Vst's tem o mesmo peso no palco que os teclado de verdade?

Autor Mensagem
EveraldoJundiai
Veterano
# set/11 · Editado por: EveraldoJundiai
· votar


Vst's tem o mesmo peso no palco que os teclado de verdade?

Pra mim, não existe resposta simples para essa pergunta. VST de boa qualidade é primordial, mas o peso não depende só dele.

Obviamente, o som de um simulador de M1, DX7 ou reprodução *.wav de timbres de teclados famosos, não causará a mesma sensação que o som saído do instrumento real.

Um dos tantos motivos é que os circuitos e componentes eletrônicos usados nas etapas de saída de áudio de um simulador (VST + PC) e um instrumento real são diferentes. Possíveis circuitos para o tratamento do áudio (Loudness, etc.) presentes nos sintetizadores de verdade podem estar ausentes e/ou possuem características diferentes aos da saída de qualquer placa de som de PC.

sirmcca
Veterano
# set/11
· votar


isso é fato, meu caro...boas colocações e concordo com cada palavra!

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


EveraldoJundiai
Nada melhor do que o instrumento Original, com certeza este é único, mesmo que muito bem sampleado

Mas para o VST virar Top no palco, vai precisar investir $$ em hardware adequado, aí vai ficar pau a pau com teclado top em questâo de $$

O pessoal que achar que com uma placa de 100 conto, um cabinho midi xing ling, meia duzia de soft alternativo e um controlador comum, isso se não for um teclado não preparado para esta função, vai fazer bonito em seu notebook, pode amargar uma bela decepção, tanto em questão de sonoridade como tambem o risco de dar uma pane geral

tmurback
Veterano
# set/11
· votar


Pessoal,

Eu penso que acima de tudo está o "resultado final".

Já li várias vezes que os teclados Korg têm "peso" superior ao das demais marcas – isso é quase uma unanimidade, ao menos por aqui. Entretanto, vemos que tecladistas do mundo inteiro também usam Roland, Yamaha, Kurzweil, dentre outras marcas, além dos próprios VSTs, o que permite concluir que não é só o "peso" que interessa, mas principalmente o "resultado final" que o instrumento proporciona no contexto em que o músico atua.

Ora, de que adianta um músico que usa um Fantom G satisfatoriamente num contexto trocá-lo por um PC3 ("fala mais alto"), se ele vai ter que abaixar o volume, tendo em vista que em qualidade os timbres se equivalem?

Por isso, seja VST, seja teclado, o que importa é o "resultado final", se há satisfatoriedade nesse quesito. Reitero meu posicionamento de que, os teclados já vêm muito bem ajustados de fábrica para o uso ao vivo e, por esta razão, estão a frente dos VSTs; entretanto, tem muita gente fazendo muita coisa legal com VSTs ao vivo.

Os nossos ouvidos são os melhores juizes!

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


tmurback
Ter Peso, náo acho que seja ser Mais Alto, a ponto de ter que abaixar o volume, ter peso, é aquele gordo, aquele punch na medida... mas com certeza o resultado final é os nossos ouvidos que váo determinar, mas com bom senso né, senão até o tecladinho de brinquedo do meu filho iria falar muito alto dentro do meu PA hehe

O que entendo de VST hoje, ele esta se popularizando muito rápido por alguns motivos:
1 - todo mundo tem computador em casa, nada mais prático do que aliar o companheiro de lazer, trabalho, tambem a música
2 - a oferta de programas gratuitos de qualidade são muito grandes, e ainda a facilidade de obter versoes alternativas
3 - Qualquer teclado com porta midi, mesmo os mais veinhos, podem ganhar sobre vida, com este novo mundo

Claro que VST é uma solução, mas como nos teclados, que tem entry level, mid level, top level, os VSTs tambem precisariam entrar em uma classificaçao, porque nao é tudo igual não

E com certeza, tem muita gente arrasando com um note e um controler

tmurback
Veterano
# set/11
· votar


Edson Caetano
Pois é... eu acho que ainda não consegui conceber o que seria esse "peso"... O volume foi um dos aspectos que citei. Tem a questão do volume, da nitidez, do preenchimento, o que mais?

sirmcca
Veterano
# set/11
· votar


volume não é tudo...aliás pode até atrapalhar se não tiver uma equalização decente!
ter peso pra mim é um timbre mais suave e leve aparecer no meio da zueira toda da banda
são os graves defiinidos que não embolam com a banda...são os agudos que nao incomodam os ouvidos
só a experiencia pra dizer qual teclado vai te atender melhor
Eu já tive Roland D-70, Alesis Qs7, Juno-Stage, S70Xs e por último o Motif Xs7. Motif da um show nos outros teclados com essas características que eu citei acima.
Já usei VST's com uma banda que não era a minha...fui quebrar o galho da banda e o tecladista já havia deixado o seu teclado e seu setup pronto...
piano embolava tudo, cordas super médias, metais grotescos...ou seja...ele não sabia usar direito...achou que era simplismente ligar e por pra tocar...
Acredito que todos os teclados High End sejam assim...tanto Korg quanto Roland. O Motif eu afirmo que manda muito som...Quero ver o Kronos...o Jupiter-80 se mandam também.
Enfim...aliar o "peso" e a beleza tem que ralar muito. Não é atoa que Motif, Kronos, Kurzweil tem uma popularidade absurda com vários famosos de bandas renomadas pelo mundo afora.

kokada
Veterano
# set/11 · Editado por: kokada
· votar


tmurback
Pois é... eu acho que ainda não consegui conceber o que seria esse "peso"... O volume foi um dos aspectos que citei. Tem a questão do volume, da nitidez, do preenchimento, o que mais?

