnnyalves


estou com uma duvida , na hora de fazer acordes tipo C7/9.na hora de tocar eu omito a 5a ou toco Ela.ajudem ...

cesio137
Veterano
# ago/11
· votar


Existe uma tecnica de jazz que permite que a quinta justa seja omitida.
:-) - Vai do teu gosto.

tiko_y
Veterano
# ago/11
· votar


Gosto de fazer assim:

ex.: C7/9

mão esquerda: dó (oitavado por exemplo)
mão direita: sib - ré - mi - sol

ou ainda,

mão direita: mi - sib - ré


vlw

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


tiko_y
mão direita: sib - ré - mi - sol
de onde veio esse D...?

tiko_y
Veterano
# ago/11
· votar


johnnyalves

C7/9 é

dó - ré - mi - sol - sib

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


entendi...

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


vc toca o C com a mao esquerda e as outras notas com a direita...

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


aproveitando esse topico (por que meu limite de topicos hoje ja estouro)...alguem poderia me ajudar a se acostumar com os dissonantes...tipo eu sei forma acordes dissonantes ,mas ñ tenho costume de usar, alguem poderia me dar uma dica ou passar uma sequencia ...

johnnyalves
Veterano
# ago/11 · Editado por: johnnyalves
· votar


/ \
/ \
/ \
/ \
/ \
/_____ \
_
_
_
_

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


help-me

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


johnnyalves

Calma cara! As pessoas trabalham e nem sempre estão disponíveis. Enquanto isso tenta achar algo na busca. ;)

Abs

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


MauricioBahia

ja procurei e nada encontrei

Matheus dos Teclados
Veterano
# ago/11
· votar


johnnyalves

Tenta essa sequencia johnny, com diminutas (dica: use as diminutas um simi-tom abaixo de um acorde diminuto):
EX - G C#dim Dm

Mas se quer um conselho vc deveria mais do que dissonantes usar consonantes, acordes sobrepostos:
EX - C7M
Mão direita: C, D(oitavado) e E(oitavado)
Mão esquerda: B, C, G (arpejado)

EX - Csus9
Escala: Mixolídia (Escala com o 7º grau reduzido meio tom)
Mão direita: C, F, Bb e D
Mão esquerda: C, D e G (tente inversões) ou F, G e D

Boa sorte! Precisando passa o rádio!

Shadad
Veterano
# ago/11 · Editado por: Shadad
· votar


johnnyalves

alguem poderia me ajudar a se acostumar com os dissonantes...tipo eu sei forma acordes dissonantes ,mas ñ tenho costume de usar, alguem poderia me dar uma dica ou passar uma sequencia ...

A dica é simples, meu caro: estude, escute e toque jazz e estilos derivados do jazz!

Com isso os estudos sobre harmonia funcional, voicings e outras coisas acontecerão como conseqüência.

A dica é simples, seguí-la... nem tanto!!!

Por hora, dá pra aproveitar alguma coisa das postagens desses tópicos

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/80660/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/233650/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/77618/

Para complementar, procure no Google, no 4shared e no Filestube por jazz piano voicings, jazz turnarround, jazz chods changes, jazz vamp...

Aproveite! Hoje em dia é fácil obter essas informações na internet. Na minha época, quando eu estava começado a estudar essas coisas, até internet era difícil de se ter.

Bons estudos!

EDIT: Procure pelos termos que eu citei acima no Youtube também!!!

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


Matheus dos Teclados

tem como explicar de uma forma mais simplificada?

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


Shadad
mt bom esse conteudo mas ñ é isso que eu to preocurando.

o que eu quero por enquanto é ganhar o costume de fazer dissonantes.

Shadad
Veterano
# ago/11
· votar


johnnyalves

Voce disse:

alguem poderia me ajudar a se acostumar com os dissonantes...tipo eu sei forma acordes dissonantes ,mas ñ tenho costume de usar, alguem poderia me dar uma dica ou passar uma sequencia

Eu disse:

Para complementar, procure no Google, no 4shared e no Filestube por jazz piano voicings, jazz turnarround, jazz chods changes, jazz vamp...

Jazz turnarrounds, jazz chods changes e jazz vamps são sequencias, progressões de acordes! Como voce pediu!!!

Como isso não é o que voce está procurando? Voce chegou a pesquisar os termos?

Voce disse:

o que eu quero por enquanto é ganhar o costume de fazer dissonantes.

Como voce quer ganhar o costume de "fazer as dissonancias" senão estudando-as, escutando-as e tocando-as? Não entendi. Voce que tomar uma pilula e resolver tudo?

Como eu disse anteriormente: "estude, escute e toque jazz e estilos derivados do jazz!...

