Método - adequado?

    Autor Mensagem
    Juuzou
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: Juuzou


    Olá, pessoal, sou novo no fórum (não por conhecê-lo só agora, mas sim por nunca haver conseguido me registrar anteriormente). Eu faço aulas de piano há uns 8 anos (comecei com 4/5 anos) e mantenho meus estudos com a mesma professora desde então. O problema é que não a considero uma boa professora já que não me ensina teoria; às vezes eu erro alguma nota sutilmente, embora propositalmente, só para ver se ela está prestando atenção e ela nem se importa. Solução? Trocar de professora, certo? Não, ela é parte da família e, mesmo conversando com meu pai e minha mão (já tentei conversar com minha professora também), não posso trocar de professor - isso está fora de cogitação, ok? Eu queria saber onde posso aprender teoria online, pois sinto que minhas habilidades de ler partitura e execução (apesar de não ter aulas de teoria, eu consigo entender os elementos da partitura completamente, a não ser aqueles raramente usados). Por exemplo, atualmente eu estou tocando: Unravel (procurem alguma partitura online, e verão que não é simples), toquei Alla Turca - versão completa, etc... Apesar de ter certeza que não estou num nível avançado, pois música não é apenas tocar, também não estou em um nível básico, entendem?
    Então, além disso, vocês acham que os livros que ela utiliza são recomendados (obs: Eu costumo estudar 5-7x por semana, em casa, enquanto tenho aula 1 vez na semana durante 1 hora):
    -----120 músicas favoritas para piano - Mário Mascarenhas
    -----Curso de Piano volume 2 - Mário Mascarenhas
    ------A dose do Dia 4º (creio que seja o último, não sei)
    ------Leila Fletcher Piano Course 3
    ------Exercícios Técnicos Diários - Oscar Beringer
    ------Meu piano é divertido - Finalizei toda a obra disponível recentemente.

    Obrigado!

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    Juuzou
    Pelo texto você parece ser um cara jovem ainda, certo?
    Meu conselho já de saída: não confie apenas em apostilas da Internet para estudar teoria musical, pois não são suficientes para adquirir o conhecimento necessário. Quanto aos métodos citados, eles podem ser bons no começo, mas logo não serão suficientes também, pois à medida que o aprendizado avança, seu conteúdo se torna limitado.
    Mas se você quer realmente seguir carreira de pianista, não há outra possibilidade: tem que mudar de professor. Precisará procurar um mestre conceituado, que lhe ajudará a aprimorar sua técnica e lhe dará conhecimentos teóricos e práticos muito mais avançados. Já deu para ver que essa professora não lhe levará muito longe, a não ser ao básico.

    Juuzou
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: Juuzou
    · votar


    É.... eu tenho 14 anos. Vou ter que conversar mais com meus pais para ver. Obrigado!

    Artref
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Não conheço sua professora, então fica difícil julgar. Mas como professor, te digo que às vezes não queremos corrigir cada nota para não travar ou desanimar o aluno. Como dizia Beethoven, "errar uma nota tudo bem, duro é tocar sem paixão." Não sei se ela não percebe a nota errada - o que seria realmente um problema, mas pense que talvez ela já saca o que você está fazendo faz tempo; a gente acaba conhecendo bem os alunos. Enfim, só tome cuidado ao julgar o professor. Não estou defendendo-a, não a conheço, mas dê um voto de confiança e pesquise mais antes de concluir que se trata de uma picareta. Se realmente tiver uma pesquisa, uma base e a opinião de um grande profissional de que ela não tem competência, aí sim mude.

    Da sua lista de métodos eu só uso o Leila. Não gosto do Mario Mascarenhas e sou um pouco contra versões e simplificações de músicas, o que ele faz muito. "A dose do dia" é técnica pura e eu não faria mais que 1 exercício por dia, só pra aquecer os dedos, e olha lá. Oscar Behringer eu acho uma bomba porque pode mais atrapalhar do que ajudar; tem que tomar muuito cuidado e mesmo assim acho que não ajuda muito. O "Meu piano é divertido" eu acho entediante, não gosto das músicas e percebi que meus alunos também não gostavam, abandonei.

    Mas assim: mais importante de "O que se usa", é o "Como se usa".

    Em resumo, fica difícil avaliar a competência da sua professora sem a conhecer.

    Se quiser uma base de teoria, pegue o livro de Teoria do Bohumil Med ou até mesmo o Oswaldo Lacerda e vá estudando. Sabendo tudo que tem ali você vai ter uma ótima base teórica. Depois se aprofunde em harmonia, contraponto, análise e etc.