O peso na minha opinião não é o volume - se fosse só isso, bastava aumentar o volume de qualquer tecladinho que fosse... é a qualidade no timbre - a grosso modo, envolve a nitidez e o equilíbrio na equalização.

E obs: um PC3 tem mais qualidade nos timbres que um Fantom G. haha polêmica lançada!

sirmcca
Veterano
# set/11
· votar


Dizem que PC3 manda som prakaramba...
mas a experiencia que eu tive com um Juno-Stage não foi boa...ou melhor...na época eu achei que era boa até eu ter um Motif...aí eu soube o que é "peso"...nitidez...qualidade..hehehe
Já cansei de ver aqueles American Idol...acho que já usaram muitos Fantons G ali...sou doido pra testar o PC3

Edson Caetano
Veterano
# set/11
· votar


Terminei de ensaiar agora, primeira vez com o kronos, sem forcar a barra, tanto os colegas da banda, como os que vem acompanhar a banda... Vi literalmente a definição de peso no PÁ

Recomendo a todos testar teclados tops atuais em boas caixas de som, vai ser uma surpresa, e a certeza de saber o que é o coração sentir o beat, a pegada, tremer junto, sensação possível apenas com poucos equipamentos... O kronos é um deles e quem puder que va a feira de música testar este e outros tops .. Lição de casa para qualquer tecladista que puder comparecer

kokada
Veterano
# set/11 · Editado por: kokada
· votar


sirmcca
mas a experiencia que eu tive com um Juno-Stage não foi boa...ou melhor...na época eu achei que era boa até eu ter um Motif...aí eu soube o que é "peso"...nitidez...qualidade

Eu também só pude perceber o real significado da palavra "peso" quando comparei com um TOP, no caso o PC2, usando a mesma P.A. para os dois - testando um e logo em seguida o outro. Antes, eu achava que era frescura de tecladista e que um Mid Level falava bem numa P.A. como fala nos fones. É como a dupla o Gordo e o Magro, diferença gritante. Mid Level faz barulho - TOP faz som de verdade rsrssr polêmica lançada!

point_source
Veterano
# set/11
· votar


Se o instrumento virtual for bom, a qualidade é boa (to falando de sintetizadores, não de romplers).

Eu tenho um Access Virus Rack XL o qual estou me desfazendo pois tiros os timbres todos num VST que comprei, MUITO bom, chamado ACE, da U-he.

Outro da mesma empresa é chamado Zebra 2, tb muito bom e mais flexível, pois tem uma abordagem semi modular.

Outra empresa que tem um vst muito bom é a AAS, o instrumento é o Ultra Analog. Vale a pena investir também

Mr. Phil
Veterano
# set/11
· votar


point_source
Outra empresa que tem um vst muito bom é a AAS, o instrumento é o Ultra Analog. Vale a pena investir também

Que aliás está na promoção até o dia 11 de outubro. O pacote Ultra Pop Bundle sai por $169 e ainda inclui a expansão Plastic Pop! O preço normal (só do Ultra Analog VA-1) é de 199 Obamas, mais os 39$ do Plastic Pop. (link)

Interessante tb o ACE.

Abç, ;P

point_source
Veterano
# set/11
· votar


Interessante tb o ACE.

Abç, ;P


É muito bom e viciante!


Se vc curtiu o ACE, dá uma olhada nesses vídeos tutoriais/demos que eu fiz dele:

http://www.youtube.com/watch?v=9vROG22FL9w

Vai curtir! Tem vários ali no meu canal

Abraço

kokada
Veterano
# set/11 · Editado por: kokada
· votar


point_source
que programa vc usou pra fazer esse vídeo? E usa que interface de audio? Tentei camtasia studio com Fast Track PRO mas não pega o som... :((

Mr. Phil
gostei desse "Plastic Pop"... ouvi a demo no site e parece bem anos 80, com ares de Blade Runner, games... interessante!

E timbres de guitarra elétrica(sem ser as distorcidas nem overdrives), vc indica qual VST?

Mr. Phil
Veterano
# set/11 · Editado por: Mr. Phil
· votar


kokada
Pois é, bem anos 80 né?! (é o meu pacote preferido da AAS, para UA-1). O som inicial (tipo Nintendo...) vc tb encontra gratuitamente no pacote (freeware) da Tweakbench, simples, mas legalzinho (confira aqui). Dê uma olhada no Peach, no Toad e no Triforce. São os sons do NES (8-bit!). Quanta saudade... :S

Quanto à tua pergunta, pra ser sincero, ainda não encontrei um VST de guitarras que me satisfaça... por isso prefiro gravar com guitarras ao vivo e a cores. O mesmo vale para violão. Os baixos VST ainda se salvam... Trilian e Scarbee (NI) são demais.

