Teclado Melhor ou Teclado Adequado?

Autor Mensagem
Mestre Duarte
Veterano
# ago/11 · Editado por: Mestre Duarte


Certamente que tratando-se de instrumentos musicais, quanto melhor, melhor. Considere que estou usando o termo "melhor" no sentido de "aquele que tem mais recursos".

Porém, ao ler algumas postagens, percebi que vários de vocês, amigos do FCC, são proprietários de dois ou mais teclados. Contudo, existe algum que, mesmo não sendo o melhor segundo o senso comum, para você tornou-se indispensável, sendo portanto o mais adequado ao seu modo de uso e estilo?

Qual é o seu "companheiro de guerra", "braço direito", etc?

tmurback
Veterano
# ago/11
· votar


Mestre Duarte

Parabéns pelo tópico - realmente interessante.

No meu caso, o Korg X50 é o meu "companheiro de guerra". Em primeiro lugar, porque ele é pequeno, leve (pesa 4Kg) e muito fácil de carregar. Além disso, tem bons timbres, boas opções de edição, boa presença no PA para eventos de pequeno e médio porte, boas opções de controle (4 knobs, 2 botões Switch, sustain pedal, switch pedal e expression pedal), e o modo COMBI, que permite combinar 8 programs, fazer split do teclado como quiser, e até mesmo transformá-lo em um verdadeiro MIDI controller...

Por tudo isso, ele é o "pau pra toda obra", de modo que só tiro o SP88X ou o note de casa quando quero um "algo mais"...

É lógico que, como você falou, se fosse um M50 teria isso tudo e muito mais, mas o X50 tem resolvido bem a minha vida.

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


Barbaridade, tche!

Desse jeito os caras vão te convidar para endorser da marca.

Fiquei até afim de comprar um.

Brincadeiras à parte, parabéns pelo teu instrumento, eu sei que realmente ele é ótimo.

paulohlog
Veterano
# ago/11
· votar


Mestre Duarte

Para mim gosto de arranjadores, de nada me adiantam pianos, sintetizadores, se tiverem as funções de style, midis e etc... Para mim o mais importante é ter recursos que permitam facilitar o meu trabalho e ampliar minhas possibilidades!E minha humilde opinião, parabéns pelo tópico!Um abraço!

Mestre Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


paulohlog

Sucesso nas tuas andanças, amigão.

Afinal de contas, um recurso que não pode faltar é a famosa "pecinha" aquela que está posicionada à frente do instrumento. E isso eu tenho absoluta certeza que jamais faltará em teus arranjadores, seja a marca que for!

Thallyz
Veterano
# ago/11
· votar


Mestre Duarte

Essa questão que vc levantou é de suma importância pra quebrar o CONSUMISMO que impera no FCC-T.

Por exemplo: tem pessoas que são levadas a comprar determinado Key por puro consumismo, mesmo que o referido key não se adeque às suas necessidades, pra mais ou pra menos.

Rick Santos
Veterano
# ago/11
· votar


Com o meu Set Up de Korg M50, Behringer UMX 49 e PSR E413 como controlador de vsts, a única coisa de que eu sinto falta é de um teclado com 76 ou 88 teclas pesadas para os sons de pianos. Estou estudando a possibilidade de comprar ano que vem um piano digital ou um piano de palco (Tipo SP76II, Roland RD 300NX, ou Yamaha P-155.




Abraços

Rick Santos

Thallyz
Veterano
# ago/11
· votar


Rick Santos

como fica o transporte desses equipamentos?

Rick Santos
Veterano
# ago/11
· votar


Carrego tudo atualmente em um Uno, semana que vem chega o carro novo da minha mãe, um Fox. mas daí veremos. Atualmente tudo fica assim no Uno:

*No porta malas: KC 350 duas mochilas de cabos com uma Xenyx 802, um microfone Shure Sm58, Fone Koss Porta Pro, Porta partituras(usadopara o por o Notebook em cima) M-Audio FTP, pasta do Notebook e mais algumas coisinhas.

*Em cima do tampão do porta malas trazeiro: o Korg M50 em um bag (só pra não arranha quando ele é transportado.)

*Em cima dos bancos trazeiros: PSR E413 em uma espécie de Soft Case, e o UMX 49 em cima como é leve e tal.

*No soalho do carro (nos pés dos bancos trazeiros) estante Stay desmontada, um suporte em "X" e um suporte para o microfone.

Bem acho que é tudo, ahh, só lembrar que daí o Uno da minha mãe fica com capacidade só para duas pessoas, ou seja, eu e meu pai, pois não tenho idade para dirigir (tenho apenas 15 anos).

Descupem o OFF Topic mas também concordo que é interressante saber com algumas pessoas aqui do FCC-T carregam seus Set-Ups monstro.