...os estudos sobre harmonia funcional, voicings e outras coisas acontecerão como conseqüência


Esse é o caminho mais objetivo. Não existem atalhos nem fórmulas mágicas! Infelizmente!

fernando tecladista
Veterano
# ago/11
· votar


alguem poderia me ajudar a se acostumar com os dissonantes...tipo eu sei forma acordes dissonantes ,mas ñ tenho costume de usar

procure músicas que tenham
procure algum song book de jazz e começa a tocar

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


Shadad

Para complementar, procure no Google, no 4shared e no Filestube por jazz piano voicings, jazz turnarround, jazz chods changes, jazz vamp...

foi mal cara ,ñ li essa parte...

johnnyalves
Veterano
# ago/11
· votar


vou pesquisar agora

Tiago Correia
Veterano
# ago/11 · Editado por: Tiago Correia
· votar


Tenta assim: (obs: sem dobrar o baixo)

ME > 1-5 e MD > 9; 3; 7

ou

ME > 1-7 e MD > 9; 3; 5

Busque assuntos sobre: Formação 1-5-3-7 e 1-7-3-5 etc.

http://pt.scribd.com/doc/27219043/Wilson-Curia-Harmonia-e-Improvisacao -1

Matheus dos Teclados
Veterano
# ago/11
· votar


johnnyalves
tem como explicar de uma forma mais simplificada?

Tem sim, eu vou dar 3 dicas:

1- Use diminutos como ponte.
Como em certas músicas raramente há acordes diminutos, vc pode usar o diminuto entre um acorde maior e outro menor, sendo sempre um semitom abaixo do acorde-alvo. Por exemplo C F Am, usando o diminuto entre F e Am, você pode colocar o G#dim, colocando uma tensão na sequencia.

2- Use tensões de 7M.
Outro choque de notas é com acordes de Sétima Maior(7M), você pode tentar por exemplo fazer um C7M oitavado na mão esquerda e na mão direita B C G, arpejado, vai dar um efeito de repouso, muito bacana em qualquer timbre.

3- Use voicings. (Esse é mais complicado, mas eu vou falar logo)
O rei das tensões com certeza é o voicing. O voicing é simplesmente 2 acordes, que misturados fazem um super acorde, cujas notas ficam a seu critério utlizando umas regras simples:

Ex: I/V - I/IIm - Im/Vm - Im/VIIb [Logo vc só precisa pensar nos intervalos da escala para preencher as lacunas digamos que o tom da musica é C]
Logo vai ficar: C/G - C/Dm - Cm/Gm - Cm/Bb

Então você se pergunta, como tocar isso?
É Fácil, o 1º elemento, no caso o C, fica na mão esquerda(oitavado, mega-aberto, I-V)
E o 2º elemento, no caso o G, fica na mão direita apenas com a tônica a terça e sexta.

Dica: tente oitavar os dois elementos, inserindo notas de ambas escalas aleatoriamente tentando novos sons, com os voicings é você e sua criatividade.

Precisando de dicas é só falar! Boa Sorte!

Shadad
Veterano
# ago/11
· votar


Matheus dos Teclados

Há alguns equívocos nas suas afiemações:

2- Use tensões de 7M.

A 7M (7ª maior) não é considerada uma tensão. E considerada uma nota básica do acorde. Assim como a 3ª e a 5ª.


O voicing é simplesmente 2 acordes, que misturados fazem um super acorde, cujas notas ficam a seu critério utlizando umas regras simples:


Essa não é definição correta de voicing. É apenas um tipo de voicing!

Voicing é a maneira como as vozes são organizadas, distribuídas dentro do acode. Não precisa ser dois acordes sobrepostos, pois há voicings baseados somente duas notas (3/7 voicing).

http://en.wikipedia.org/wiki/Voicing_%28music%29,

http://www.outsideshore.com/primer/primer/ms-primer-6-1-1-1.html

Matheus dos Teclados
Veterano
# ago/11 · Editado por: Matheus dos Teclados
· votar


Shadad

Que, que o que? Rapaz!!!
Eu já sabia que ia apanhar de você nesse setor. Eu já tinha lido um pouco do que você falou em:http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/80660/p1

Pois bem eu apenas defini errado a questão dos voicings, para facilitar a compreensão. O que deveria ter dito é que voicing é uma maneira diferente de por um acorde visando uma diferente sonoridade, por exemplo:

Mão direita: C A D E
Mão esquerda: Gb B E

Você pode chamar de C7M/5dim ou de qualquer coisa referente aos graus colocados no acorde. Mas logo preferi dizer que é um Voicing de 2 acordes, no caso C/G. Foi só uma questão de interpretação.

Quanto a tensão 7M, eu acredito que tensão é todo o choque melódioco ou harmônico, e há um choque que é B e C.


Valeeeeeeeeu!

EDIT: Editado para melhora a didática.

J.Dionatan
Veterano
# ago/11
· votar


Boas dicas. Tópicos técnicos são sempre muito interessantes.

Shadad
Veterano
# set/11 · Editado por: Shadad
· votar


Matheus dos Teclados

Que, que o que? Rapaz!!!
Eu já sabia que ia apanhar de você nesse setor.