Alguns VSTs de guitarra elétrica que uso (às vezes) são:
Electri6ity (Vir2), Cinematic Guitars (SL), EWQL MOR 1 & 2, alguns sons do Evolve e os samples do NI Scarbee Funk Guitarist, dentre outros...

Tudo depende do "sound" que vc deseja obter, às vezes a melhor escolha é gravar a vera mesmo. Mas para isso precisa ter um bom instrumento, mics, placa, fx, eq, cabos, palhetas, etc... além de saber tocar. :D

point_source
Muito maneiros os vídeos! Vi que vc tb usa o Aalto da Madrona Labs e o VAZ Modular. O q acha deles?!

PS: Ah, e bem-vindo ao FCC! Vi q vc é novo por aqui! Precisando, estamos aí no que pudermos ajudar! :P

Abç, ;P

point_source
Veterano
# set/11 · Editado por: point_source
· votar


kokada

Cara, uso o BSR Screen Recorder 5. Eu uso ele pra gravar a imagem do PC, o audio eu gravo no Ableton. Depois uso o próprio programa de gravação para "botar" o audio em cima do vídeo. Minha placa de som é TC Electronics Impact Twin. Cara, sintetizar instrumentos reais é bem complicado pois as harmônicas e ondas são muito complexas, praticamente impossível de recriar num synth. O máximo que o synth faz é tentar se aproximar da realidade. Synth de guitarra não conheço nenhum bom, mas timbres de solos de guitarra não é difícil fazer não, dois osciladores com sawtooth um pouco detunados, filtro quase todo aberto, glide, LFO sinewave modulando o pitch pra dar um vibrato com a modwheel, vc já tira um solo legal.

Mr. Phil

Legal q vc curtiu os vídeos cara! O Aalto é bem interessante, foi desenvolvido baseado no Buchla. Tem timbres e modulações únicas, tem uns patches que vc cria q parece q tem vida própria! Bem divertido. O VAZ modular é mt bom tb, mais profundo, tem q ter conhecimento de sintetizadores, como funcionam, basicamente tem q entender de sintetizadores modulares. O som dele é muito pesado, bem cru, um dos melhores tb na minha opinião. O bom é que vc cria o sintetizador que vc quer, com os módulos que vc quer, tem muito mais controle. Em cada instância aberta do vaz, ele tem um mixer em que vc pode criar até 16 sintetizadores tocando simultaneamente em um único canal.

Obrigado pelas boas vindas!

NillMaker
Veterano
# mar/12
· votar


Galera, estou ressucitando esse tópico com uma dúvida: Estou com um usando uns vst... .e não estão dando latência nenhuma! Tá muito legal!!!! Estou sem placa de audio... estou usando a saída do fone com um adaptador P10 para P2, levando assim o meu cabo ao directbox.

Só que tem um problema: O Som está sem peso nenhum... regulei legal lá no PA e nas caixas... mas principalmente o som de piano está totalmente sem peso!!!!

Sabem me dizer se eu comprar uma dessas placas Behinger UCA202 ou Guitar link se resolve? Ou se vai ficar assim mesmo com a placa?

Estranho que no fone de ouvid sai muito bonito.. !!


Abraço!!!!!

tmurback
Veterano
# mar/12
· votar


NillMaker

Cara, no fone tudo é lindo! hehehe...

Se você está usando a placa on-board do notebook, sugiro que você, antes de comprar qualquer coisa, empreste uma interface de áudio externa de alguém para fazer os testes necessários, pois, a rigor, o problema também pode estar na regulagem do som, embora eu ache que o problema certamente é a placa on-board.

waltercruz
Veterano
# mar/12
· votar


comparando coi$a com coi$a, o preço de um controlador com teclas boas, mais o preço de um bom notebook, mais o preço de uma boa placa de som, mais o preço de alguns vsts - sim, esse último preço geralmente não colocamos na equação - acaba saindo um valor razoável.

E pra competir com bons teclados, vc precisa montar uma trinca tão boa quanto a que eu falei acima.

Agora, se vst no palco tem o mesmo teso de teclado de verdade? Pode ter e pode não ter. Depende muito de quanto vc investiu em sua configuração de VST e tb se tem uma boa placa.

Outra coisa, talvez seja a minha impressão, mas ao usar softwares no computador, tenho mais a impressão de que vc tem em mãos algo mais básico, tipo um lego mesmo. Por exemplo, vc tem o piano captado com, digamos, 3 microfonações, uma perto das cordas, outra mais longe, e outra que captura um pouco do ambiente da sala, e a partir daí vc escolhe o piano do jeito que vc quer...

Geralmente os timbres feitos em fábrica nos synths, ao menos os top, parecem ter sido testados em uma gama de situações diferentes, com vsts o material parece ser mais cru, e o trabalho fica com vc. Aí entra em jogo se vc tem/quer gastar tempo com isso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vst's tem o mesmo peso no palco que os teclado de verdade?