OBS. Se caso comprar um Stage piano ou piano digital não sei como iria carregar, provavelmente usaria somente em casa ou em eventos muito especiais


Desculpem o post extenso

Abraços

Rick Santos

silvG8
Veterano
# ago/11
· votar


Mestre Duarte
Interessante o seu tópico. O consumismo aqui no fórum é algo impressionante e muitas vezes as pessoas possuem 2 ou 3 workstations, quando é necessário não mais que 1. Eu mesmo me desfiz do meu Fantom-G8 por não ser algo que eu esperava em um teclado (ele foi meu primeiro teclado, toco piano a muitos anos).

Atualmente estou muito feliz com o V-Synth GT. Pra mim é um synth muito incomum, capaz de produzir sons impressionantes, que não vi em nenhum outro. O que eu procurava era exatamente isso... algo que não pode ser substituído por um computador. Me agrada muito em todos os aspectos. Utilizo o Logic para gravações, que é melhor que qualquer sequencer de workstations por aí.

Tenho vontade de pegar um teclado mais simples para quando for tocar ao vivo, para sentar o pau mesmo, mas no momento não preciso, então não compro.

Valeu!
Interessante post (mais uma vez...).

Leandro Sant Duarte
Veterano
# ago/11 · Editado por: Leandro Sant Duarte
· votar


silvG8

Só máquina, hein véio!
O bacana é a tua satisfação seguida de um ótimo desempenho. Show de bola.


Thallyz

Eu acredito que, mais do que nunca, hoje em dia é necessário ter muita frieza e profissionalismo ao escolher seu instrumento; seja na hora da compra, ou dentre os que já possui. Tal como um bom pintor seleciona o pincel adequado ao traçado que deseja criar.
Tu é o cara!

Gus79
Veterano
# ago/11
· votar


Rick Santos

Puxa, muito bom teu set.

Lembro que quando eu tinha 15 anos eu só possuía um piano armário no quarto e, na banda, tocava com um arranjador CCE (!!!) ruim pra caramba.

Só fui conseguir comprar um teclado de verdade quase dez anos depois.

Mestre Duarte

Legal este tópico.

Meu teclado inseparável atualmente é o Korg 01/W. Quando preciso de dois teclados no set, coloco o D-50 no andar de cima da stay e estou pronto para qualquer guerra. (Até porque os dois são verdadeiros tanques).

Leandro Sant Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


Gus79

Valeu.

Cara, acho que eu lembro!

Não foi você quem criou um tópico, certa vez, falando que era ruim treinar no piano por causa do volume?

Gus79
Veterano
# ago/11
· votar


silvG8

Mais ou menos a minha filosofia.

Pelo menos comigo funciona assim: se tenho aquele equipamento, eu tento extrair o máximo dele, leio o manual, aprendo as funções... Só fico satisfeito quando consigo ir além do feijão com arroz. Para mim, um sintetizador bem programado é uma ferramenta melhor que três workstations de oito mil reais juntas, mas usadas só pra tocar acordeão e metais com acorde maior e menor.

Thallyz

Sobre o consumismo, concordo contigo. A maioria dos tópicos aqui no fórum 8 é sobre novos teclados. Vou comprar um Corg Cornos, qual é melhor comprar: um Mô XX ou um Mô XXX, qual o mais poderoso e caro sampler para eu comprar, etc.

Nessa onda, corre-se o risco de se esquecer que o teclado pode custar quinze mil reais, mas não se toca sozinho. Eu já vi gente com um set de fazer inveja tocando mal, muito mal. E eu já vi gente com teclado barato e velho fazer miséria e detonar.

Um exemplo: põe um Minimoog - ou um Voltix, vá lá - na mão de um tecladista poser / consumista. Ele passará vergonha, não saberá nem como começar, porque não dá pra fazer acorde... ;)

O Minimoog tem polifonia = 1 e não salva user patches; o Hammond B3 tem o som "sujo"; o Rhodes é pesado demais e não tem um piano acústico de trocentos megas dentro... Um tecladista poser preferiria um workstation moderno aos três juntos. (E olha que com o valor de um workstation top dá pra comprar os três juntos). Mas pergunte a um instrumentista de verdade o que ele prefere no seu estúdio...

O negócio é saber fazer música, sem achar que um ou outro teclado é melhor para todos só porque é mais novo. (Ou a seleção brasileira de 2002 é melhor que a de 70 só porque é mais nova. Rá rá rá).

Gus79
Veterano
# ago/11
· votar


Leandro Sant Duarte

Não sei se eu cheguei a "criar" um tópico sobre isso, mas com certeza já dei essa opinião em algum lugar por aqui.

