latência - placa de som do mac book pro bnmc

    Autor Mensagem
    tmurback
    Veterano
    # ago/11


    Pessoal,

    Sou o feliz proprietário de um Mac Book Pro (i5, 4GB RAM) e de uma interface de áudio Digidesign MBOX 2. Tudo funciona muito bem. Entretanto, ontem, qual não foi minha surpresa ao utilizar a placa de som embutida (on-board) do Mac Book Pro para tocar ao vivo. A latência ficou MENOR de que a da placa externa, usando o mesmo buffer de samples (128), o que, na prática, é imperceptível (7ms vs 5ms), e não tive qualquer problema com clips. Confesso que meu set de VSTis para uso ao vivo é um tanto quanto econômico - Alicia´s Keys e 4 ou 5 timbres do Reason. Mas, mesmo assim, fiquei surpreso, pois minha experiência no mundo PC levou-me a adquirir a MBOX 2.

    Alguém tem essa mesma experiência com o Mac ou teve problemas com o uso da placa integrada do Mac?

    kokada
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    tmurback
    eu não tenho Mac e sim PC Core 2 Duo 2.8, 3GB RAM(Win XP não aceita 4 :((() e uso junto com uma M-audio fast track PRO. Mas como vc falou em latência, estou tendo esse problema... dá pra perceber, principalmente no piano da Alicia Keys que é bem pesadinho... e a maioria dos outros pianos.

    Como vc checa o nível de latência que está ocorrendo no momento em que está tocando? Tem algum software pra isso ou é do próprio sistema operacional?

    E por um acaso, vc teria um sample de sax soprano tipo Kenny G pro Reason? Eu uso Kontakt, mas vi uma vez um cara usando um soprano sax do reason muito bom!

    silvG8
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    tmurback
    Eu tenho experiência apenas com a placa onboard do Mac e a latência é realmente pequena (isso que você falou mesmo, 5ms). Fiquei bem surpreso quando fui brincar pela primeira vez com o Logic. Tudo funciona muito bem!

    Valeu!

    kokada
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    silvG8
    como vc vê a latência que está pegando?

    tmurback
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: tmurback
    · votar


    kokada
    No Reason, é em Edit ::> Preferences... ::> Aba Audio ::> Parâmetro Output Latency, que é resultado do Parâmetro Buffer Size. No Kontakt é em Options ::> Audio ::> Parâmetro Overall (salvo engano).

    Quanto ao Alicia´s Keys, além da latência, existem alguns elementos sonoros que aumentam a sensação de latência, como o Half Pedaling e o Resonance. Eles dão total noção de fidelidade ao instrumento original, o que é interessante para estúdio. Todavia, para uso ao vivo, costumo desativar esses parâmetros para ter um timbre mais seco.

    villain
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    tmurback, qual os/versão e softwares você está utilizando no mac?

    kokada
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: kokada
    · votar


    villain
    Achei no Kontakt. O "Parametro Overall" então é a latência dele? O meu tá mostrando 8.2ms, isso é muito ou tá bom?

    Ele mostra também:

    Input | Processing = 5.8ms | Output = 2.4ms | Overall = 8.2ms

    O que significa tudo isso?

    Antes estava configurado pra 512 samples... tava dando latência maior, agora mudei pra 256 e diminuiu pra 8.2ms... quase não dá pra notar! Acho que agora tá legal!!!!!! Até Alicia Keys fica bom tb... mas dá pra reduzir ainda mais essa latência? Eu baixei a ultima versao do driver da Fast track PRO... tem mais alguma coisa que eu possa fazer?

    E no Kontakt, li que tem um tal de DFD(Direct from disk)... mas quando habilito o driver Asio da M-audio, essa opção fica desabilitada... agora se mudo pro driver da realtek que é onboard, aí ele habilita pra mudar a configuraçao. Acho que quando é ASIO ele faz isso automaticamente né?

    tmurback
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    villain

    Reason 5.0 e Kontakt 4.

    kokada

    Quanto menor o número de samples, menor a latência, mas se deixá-lo muito baixo, pode começar a "clipar" (falhar). Acho 8.2ms muito bom. Como falei, no meu caso, a latência está por volta de 7ms. Essa diferença (8.2 - 7) é imperceptível. Para ser sincero, só consigo perceber diferença quando ela é grande mesmo, a ponto de incomodar, como por exemplo, de 7ms para 25ms ou mais. Até comprar o MacBook, eu tocava com uma latência de 16ms numa boa. Agora, com essa diminuição, é lógico que melhorou, mas não foi um absurdo. O ganho maior foi em processamento, em capacidade de abrir mais samples, em gravar mais coisas, ficou bem estável. A latência foi um "detalhe". Tem gente que trabalha com latência de 4 ou 3 ms, mas não julgo isso necessário, acho que não muda quase nada.

    Quanto à essa função DFD, não conheço.

    villain
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    No PC a latência está diretamente relacionada à arquitetura do driver. Geralmente, independente de o hardware ser de qualidade superior ou inferior, ele tem baixa latência utilizando DRIVERS ASIO, e alta latência utilizando DRIVES WDM ou outros.

    No MAC há alguma situação semelhante?

    tmurback
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    villain

    Cara, estou iniciando no mundo Mac agora, então não sei responder sua pergunta. Só sei que o driver da minha MBOX 2 é CoreAudio. De fato, no mundo PC a melhor performance é dos drivers ASIO, mas não me dei muito bem com aquele driver ASIO4All junto com a placa on-board. Acho que no mundo PC uma placa de áudio externa é fundamental - pelo menos essa é minha experiência. Já com o MAC, a on-board deu conta, e muito bem, do recado.

    kokada
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: kokada
    · votar


    tmurback
    quanto mais samples eu abrir no Kontakt, mais latência eu vou ficar então? Aquele numero 128, 256, 512 é o que, em MB???

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a latência - placa de som do mac book pro bnmc