Qué isso, jovem?
rsrsrsrsrsrsrsrsrs

Não tenho intenção alguma de "bater" ou de brigar com alguém aqui no fórum, mas discussões sadias são sempre bem vindas!!!

Pois bem eu apenas defini errado a questão dos voicings, para facilitar a compreensão. O que deveria ter dito é que voicing é uma maneira diferente de por um acorde visando uma diferente sonoridade

Ok!!! Agora entendi o que você quis dizer, mas tive que fazer os comentários para evitar outros equívocos futuros!!!

Quanto a tensão 7M, eu acredito que tensão é todo o choque melódioco ou harmônico, e há um choque que é B e C.

Ok, entendi o seu ponto de vista! Mas os livros, meus ouvidos (por piores que sejam) e "alguns" ouvidos que as pessoas julgam ser bons, pensam diferente.

Claro, uma pessoa acostumada a ouvir rock com power chords ou outros estilos mais "pobres", mais simples harmonicamente podem considerar a 7ª maior ou a 6ª tensões devido aos "choques" que essas notas causam nesses estilos (não estou dizendo que esse é o seu caso).

Mas para quem está acostumado com jazz, bossa nova ou outros tipos de música com harmonias mais ricas, a 7ª maior ou a 6ª são fichinha!!!


J.Dionatan

Boas dicas. Tópicos técnicos são sempre muito interessantes.


Quem me dera...

que esses tópicos rendessem e que 10% dos usuários desse fórum pensassem como você!!!


Aqui o pessoal só quer saber de:

*"Teclado fulano é melhor do que beltrano?"

*"Como será o teclado ciclano que irá ser lançado? Vamos especular!!!"

*" Vamos falar bem ou mal de determinados equipamentos sem sequer o termos ou termos tido algum tipo de experência real com os mesmos!!!

Ou coisas do tipo!

...

Mas... repito, resumindo para quem interessar, o tecladista que quer ficar fluente em "tensões" deve estudar harmonia funcional e voicings!

O caminho é esse!!!

Peace out!

Matheus dos Teclados
Veterano
# set/11
· votar


Shadad
Mas para quem está acostumado com jazz, bossa nova ou outros tipos de música com harmonias mais ricas, a 7ª maior ou a 6ª são fichinha!!!

Chegou no ponto que eu queria, eu concordo que a 6ª e a 7ª são fichinha, mas olha a dúvida do johnnyalves no Começo do tópico:
eu omito a 5a ou toco Ela

Imagina só se eu colocasse na explicação sobre tensões, preparações como V, SubV, II cadendicial primário e secundário, trítono, progressões estendidas de V, SubV e II cadencial, escalas exóticas, as escalas dos modos, triad of upper structure, empréstimo modal; tudo isso que pode ser usado tanto melodicamente quanto harmonicamente poderia dar uma grande dor de cabeça aos leitores do tópico, infelizmente hoje no que se diz a parte técnica, poucos tecladistas estão preparados para as pedradas da música em si. Logo para simplificar eu dei um equivocada grande nas afirmações, Valeu o alerta!
Desculpa aí se eu exagerei!


J.Dionatan
Valeu, Amigo!

Zenicola
Veterano
# nov/11
· votar


Fala ae galera
Deixa eu pegar esse bonde pra mostrar um trabalho meu feito no Word. Peço que analisem e corrijam.
Abçs
http://www.sendspace.com/file/rhdrdv

Shadad
Veterano
# nov/11 · Editado por: Shadad
· votar


Zenicola

Muito bom!! Demorei um pouco pra entender, mas é porque eu sou meio tapado mesmo. :Þ

Tenho algumas sugestões que poderiam melhorar a tabela (talvez dê um pouco de trabalho para faze-las, mas foi você quem pediu :Þ):

1. Adicione à tabela as escalas menor hamonica e a menor melódica!

2. Adicione também à tabela as escalas com tonicas em teclas pretas, de preferencia obedecendo o padrão de nomeclatura e órdem do ciclo das quintas!

3. Substitua o termo "dissonantes" pelo termo "tensões"!
Há diferenças e confusões entre esses dois termos. No caso desse tópico e da sua tabela estamos falando de tensões. E mesmo que estivéssemos falando de dissonancias, 8ª, 4ª, 5ª, 6ª, 11ª ou 13ª não poderiam ser tratadas como tais, pois elas são notas consonantes e não dissonantes. Da mesma forma 8ª e 5ª não são consideradas tensões e por isso, na minha opinião, deveriam ser excluídas da tabela. Mas essa já é outra história.

Acho que é isso.

Abraço!

Zenicola
Veterano
# nov/11
· votar


Shadad
Valeu mano, a intenção é ajudar mesmo
Segue novo arquivo com alteraçoes
Abçs
http://www.sendspace.com/file/zrg8ru

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como fazer dissonantes ?