    Juuzou
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: Juuzou
    · votar


    Não conheço sua professora, então fica difícil julgar. Mas como professor, te digo que às vezes não queremos corrigir cada nota para não travar ou desanimar o aluno. Como dizia Beethoven, "errar uma nota tudo bem, duro é tocar sem paixão." Não sei se ela não percebe a nota errada - o que seria realmente um problema, mas pense que talvez ela já saca o que você está fazendo faz tempo; a gente acaba conhecendo bem os alunos. Enfim, só tome cuidado ao julgar o professor. Não estou defendendo-a, não a conheço, mas dê um voto de confiança e pesquise mais antes de concluir que se trata de uma picareta. Se realmente tiver uma pesquisa, uma base e a opinião de um grande profissional de que ela não tem competência, aí sim mude.

    Obrigado pela resposta, Artref. Realmente, eu adoro ela como pessoa, e posso considerá-la da família, basicamente; mas ela não acompanha nem do meu lado - ela fica vendo o celular, ou deitada na cama/sofá dela enquanto eu fico lá tocando. Se o telefone tocar eu tenho que parar a música, entendeu? Mas, em relação a não parar um aluno para não desmotivá-lo, no meu caso é o oposto - O que eu prefiro é que meu professor/a me corrija a deixar eu tocar errado. Claro que não pode ser: "Tá errado, faz tudo de novo!", mas, após terminar de tocar, avisar que aquela parte ali estava errada. Você disse que os professores acabam conhecendo bem os alunos, então ela já saberia, certo?

    Da sua lista de métodos eu só uso o Leila. Não gosto do Mario Mascarenhas e sou um pouco contra versões e simplificações de músicas, o que ele faz muito. "A dose do dia" é técnica pura e eu não faria mais que 1 exercício por dia, só pra aquecer os dedos, e olha lá. Oscar Behringer eu acho uma bomba porque pode mais atrapalhar do que ajudar; tem que tomar muuito cuidado e mesmo assim acho que não ajuda muito. O "Meu piano é divertido" eu acho entediante, não gosto das músicas e percebi que meus alunos também não gostavam, abandonei. Obs: A dose do dia, apesar de ser o contrário do que você indicou, eu queria treinar mais porque muitas vezes você acaba assimilando o que tem nos exercícios com algumas partes em uma música, tendo mais facilidade. Claro que não posso deixar ficar mecanizado, pois, como você disse, "errar uma nota tudo bem, duro é tocar sem paixão."

    Olha, eu, como aluno, concordo que o Meu piano é divertido é chatinho mesmo hehehe. A dose do dia eu faço como você disse: 1 exercício por dia e antes das aulas. O Behringer eu não sei, mas sinto que me ajudou bastante, mas não entendi o porquê da "Bomba que pode mais atrapalhar". Pode me explicar, como professor?

    Se quiser uma base de teoria, pegue o livro de Teoria do Bohumil Med ou até mesmo o Oswaldo Lacerda e vá estudando. Sabendo tudo que tem ali você vai ter uma ótima base teórica. Depois se aprofunde em harmonia, contraponto, análise e etc.


    Eu vou ver esses livros, obrigado!

    Artref
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Qualquer livro de técnica pura torna o estudo entediante e mecânico demais, uma vez que não são música. Corre-se o risco de tocar mecanicamente e articulado demais, sem pensar em frases musicais e outros elementos importantes. Eu fazia muito Hanon, e no fim só me atrapalhou a vida, kkk.

    Quando falei do Behringer ser bomba, é porque ele coloca a mão em umas posições "perigosas", por explorar todas as tonalidades e às vezes colocar seu dedo num lugar complicado de se tocar, rsrs. Então tem que ter um professor de olho ali pra ver se o aluno não está "quebrando" falange, se está relaxado, se está utilizando de fato técnica para fazer aquilo da melhor forma possível sem adquirir vícios e sem se machucar.

    A melhor maneira de treinar técnica é na música mesmo, porque você também já treina outras coisas e ganha tempo com isso. Dá pra fazer esses de técnica, mas tem que ter critério do professor, e usar com moderação e controle.

    Olha, ver celular e parar a aula quando toca o telefone são atitudes de picaretagem e de alguém que não está levando isso a sério. Aí complica.

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Juuzou
    mas ela não acompanha nem do meu lado - ela fica vendo o celular, ou deitada na cama/sofá dela enquanto eu fico lá tocando. Se o telefone tocar eu tenho que parar a música, entendeu?

    Aqui temos um gravíssimo problema e isso já é motivo suficiente para se pensar em trocar de professor.

    Juuzou
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: Juuzou
    · votar


    Têm razão, obrigado a vocês! Conversei com meus pais, expliquei tudo como vocês disseram para eles e consegui convencê-los, mas só ano que vem, infelizmente. Pelo menos já é uma coisa, certo? Antes a resposta era "Não" de cara.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Método - adequado?