RD300Nx vs MOX8: Som de piano e qualidade do tecladopiano

Autor Mensagem
macba
Veterano
# set/11


Caros amigos do forum, como o preço dos dois são similares, ambos tem 88 teclas, embora com propostas diferentes, gostaria de saber quem conhece os dois, se o piano do MOX8 tocado no teclado GHS, dá uma resposta e qualidade similar do RD300nx, ou se perde de goleada. Quero um stage piano, mas admito que a proposta do MOX é interessante por ser uma interface de audio, e elimina a necessidade de algo entre o teclado e o laptop, caso se queira usar VST. Mas meu foco principal é o piano e as teclas. Queria opiniões, qual você iria para fazer par com o M50-61.

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


macba
o MoX8 ele e muito frágil para um teclado de 88 keys , por isso eu ficaria com o RD300 NX , mas agora se eu fosse comprar um piano da yamaha pegaria o yamaha P155 teclas infinitamente melhor que as do MOX8 , e ele e mais barato , compra um P155 e algum módulo se precisar de mais timbres..

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


viktor 999
Rapaz, as teclas da série RD são muito boas, até as do 300NX... não sei dizer se um Yamaha P consegue superar neste quesito.

macba
Eu te aconselharia um piano digital mesmo (como o RD300NX que você perguntou). Antes de comprar, olhe todos que estão dentro do seu orçamento, e de preferência toque em todos eles, pelo menos para testar que timbre te agrada mais.

Valeu!

expedifer
Veterano
# set/11
· votar


macba
Há duas coisas que vc precisa levar em conta:

1- Nenhum yamaha dos citados (nem o motif XF) tem pianos sampleados (falha gravíssima da yamaha pois ate os novos Korgs e Rolands já vem com isso, como o SV1, Kronos, Jupiter, etc, pois samples só há no CP1 e CP5). O RD300Nx tem, mas o 700Nx tem mais.

2-As teclas do RD300 é melhor que o MoX8 mas a do RD700 é muito melhor. Já em teclas pesadas mesmo, a linha Yamaha pesada é a melhor que existe, como esse P155, ou o P80, P90, etc, são imbatíveis, não tanto nos pianos, muito fraquinhos.

Rick Santos
Veterano
# set/11
· votar


macba

A questão de peso no PA não seria um item a contar?



Ano que vem talvez vou vir a adquirir um par para o M50, pensei no Juno Stage, mas me decepcionei com o peso ao vivo, quero saber se o MOX mudou em relaçlão ao MO quanto ao peso no PA com banda. Também o P155, será que sai bem?

Abraços

Rick Santos

pomtwo
Veterano
# set/11
· votar


em relaçao um ao outro , digo que talvez o mox8 leva vantagem por ser workstation ... em teclas acho que o roland tem vantagens .. timbre eh gosto pessoal , eu prefiro yamaha ....

mas acredito eu que em resumo geral , teriamos um empate ... as teclas rolands sao muito boas , os timbres legais , em construçao meia boca ...
do yamaha construçao eh meia boca , timbres sao bem legais , e as teclas 3,4 de boca hehehehehe um pouco mais que meia boca

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


Rick Santos
o Yamaha P155 se sai muito bem no palco , mas também o RD300NX e uma ótima escolha pra min a unica desvantagem e o Picth bend ser de lado o que deixa o teclado maior sendo assim difícil caber no carro , mas o resto e excelente....

Artref
Veterano
# set/11
· votar


expedifer, você continua trocando as bolas na explicação. Todo timbre existente em piano digital ou workstation foi tirado de algum piano acústico, não tem como eles parirem um som de piano do nada, logo todo teclado tem som sampleado.

O que você talvez esteja querendo dizer é Modelado, se bem que a grande maioria dos modelos que oferecem modelagem também utilizam samples, com pouquíssimas exceções como o V-Piano que é modelado desde a base.

Sample = amostra = Gravar um piano real.

Piano sampleado = qualquer timbre que utiliza amostras tiradas de um piano acústico.

Piano modelado = timbre que pode ou não ter sido tirado de um acústico mas que oferece recursos extras de modelagem, como alterar resistência de martelos, mudar características básicas da onda, etc. V-Piano, Kronos, etc.

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


Artref
Nem tente discutir isso com ele... uma vez tentei mas o cara é teimoso pacarai! Ele ainda quis dizer que o RD700GXF veio depois do NX e que tem SUPER PIANOS SAMPLEADOS e o caramba a quatro. Enfim, depois de muito escrever acabei desistindo. Aconselho-te a fazer o mesmo!

macba
Cuidado com que dicas você irá considerar nesse tópico. Aconselho a procurar você mesmo o que quer e só pegar um direcionamento aqui.

Valeu!!

fábio_soul
Veterano
# set/11
· votar


Artref

Eu nem ia falar nada, mas como já falaram, vou apoiar. Concordo com o silvG8...