E continuo com ela. Treinar no piano é uma maravilha, é muito bom mesmo, é o melhor que você pode fazer - se você tem isolamento acústico no seu quarto ou se mora numa fazenda isolada de vizinhos... rsrsrs

Senão, você vai acabar treinando menos, porque não vai poder tocar à noite, não vai poder tocar quando a sua mãe (ou esposa) estiver assistindo à novela, ou não vai poder relaxar as mãos naqueles 15 minutos antes de sair para o trabalho às 7 da manhã... ;)

Para quem vive na cidade, continuo achando que o ideal é um piano digital e um bom fone de ouvido. ;)

Rick Santos
Veterano
# ago/11
· votar


Gus79

Valeu!


Lembro que quando eu tinha 15 anos eu só possuía um piano armário no quarto e, na banda, tocava com um arranjador CCE (!!!) ruim pra caramba.,


Bah tempos difíceis para vocês, hoje acho que tudo é mais fácil. Meu pai fala que na época (anos 80) haviam grandes problemas em comprar teclados, principalmente no Brasil. Os motivos apresentado por são:


Dificuldade enorme de encontrar o teclado na loja para testar e comprar na hora.

Manuais só vinham em inglês, na época eram poucos brasileiros que dominavam a lingua.

Preço mega-super-hiper-ultra abusivo.

E muitos outros


Abraços

Rick Santos

Gus79
Veterano
# ago/11
· votar


Rick Santos

Pede pro teu pai te explicar o significado da expressão "reserva de mercado".

Só de sacar o que era isso você vai entender grande parte do Brasil dos anos 80.

Shadad
Veterano
# ago/11
· votar


Gus79
"Eu já vi gente com um set de fazer inveja tocando mal, muito mal. E eu já vi gente com teclado barato e velho fazer miséria e detonar. ..."

Xi... Já vi isso muitas vezes... perdi a conta.

E quando alguém faz um comentário desse pensam até que essa pessoa está com inveja, despeito do set alheio. Pode até ser que haja um pouco disso. Mas não é por isso que o cara com o set foderoso passará a tocar bem.

A verdade é que muitos - acho que a maioria - compram teclados top para posar mesmo. E não chegam a usar 50% (no máximo) dos recursos que o instrumento oferece.

Claro, cada um tem o direito de fazer o que quer com o próprio dinheiro, mas quando vemos esse tipo e coisa fica no ar uma impressão de que fizeram um banquete para 20 pessoas, somente duas comeram e jogaram fora a comida que sobrou.

Rick Santos
Veterano
# ago/11
· votar


Gus79

Pede pro teu pai te explicar o significado da expressão "reserva de mercado".


Mais uma vez eu dando um OFF Topic!

Isso deve ter sido foda para os brasileiros, que como nós, dependemos mais de 95% de produtos importadados e projetados pelos países estrangeiros. Exeto algumas marcas (Gambit, Giannini, Palmer, Arbon), mas esses produtos não deviam chegar nem aos pés dos importados da época.

Falei o que eu imaginei, não tenho fonte do que eu falei, corrija-me caso estja errado.

Sobre a rerva de mercado meu pai já havia me explicado.




Abraços

Rick Santos

tmurback
Veterano
# ago/11
· votar


Mestre Duarte

Agora que eu reli meu "post", ficou parecendo que eu sou patrocinado pela marca... huahuahua... Mas, pior é que tudo o que eu mencionei é importante pra mim, porque eu realmente uso...

Leandro Sant Duarte
Veterano
# ago/11
· votar


tmurback

Pô cara, que bacana. Eu acho show de bola quando leio o post de alguém que é apaixonadão pelo seu equipo. Sentir-se realizado ao usufruir de um bom instrumento, embora não seja critério, é importante e, de certa forma, exerce influência sobre o resultado final.

bravo57
Veterano
# ago/11
· votar


Pelo que estou vendo ser debatido aqui nesse tópico, realmente foi levantada uma questão muito valiosa, nós tecladistas deveriamos respeitar mais nosso instrumento, e não tratá-lo de maneira descartável. Esse consumismo só serve para os fabricantes lucrarem,
pois ficam fazendo lançamentos pingados a cada 2, 3 anos. Muitos tecladistas possuem workstation foderosíssimas, pensam que conhecem suas máquinas, e não exploraram 40%. Aí é lançado um modelo mais novo e já querem trocar de teclado... sem necessidade. Isso só beneficia os fabricantes, por isso é bom quando vemos pessoas apegadas aos seus instrumentos.

cesio137
Veterano
# ago/11
· votar


Baita tópico!
Fazia tempo que eu nao aparecia aqui no FCC e dei de cara com um topico tri interessante!
Eu concordo que o instrumento não faz o instrumentista, mas uma coisa é certa. Ajuda pakasss! Eu já tive um Motif, e fui obrigado a me desfazer dele por motivos financeiros. Estou de novo com um XP-30 (meu segundo, e já tive XP-50 tb) e -juro pra vcs- só sinto falta mesmo dos órgãos. Não que os pianos, metais etc do xp sejam melhores, mas dão muito bem conta do recado.
Acho que o melhor teclado, respondendo ao tópico, é aquele que, de acordo com suas possibilidades, faça o que tem de fazer.
[]'s

paulohlog
Veterano
# ago/11
· votar


bravo57
Excelente comentario as vezes não usamos nem 40% das funções e dos recursos do instrumento e já queremos trocar por outro só por q é lançamento!Show de bola sua observação!