Gus79
Veterano
# set/11
· votar


Artref
Também achei melhor deixar quieto, concordo com o silvG8 e com o fábio_soul...

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


vixi 2º tópico que o expedifer se dá mal por conta da série RD..

macba
Veterano
# set/11
· votar


Olha, não sei exatamente o que a Yamaha faz, pq acho o som do S90 mesmo o Es, muito bom, mesmo não sendo esses samplers de mega qualidade que as amostras soam até o final sem usar de recursos de synth pro sinal soar por mais tempo, como numa work por exemplo.

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


macba
em termos de tecnologia a Roland deixa a Yamaha prá trás mas na hora do resultado final a Yamaha sempre está na frente não importa que coisa a Roland lance a Yamaha sempre tem bala na agulha,..

silvG8
Veterano
# set/11
· votar


viktor 999
macba
Eu concordo em partes com o que vocês dizem, afinal, gosto é individual... uma coisa que acho, é que a Yamaha e a Kurzweil lançam equipamentos muito mais equilibrados do que a Roland e a Korg, cobrindo todo o espectro sonoro do equipamento em questão, seja arranjador, piano digital ou workstation/sintetizador.

Em outra, discordo de vocês... o som do RD300 é muito superior aos Ps da Yamaha. As teclas são melhores, assim como os sons, acho apenas que peca pela falta de outros sons. No quesito piano (stage pianos falando mais especificamente), eu diria que digital de verdade é coisa da Roland, e pra mim ela domina esse mercado (não em vendas, mas em qualidade). Uma concorrente nos SPs mais baratos é a Kurzweil. Os sons são muito bons, assim como as teclas. Acho que a Yamaha vem bem atrás e a Korg praticamente não existe.

Lembrem que tudo isso é minha opinião e não uma verdade universal... =D



Valeu!

viktor 999
Veterano
# set/11
· votar


silvG8
eu concordo com , eu quiz dizer que mesmo a Roland tendo tanta tecnologia de Pianos Digital a Yamaha faz muita frente a Roland , o Pessoal pode falar o que quiser da Roland mais em termos de tecnologia pra min e a que sai na frente de todos , com coisas novas.

macba
Veterano
# out/11
· votar


Quem tocou num Kurzweil Sp76 II, pode me dizer se apenas em termos de sons de piano, ele pode entrar nessa briga?

Marcus Cerutti
Veterano
# out/11
· votar


Artref
expedifer, você continua trocando as bolas na explicação.

silvG8
Nem tente discutir isso com ele...

hehehe... esse cara é muito estranho.

macba
Quem tocou num Kurzweil Sp76 II, pode me dizer se apenas em termos de sons de piano, ele pode entrar nessa briga?

Eu tenho um e gosto muito. Claro, não sou profissional e não tenho a experiência dos colegas aqui, mas uso ele numa banda de pop e não tenho do que reclamar.

Se você quiser, pode me passar um arquivo MIDI seu que eu converto para áudio com os pianos dele; daí vc pode escutar ele (quase) in natura.

kokada
Veterano
# out/11 · Editado por: kokada
· votar


macba
eu não gostei da dinâmica das teclas do RD300NX nem dos timbres... da linha RD eu gosto só do anterior RD700GX. DO MOX8 não posso opinar pq não toquei nele.

Buhbor
Veterano
# out/11
· votar


kokada

Toquei um pouco em um RD-300NX hj e não tive uma primeira boa impressão da dinâmica das teclas dele tb não.

Não sei se é pq estou acostumado com o PC3X (que acho as teclas bem melhores q as do RD-300NX). Mas pra tirar a dúvida toquei tb em um P95 e achei mais gostoso de tocar.

Neste comentário não estou comparando com um piano de verdade (pois nunca toquei em um que fosse digno de ser considerado referência de boas teclas de piano) e nem peso das teclas tb. So faço referência a conforto ao tocar independente se é mais pesada ou não!


Mas enfim, pode ter sido so uma primeira má impressão. Outro dia busco conhecer mais a fundo essa dinâmica dos pianos digitais da Roland.

Abraço a todos

J.Dionatan
Veterano
# out/11
· votar


toquei tb em um P95 e achei mais gostoso de tocar

Viva nosso P95 !! Podem ensinar e muito aos outros fabricantes a fazerem bons produtos com baixo custo.

macba
Veterano
# out/11
· votar


Olha pessoal, consegui achar um p95, e testei as teclas dele um pouco e até me surpreendi, pensava que fossem esquisitas ou sem peso nenhum como um DGX que testei uma vez. Não cheguei a ouvir o som do piano dele, mas até gostei das teclas. São melhores que as do sp76 II sem dúvida.

Por isso comecei a me inclinar fortemente ao MOX8, por ter quase todas as funcionalidades do Motif XS e compartilhar a mesma base sonoro, gosto do MOTIF XS e tinha um.

É esquisito falar que vejo o MOX8 como um rival direto do RD300NX, um sendo workstation e o outro stage piano e ambos mid Level, mas por ter 88 teclas, os vejo como concorrentes, sei que o MOX perde um pouco no quesito pianos acústicos, mas penso que ganhar em muitos outros quesitos. Sendo menor e mais leve pra transportar.

Acho que MOX8 e um M50 61 daria um bom setup, com a possibilidade de facilmente agregar um laptop junto a eles, controlado pelo MOX.

Buhbor
Veterano
# out/11 · Editado por: Buhbor
· votar


J.Dionatan

Eu acho esse teclado realmente interessante pra quem quer estudar em casa. Tem um bom som de piano e teclas razoaveis.

E por somente 2K novo.

Mas pra quem pensa em usar ao vivo em show o RD-300NX seria mto mais indicado (pra quem pensa em usar Pianos).

macba
Acho que MOX8 e um M50 61 daria um bom setup, com a possibilidade de facilmente agregar um laptop junto a eles, controlado pelo MOX.

Com esse dinheiro eu compraria (denovo) um PC3X que se sairia bem melhor que esses dois juntos.

macba
Veterano
# out/11
· votar


Buhbor
Com esse dinheiro eu compraria (denovo) um PC3X que se sairia bem melhor que esses dois juntos.

Depende da aplicação, o PC3X é mais pesado, maior, não funciona como inteface de audio. Em resumo tem vantagens, mas tem desvantagens.

Vi no Youtube um video de um cara na alemanha que compara lado a lado um MOX8 e um PC3-8Le, achei interessante. Nota-se que o piano do PC3-LE é mais vivo, e do MOX mais fechado, não que seja feio, vai do gosto e da aplicação. O cara compara vários timbres.

Aqui não consigo acessar o youtube, mas vou publicar o video mais tarde.

andrecstudio
Veterano
# out/11
· votar


macba
Já vi esse video, aí sim seria uma briga boa. Os pianos acusticos e eletricos, o Kurzweil é mais organico. É cheio de nuances.

Agora o MOX tem mais sensibilidade. Mais são 2 maquinas.

macba
Veterano
# out/11
· votar


Conforme prometido segue o video


jrguedes
Veterano
# out/11
· votar


rpz... falando em termos de teclas, eu possuo um cp33 que possui teclas otimas, e testei o P155, e as teclas apesar de ter a mesma tecnologia das teclas do cp33, GH, sao melhores ainda e sao mais pesadas. O o piano eh melhor tbm

nunca testei RD300NX, nao sei tbm se se trata da mesma tecnologia de teclas mas eu testei um roland RD500 e nao gostei das teclas. O piano dele tbm nao gostei.

macba
Veterano
# out/11
· votar


jrguedes
Nossa o RD500 é bem antigão, a tecnologia evolui muito de lá para cá, creio que os pianos supernatural da roland atualmente estão bem fieis, aí entra a questão de caracteristica da timbragem de cada marca. As quatro grandes cada uma tem sua característica e juntamente com elas, seus fãs.

Buhbor
Veterano
# out/11
· votar


macba


não funciona como inteface de audio

O marketing do PC3 no site da kurzweil é como teclado controlador. Pode nao ser interface de áudio mas se a intenção for so controlar modulos e Vst acho que vc não teria problema algum...

Mas ele é realmente um teclado pesado... 25 kg

Mas mesmo com esse peso seria mais facil sair carregando ele por ai do que dois teclado que somando daria mais de 25 kg. Mas é so opinião..=]

Cada um se arranja com o que se sente melhor... eu mesmo to precisando vender o meu PC3 por motivos financeiros e quando penso nisso meu coração doi. (rs)

Penso em compra-lo novamente quando as coisas melhorarem. No geral, melhor teclado que ja toquei.

Buhbor
Veterano
# out/11 · Editado por: Buhbor
· votar


Bom,
como disse no post ali em cima que ia buscar conhecer melhor esse mecanismo de teclas ação de martelo da Roland, fiz isso nesse feriado.

Toquei bastante no RD-300NX e em um outro piano digital da roland que não me lembro o nome. Toquei o máximo que eu pude (os vendedores estavam pra me expulsar da loja rs)

Realmente, mesmo a dinâmica do Rd300 não tendo a mesma qualidade do outro piano digital da Roland confesso que eu estava enganado. Depois que fui tocar um pouco em alguns yamahas como por exemplo o S90XS pude perceber a diferença de qualidade, resposta, retorno, peso, etc.
Enfim, a dinâmica como um todo.

Na minha opinão, hj a roland domina totalmente nesse quesito o mercado.

Tambem pude tocar um pouquinho no SV-1 da Korg. O que, pro meu gosto pessoal, confirmou minha opinião.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a RD300Nx vs MOX8: Som de piano e qualidade do tecladopiano