Thallyz
Veterano
# ago/11
· votar


Só pra constar:

Eu atualmente tenho um arranjador, mas sei o que quero na música.

Portanto, baseado no que eu quero e onde quero chegar considero que o melhor set pra mim seria um poderoso synth (synth mesmo, daqueles que criamos timbres praticamente do zero) não abrindo mão de um piano digital.

Quando esse dia chegar, sei que vou querer explorar ao máximo essas possibilidades/recursos.

Daí pesquiso na internet sobre instrumentos, recursos etc.

Ora, se tenho objetivo na música, vou comprar um instrumento que se adeque ao meu gosto.

Então não adianta eu querer TER se não consigo SER um bom instrumentista.

Sou daqueles que prezam qualidade timbral portanto, pra mim, se alguma empresa lançasse um key que a gente tivesse liberdade de colocar/tirar timbres sei que eu ficaria com uns 50 no máximo, mas sei que eu usaria TODOS eles.

ABAIXO O CONSUMISMO

PS: Em minha cidade tem gente que toca MUITO em PSRs da vida.

Matheus Constantino
Veterano
# ago/11
· votar


Acho ridícula essa discriminação com quem usa PSR: eu mesmo, prefiro o PSR s910 que o PA50. Questão de gosto timbral e rítmico e uso. Falar que PSR 740 e 3000 não revolucionaram o mundo das teclas é orgulho, mesmo. Nem por isso eu fico falando mal de outros modelos/marcas. Cada um tem o caráter de escolher o que melhor que adéqua ao seu próprio perfil. Sempre gostei da linha PSR, desde o 620.

Thallyz
Veterano
# ago/11
· votar


Matheus Constantino

Por isso eu escrevi que o que importa em 1º lugar é o músico em si, depois o key.

Eu toco em um PSR S500 e sei que , para o que eu quero na música, ele não é adequado.
Existem perfis de músicos para os quais eles foram concebidos, e é aí que entra a questão.
SE eu fosse querer ter esse perfil, evoluiria na escala compra de key pra um arranjador mais TOP (S710 ou S910).
Em minha cidade tem um maestro que compõe e grava suas composições em um S900. ele extrai tudo o que o key pode dar.
Eu digo: ele tá com o instrumento certo pra ele! ! !

É essa a questão.

Quanto a desdenhar dos PSRs concordo contigo. Mas a maioria dos instrumentistas de key querem tocar em banda, daí talvez seha a origem desse desdém, pois quando o músico chega em um determinado nível descobre que os PRSs não se enquadram mais para ele. ;D

Shadad
Veterano
# ago/11
· votar


Matheus Constantino

Quando vejo termo PSR-3000 nesse fórum me dá até arrepios.

Lembranças de tumultos.

Matheus Constantino
Veterano
# ago/11
· votar


Thallyz
Mas é isso o que eu disse, amigo! O PSR S500 não é bom para você, mas para mim ou para outro, pode ser que seja e não devemos ser discriminados por isso.

Do mesmo jeito que os músicos que tocam sozinhos precisam de um bom PSR porque usa ritmos e arranjos e, então, optam por esta linha.

korgman
Veterano
# ago/11 · Editado por: korgman
· votar


Mestre Duarte muito bom o tópico , pois este mot é muito importante.

Fecho com meus amigos do cifra que postaram por aqui, o mais importante é saber até onde vai a necessidade do musico, e se o teclado desejado poderá acompanhar a evoluçao do tecladista com o passar do tempo, para que no fim de tudo o musico não acabe se frustando pelas limitações tecnicas do aparelho, antes imperceptíveis ou sequer lembrados..

Por isso sempre aconselho a todos que me consultam no suporte ou nos forums que participo a ouvir.. testar.. consultar os musicos daqui que já possuem o produto, entrar em contato com o suporte tecnico damarca desejada para que na avaliação final o musico se sinta seguro na escolha o equipamento dimensionado para suas necessidades e anseios.

E como especialista de uma marca importante, tento contribuir ao máximo para dirimir todas estas variáveis e opções agregando ainda mais, informações para uma avaliação mais precisa possível.

Valeu galera..

Áureo Galli - Suporte Korg
http://www.youtube.com/watch?v=P9AqAXNzhf0


Abraços amigos,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teclado Melhor ou Teclado Adequado?